Segunda, 13 Dezembro 2021 14:46

CPTrans afasta servidor flagrado embriagado

CPTrans afasta servidor flagrado embriagado

Um servidor municipal que atuava como controlador de trânsito não motorizado foi afastado das funções neste domingo (12) após ter sido flagrado embriagado durante o horário de trabalho. O funcionário, que é servidor de carreira, concursado, está há mais de 20 anos na companhia e foi retirado imediatamente do serviço assim que seus superiores tomaram conhecimento do fato. A CPTrans vai abrir inquérito administrativo para apurar a conduta do profissional. Cabe esclarecer que não há nenhuma multa ou advertência que tenha sido aplicada pelo funcionário nesta data em processamento pela companhia.

Segunda, 13 Dezembro 2021 10:28

12.12.21 - Boletim Epidemiológico

A taxa de ocupação de leitos para pacientes com covid-19 no Sistema Único de Saúde, neste domingo (12.12), está em zero para leito clínico e se mantém em 1,52% para leitos de UTI na rede pública. Levando em conta toda a rede de saúde da cidade, incluindo hospitais públicos e privados, um paciente está internado na cidade em leito de UTI. Não há pacientes internados em leitos clínicos.

Até agora, foram realizados no município 212.806 testes para Covid-19, com 50.300 resultados positivos e 162.109 negativos (levando em consideração testes rápidos e swab).
 
A Secretaria de Saúde esclarece que o número de óbitos, em 1.564 é atualizado nos boletins apenas após o registro do atestado de óbito e do resultado do exame do paciente no sistema da Vigilância Epidemiológica, o que é feito por equipe administrativa. Trata-se de medida de segurança para evitar erro na informação divulgada pela Secretaria de Saúde. É possível acompanhar a evolução dos casos no portal da transparência do coronavírus, no site da Prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br).

As equipes de enfermagem, sob coordenação do departamento de Vigilância em Saúde, deram sequência no sábado(11/12) a vacinação contra a covid-19. Durante todo o dia, 472 pessoas foram vacinadas na cidade. Destas 45 receberam a primeira dose, 284 receberam a segunda dose e 143 receberam a dose de reforço. Até o momento 239.854 pessoas receberam a primeira dose, 212.638 receberam a segunda dose, 6.805 receberam a dose única e 34.169 pessoas maiores de 18 anos receberam a dose de reforço do imunizante. Por conta da logística de informações para fechamento dos dados o boletim da vacinação passou a ser divulgado na parte da manhã.

Nos pontos de imunização as equipes aplicaram a primeira dose da vacina em um idoso. A dose de reforço foi aplicada em 107 idosos, 11 pessoas na faixa etária entre 18 anos e 59 anos e 25 trabalhadores da Saúde.

A primeira dose da vacina foi aplicada ainda em 29 pessoas com idade entre 18 e 59 anos sem comorbidade. Na faixa etária abaixo de 59 anos, 156 pessoas também receberam a segunda dose. Foram vacinados ainda 137 adolescentes sem comorbidades, sendo 12 com a primeira dose e 125 com a segunda dose.
Equipes vacinaram ainda quatro gestantes, sendo duas com a primeira dose e duas com a segunda. Duas puérperas também receberam a vacina: uma delas recebeu a primeira dose e uma recebeu a segunda dose.

Em caso de dúvidas é possível utilizar o Whatsapp da Saúde - assistente virtual que fornece informações sobre a vacinação, locais de atendimento a pacientes com sintomas da doença e boletins. O atendimento está disponível pelo número (24) 9.9200-1428.

Segunda, 13 Dezembro 2021 10:26

11.12.21 - Boletim Epidemiológico

A taxa de ocupação de leitos para pacientes com covid-19 no Sistema Único de Saúde, neste sábado (11.12), se mantém em 3.33% para leito clínico e em 1,52% para leitos de UTI na rede pública. Levando em conta toda a rede de saúde da cidade, incluindo hospitais públicos e privados, dois pacientes estão internados na cidade: um em leito clínico e um em leito de UTI.

Até agora, foram realizados no município 212.806 testes para Covid-19, com 50.300 resultados positivos e 162.109 negativos (levando em consideração testes rápidos e swab).
 
A Secretaria de Saúde esclarece que o número de óbitos, em 1.564 é atualizado nos boletins apenas após o registro do atestado de óbito e do resultado do exame do paciente no sistema da Vigilância Epidemiológica, o que é feito por equipe administrativa. Trata-se de medida de segurança para evitar erro na informação divulgada pela Secretaria de Saúde. É possível acompanhar a evolução dos casos no portal da transparência do coronavírus, no site da Prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br).

As aulas do programa Agita Petrópolis movimentaram a Praça da Liberdade, no Centro Histórico, na manhã deste de sábado (11). Cerca de 30 pessoas participaram das atividades de alongamento e dança. O Agita Petrópolis funciona em diversos núcleos espalhados pela cidade e tem como objetivo combater o sedentarismo com aulas gratuitas.

As atividades do Agita Petrópolis na Praça da Liberdade também fazem parte da programação do Natal Imperial. A praça é palco de diversas atrações e foi decorada e iluminada para receber o evento. Além disso, na Praça da Liberdade está montada uma árvore de Natal de 35 metros de altura. No local, também acontece, diariamente, o espetáculo de acendimento da iluminação de Natal às 18h.

Neste sábado, a programação do Natal Imperial continua na Praça da Liberdade a partir das 16h com o show de Thales Gabrig e às 20h acontece o concerto da Orquestra Sinfônica Brasileira – Octeto de Cordas. Na Casa do Papai Noel, na Avenida Koeler, também no Centro Histórico, a partir das 16h tem contação de história e às 19h tem a apresentação de Letícia Laranja.

Tem atração também no CEU da Posse às 17h com apresentação do Coral da Igreja Luterana. A programação deste sábado continua na Praça da Águia, com os shows de Jota Castilho às 17h e a partir das 20h é a vez de Gargamel DK. No Palácio Amarelo acontece às 20h o espetáculo Natal pelo Mundo com o Coral Canarinhos de Petrópolis.

No Parque de Itaipava, pelo Natal Sesc, as atividades começaram cedo neste sábado, às 10h, com recreação e oficinas. As atrações seguem até as 16h. A partir das 16h também acontece o Cortejo Circense. Já às 20h tem apresentação do Dj Pedro Bandeira e às 21h sobe ao palco Toni Garrido. Na Rua 16 de Março, no Centro, o Túnel de Luz funciona todos os dias às 19h30, 20h, 20h30, 21h e 21h30. Todas as atrações são gratuitas.

O Natal Imperial segue até o dia nove de janeiro de 2022. A programação completa está disponível no site oficial do evento (www.natalimperial.com.br). Mais informações no Disque Turismo de Petrópolis: 0800 024 1516 e WhatsApp (24) 2237-3321. De segunda a sábado e feriados, das 9h às 17h, e aos domingos, das 9h às 14h. A edição de 2021 do tradicional evento natalino é patrocinada pela Claro e realizada pela Prefeitura de Petrópolis, Governo do Estado (por meio da Lei de Incentivo à Cultura), Dellarte e Sesc RJ.

Pacientes recebem medicamentos e o medidor de glicemia para quem precisa

O Programa Hiperdia, da Prefeitura de Petrópolis, coordenado pela Secretaria de Saúde, acompanha 8.171 pessoas com a doença no município. Segundo dados do Atlas do Diabetes da Federação Internacional de Diabetes (IDF), o Brasil é o 5º país em incidência de diabetes no mundo, com 16,8 milhões de doentes adultos (20 a 79 anos). No dia 14 de novembro, foi celebrada a data mundial de combate do Diabetes.

“Por meio do programa são viabilizados consultas e tratamentos diferenciados para pacientes com diabetes e/ou hipertensão. O Hiperdia tem como objetivo cadastrar e acompanhar as pessoas com doenças crônicas, visando o controle, e consequentemente garantir uma melhor qualidade de vida dos pacientes”, ressaltou o governo interino.

O diagnóstico da doença é realizado pelo médico, na unidade de saúde da rede municipal mais próxima da residência do paciente. A Secretaria de Saúde fornece os medicamentos para diabetes e hipertensão, e o medidor de glicemia (para quem usa insulina) mediante o preenchimento da ficha de cadastro no Programa de Distribuição de Medicamentos do município. A medicação é padronizada pelo Ministério da Saúde (MS) e pela Anvisa.

“O sedentarismo, hábitos que não são saudáveis e a má alimentação corroboram para que tenhamos essa doença, que a cada começa mais precocemente. É importante ressaltar que além da medicação e do acompanhamento médico, é necessário que os pacientes sigam as orientações sobre alimentação saudável e a prática de atividades físicas, que também são oferecidas pela Secretaria de Saúde por meio do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF) e academias da Saúde”, destaca o secretário de Saúde.

O Centro de Saúde Professor Manoel José Ferreira, no Centro da cidade, é um dos principais pontos de atendimento do Programa Hiperdia. A responsável pela Área Técnica das Doenças Crônicas e Agravos não Transmissíveis (DANT) ressalta que a unidade realiza o acompanhamento contínuo dos pacientes. “O Centro de Saúde possui o grupo Hiperdia, que realiza os atendimentos voltados aos pacientes hipertensos e diabéticos. As consultas acontecem diariamente de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas”.

No mês de novembro, a Prefeitura de Petrópolis promoveu a campanha Entendendo o Diabetes, com o objetivo de oferecer orientações sobre a doença ao público. No dia 11, o evento aconteceu no Ambulatório Escola, em Cascatinha. Já no dia 12, a ação ocorreu no Centro de Saúde Professor Manoel José Ferreira. Quem esteve nos locais pôde acompanhar palestras sobre a doença, receber orientações nutricionais relacionadas à diabetes e cuidados com o pé diabético, além da aferição de pressão arterial e glicose.

Entendendo o Diabetes

O diabetes é uma doença causada pelo aumento do açúcar (glicose) no sangue. Existem alguns tipos de diabetes. Os mais comuns são o diabetes tipo 1 (insulino dependente) e o diabetes tipo 2 (não insulino dependente). O tipo e o uso correto da insulina pelo paciente são extremamente importantes para o tratamento e para evitar complicações locais.

Quando não controlado, o diabetes pode levar a algumas complicações, como problemas nos nervos das pernas, nos olhos, nos rins, doenças do coração, vasos sanguíneos e problemas nos pés. Além disso, os pacientes com a doença precisam estar atentos aos tipos de insulinas e orientações corretas para o uso.

As equipes de enfermagem, sob coordenação do departamento de Vigilância em Saúde, deram sequência na sexta-feira (10/12) a vacinação contra a covid-19. Durante todo o dia, 1.181 pessoas foram vacinadas na cidade. Destas 86 receberam a primeira dose, 672 receberam a segunda dose e 423 receberam a dose de reforço. Até o momento 239.809 pessoas receberam a primeira dose, 212.354 receberam a segunda dose, 6.805 receberam a dose única e 34.026 pessoas maiores de 18 anos receberam a dose de reforço do imunizante. Por conta da logística de informações para fechamento dos dados o boletim da vacinação passou a ser divulgado na parte da manhã.

Nos pontos de imunização as equipes aplicaram a vacina em quatro idosos, sendo que três receberam a primeira dose e um a segunda. A dose de reforço foi aplicada em 316 idosos, 37 pessoas na faixa etária entre 18 anos e 59 anos, sete pacientes com comorbidades e 63 trabalhadores da Saúde.

A primeira dose da vacina foi aplicada ainda em 49 pessoas com idade entre 18 e 59 anos sem comorbidade. Na faixa etária abaixo de 59 anos, 390 pessoas também receberam a segunda dose. Foram vacinados ainda 307 adolescentes sem comorbidades, sendo 32 com a primeira dose e 275 com a segunda dose.
Equiles vacinaram ainda seis gestantes, sendo duas com a primeira dose e quatro com a segunda. Duas puérperas também receberam a segunda dose da vacina.

Compre uma cesta básica e ganhe dois pares de chinelos Havaianas

Com o apoio da Prefeitura de Petrópolis, a Associação SOS Serra promove neste fim de semana (11 e 12), a primeira fase da campanha “O Natal do Futuro - Começa no Presente”. Três mil pares de chinelos Havaianas, doados pela Alpargatas, serão trocados por cestas básicas que serão distribuídas a entidades e famílias que vivem em vulnerabilidade social na cidade.

Para ganhar dois pares de chinelos é preciso comprar uma cesta básica, no valor de R$ 50. Nesta primeira fase da campanha, dois postos de venda serão montados: um no Hortomercado Municipal, em Itaipava e outro no Palácio Sérgio Fadel, na Avenida Koeler, no Centro Histórico. As cestas ficarão guardadas com o projeto SOS Serra e distribuídas no próximo fim de semana, antes do Natal.

“Comprando uma cesta, além de ganhar dois pares de chinelos, a pessoa vai ajudar a fazer o Natal de 500 famílias. Nosso objetivo é mostrar as pessoas que vivem nas comunidades que todos precisam pensar no amanhã”, explica a designer Gisela Simas, idealizadora do projeto SOS Serra.

A segunda fase do projeto é a entrega das cestas e está marcada para os dias 18 e 19 de dezembro. Nestes dias, dois mil pares de sandálias serão levadas as comunidades pela SOS Serra para serem trocados por chinelos usados. “A intenção é conscientizar famílias que moram em áreas de vulnerabilidade social sobre a importância de cada um de nós agir pensando na sustentabilidade de nosso entorno. Atitudes como a reciclagem, o cuidado com o lixo e a importância da troca serão levadas para essas comunidades”, complementa Gisela.
Segunda, 13 Dezembro 2021 10:11

10.12.21 - Boletim Epidemiológico

A taxa de ocupação de leitos para pacientes com covid-19 no Sistema Único de Saúde, nesta sexta-feira (10.12), está 3.33% para leito clínico e se mantém em 1,52% para leitos de UTI na rede pública. Levando em conta toda a rede de saúde da cidade, incluindo hospitais públicos e privados, dois  pacientes estão internados na cidade: um em leito clínico e um em leito de UTI.  Um óbito foi confirmado nesta sexta e inserido na base de dados do município. Trata-se de uma mulher de 75 anos que morreu em março deste ano.

Até agora, foram realizados no município 212.806 testes para Covid-19, com 50.300 resultados positivos e 162.109 negativos (levando em consideração testes rápidos e swab).
 
A Secretaria de Saúde esclarece que o número de óbitos, em 1.564 é atualizado nos boletins apenas após o registro do atestado de óbito e do resultado do exame do paciente no sistema da Vigilância Epidemiológica, o que é feito por equipe administrativa. Trata-se de medida de segurança para evitar erro na informação divulgada pela Secretaria de Saúde. É possível acompanhar a evolução dos casos no portal da transparência do coronavírus, no site da Prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br).
 
Óbito:

Mulher, 75 anos, moradora do Centro. Internada em 13.03.2021 na UPA Cascatinha. Óbito registrado em 28.03.2021 na UPA Cascatinha.

A Prefeitura, por meio da Coordenadoria Especial de Articulação Institucional, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher – Comdim encerrou, na tarde desta sexta-feira (10), a programação dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, com uma ação da Praça da Liberdade. As equipes realizaram panfletagem de cartilhas e abordagens de adolescentes, jovens e adultos para orientação e conscientização sobre o tema.

Palestras em escolas do município, para policiais militares do 26º BPM e funcionários da Comdep sobre o enfrentamento a violência contra a mulher fizeram parte da programação, assim como ações sociais em diferentes pontos da cidade.

“Entendemos a importância desse tema e, através da campanha, o nosso objetivo foi o de sensibilizar toda a população, homens e mulheres, vítimas e agressores, uma grande oportunidade de atuarmos, principalmente, na conscientização dos homens”, diz o governo interino.

A campanha é realizada anualmente em mais de 150 países e, para coordenadora Especial de Articulação Institucional e vice presidente do Comdim, a participação de Petrópolis é essencial. “A violência contra a mulher sempre existiu, porém, muitas vezes por falta de orientação às vítimas, os casos ficavam escondidos. Agora, através do trabalho que vem sendo realizado através do CRAM, que aumentou os canais de atendimento, o número de denúncias de violência doméstica e familiar tem aumentado de forma considerável. Isso é uma grande vitória para todos nós”, frisa.

No Brasil, a mobilização abrange o período de 20 de novembro a 10 de dezembro. O movimento é uma estratégia de mobilização de indivíduos e organizações, em todo o mundo, para engajamento na prevenção e na eliminação da violência contra as mulheres e meninas.

“Sou um grande entusiasta de ações como essa dos 16 Dias de Ativismo. Durante 14 anos assisti a minha mãe sendo agredida pelo meu pai e, até hoje, ela carrega as marcas no corpo. Hoje, são as lembranças daquela época que me motivam a intervir e a denunciar quando presencio alguma situação de violência doméstica”, disse o jovem de 19 anos, que se identificou apenas como Luan.

Com mais de 1.200 vacinados em ações itinerantes, Saúde estrutura retorno para aplicação de segunda dose

Dando sequência às ações de busca ativa para facilitar o acesso da população à vacina contra a covid-19, a Secretaria de Saúde vacinou em três dias 185 moradores de comunidades na região do Retiro. A vacinação foi realizada de quarta (8) a sexta-feira (10) na Unidade Básica de Saúde que atende moradores da região. Desde o início das ações de busca ativa equipes da Divisão de Imunização da Secretaria de Saúde percorreram pelo menos 12 localidade e levaram a vacina a mais de 1.200 pessoas. A Secretaria organiza agora a logística para retorno às primeiras localidades atendidas para a aplicação da segunda dose.

“Temos bons índices de vacinação na cidade, mas querermos garantir que todos tenham acesso a vacina. A busca ativa é uma iniciativa da Secretaria de Saúde neste sentido. A intenção é facilitarmos o acesso de todos à vacina, uma vez que já temos visto na prática os bons resultados da vacinação”, destaca o governo interino.

Desde o início das ações, equipes da Secretaria de Saúde percorreram o bairro da Glória, Mangalarga, Oswaldo Cruz, Atílio Marotti, Duques, Meio da Serra, Duarte da Silveira, Madame Machado, Independência, Cascatinha, Retiro e localidades de Araras. A busca ativa vem sendo realizada pela Secretaria de Saúde em diferentes frentes.

“Temos equipes indo até as pessoas que moram em áreas de difícil acesso com a vacinação volante, temos ações em postos de saúde e UBSs, e também estamos disponibilizando a vacina contra a covid-19 nas ações de Saúde realizadas nos terminais rodoviários. Desta forma conseguimos alcançar todos os moradores da cidade que querem se vacinar”, destaca o secretário de Saúde, lembrando que além das ações itinerantes, a Secretaria mantém a vacinação em 13 pontos distribuídos nos cinco distritos.

Até quinta-feira (9), Petrópolis tinha 239.723 pessoas que receberam a primeira dose da vacina e 211.682 que concluíram o esquema vacinal recebendo a segunda dos e 6.805 que receberam a dose única. A Secretaria de Saúde também vacinou 33.603 pessoas maiores de 18 anos com a dose de reforço do imunizante.

Organizado pela Secretaria Municipal de Serviço, Segurança e Ordem Pública, por meio da Guarda Civil Municipal, o evento reuniu as forças de segurança do município e do Estado, além da sociedade civil

Petrópolis é reconhecida como uma das cidades mais seguras do Estado e a integração entre as forças de segurança, além do constante diálogo entre poder público e sociedade civil, são considerados pontos-chave para a manutenção desse status. E foi justamente para mostrar o este trabalho integrado e discutir o planejamento futuro das ações de segurança pública na cidade, que a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Serviço, Segurança e Ordem Pública com a Guarda Civil Municipal, realizou, nesta sexta-feira (10), o Fórum de Segurança Pública: Das Instituições à Comunidade. O evento, realizado no Salão Nobre da Universidade Católica de Petrópolis – UCP - teve como tema: O Que Estamos Fazendo E O Que Precisa Ser Feito?

Ao longo da manhã e do período da tarde, o evento contou com palestras e participação de gestores de segurança, servidores públicos do setor e representantes da sociedade civil. “A integração é a palavra chave que define o resultado desse trabalho que é feito em Petrópolis. Porque o diálogo é importante e a união de forças gera sempre resultados melhores. A seriedade com que o assunto é tratado na cidade faz toda a diferença. E ainda podemos contar com a atuação da sociedade civil nesse processo. Agradeço à toda a equipe da Guarda Civil Municipal, que desempenha um trabalho extremamente importante na cidade, seja na proteção do patrimônio, no apoio às ações policiais, na cinoterapia ou nas ações do dia a dia do município”, disse o governo interino.

A secretária de Serviços, Segurança e Ordem Pública também foi outra a defender a importância da integração e de trazer ações para serem debatidas junto com a sociedade civil. “O Fórum é uma oportunidade única para mostrar as ações e políticas públicas que estão ocorrendo hoje no município. E é importante salientar sempre as experiências resultantes dessa proximidade com as forças de segurança. Isso só traz benefícios para a população”, destacou a secretária.

Na ocasião, o Coordenador de Segurança confirmou a importância de dar continuidade as ações que mantêm a cidade segura. “Apesar de Petrópolis já ser uma cidade segura, dar continuidade às medidas de integração se torna fundamental para que o município mantenha o alto nível de segurança”.

Parte das ações tão elogiadas durante o encontro vêm sendo desempenhadas em conjunto com o 26º Batalhão da Polícia Militar e a Polícia Civil (105ª e 106ª DP). EM 2021, entraram em vigor os programas Bairro Seguro e Praça do Bem, que buscam o ordenamento dos espaços públicos, em ações que envolvem a Guarda, a PM, a Polícia Civil, a Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes - CPTrans, a Fiscalização de Posturas e a Vigilância Sanitária. “Toda possibilidade de troca de experiências, sejam elas técnicas ou mesmo de ideias, são importantes. Isso fortalece nossa rede de proteção. Por isso, a realização desse fórum é tão importante”, contou o comandante do 26º BPMERJ, o coronel Henrique Oliveira.

O superintendente geral da Guarda Civil Municipal destacou que, no planejamento futuro da GCM, está prevista a reativação de projetos como o Programa Jovens Promotores da Paz – ProPaz, interrompido provisoriamente no início da pandemia. “E ainda queremos retornar com as ações da Guarda Comunitária. Nossa corporação é uma árvore com raízes fortes e é por isso que podemos estar aqui falando do que fazemos e do que podemos fazer futuramente pela nossa cidade”, ressaltou.

Guilherme Lacombe, do Conselho Comunitário de Segurança, destacou que a segurança pública é um dever de todos. “É um prazer poder contribuir no conselho e estar em Petrópolis, uma cidade segura. Todos nós podemos e devemos contribuir com a segurança”, afirmou.

Cidade Segura

Vale destacar que o Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro (ISP) lançou, na última quarta-feira (9), um novo indicador – o ISP Cidades – que traz um ranking dos municípios do Estado em relação aos registros de crimes no ano de 2020. Das 30 cidades com mais de 100 mil habitantes do Rio, Petrópolis foi a que menos registrou crimes contra a vida. “Mais um indicador que mostra que estamos no caminho certo. Agradeço o apoio e empenho de todos os que se dedicam a manter a nossa cidade segura”, concluiu o governo interino.

O Balcão de Emprego da Prefeitura, coordenado pelo Departamento de Trabalho e Renda (Detra) da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, oferece para a próxima semana (13/12 a 17/12) 12 vagas de emprego. Caso o candidato tenha alguma dúvida ou interesse pode procurar o atendimento presencial no Detra, que fica na Dr. Porciúncula 75, Centro. O telefone para contato é o 2246-8942.

Para que o candidato possa pleitear uma das vagas é necessário que o cadastro e o currículo também estejam atualizados, para que as empresas possam fazer o contato correto com aquelas pessoas que possuam o perfil para a oportunidade ofertada. Essa atualização é feita diretamente no site da prefeitura www.petropolis.rj.gov.br/e-gov/sde/balcao_de_empregos/candidatos/add/.

Os empresários interessados em oferecer vagas de emprego podem disponibilizar as vagas, de forma gratuita, diretamente no site da prefeitura www.petropolis.rj.gov.br/e-gov/sde/balcao_de_empregos/empresas/index. Basta fazer o cadastro e informar a vaga.

Vale ressaltar que a prefeitura é responsável apenas pela divulgação das vagas e os encaminhamentos dos candidatos para processo seletivo. Sendo assim, fica a cargo do empregador a responsabilidade pelas entrevistas e possíveis contratações. As 12 vagas disponíveis desta semana são essas:

1) Saladeiro / Ambos os sexos / Duas vagas / Faixa Etária de 18 a 50 anos / Ensino Fundamental / Experiência de 6 meses

2) Auxiliar de Corte / Ambos os sexos / Quatro vagas / Faixa Etária de 18 a 40 anos / Ensino Fundamental / Experiência de 6 meses

3) Repositor de Mercadorias (PCD) / Ambos os sexos / Uma vaga / Faixa Etária de 20 a 50 anos / Ensino Fundamental / Experiência de 6 meses

4) Auxiliar de Contabilidade / Ambos os sexos / Uma vaga / Faixa Etária de 18 a 45 anos / Ensino Fundamental / Experiência de 6 meses

5) Ajudante de Cozinha / Masculino / Duas vagas / Faixa Etária de 18 a 50 anos / Ensino Fundamental / Experiência de 6 meses

6) Recepcionista de Hotel / Masculino / Uma vaga / Faixa Etária de 20 a 50 anos / Ensino Médio / Experiência de 1 ano

7) Mecânico / Masculino / Uma vaga / Faixa Etária de 30 a 60 anos / Ensino Fundamental / Experiência de 6 meses / CNH B

A VII Conferência Municipal de Educação 2021 acontece na próxima semana, dia 18 de dezembro, de forma totalmente online, das 8h às 17h. As inscrições estão abertas no site da Prefeitura de Petrópolis (www.petropolis.rj.gov.br) e devem ser feitas até quarta-feira, dia 15. A conferência é realizada pelo Conselho Municipal de Educação (Comed) e pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação.

O evento é aberto ao público e tem como objetivo o monitoramento e avaliação das estratégias para o alcance das metas municipais propostas para o decênio 2015–2025 e acompanhar o processo de avaliação do Plano Municipal de Educação.

A programação tem início às 8h e contará com a presença do prefeito interino, do secretário de Educação, do presidente do Comed, e do presidente da Comissão da Educação da Câmara Municipal. Em seguida haverá a aprovação do Regimento Interno da Conferência e a apresentação das Notas Técnicas. O encerramento acontece às 17h.

Pré-conferência Municipal de Educação terminou na quinta-feira.

Entre os dias sete e nove de dezembro foi realizada, de forma totalmente online, a pré-conferência Municipal de Educação. O evento teve como objetivo apresentar o resultado do monitoramento, feito nos últimos três anos – 2019, 2020 e 2021 -, do Plano Municipal de Educação. Esse documento, depois de apresentado e discutido, será colocado em votação na VII Conferência Municipal de Educação 2021.