Terça, 30 Novembro 2021 10:42

Boletim vacinação – 29/11/2021 (segunda)

As equipes de enfermagem, sob coordenação do departamento de Vigilância em Saúde, deram sequência na segunda (29/11) a vacinação contra a covid-19. Durante todo o dia, 2.076 pessoas foram vacinadas na cidade. Destas 69 receberam a primeira dose, 1.609 receberam a segunda dose e 398 receberam a dose de reforço.

Até o momento 238.822 pessoas receberam a primeira dose, 204.193 receberam a segunda dose, 6.805 receberam a dose única e 30.780 pessoas maiores de 18 anos, além de  idosos institucionalizados e acamados, idosos maiores de 60 anos, pacientes imunossuprimidos e trabalhadores da Saúde receberam a dose de reforço do imunizante. Por conta da logística de informações para fechamento dos dados o boletim da vacinação passou a ser divulgado na parte da manhã.

Nos pontos de imunização as equipes aplicaram a segunda dose da vacina em três idosos. A dose de reforço foi aplicada em 171 idosos, 90 pessoas maiores de 18 anos,  cinco pacientes com comorbidades  e 135 trabalhadores da Saúde.
 
A primeira dose da vacina foi aplicada ainda em 48  pessoas com idade entre 18 e 59 anos sem comorbidades. Na faixa etária abaixo de 59 anos, 702 pessoas também receberam a segunda dose. Também foram vacinados 917 adolescentes sem comorbidades, sendo 19 com a primeira dose e 898 com a segunda dose.

Equipes vacinaram ainda cinco gestantes, sendo duas com a primeira dose e três com a segunda. Três puérperas também completaram o ciclo vacinal com a segunda dose.

A prefeitura mantém disponível à população o Whatsapp da Saúde - assistente virtual que fornece informações sobre a vacinação, locais de atendimento a pacientes com sintomas da doença e boletins. O atendimento está disponível pelo número (24) 9.9200-1428.

Terça, 30 Novembro 2021 10:40

Aviso à imprensa

A Prefeitura convida a imprensa para o lançamento do Plano de Contingência do Município de Petrópolis para Chuvas Intensas. A apresentação do Plano Verão 2021/2022, que foi elaborado pela Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias, será realizada em evento de apresentação da reestruturação do Centro Integrado de Monitoramento e Operações (CIMOP) que funciona na sede da Defesa Civil.

Serviço:

- Plano Verão 2021/2022 e reestruturação do CIMOP

- Local: sede da Defesa Civil, na Rua Buarque de Macedo, 128 – Morin

- Data: 30/11, terça-feira

- Horário: 9h

A Prefeitura realizou na tarde desta segunda-feira (29), para os trabalhadores da Comdep, uma série de ações voltadas para o público masculino. A programação faz referência as campanhas Novembro Azul e os 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulheres. O Centro de Referência em Atendimento à Mulher (Cram), Saúde Bucal, IST da Saúde, Gabinete da Cidadania, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim) e a UBS do Quitandinha realizaram palestras, testes de ISTs, orientações sobre a importância dos exames de próstata e abordaram os diferentes tipos de violência doméstica.

“Essa programação na Comdep é uma grande oportunidade de atuarmos na conscientização dos homens, tanto sobre a necessidade dos exames de próstata quanto sobre violência doméstica, que nem sempre é a física”, disse o governo interino, que esteve acompanhando a ação na Comdep.

A programação pelos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher vai até o dia 10 de dezembro. Estão incluídas ainda ações sociais em comunidades e palestras em escolas do município, assim como para policiais militares do 26º BPM sobre o enfrentamento a violência contra a mulher.

Os 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres é uma campanha anual e internacional, que começa em 25 de novembro - Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres. No Brasil, a mobilização abrange o período de 20 de novembro a 10 de dezembro. O movimento é uma estratégia de mobilização de indivíduos e organizações, em todo o mundo, para engajamento na prevenção e na eliminação da violência contra as mulheres e meninas.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vai contratar cerca de 280 pessoas para a realização do Censo Demográfico 2022. Na manhã desta segunda-feira (29) o governo interino se reuniu com representantes do órgão para iniciar o planejamento do trabalho, que tem previsão de ser realizado entre os dias 1º de junho e 31 de agosto.

O coordenador de Área do IBGE e chefe do instituto, em Petrópolis, Sebastião Carvalho, pediu apoio a Prefeitura para a instalação de um posto para abrigar as equipes de recenseadores. “É um trabalho fundamental para termos uma ideia mais ampla sobre a nossa população, o que contribui para o desenvolvimento de políticas públicas para todas as áreas. Daremos o apoio necessário e vamos buscar parcerias para localizar o espaço para atender as equipes”, disse o governo interino.

Além de Sebastião Carvalho, o agente de pesquisa e mapeamento do IBGE, Victor Martins e a coordenadora Especial de Articulação Institucional participaram do encontro. “Além dos dados populacionais, o próximo censo vai trazer mais informações relacionadas ao perfil dos brasileiros, como por exemplo, escolaridade e renda familiar”, disse Sebastião.

A princípio, mais de 100 mil domicílios serão visitados.

Terça, 30 Novembro 2021 10:34

29.11.21 - Boletim Epidemiológico

A taxa de ocupação de leitos para pacientes com covid-19 no Sistema Único de Saúde, nesta segunda (29.11), está em 10% para leito clínico e 4,55% para leitos de UTI na rede pública.

Levando em conta toda a rede de saúde da cidade, somando hospitais públicos e privados, são nove pacientes internados: cinco em leito clínico e quatro em leitos de UTI nas redes pública e privada.

Até agora, foram realizados no município 210.178 testes para Covid-19, com 50.193 resultados positivos e 159.611 negativos (levando em consideração testes rápidos e swab).

A Secretaria de Saúde esclarece que o número de óbitos, em 1.556, é atualizado nos boletins apenas após o registro do atestado de óbito e do resultado do exame do paciente no sistema da Vigilância Epidemiológica, o que é feito por equipe administrativa. Trata-se de medida de segurança para evitar erro na informação divulgada pela Secretaria de Saúde. É possível acompanhar a evolução dos casos no portal da transparência do coronavírus, no site da Prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br).

As inscrições estão abertas para os artistas interessados em participar

O projeto "CDC Por Aí" vai projetar trabalhos de artistas petropolitanos sobre o Dia Internacional dos Direitos Humanos no dia 10 de dezembro. Os interessados em participar podem enviar suas artes por e-mail para: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. . As inscrições serão aceitas até o dia seis de dezembro. A ação é uma iniciativa do Instituto Municipal de Cultura (IMC) e tem como objetivo valorizar o potencial criativo dos artistas da cidade e fomentar o acesso à cultura pela população do município. O local das projeções ainda será definido.

O "CDC Por Aí" projetou trovas de artistas do município e heróis negros retratados por alunos das escolas da cidade. As duas exibições aconteceram no Obelisco, no Centro. O projeto terá continuidade agora em outros locais. "A ideia é espalhar cultura por toda a cidade, em locais diferentes, abrindo espaço para mais artistas de Petrópolis", destacou o presidente do IMC.

A responsável pelo projeto exaltou a criatividade entre os artistas petropolitanos nas projeções já realizadas. “Cada vez mais, a arte necessita criar oportunidades de acessibilidade e de envolvimento do público. Quem passa pelos locais de exibição acaba olhando e ficando surpreso. Vamos explorar espaços conhecidos dos petropolitanos levando arte e cultura", disse a responsável pelo projeto, que também é gerente do Centro de Cultura.

A reorganização do CRAS Centro, com reforço nas equipes e ampliação no horário de atendimento, garantiu um aumento de 260% nos atendimentos diários na unidade. Agora, o equipamento, na Avenida Dom Pedro, nº 340, funciona das 7h às 20h, de segunda a sexta-feira.

“Esta reorganização garante que todos os que procuram atendimento sejam atendidos num espaço menor de tempo. A demanda existe e é importante que tenhamos capacidade para atender o mais rapidamente possível este público”, disse o governo interino.

De acordo com a Secretaria de Assistência Social, após a reorganização, já houve dias em que 90 pessoas foram atendidas. O secretário de Assistência Social lembra que o município também promoveu mutirões para reduzir o tempo de espera por atendimento. Agora, a intenção é garantir que todo o público seja atendido mais rapidamente com uma rotina diária, com mais pessoal e horário ampliado.

“O CRAS Centro é o mais procurado. Daí a reestruturação. Estamos aqui para atender a população, seja esclarecendo dúvidas, orientando, agindo na atualização ou inserção dos dados em programas que garantem auxílio. A Secretaria de Assistência Social seguirá empenhada em fazer o que for necessário para acelerar os atendimentos. A projeção é que, em dois meses, novembro e dezembro vamos garantir mais de 3 mil atendimentos”, disse o secretário de Assistência Social.

Vale destacar que novos telefones do CRAS Centro também estão à disposição para esclarecer as dúvidas da população: (24)2019-4717 e (24)2019-5865. Nesse primeiro momento, a ampliação no horário de atendimento ocorrerá no CRAS Centro. Os demais oito CRAS distribuídos no município continuarão seguindo o horário de 8h às 17h. A lista completa dos CRAS com endereço pode ser conferida no link:
https://petropolis.rj.gov.br/pmp/index.php/cras-centro-de-referencia-de-assistencia-social.html

Alunos do Ensino Fundamental da Escola Monsenhor João de Deus, em Pedro do Rio, participaram nesta segunda-feira (29) de uma ação educativa da Operação Lei Seca. Cerca de 40 estudantes do primeiro ao quinto ano assistiram um desenho animado sobre o consumo de álcool aliado a direção, ganharam cartilhas com orientações de trânsito e ouviram depoimentos de agentes cadeirantes da Operação Lei Seca.

Esta foi a primeira escola da rede municipal de Petrópolis a receber a ação educativa da Operação Lei Seca esse ano. “Nas escolas com as crianças menores fazemos um trabalho bem lúdico explicando a elas os riscos para a vida quando há ingestão de bebida alcoólica aliada a direção. Nossa intenção nas escolas é que os alunos sejam multiplicadores”, disse chefe da equipe de Educação da Operação Lei Seca.

A ideia de levar o programa para a escola partiu da direção da unidade. “O nosso objetivo é que os alunos tenham noção sobre as leis e responsabilidade no trânsito e levem para casa esses ensinamentos”, comentou o diretor da Escola Municipal Monsenhor João de Deus.

Um dos agentes cadeirantes da Operação Lei Seca, que contou sua história para os alunos, foi William Lima da Silva, de 52 anos. Ele perdeu as pernas aos 20 anos, depois de sofrer um acidente de carro na região da Barra da Tijuca, na cidade do Rio de Janeiro. “Eu estava de carona e a pessoa que estava dirigindo tinha bebido. Ele bateu o carro e acabou morrendo. Eu fui levado para o hospital e acabei perdendo as duas pernas. Nessas ações da Lei Seca queremos mostrar para as crianças o que pode acontecer quando alguém ingere bebida alcoólica e depois dirige. Nossa intenção é conscientizar e sempre somos muito bem recebidos”, ressaltou o agente.

A Escola Municipal Monsenhor João de Deus conta com 917 alunos da Educação Infantil até a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Neste momento de retorno seguro às salas de aula, cerca de 430 estudantes retornaram à escola.

O Natal Imperial 2021, que será lançado na próxima quinta-feira, dia 2, conta com uma extensa programação para o público infantil. A Casa do Papai Noel, que neste ano será na sede da Prefeitura, terá teatro, contação de histórias, shows e apresentações. O Parque Municipal, em Itaipava, recebe diversas oficinas, que começaram no último fim de semana. O espetáculo "Um Natal em Família", que faz parte do show de acendimento, acontecerá diariamente, até o dia 9 de janeiro, às 18h, na Praça da Liberdade.

A Casa do Papai Noel, ficará no anexo do Palácio Sérgio Fadel, na Avenida Koeler, onde funciona a Casa dos Conselhos, e terá contações de histórias aos sábados, a partir das 16h. O espetáculo "Natal pelo Mundo", dos Canarinhos de Petrópolis, será às sextas-feiras, às 20h, nas escadarias da Câmara Municipal.

A Caranava Natalina, que sairá do Centro Histórico e percorrerá as comunidades às terças e quartas, às 19h, contará com o Papai Noel e 13 jovens, entre 10 e 16 anos, vestidas com as cores do Natal. O espetáculo musical itinerante será acompanhado pela charrete elétrica, veículo que substituiu as antigas charretes.

No Parque Municipal de Itaipava, uma série de atividades já está disponível para o público, como high jump, kart a pedal, recreação esportiva, futmesa, chute a gol inflável, jogo da memória e o espetáculo “Ciência ou Mágica?”. Todas elas funcionam de segunda até sexta-feira, das 10h às 16h e se repetem no sábado e no domingo, quando também é possível visitar uma exposição de robótica e participar de uma oficina de hóquei.

No Teatro Mecanizado do Palácio Quitandinha será possível assistir nos dias 22 e 23 a um dos balés mais populares do mundo, o clássico natalino O Quebra-Nozes com a Companhia Ballet da Escola Maria Olenewa (CIA BEMO/TMRJ) composta por 46 jovens bailarinos e solistas convidados do balé do Theatro Municipal.

Natal Imperial 2021: geração de empregos e fortalecimento da economia

Serão 39 dias de evento, entre 2 de dezembro a 9 de janeiro, com mais de 400 horas de programação. São mais de 300 atrações e mil artistas em cena, em 18 locais diferentes, incluindo o Centro e os distritos. Será possível prestigiar 12 concertos de orquestras, 15 apresentações de corais e, ainda, concertos e recitais no Museu Imperial. Juntos, o Natal Imperial e Natal Sesc vão gerar mais 900 empregos diretos e indiretos, movimentando mais de R$ 200 milhões na economia da cidade.

Entre os destaques da programação deste ano estão os shows de abertura, da cantora Joanna, da banda Blue Bettles e do padre Omar Raposo com “Sucessos do Rei” no sábado, além de Danilo Caymmi e de Pretinho da Serrinha, no dia 1º de janeiro.

Artistas locais também estarão presentes, como Banda Tokaia, Gus Monsanto, Gargamel DK, Trio Dubá, Gui Valença, entre outros.

Um dos pontos altos da programação será o palco da Praça da Liberdade, onde, entre diversas atrações, o Studio DNA apresentará sua criação inédita “Um Natal Espetacular” no dia 9 de janeiro. O Concerto de Natal do Coral Integração (composto da junção de 18 corais da cidade) e a peça teatral Auto de Natal, sucesso em anos anteriores, também estão confirmados.

O município também confirmou a iluminação das principais ruas do Centro da cidade e uma árvore de Natal com 35 metros de altura na Praça da Liberdade. Também haverá iluminação e decoração especial em Itaipava, na Estrada União e Indústria. No Centro, o Túnel de Luz, que será montado na Rua 16 de Março, também dará um charme ainda mais especial ao Natal Imperial.

No Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) da Posse acontecem shows com o Coral da Igreja Luterana, no dia 11, e da Lyra Voncantem, no dia 18. Em Nogueira e em Pedro do Rio, a banda marcial Frei Aniceto se apresenta nos dias 5 e 17, respectivamente. O Concerto de Natal dos Corais acontece na Igreja Nossa Senhora de Lourdes no dia 18, em Araras.

A programação completa já está disponível no site oficial do evento (www.natalimperial.com.br).

Nesta segunda-feira (29/11), a Prefeitura de Petrópolis, por meio da Secretaria de Turismo, e o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) iniciaram a capacitação de 25 Guardas Civis Municipais com o objetivo de qualificá-los para atuarem no atendimento ao turista. A qualificação faz parte do Programa de Sensibilização Turística do município, sendo uma ação da vertente segmentada "Qualifica Turismo".

Os agentes receberam noções sobre conceitos e benefícios do turismo, cadeia produtiva, oferta, demanda e segmentação turística, qualidade no atendimento ao turista, história do Império e da República, noções sobre a rota Estrada Real, atrativos turísticos e áreas naturais preservadas.

Para o governo interino, os guardas municipais são fundamentais na proteção dos bens e do patrimônio público que, por vezes, são pontos turísticos do município. “Ainda nesse contexto, essa qualificação é muito importante pois os guardas civis que são agentes de hospitalidade nesses espaços, onde a informação assertiva ao turista e ao próprio morador de Petrópolis é parte importante na arte de bem receber”, destacou o chefe do executivo.

O secretário de Turismo disse que a ação faz parte de uma parceria que vem sendo implementada há alguns meses entre a Turispetro e a Guarda Civil Municipal, que atuam em conjunto através da ronda turística. "Muitos desses servidores são ligados diretamente ao turismo, e são procurados por turistas em busca de informações. Com essa qualificação, eles estarão prontos para passarem credibilidade e certeza nas orientações solicitadas", reforçou.

O superintendente geral da Guarda Civil participou da abertura das palestras e agradeceu pela parceria. "Não há dúvida de que, com o aprendizado, a população ganha mais na hora de ser atendida”, destacou.

O Programa de Sensibilização Turística é coordenado pela Turispetro. As palestras foram ministradas por Evany Noel, Marilia Mills e Raquel Neves pela TurisPetro e por Dalva Oliveira pela Associação de Guias de Turismo de Petrópolis (AGP). O próximo encontro será no dia 06 de dezembro.

O Balcão de Emprego da Prefeitura, que é coordenado pelo Departamento de Trabalho e Renda (Detra), da Secretaria de Desenvolvimento Econômico está oferecendo 23 vagas de hoje (29) até sexta-feira (03.12). Caso o candidato tenha alguma dúvida ou interesse pode procurar o atendimento presencial no Detra, que fica na Dr. Porciúncula 75, Centro. O telefone para contato é o 2246-8942.

Para que o candidato possa pleitear uma das vagas é necessário que o cadastro e o currículo também estejam atualizados, para que as empresas possam fazer o contato correto com aquelas pessoas que possuam o perfil para a oportunidade ofertada. Essa atualização é feita diretamente no site da prefeitura www.petropolis.rj.gov.br/e-gov/sde/balcao_de_empregos/candidatos/add/.

Os empresários interessados em oferecer vagas de emprego podem disponibilizar as vagas, de forma gratuita, diretamente no site da prefeitura www.petropolis.rj.gov.br/e-gov/sde/balcao_de_empregos/empresas/index. Basta fazer o cadastro e informar a vaga.

Vale ressaltar que a prefeitura é responsável apenas pela divulgação das vagas e os encaminhamentos dos candidatos para processo seletivo. Sendo assim, fica a cargo do empregador a responsabilidade pelas entrevistas e possíveis contratações. As seis vagas disponíveis desta semana são essas:

1. Técnico Instalador / Masculino / Uma vaga / Faixa Etária de 25 a 60 anos / Ensino Médio / Experiência de 1 ano / CNH B

2. Auxiliar de Escritório / Feminino / Uma vaga / Faixa Etária de 20 a 50 anos / Ensino Médio / Experiência de 2 anos

3. Eletricista de Instalações / Ambos os sexos / Uma vaga / Faixa Etária de 25 a 50 anos / Ensino Médio / Experiência de 2 anos / CNH B

4. Servente de Obras / Masculino / Uma vaga / Faixa Etária de 25 a 45 anos / Ensino Médio / Experiência de 2 anos

5. Açougueiro / Masculino / Duas vagas / Faixa Etária de 20 a 60 anos / Ensino Fundamental / Experiência de 2 anos

6. Borracheiro / Masculino / Uma vaga / Faixa Etária de 25 a 60 anos / Ensino Fundamental / Experiência de 6 meses

7. Técnico em Refrigeração / Ambos os sexos / Duas vagas / Faixa Etária de 18 a 55 anos / Ensino Fundamental / Experiência de 6 meses

8. Auxiliar Administrativo / Masculino / Uma vaga / Faixa Etária de 25 a 45 anos / Ensino Superior / CNH B

9. Auxiliar Operacional / Masculino / Uma vaga / Faixa Etária de 25 a 45 anos / Ensino Superior / CNH B

10. Motorista de Caminhão / Masculino / 10 vagas / Faixa Etária de 25 a 45 anos / Ensino Fundamental / CNH D / Experiência de 6 meses

11. Técnico em Segurança do Trabalho / Ambos os sexos / Uma vaga / Faixa Etária de 30 a 45 anos / Ensino Superior / CNH B / Experiência de 6 meses

12. Oficial de Manutenção / Masculino / Uma vaga / Faixa Etária de 21 a 50 anos / Ensino Médio / Experiência de 6 meses

Listagem final dos candidatos e candidatas já foi divulgado para as unidades

A eleição consultiva para o cargo de diretores e diretoras das unidades da rede municipal de ensino de Petrópolis acontece no dia seis de dezembro. A listagem final com os nomes dos candidatos e candidatas aptos a concorrerem ao cargo já foi divulgada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, e enviada às unidades escolares.

A medida é em cumprimento a Lei Municipal de 2013 e acontece de quatro em quatro anos. Após a consulta da comunidade escolar, o nome passa pela aprovação do Poder Executivo. O diretor ou diretora eleito começa no mandato no início do próximo ano letivo. O mandato tem validade de quatro anos, começando em 2022, e indo até 2025.

Podem participar da eleição consultiva os pais e responsáveis, alunos acima de 12 anos e funcionários da unidade escolar. A Comissão Eleitoral de cada escola e Centro de Educação Infantil fica responsável por organizar a eleição consultiva, a apuração dos votos e divulgação do resultado.