Quinta, 16 Dezembro 2021 10:00

Boletim vacinação – 15/12/2021 (quarta)

As equipes de enfermagem, sob coordenação do departamento de Vigilância em Saúde, deram sequência na quarta-feira a (15/12) a vacinação contra a covid-19. Durante todo o dia, 1.250 pessoas foram vacinadas na cidade. Destas 44 receberam a primeira dose, 873 receberam a segunda dose e 333 receberam a dose de reforço. Até o momento 240.001 pessoas receberam a primeira dose, 215.024 receberam a segunda dose, 6.805 receberam a dose única e 35.241 pessoas maiores de 18 anos receberam a dose de reforço do imunizante. Por conta da logística de informações para fechamento dos dados o boletim da vacinação passou a ser divulgado na parte da manhã.

Nos pontos de imunização as equipes aplicaram a vacina em quatro idosos: um deles recebeu a primeira dose e três receberam a segunda dose. A dose de reforço foi aplicada em 266 idosos, 35 pessoas na faixa etária entre 18 anos e 59 anos, cinco pacientes com comorbidades e 27 trabalhadores da Saúde.

A primeira dose da vacina foi aplicada ainda em 22 pessoas com idade entre 18 e 59 anos sem comorbidade. Na faixa etária abaixo de 59 anos, 276 pessoas também receberam a segunda dose. Foram vacinados ainda 610 adolescentes sem comorbidades, sendo 19 com a primeira dose e 591 com a segunda dose.
Equipes vacinaram ainda uma gestante com a segunda dose. Três puérperas também receberam a a vacina, sendo uma delas a primeira dose e duas a segunda dose.

Em caso de dúvidas é possível utilizar o Whatsapp da Saúde - assistente virtual que fornece informações sobre a vacinação, locais de atendimento a pacientes com sintomas da doença e boletins. O atendimento está disponível pelo número (24) 9.9200-1428.

A Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep) deu mais um passo na expansão do serviço de coleta seletiva no município. Nesta quarta-feira (15) uma empresa do Bingen, condomínios de Nogueira e a Praça Rui Barbosa (Praça da Liberdade) passaram a integrar a rota das equipes responsáveis pela coleta realizada pela companhia.

Somente este ano, o serviço foi ampliado para comunidades do Vale das Videiras, em Araras e no Brejal, no distrito da Posse; além de ser implantado em escolas do município, por meio da coleta de óleo saturado. Com o intuito de facilitar o acesso de moradores e comerciantes do Centro Histórico, um caminhão e uma equipe da Comdep também estão recebendo os recicláveis na Rua Irmãos D'Ângelo, de segunda a sexta-feira. “A coleta seletiva contribui para uma cidade mais limpa, com menos resíduos e maior consciência ambiental. Com a ampliação, já são 18 locais atendidos pelo serviço”, disse o governo interino.

“A coleta seletiva está sendo muito bem recebida pelos moradores, que agora não vão mais precisar sair de casa para entregar os materiais recicláveis nos ecopontos, por exemplo”, destaca o presidente da Comdep, acrescentando que o município recolhe cerca de 45 toneladas de recicláveis por mês. Parte deste material fica com a companhia e a outra parte é doada, de forma igualitária, às cooperativas que trabalham com recicláveis.

Moradores de comunidades ainda não incluídas nas rotas podem solicitar a coleta pelo telefone (24) 2235-8437 para fazer o agendamento. Além disso, a população também pode recorrer aos ecopontos, que estão localizados na Rua General Rondon, em frente a Comdep; na Rua Mosela; Parque Municipal de Petrópolis, em Itaipava e em Araras, na Estrada Bernardo Coutinho, números 30 e 35.

Cronograma de coleta seletiva:

Segunda-feira – Bingen, Vila Militar e Brejal.
Terça-feira – Mosela, Bataillard, Moinho Preto, Pedras Brancas e Campo do Serrano.
Quarta-feira – Valparaíso (todas as ruas e servidões)
Quinta-feira – Morin (todas as ruas e servidões), Araras e Vale das Videiras
Sexta-feira – Alto da Serra, Sargento Boening, Vila Felipe, Chácara Flora, Alto Tamancoldi e Dom João Braga.

Quinta, 16 Dezembro 2021 09:57

15.12.21 - Boletim Epidemiológico

A taxa de ocupação de leitos para pacientes com covid-19 no Sistema Único de Saúde, nesta quarta-feira (15.12), está em zero para leito clínico e em 3.03% para leitos de UTI na rede pública. Levando em conta toda a rede de saúde da cidade, incluindo hospitais públicos e privados, dois pacientes permanecem internados em leitos de UTI. Três óbitos foram confirmados nesta quarta-feira e inseridos na base de dados da Secretaria Municipal de Saúde.

Até o momento foram realizados no município 213.786 testes para Covid-19, com 50.348 resultados positivos e 162.981 negativos (levando emconsideração testes rápidos e swab).
 
A Secretaria de Saúde esclarece que o número de óbitos, em 1.569, é atualizado nos boletins apenas após o registro do atestado de óbito e do resultado do exame do paciente no sistema da Vigilância Epidemiológica, o que é feito por equipe administrativa. Trata-se de medida de segurança para evitar erro na informação divulgada pela Secretaria de Saúde. É possível acompanhar a evolução dos casos no portal da transparência do coronavírus, no site da Prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br).

Óbitos:

1 - Homem, 56 anos, morador do Centro. Paciente internado em 29.10.20 no Hospital Naval Marcílio Dias. Óbito registrado em 29.10.20. Paciente com doença cardiovascular crônica e obesidade.
2 – Homem, 75 anos, morador do Cuiabá. Paciente internado em 18.11.21 na UPA Itaipava. Óbito registrado em 08.12.21. Paciente com doença cardiovascular crônica.
3 – Homem, 70 anos, morador do Quissamã. Paciente internado em 09.12.21 na UPA Cascatinha. Óbito registrado em 10.12.21. Paciente com doença cardiovascular crônica.

Anúncio é fundamental para facilitar o planejamento de toda a cadeia produtiva do turismo

A Prefeitura de Petrópolis, por meio da Secretaria de Turismo e do Instituto Municipal de Cultura (IMC), apresentou nesta terça-feira (14), durante o Fórum Regional do Turismo Fluminense - Edição Serra Verde Imperial, realizado no Sesc Quitandinha, o Calendário Oficial de Eventos da cidade para 2022. A apresentação foi feita pelo secretário de Turismo como uma das atrações previstas na programação do evento, e foi acompanhada pelo secretário de Estado de Turismo e pelo presidente da TurisRio.

"O calendário, com as principais atrações oficiais e as respectivas datas de realização, foi oficializado após reuniões realizadas pela a iniciativa privada, incluídos representantes do trade turístico da cidade, das associações comerciais e culturais e da AssociEventos", destaca o governo interino, que acredita que, com o avanço da vacinação, os eventos e as respectivas datas serão confirmados.

"Petrópolis já se consolidou como um dos principais destinos turísticos do estado e até mesmo do país. Assim, esse anúncio é fundamental para facilitar o planejamento de toda a cadeia produtiva para receber a demanda turística que os grandes eventos sempre atraem para a cidade", explica o secretário de turismo.

“É um momento que saímos de uma situação crítica para avançarmos com a possibilidade de pensar em eventos culturais que não puderam ser executados este ano. Além destes anunciados, que são os eventos de ponta da cidade, muitos outros poderão integrar este calendário", acredita o presidente do IMC.

Entre as principais atrações previstas, estão o aniversário da cidade (no dia 16 de março); a Exposição Agropecuária (entre 29 de abril e 08 de maio), a Festa da Cultura Portuguesa (de 13 15 de maio), a Bauernfest (de 23 de junho a 10 de julho), os festivais de inverno em julho; a Bunka-Sai entre 18 a 21 de agosto; o Serra Serata (de 15 a 25 de setembro); a Festa da Cultura Afro-Brasileira (de 16 a 20 de novembro) e o Natal Imperial (de 23 de novembro a 8 de janeiro de 2023).