Em caso de chuva, a programação será cancelada

Começa hoje (14) em Petrópolis a Caravana Natalina, levando a magia e o encantamento do Natal para os bairros da cidade. A partir das 19h, três veículos iluminados e com uma trilha sonora com canções natalinas irão embalar os mais de dez personagens que estarão representados, como: reis magos, bailarina, boneca, doceira e anjos. Os figurinos são inspirados nas alas da Parada Iluminada, que, por conta da pandemia, nesta edição do Natal Imperial não será realizada. O bom velhinho também marcará presença. Em caso de chuva, a programação será cancelada.

O percurso de hoje começa na Rua 13 de Maio, seguindo por Av. Koeler, Praça da Liberdade, Av. Koeler, Rua da Imperatriz, Rua do Imperador (sentido Paulo Barbosa), Paulo Barbosa, Rua Santos Dumont, Rua Dr. Sá Earp (sentido Alto da Serra), Rua Teresa, Rua Chile, Av. Coronel Albino Siqueira, Saldanha Marinho, Duas Pontes, Rua Washington Luiz (sentido Quitandinha), Rua General Rondon, Independência, Palácio Quitandinha, General Rondon, Washington Luiz, Rua do Imperador, Rua Dr Nelson de Sá Earp, Praça da Liberdade, Av. Koeler, Rua da Imperatriz, Rua Ipiranga, Rua 13 de Maio e Av. Piabanha.

Dentro da programação, serão seis apresentações em quatro dias - 14, 15, 21 e 22 de dezembro. "Essa é uma atração muito esperada pelos petropolitanos. A Caravana Natalina começa no Centro e será itinerante. Importante a gente lembrar que o Natal Imperial 2021 é possível graças a uma união de esforços entre o poder público, iniciativa privada e o terceiro setor. Juntos, conseguimos montar uma programação bastante diversificada", destacou o governo interino.

Iniciado no dia 2 de dezembro, o Natal Imperial 2021 tem programação cultural gratuita até 9 de janeiro em Petrópolis. São mais de 300 atrações e mil artistas em cena, em 18 locais diferentes, incluindo o Centro e os distritos. Será possível prestigiar 12 concertos de orquestras, 15 apresentações de corais e, ainda, concertos e recitais no Museu Imperial. Juntos, o Natal Imperial e Natal Sesc RJ vão gerar mais de mil empregos diretos e indiretos, movimentando mais de R$ 200 milhões na economia da cidade.

A programação completa do Natal Imperial está disponível no site oficial do evento (www.natalimperial.com.br). Mais informações no Disque Turismo de Petrópolis: 0800 024 1516 e WhatsApp (24) 2237-3321. De segunda a sábado e feriados, das 9h às 17h, e aos domingos, das 9h às 14h. A edição de 2021 do tradicional evento natalino é patrocinada pela Claro e realizada pela Prefeitura, Governo do Estado (por meio da Lei de Incentivo à Cultura) e a Dellarte.

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, promove nesta quinta-feira (16) o Fórum das Eleições dos conselhos consultivos de unidades de conservação municipais. O evento acontecerá de maneira híbrida (presencial e online), às 14h. Na pauta da reunião, estão pontos como a indicação de suplentes, proposta de calendário, regimento interno e apresentação dos conselheiros.

Um dos objetivos dos conselhos é discutir políticas públicas e estratégias de conservação entre a sociedade civil e o governo. Em Petrópolis, são três unidades sob a gestão municipal: Parque Natural Municipal Padre Quinha (Avenida Ipiranga), a Floresta Municipal do Quarteirão Italiano e o Monumento Natural (Mona) da Pedra do Elefante (Taquaril).

Presencialmente, os interessados podem participar na sede da secretaria, na Avenida Koeler, 87. Já de forma remota, a participação é possível através de um dos links abaixo:

1: Para participar da reunião do Fórum das Unidades de Conservação Municipais, no Google Meet, clique neste link:
https://meet.google.com/axa-juhw-doe

Ou abra o Meet e digite este código: axa-juhw-doe

2: Clique neste link 2 - Fórum das Unidades de Conservação Municipais:
https://meet.google.com/oeq-speu-zgp

Ou abra o Meet e digite este código: oeq-speu-zgp

3: Clique neste link 3 - Fórum das Unidades de Conservação Municipais
https://meet.google.com/hbw-hzkv-iku

Ou abra o Meet e digite este código: hbw-hzkv-iku

Cento e dez alunos recebem nesta quarta-feira (15.12) o certificado de conclusão do curso gratuito de informática básica realizado no Centro de Inclusão Digital (CID), que funciona no Telecentro do distrito da Posse. O curso, com uma aula semanal, teve duração de três meses. Foram 14 turmas formadas por nove alunos em cada aula. Durante todo o tempo foram observadas as orientações de segurança sanitária contra o covid-19, com distanciamento entre os alunos dentro da sala, uso de máscara e álcool em gel. O curso básico de informática ofereceu em sua grade matérias como introdução a informática, Windows, Pacote Office e Internet.

“Muita gente aproveitou para aprender e atualizar os currículos. O curso ajudou muita gente. Vamos procurar expandir essa ação para os bairros, oferecer esse conteúdo com aulas que são totalmente gratuitas”, observa o governo interino.

“Ao disponibilizarmos as aulas, queremos estimular as pessoas a inovar, aprender coisas novas e se preparar melhor para o mercado de trabalho”, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico.

A gestora do curso afirmou que a procura foi muito grande por uma vaga. “Tenho certeza que todos que tiveram a chance de realizar esse curso saem mais preparadas para o mercado de trabalho. O objetivo que tínhamos era esse e tenho certeza que conseguimos cumprir”.

Núcleo de Atendimento às Vítimas de Intolerância Religiosa, Núcleo de Atendimento para Familiares de Desaparecidos e Documentação, além do Centro de Cidadania LGBTI-Serrana II

Parceria entre prefeitura e Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos

A rede de atendimento socioassistencial do município ganhou um reforço importante nessa terça-feira (14/12), com a inauguração de um espaço dos Direitos Humanos com três núcleos: Centro de Cidadania LGBTI-Serrana II, Núcleo de Atendimento às Vítimas de Intolerância Religiosa - NAVIR e Núcleo de Atendimento para Familiares de Desaparecidos e Documentação - NAFADD. Os serviços estão em funcionamento no CRAS Centro, na Avenida Dom Pedro, nº 340. Os três programas estaduais chegaram a Petrópolis graças a uma parceria da Prefeitura com o Governo do Estado através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.

“Três novos equipamentos que fortalecerão a rede de assistência do município, com todo apoio jurídico e suporte psicológico para a população assistida. O dever do poder público é esse, de promover cada vez mais o acesso aos serviços públicos, com qualidade e respeito”, informa o governo interino.

Petrópolis recebeu todo o suporte do governo do Estado para a implantação dos núcleos. "Junto com as prefeituras e em defesa da nossa gente, levando os serviços do Governo do Rio para o interior", afirmou o secretário de Estado de  Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.

No Centro de Cidadania LGBTI-Serrana II, a população terá acesso a atendimentos jurídicos, psicológicos e sociais. O espaço também é uma unidade de atendimento do Programa Rio Sem LGBTIfobia - que conta com 16 equipamentos espalhados pelo Estado e são espaço de informação, acolhimento e mobilização voltado para o combate à LGBTIfobia.

“Nossa prioridade é o acolhimento social e a plena garantia dos direitos”, garantiu o coordenador do Centro de Cidadania LGBTI-Serrana II.

O NAVIR, que é coordenado pela Superintendência de Promoção da Liberdade Religiosa (SUPLIR), vinculada à Subsecretaria de Promoção, Defesa e Garantia dos Direitos Humanos, oferece atendimento social e psicológico, além de acompanhamento jurídico dos casos necessários, para quem sofre qualquer tipo de violação ocasionada por discriminação ou intolerância religiosa. A unidade em Petrópolis é a primeira da Região Serrana.

Através de ações pontuais, os servidores do Navir também atuarão na prevenção e combate a esse tipo de violação dos direitos humanos, principalmente em áreas onde há templos de matrizes africanas. “Mais um espaço que vai reforçar a necessidade de se garantir os direitos das pessoas, trabalhando, principalmente o término do preconceito e fortalecendo a cidadania”, informa o governo interino.

“Além de acompanhar de perto esses casos e auxiliar no seu encaminhamento junto à Polícia Civil, a Secretaria de Assistência Social de Petrópolis vai prestar atendimento às vítimas de intolerância religiosa, com orientação jurídica, assistência social e encaminhamento à rede de atendimento, analisando caso por caso”, explicou o secretário da SAS.

Já o NAFADD - Núcleo de Atendimento para Familiares de Desaparecidos e Documentação é o segundo inaugurado no Estado e auxiliará as pessoas que sofrem com o desaparecimento de parentes: segundo o ISP - Instituto de Segurança Pública, entre janeiro e outubro de 2021, um total de 3.268 pessoas desapareceram em todo o Estado do Rio de Janeiro, um número 19,9% maior do que o registrado em 2020, que foi de 2.726.

A equipe do NAFADD também dará suporte àqueles que têm dificuldade no acesso à documentação básica. “Dar apoio jurídico e psicológico às famílias que procuram pela pessoa desaparecida também é fundamental. A família também precisa desse suporte”, disse, durante a inauguração a Superintendente de Prevenção e Enfrentamento ao Desaparecimento de Pessoas e Ampliação do Acesso a Documentação Básica.

Funcionamento: Os equipamentos estão localizados no CRAS Centro – Avenida Dom Pedro, 340.

Centro LGBTQIA+ / NAVIR / NAFADD

Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Centro de Saúde realiza atendimentos para o público LGBTQIA+

Além do Centro de Cidadania, a saúde também tem atendimento especializado voltado ao público LGBTQIA+. É no Centro de Saúde Professor Manoel José Ferreira, no Centro da cidade. Para este público e pessoas em geral, são oferecidas às quartas-feiras, consultas de enfermagem, atendimentos ginecológicos, saúde do adolescente e do adulto. Nas sextas-feiras as consultas são de clínico geral e endocrinologia. O agendamento deve ser feito na recepção da unidade, apresentando RG, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência ou através de contato telefônico pelo número (24) 2237-3616.

Terça, 14 Dezembro 2021 14:38

Boletim vacinação – 13/12/2021 (segunda)

As equipes de enfermagem, sob coordenação do departamento de Vigilância em Saúde, deram sequência no segunda (13/12) a vacinação contra a covid-19. Durante todo o dia, 1.099 pessoas foram vacinadas na cidade. Destas 43 receberam a primeira dose, 723 receberam a segunda dose e 333 receberam a dose de reforço. Até o momento 239.897 pessoas receberam a primeira dose, 213.361 receberam a segunda dose, 6.805 receberam a dose única e 34.502 pessoas maiores de 18 anos receberam a dose de reforço do imunizante. Por conta da logística de informações para fechamento dos dados o boletim da vacinação passou a ser divulgado na parte da manhã.

Nos pontos de imunização as equipes aplicaram a segunda dose da vacina em um idoso. A dose de reforço foi aplicada em 274 idosos, 20 pessoas na faixa etária entre 18 anos e 59 anos, um paciente com comorbidade e 38 trabalhadores da Saúde.

A primeira dose da vacina foi aplicada ainda em 24 pessoas com idade entre 18 e 59 anos sem comorbidade. Na faixa etária abaixo de 59 anos, 348 pessoas também receberam a segunda dose. Foram vacinados ainda 385 adolescentes sem comorbidades, sendo 18 com a primeira dose e 367 com a segunda dose.
Equipes vacinaram ainda duas gestante com a segunda dose e duas puérperas - uma delas recebeu a primeira dose e uma recebeu a segunda dose.

Também receberam a segunda dose da três trabalhadores da Saúde e um trabalhador do setor de Transportes .

Em caso de dúvidas é possível utilizar o Whatsapp da Saúde - assistente virtual que fornece informações sobre a vacinação, locais de atendimento a pacientes com sintomas da doença e boletins. O atendimento está disponível pelo número (24) 9.9200-1428.

Dois centros de Educação Infantil (CEIs) - Boa Vista e Anna Maria Nardi, no Quissamã - começaram nesta segunda-feira (13) o Programa Amamenta. Criado pela Prefeitura, por meio de uma parceria entre as secretarias de Saúde e de Educação, o programa tem como objetivo garantir o direito a amamentação e o incentivo a utilização do leite materno dentro das unidades escolares.

A partir de agora, as mães poderão ir até as unidades nos horários das mamadas para amamentar seus bebês ou levar o leito materno para que as crianças sejam alimentadas. A intenção é expandir o programa para todos os centros de Educação Infantil. “Somente com a união de todos é possível avançar. Sabemos o quanto a amamentação é importante para as crianças”, disse o governo interino, destacando que a ideia do projeto foi apresentada a ele pela enfermeira atuante na Estratégia Saúde da Família, Patrícia Alexandre Santos.

Segundo o secretário de Saúde, kits contendo uma colher dosadora, copo de transição de bico rígido, copinho para aleitamento e pote de armazenamento de leite materno foram distribuídos para as mães dos lactentes, que optarem pela ordenha fora das dependências dos CEIs. “Elas deverão entregar os leites devidamente armazenados, além de identificados com os dados da criança que irá consumi-lo. A melhor alimentação do bebê, pelo menos até os seis meses, é o leite materno e poder manter isso é excelente para as crianças”, explica o secretário.

Os CEIs que desenvolverem ações de apoio e incentivo à manutenção do aleitamento materno continuado poderão receber o selo-certificador do município. A lei, que foi sancionada em 2020, prevê ainda que as mães interessadas em participar do programa, deverão assinar um termo contendo informações sobre as normas sanitárias vigentes, quanto aos procedimentos adequados para coleta, armazenamento e transporte, bem como da responsabilidade sobre a qualidade do leite entregue.

A subsecretária de Educação destacou que o lançamento do programa é uma importante conquista. “Antes de colocar o programa em pratica, junto com a Secretaria de Saúde, tivemos o cuidado de preparar as mães e os funcionários, realizamos oficinas. Ficamos muito felizes porque o projeto foi muito bem aceito nas duas comunidades. Se antes o estímulo era para o desmame da criança, agora as mães são encorajadas a manter a amamentação”, frisa.

O lançamento do programa aconteceu no Centro de Educação Infantil Boa Vista.

Terça, 14 Dezembro 2021 12:09

13.12.21 - Boletim Epidemiológico

A taxa de ocupação de leitos para pacientes com covid-19 no Sistema Único de Saúde, nesta segunda-feira (13.12), está em 3,33% para leito clínico e em 3.03% para leitos de UTI na rede pública. Levando em conta toda a rede de saúde da cidade, incluindo hospitais públicos e privados, três pacientes permanecem internados na cidade: um deles em leito clínico e dois leitos de UTI.

Até o momento foram realizados no município 213.119 testes para Covid-19, com 50.322 resultados positivos e 162.516 negativos (levando em consideração testes rápidos e swab).
 
A Secretaria de Saúde esclarece que o número de óbitos, em 1.564, é atualizado nos boletins apenas após o registro do atestado de óbito e do resultado do exame do paciente no sistema da Vigilância Epidemiológica, o que é feito por equipe administrativa. Trata-se de medida de segurança para evitar erro na informação divulgada pela Secretaria de Saúde. É possível acompanhar a evolução dos casos no portal da transparência do coronavírus, no site da Prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br).

O Procon Petrópolis vai realizar nos próximos dias ações de orientação junto a grandes vendedores sobre os direitos dos consumidores e proteção com relação a venda de seguros e garantias estendidas. A iniciativa tem como objetivo resguardar aqueles que aproveitam a atmosfera natalina para comprar presentes para os familiares.

Segundo uma pesquisa do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ), realizada com 503 consumidores do Estado do Rio de Janeiro, e publicada pela Agência Brasil, 56,5% deles pretendem presentear alguém no Natal. Comparado ao mesmo período de 2020, o número representa uma variação positiva de 3,5 pontos percentuais.

“É uma época em que já percebemos um maior número de pessoas nas lojas comprando presentes para todos os familiares, por isso, principalmente as grandes redes de lojas fazem campanhas de vendas e é por isso que o Procon vai a campo, para conversar com lojistas e gerentes e esclarecer alguns pontos, como por exemplo, o cliente tem o direito de não querer adquirir a garantir estendida e isso não deve, nunca influenciar na aprovação de crédito. Já tivemos denúncias com relação a essa questão”, explica o coordenador do Procon.

O Procon explica, ainda que os bens duráveis tem a garantia do próprio fabricante de, pelo menos, dois meses.

“Por isso nem sempre o consumidor vai se interessar pela garantia estendida e está tudo bem. Outra dica importante é para aqueles que estão realizando as compras pela internet e cujos produtos serão entregues por transportadoras ou correios: vale printar tela, guardar todos os comprovantes para certificar o prazo da entrega. Caso não ocorra no tempo garantido, o consumidor deve procurar o Procon”, acrescenta o coordenador.

Sobre as trocas: “É comum após o dia 26 de dezembro recebermos muitas reclamações sobre os produtos adquiridos. O consumidor tem até sete dias para decidir se deseja desistir da compra realizada fora de um estabelecimento comercial. O prazo conta a partir da entrega do produto. Caso haja a devolução, as despesas de correios/transporte são de responsabilidade do fornecedor”, completa.

O Procon Petrópolis salienta ainda que, o fato de haver desconto não anula ou diminui os direitos do consumidor. “No que diz respeito a troca e garantias. Pergunte, tire suas dúvidas antes de adquirir qualquer produto. As informações como preço e políticas de troca devem estar visíveis e claras no interior da loja”, conta o coordenador do Procon.


Quem quiser mais informações ou precisar de orientação pode procurar auxílio do Procon. Os telefones da central de Itaipava são: 2237-7337 / 2237 7448 e 2237- 7418. E o endereço é: Estrada união e indústria, nº 10800. No Centro, os números para contato são: (24) 2246-8469, 2246-8471, 2246-8473, 2246-8475, 2246-8477, 2246-8470, 2246-8472, 2246-8474 e 2246-8476. No Centro, os agendamentos para os atendimentos presenciais podem ser feitos pelo aplicativo ou pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. . Endereço: Rua Doutor Moreira da Fonseca, número 33.

Domingo ‘animal’: 137 vacinações contra a raiva e 5 adoções

O último domingo (12) foi voltado para a causa animal em Petrópolis, em comemoração ao Dezembro Verde, que prevê o combate ao abandono de animais. Foram três eventos: a Cãominhada, a Campanha de Adoção e a etapa extra de vacinação antirrábica. Com toda esta mobilização, o resultado foi positivo para os pets: 137 imunizações e mais cinco adoções, somando 112 desde o início do ano.

A Cãominhada foi realizada na Rua 16 de Março e contou com a participação de mais de 300 pessoas. O governo interino lembrou da importância de eventos em prol da causa animal. “Essa caminhada com os animais é organizada pela Prefeitura, por meio da Coordenadoria de Articulação Institucional e a Coordenadoria de Bem-estar Animal, a Dog’s Heaven e lojistas da Rua 16 de Março. Sabemos da importância de debater essa questão do abandono animal no município e, por isso, temos realizado ações, como a campanha de adoção”, frisou.

A Dog’s Heaven cuida de cerca de 280 animais e não tem fins lucrativos. Uma das voluntárias da ONG, Márcia Coelho Netto, explica que, além de protestar contra o abandono, o evento também é uma forma de incentivar a adoção. “Foi um evento maravilhoso. Até São Pedro ajudou, colaborando com um dia lindo. Sou muito grata a todos que apoiaram, foi uma corrente do bem muito linda. A mensagem é: adote e seja feliz”, afirmou. Interessados em ajudar a entidade filantrópica podem entrar em contato pelas redes sociais (site, Facebook e Instagram).

O presidente da Comissão de Meio Ambiente, Defesa Civil e Proteção Animal da Câmara Municipal e incentivador da causa animal, também esteve presente na Cãominhada. “O evento foi de fundamental importância para a conscientização de não abandono dos animais”, afirmou, ressaltando o trabalho realizado pela Dog’s Heaven e a participação do público.

Após o término da Cãominhada, a Cobea promoveu mais uma etapa da Campanha de Adoção, na Praça Dom Pedro, que viabilizou um novo lar para mais três cães e dois gatos. Com estes números, já são 112 adoções promovidas nas campanhas realizadas desde o início do ano. “Temos tido o apoio de ONGs e protetores, que são fundamentais para o sucesso das campanhas. No domingo, por exemplo, contamos com a participação da Dog’s Heaven, GAPA Itaipava e Cão Amor. Com isso, conseguimos apontar para a população a importância da guarda responsável”, disse a coordenadora da Cobea.

Vacinação antirrábica

A coordenadoria de Vigilância Ambiental do Departamento de Vigilância em Saúde também esteve na Praça Dom Pedro para uma etapa extra de vacinação antirrábica. Com isso, foram 123 cães imunizados e 14 gatos, totalizando 137. Em todo o ano de 2021, já são mais de 33 mil doses aplicadas, nos cinco distritos do município.

Mobilização promovida pela Prefeitura, Dog’s Heaven e lojistas da Rua 16 de Março chega a sua terceira edição

Fantasiados e cheios de estilo, cerca de 200 cães participaram na manhã de domingo (12) da terceira edição da Cãominhada de Natal. A concentração foi na Praça Dom Pedro e depois os animais e seus responsáveis seguiram pela Rua 16 de Março, no Centro da Cidade. A ação é em comemoração ao Dezembro Verde, mês de combate ao abandono de animais e é promovida pela Prefeitura, por meio da Coordenadoria Especial de Articulação Institucional (CEAI) e da Coordenadoria de Bem-estar Animal (Cobea), pela Dog’s Heaven e lojistas da Rua 16 de Março.

“A Cãominhada, além de ser uma confraternização natalina entre os amantes da causa animal no município, também é ato de conscientização contra o abandono de animais. Além disso, quem participou da mobilização pode doar ração para manutenção dos cães financiados pela Dog's Heaven, fazer uma adoção responsável e aproveitar para aplicar a vacina antirrábica no seu animal”, disse o governo interino, lembrando que Petrópolis tem avançado na implantação de políticas públicas pela causa animal.

A Cãominhada começou logo cedo, com concentração às 9h30. A cabeleireira Luciane Cristina, de 46 anos, fez questão de participar com as duas cachorrinhas – Julieta e Frida. Vestidas em clima natalino e com transporte próprio (as duas dividiam um carrinho todo enfeitado com as cores e peças do Natal e também um patinete) as duas fizeram sucesso. “Foi a primeira vez que venho e achei uma ótima iniciativa. As duas estão comigo há cinco anos e passear com elas é sempre uma atração”, comentou Luciane.

O casal de Golden Retriever do Grupamento de Operações com cães, do canil Rufus Von Kru Gdorf, da Guarda Civil de Petrópolis – Jujuba e Chico – também participaram da Cãominhada Natalina. Os animais fazem parte do trabalho de cinoterapia retomado pela Prefeitura em junho deste ano, em parceria com o Centro de Tratamento Oncológico (CTO).

"A Cãominhada foi linda e extremamente importante. A participação das ONGs, protetores independentes e dos amantes da causa foi muito valiosa. Precisamos dar voz e espaço àqueles que não conseguem pedir ajuda e juntos somos muito mais fortes", disse a coordenadora do Bem-Estar Animal.

O presidente da Comissão de Meio Ambiente, Defesa Civil e Proteção Animal da Câmara Municipal e incentivador da causa animal, também esteve presente na Cãominhada. “O evento foi de fundamental importância para a conscientização de não abandono dos animais”, afirmou, ressaltando o trabalho realizado pela Dog’s Heaven e a participação do público.

A voluntária da Dog’s Heaven Márcia Coelho Netto também falou sobre o sucesso da Cãominhada. "É tão bom ver tanta cachorreiro junto. Isso mostra o quanto os cachorros agregam e que adotar é uma alegria. Ter cachorro é ter amor na sua vida. Foi uma dia lindo".

A Cãominhada foi liderada por uma agente comunitária que estava acompanhada de um cão guia. Após o passeio pela Rua 16 de Março (ida e volta), a mobilização continuou na Praça Dom Pedro com a 15ª edição da Campanha de Adoção de Animais. Os pets disponíveis para acolhimento foram levados pelas instituições Dog’s Heaven, Irmão Animal, Projeto Cão Sem Dono, GAPA Itaipava e Cão Amor. Os interessados em ganhar um novo amigo precisaram apresentar carteira de identidade, CPF, comprovante de residência fixa, ser maior de 18 anos, além de atender os pré-requisitos exigidos pela Cobea para garantir que os animais estarão seguros de seus direitos básicos.

Também na Praça Dom Pedro aconteceu uma etapa extra da vacinação antirrábica promovida pela equipe da Vigilância Ambiental e foram feitos cadastramento de pessoas que possuem mais de 15 animais em sua residência para receberem as doses dos cães e gatos em casa.

Começou neste fim de semana, a capacitação dos Guardiões da Comunidade realizada pela Prefeitura, a partir da parceria entre as secretarias de Saúde e Defesa Civil, através do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). A instrução teve início no último sábado (11), quando 16 pessoas fizeram parte do primeiro grupo de moradores reunidos pelos Núcleos Comunitários de Defesa Civil (NUDEC) e receberam orientações básicas de primeiros socorros. No próximo dia 18, uma nova turma será capacitada a prestar o atendimento inicial em situação de emergência. A ação contemplou até o momento as comunidades do Floresta, Retiro, Quitandinha e Sargento Boening e quem estiver interessado pode ter acesso à instrução por meio do NUDEC da respectiva região.

“Esse é mais um serviço em benefício da população que é resultado do trabalho integrado do governo municipal. É uma instrução importante, que pode fazer toda a diferença na vida das pessoas”, destacou o governo interino.

A iniciativa faz parte das ações da Defesa Civil de preparo das comunidades para o enfrentamento de momentos de crise, principalmente em caso de ocorrências causadas pelas fortes chuvas. “Identificamos nessa capacitação uma forma de preparar a população para lidar com situações de emergência, para que consigam dar um suporte às pessoas que necessitarem de atendimento, até a chegada do socorro qualificado”, pontuou o secretário de Defesa Civil. Ele ressalta ainda que o treinamento faz parte do projeto NUDEC 2.0: “Essa é uma nova proposta que queremos oferecer às comunidades por meio do NUDEC, que passam a ser instrumentos para levar avanços para as localidades”.

Além da capacitação para os Guardiões da Comunidade outros cursos de formação, inclusive profissionalizantes em parceria com instituições, serão oferecidos por meio da iniciativa NUDEC 2.0. “Identificamos nos núcleos comunitários um meio não só de orientar a população para a prevenção e enfrentamento de desastres, mas também uma forma de oferecer mais oportunidades para o desenvolvimento da população”, acrescentou o secretário.

Para a moradora do Retiro, Janaina Bernardino, a parceria proposta pela Defesa Civil faz a diferença para a comunidade. “É preciso que a comunidade entenda que precisamos atuar em parceria para podermos fazer a diferença”, destacou a moradora, que participou da capacitação junto com a moradora da mesma localidade, Monique Santos, que também busca ter maior participação na comunidade do Retiro e contribuir para o melhor atendimento da população. “Essa instrução é muito importante e pode fazer a diferença em uma situação de emergência na nossa região”, contou.

O coordenador de Enfermagem do SAMU destaca que a parceria com a Defesa Civil foi um importante meio para se chegar às comunidades e levar as instruções que podem salvar vidas. “Passamos instruções para que as pessoas tenham condições de oferecer os primeiros socorros de forma segura, seja na comunidade ou na própria residência. Essas orientações vão possibilitar que as pessoas adotem cuidados mínimos para que vítimas possam ser mantidas vivas até o socorro chegar”, pontuou o coordenador de enfermagem, chamando a atenção para a importância de se saber como oferecer o primeiro socorro a um acidentado. “O primeiro atendimento é decisivo para reduzir sequelas e aumentar as chances de sobrevida das pessoas acidentadas”, destacou.

No próximo sábado uma nova instrução será oferecida para moradores de diferentes localidades. A proposta é que a capacitação para Guardiões da Comunidade seja contínua e contemple participantes de todos os 28 NUDEC da cidade.

través de um óculos de realidade virtual, o visitante pode visitar exposições de galerias virtuais, com vídeos e playlists especiais

Serão disponibilizados 500 NFTs gratuitos para as pessoas que visitarem o espaço

O Espaço Claro Metaverso, instalado ao lado da Casa do Papai Noel, na sede da prefeitura de Petrópolis, oferece para os visitantes a experiência de entrar no mundo virtual. Através de um óculos de realidade virtual, é possível estar em um edifício futurista e customizado de dois andares, exposições de galerias virtuais, com vídeos institucionais da operada e playlists especiais do Claro música. Além disso, através de um QR-Code, a pessoa terá acesso a um NFT (sigla em inglês para non-fungible token) com obras em homenagem a empresa de telefonia, de forma totalmente gratuita.

O governo interino, acompanhado do CEO da Dellarte, Steffen Daueslberg, e da gerente comercial da Claro, Michelle Nemer, esteve no local na semana passada. A operadora é a primeira a oferecer uma experiência em realidade virtual com metaverso no Brasil, que ficará disponível até o dia 9 de janeiro.

“Petrópolis é uma cidade com uma vocação tecnológica enorme. Ficamos muito felizes em trazer uma novidade como essa para o nosso Natal Imperial 2021”, destacou o governo interino.

“O metaverso é um negócio que tem movimentado milhões, impulsionado sobretudo pela economia das criptomoedas e a mudança cultural durante a pandemia. Este movimento que está acontecendo com as artes já ocorreu em diversos outros segmentos, onde inovação e tecnologia trazem oportunidades e mudanças”, ressalta Steffen Daueslberg, CEO da Dellarte.

“O Espaço Claro Metaverso chega para deixar o Natal Imperial 2021 ainda mais especial. É o nosso toque tecnológico na tradicional celebração natalina”, explica Michelle Nemer.

“Além de promover a imersão no mundo 3D, as pessoas podem ter acesso a um NFT totalmente gratuito. Isso é um dos pontos mais bacanas do nosso stand”, explica Fábio Pinto, gerente comercial da Metaverso Agency, parceira da Dellarte na elaboração do espaço. “Podemos dizer que o NFT é uma obra de arte no mundo virtual. A pessoa pode guardar esse material com ela ou colocar no mercado para a venda. Através do metaverso, a gente consegue trocar as criptosmoedas da venda em dinheiro real”, concluiu.

Iniciado no dia 2 de dezembro, o Natal Imperial 2021 tem programação cultural gratuita até 9 de janeiro em Petrópolis. São mais de 300 atrações e mil artistas em cena, em 18 locais diferentes, incluindo o Centro e os distritos. Será possível prestigiar 12 concertos de orquestras, 15 apresentações de corais e, ainda, concertos e recitais no Museu Imperial. Juntos, o Natal Imperial e Natal Sesc RJ vão gerar mais de mil empregos diretos e indiretos, movimentando mais de R$ 200 milhões na economia da cidade.

A programação completa do Natal Imperial está disponível no site oficial do evento (www.natalimperial.com.br). Mais informações no Disque Turismo de Petrópolis: 0800 024 1516 e WhatsApp (24) 2237-3321. De segunda a sábado e feriados, das 9h às 17h, e aos domingos, das 9h às 14h. A edição de 2021 do tradicional evento natalino é patrocinada pela Claro e realizada pela Prefeitura, Governo do Estado (por meio da Lei de Incentivo à Cultura) e a Dellarte.