Espetáculo de acendimento das luzes e show da cantora Joanna marcaram o início do evento

O Natal Imperial 2021 foi aberto oficialmente na noite de ontem (2) em Petrópolis. O governo interino, acompanhado do secretário estadual de Turismo, da superintendente da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, Conceição Diniz, do CEO da Dellarte, Steffen Daueslberg, da gerente comercial da Claro, Michelle Nemer, do Bispo de Petrópolis, Dom Gregório Paixão, do deputado estadual Marcus Vinícius, e do presidente da Câmara Municipal, Fred Procópio, acompanhou o espetáculo de acendimento das luzes e inaugurou a árvore de 35 metros instalada na Praça da Liberdade – local que durante a festa será chamado de "Vila Imperial". Na sequência, o público contou com o show da cantora Joanna, que trouxe no repertório sucessos de sua carreira e clássicos de Natal.

“Hoje é um dia de muita alegria. A população de Petrópolis aderiu à vacinação e, por conta disso, hoje nós conseguimos abrir oficialmente o Natal Imperial. Destaco aqui a união de esforços, entre o poder público, iniciativa privada, e o terceiro setor, na construção de uma programação especial para os petropolitanos e também para os turistas. Que todos aproveitem tudo o que preparamos e que a gente nunca esqueça do verdadeiro espírito do Natal”, disse o governo interino, agradecendo ainda a presença do secretário de Turismo, do presidente do Instituto Municipal de Cultura (IMC), de outros secretários municipais, além dos vereadores Marcelo Chitão, Gil Magno, Eduardo do Blog, Marcelo Lessa, Júnior Coruja, Júnior Paixão, Ronaldo Ramos, Maurinho Branco e Domingos Protetor.

Serão 39 dias de Natal Imperial, com mais de 400 horas de atividades. São mais de 300 atrações e mil artistas em cena, em 18 locais diferentes, incluindo o Centro e os distritos. Será possível prestigiar 12 concertos de orquestras, 15 apresentações de corais e, ainda, concertos e recitais no Museu Imperial. Juntos, o Natal Imperial e Natal Sesc RJ vão gerar mais de mil empregos diretos e indiretos, movimentando mais de R$ 200 milhões na economia da cidade. “É nossa função contribuir para a democratização e descentralização da cultura, além do apoio aos talentos da nova geração. Estamos muito felizes por esse trabalho, feito por muitas mãos, em prol da cidade”, destacou Steffen Daueslberg, CEO da Dellarte.

Para o secretário estadual de Turismo, essa será uma festa inesquecível no coração dos petropolitanos. "O Natal desse ano é um marco na história não apenas do município, mas de todo o Estado. Petrópolis é uma cidade muito querida e está de parabéns pela organização da festa. Lá atrás, ao lado do governador Cláudio Castro, eu disse que iríamos conseguir apoiar a cidade nesse momento. E conseguimos. Estou muito feliz por isso", disse.

Durante a abertura do evento, o público pôde conferir o espetáculo de acendimento das luzes, precedido do espetáculo "Um Natal em Família", e também a inauguração da árvore de 35 metros na Praça da Liberdade. Hoje (3), o destaque será a abertura da Casa do Papai Noel – montada em um imóvel anexo ao Palácio Sérgio Fadel, onde funciona a Prefeitura de Petrópolis – às 16h, com a chegada do “Bom Velhinho”. Ele permanece no local até às 21h, horário de fechamento da casa. Outra atração bastante aguardada pelo público, o Túnel de Luz, instalado na Rua 16 de Março, será aceso pela primeira vez no sábado (4) após a solenidade de abertura, marcada para às 19h. Ainda no sábado, tem aula do Agita Petrópolis, na Praça da Liberdade, às 11h.

"Petrópolis tem um enorme potencial para o turismo e o Natal Imperial vem reforçar ainda mais essa vocação da Cidade Imperial. Uma festa importante, que traz resultados positivos para toda a cadeia produtiva do turismo, beneficiando a hotelaria, a gastronomia e o segmento de comércio e serviços, garantindo empregos também em diversos outros setores da economia", comemora o secretário de Turismo.

A programação completa está disponível no site oficial do evento (www.natalimperial.com.br). Mais informações podem ser obtidas no Disque Turismo de Petrópolis: 0800 024 1516 e WhatsApp (24) 2237-3321. De segunda a sábado e feriados, das 9h às 17h, e aos domingos, das 9h às 14h.

Natal Sesc RJ: Acendimento das luzes no Quitandinha

Uma árvore de 23 metros em frente ao Sesc Quitandinha será acessa às 19h de hoje (3). Outros sete pontos de Petrópolis receberão iluminação especial ao anoitecer, como parte da programação do Natal Sesc RJ. O Parque Municipal, em Itaipava, segue com programação de lazer, cultura, shows, gastronomia e assistência ao longo de todo o fim de semana.

Terminal do Itamarati receberá ação na próxima terça-feira (07)

Cerca de 2 mil atendimentos foram prestados nos terminais do Centro, Corrêas, Bingen e de Itaipava

A prefeitura dará sequência ao longo do mês de dezembro às ações de saúde realizadas em terminais rodoviários da cidade com o objetivo de facilitar o acesso da população a serviços importantes para a conscientização sobre a prevenção de doenças. Vacinação contra a Covid-19, testes antígenos, orientações sobre a saúde bucal, aferição de pressão arterial e glicemia, além de testagem para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), estão entre os atendimentos oferecidos nas ações de saúde, que em novembro foram realizadas em diferentes pontos da cidade.

“As ações nos terminais rodoviários facilitam o acesso da população aos serviços de saúde, permitindo que as pessoas aproveitem a passagem pelo local para aferir a pressão, glicose, fazer os testes ou tomar a vacina. Incluímos a vacinação contra a Covid-19 nas ações de saúde com aplicação da primeira e segunda dose, e doses de reforço”, destaca o governo interino.

No mês de novembro, a equipe da Secretaria de Saúde esteve presente nos terminais do Centro, de Corrêas, do Bingen e de Itaipava. Ao todo, foram cerca de 2 mil atendimentos prestados à população, na ação que terá continuidade no mês de dezembro. O Terminal Itamarati, no dia 7, será o próximo local a receber o trabalho. No dia 20, será a vez do Terminal do Centro.

"São ações realizadas com horário diferenciado, para que possamos alcançar mais pessoas", explica o secretário de Saúde. Nestes pontos os atendimentos acontecem das 9h às 20h.

Equipes realizaram também testagens para diagnóstico de doenças sexualmente transmissíveis: hepatites, sífilis e HIV e testes para covid-19. “A partir dos resultados, os pacientes são orientados e receber o suporte para tratamento. Os casos positivos identificados nesta ação foram encaminhados para atendimento com equipes das áreas técnicas do departamento de Infeções Sexualmente Transmissíveis (IST) para que lá passem por novos exames e iniciem o acompanhamento e os tratamentos necessários”, explica o secretário de Saúde.

O ajudante de serralheiro, Itamar Neves, ainda não tinha tomado a vacina contra covid-19 e aproveitou a ação realizada nesta semana no Terminal Itaipava para receber a sua primeira dose. "No início eu não estava botando muita fé na vacina. Mas com o avanço da imunização e os números de casos diminuindo, já tinha decidido me vacinar. Aproveitei a oportunidade quando vi a ação no Terminal de Itaipava".

Além das ações nos terminais, o governo municipal vem buscando não vacinados e também pessoas que ainda não completaram o ciclo vacinal por meio de busca ativa diretamente nas comunidades. "Esta aproximação das equipes de saúde e a população serve de estímulo para a busca dos cuidados com a saúde", finalizou o governo interino.

As equipes de enfermagem, sob coordenação do departamento de Vigilância em Saúde, deram sequência na quinta-feira (02/12) a vacinação contra a covid-19. Durante todo o dia, 1.610 pessoas foram vacinadas na cidade. Destas 160 receberam a primeira dose, 1.004 receberam a segunda dose e 446 receberam a dose de reforço. Até o momento 239.170 pessoas receberam a primeira dose, 207.511 receberam a segunda dose, 6.805 receberam a dose única e 31.906 pessoas maiores de 18 anos, além de idosos institucionalizados e acamados, idosos maiores de 60 anos, pacientes imunossuprimidos e trabalhadores da Saúde receberam a dose de reforço do imunizante. Por conta da logística de informações para fechamento dos dados o boletim da vacinação passou a ser divulgado na parte da manhã.

Nos pontos de imunização as equipes aplicaram a vacina em sete idosos, sendo dois com a primeira dose e cinco com a segunda. A dose de reforço foi aplicada em 325 idosos, 41 pessoas maiores de 18 anos, 12 pacientes com comorbidades e 68 trabalhadores da Saúde.

A primeira dose da vacina foi aplicada ainda em 98 pessoas com idade entre 18 e 59 anos sem comorbidade. Na faixa etária abaixo de 59 anos, 500 pessoas também receberam a segunda dose. Também foram vacinados 547 adolescentes sem comorbidades, sendo 58 com a primeira dose e 489 com a segunda dose.
Equipes vacinaram sete gestantes, sendo duas com a primeira dose e cinco com a a segunda. Três puérperas também receberam a segunda dose.

Em caso de dúvidas é possível utilizar o Whatsapp da Saúde - assistente virtual que fornece informações sobre a vacinação, locais de atendimento a pacientes com sintomas da doença e boletins. O atendimento está disponível pelo número (24) 9.9200-1428.

Equipamento tem capacidade de realizar mais de 100 exames por dia

O governo interino, acompanhado do secretário de Saúde, esteve nesta quinta-feira (02) no Hospital Municipal Nelson de Sá Earp (HMNSE) para vistoriar o funcionamento do aparelho de tomografia, que está atendendo pacientes do próprio hospital. O equipamento, que foi inaugurado no último dia 20 de novembro, tem capacidade para realizar mais de 100 exames por dia, e em funcionamento total, chegará a três mil exames por mês.

“O tomógrafo chegou para melhorar a estrutura da rede pública de Saúde e oferecer um atendimento com mais qualidade aos petropolitanos que utilizam a rede SUS. Foram muitos os desafios para conseguirmos inaugurar este equipamento. Temos trabalhado para melhorar a infraestrutura da rede de Saúde da cidade desde o início do governo. Os treinamentos da equipe e os testes realizados mostraram que o tomógrafo está 100%”, destaca o governo interino.

O aparelho chegou ao hospital em 2020. Para entrar em funcionamento, foram necessárias adequações no espaço. As obras foram retomadas pela atual gestão e realizadas em parceria com a UNIFASE/FMP. A equipe de trabalho do aparelho de tomografia computadorizada conta com 16 pessoas, sendo sete técnicos, sete médicos, um supervisor e um coordenador médico.

O secretário de Saúde ressaltou os obstáculos vencidos para a entrega do equipamento. “Enfrentamos a pandemia, com toda sua complexidade, mas, não deixamos de pensar no funcionamento da rede também para pacientes com outros problemas de saúde. Nos últimos 11 meses, fizemos importantes mudanças no HMNSE, como a reforma da cozinha e a inauguração do equipamento de densitometria no Centro Municipal de Ortopedia, onde também iniciamos os tratamentos de viscossuplementação, que estão melhorando a vida dos pacientes com artrose”, disse ele, lembrando que, atualmente, também está em andamento a reforma do setor de psiquiatria.

“Agradeço a equipe do hospital pela recepção e cuidado com o meu filho. Fomos muito bem acolhidos. Estão todos de parabéns pelo atendimento. Fico até emocionado. Meu filho está passando por uma situação tão delicada, e eles estão nos atendendo da melhor forma”, disse o empresário Bruno Martins, que teve o exame do filho realizado pela equipe do HMNSE.

O governo interino e o secretário de Saúde também vistoriaram a cozinha e o refeitório do HMNSE. O local, que passou por obras de reforma, foi inaugurado pelo governo municipal em julho. Os espaços receberam novo piso, paredes ganharam pintura nova, vidros e janelas foram trocados e receberam novas telas. Uma nova iluminação também foi instalada. A entrada do refeitório também ganhou uma rampa, para melhorar as condições de acessibilidade. O local onde por mês são preparadas 8.400 refeições, não recebia melhorias significativas há mais de 10 anos.

Vacinação será realizada em 11 regiões de Petrópolis

A prefeitura de Petrópolis encerra neste sábado (04) a campanha de vacinação antirrábica animal. A aplicação será realizada em onze regiões da cidade, em locais fixos e postos volantes. Até o momento foram vacinados 26.194 animais em Petrópolis, sendo 20.113 cães e 6.081 gatos. A campanha é realizada por meio da coordenadoria de Vigilância Ambiental do Departamento de Vigilância e Saúde.

"Foram realizadas etapas em todas as regiões da cidade. Neste sábado estaremos aplicando as vacinas no Itamarati, Cascatinha, Estrada da Saudade, Provisória, Floresta, 24 de Maio, Independência, Caxambu, Morin, Alto da Serra e, também, no Centro da cidade. A vacina é a única forma de prevenir a doença e manter os animais saudáveis”, destaca o governo interino.

A Coordenadoria de Vigilância Ambiental do Departamento de Vigilância em Saúde destaca que, para a vacinação, os cães e gatos devem ter a partir de quatro meses de idade. Pets conduzidos por crianças, debilitados, com diarreia ou vômito não serão vacinados. A responsabilidade de deslocamento do animal é do tutor. É obrigatório o transporte de gatos em bolsas pet ou caixas. Os cães devem estar com coleira e guia e os animais bravos usando, também, focinheira.

A coordenadora da Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde destaca a importância da vacinação. "É uma doença infecciosa viral aguda que causa grande preocupação, já que acomete mamíferos e pode ser transmitida para humanos. Portanto, é importante vacinar seu pet anualmente".

Responsáveis ou tutores com mais de cinco animais na mesma residência com dificuldade de mobilidade devem comparecer ao ponto de vacinação com antecedência para que seja avaliada a possibilidade da vacinação dos animais em domicílio. No local é necessário a apresentação de documento de identidade, CPF e comprovante de residência. A vacinação em domicílio é feita até às 14h.

Confira os locais e horários de vacinação antirrábica animal deste sábado:

E.M. Jorge Amado - Estrada da Saudade | 9h às 17h

EMEI Paula Saldanha – Estrada da Saudade | 9h às 17h

EM Fábrica do Saber – Estrada da Saudade | 9h às 17h

Sad Cascatinha – Cascatinha| 9h às 17h

Centro de Saúde - Itamarati | 9h às 17h

Garagem do Sr. Adão Hilário Alcobacinha| 9h às 12h30

E. P. São Francisco de Assis - Bela Vista | 13h30 às 17h

Bairro Esperança - Provisória | 9h às 12:30h

E.M. Duque de Caxias - Provisória | 13h30 às 17h

E. M. Prfº Joaquim Deist - Floresta | 9h às 17h

E.M. Clemente Fernandes – 24 de Maio | 9h às 17h

Centro de Saúde Coletiva - Centro | 9h às 17h

E.M Senador Mário Martins - Caxambu | 9h às 17h

E.P. Nossa Senhora da Glória - Morin | 9h às 17h

E. M. Vereador José Fernandes – Alto da Serra | 9h às 17h

UBS Independência | 9h às 17h

Rua O - Independência | 9h30 às 11h

Igreja Joana D'arc - Taquara | 14h às 16h

Sexta, 03 Dezembro 2021 11:10

02.12.21 - Boletim Epidemiológico

A taxa de ocupação de leitos para pacientes com covid-19 no Sistema Único de Saúde, nesta quinta-feira (02.12), está em zero para leito clínico e 4,55% para leitos de UTI na rede pública. Levando em conta toda a rede de saúde da cidade, somando hospitais públicos e privados, são três pacientes internados em leitos de UTI. Um óbito foi confirmado nesta quinta e teve os dados inseridos na base de dados da prefeitura.

Até agora, foram realizados no município 210.974 testes para Covid-19, com 50.243 resultados positivos e 160.461 negativos (levando em consideração testes rápidos e swab).
A Secretaria de Saúde esclarece que o número de óbitos, em 1.557, é atualizado nos boletins apenas após o registro do atestado de óbito e do resultado do exame do paciente no sistema da Vigilância Epidemiológica, o que é feito por equipe administrativa. Trata-se de medida de segurança para evitar erro na informação divulgada pela Secretaria de Saúde. É possível acompanhar a evolução dos casos no portal da transparência do coronavírus, no site da Prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br).

Óbito:

1 – Homem, 74 anos, morador do Alto da Serra. Paciente internado em 17.11.21 na UPA Cascatinha. Óbito registrado em 30.11.21 no HNSA. Paciente com pneumopatia crônica e doença cardiovascular crônica

Outro destaque, árvore instalada no Sesc Quitandinha será acesa na sexta-feira

A Casa do Papai Noel – montada em um imóvel anexo ao Palácio Sérgio Fadel, onde funciona a Prefeitura de Petrópolis – será aberta ao público nesta sexta-feira (3), às 16h, com a chegada do “Bom Velhinho”. Ele permanece no local até às 21h, horário de fechamento da casa. Outra atração bastante aguardada pelo público, o Túnel de Luz, instalado na Rua 16 de Março, será aceso pela primeira vez no sábado (4) após a solenidade de abertura, marcada para às 19h. A partir desta data, serão realizados espetáculos diários de 30 em 30 minutos, sempre das 19h até às 21h. Toda a programação do Natal Imperial 2021 é gratuita.

Outro destaque no fim de semana será a árvore do Sesc Quitandinha, que será acesa às 19h de sexta-feira, simultaneamente às árvores das outras cidades que recebem o Natal Sesc RJ. Os demais pontos que receberão iluminação especial e que serão acessos nesta sexta são pórticos do Quitandinha e do Bingen, Senac Petrópolis, Praça Dom Pedro, CEFET, além das ruas Teresa e 16 de março.

Também na sexta, na Praça da Liberdade, às 18h, acontece o show de acendimento das luzes. Às 20h será a vez do cantor Tibi se apresentar no mesmo local. Na Casa do Papai Noel, Patrícia Scagliusi apresenta o Natal Musical às 19h. Na Praça Visconde de Mauá, a atração será a banda Tokaia às 20h. A soprano Anna Hannickel se apresenta com o barítono Rafael Siano e o pianista Claudio D'Avila, às 18h30, no Cineteatro do Museu Imperial, com um repertório de árias de ópera, operetas e canções natalinas.

O Natal Imperial 2021, que terá início hoje, terá 39 dias com mais de 400 horas de atividades. São mais de 300 atrações e mil artistas em cena, em 18 locais diferentes, incluindo o Centro e os distritos. Será possível prestigiar 12 concertos de orquestras, 15 apresentações de corais e, ainda, concertos e recitais no Museu Imperial. Juntos, o Natal Imperial e Natal Sesc vão gerar mais 900 empregos diretos e indiretos, movimentando mais de R$ 200 milhões na economia da cidade.

A Prefeitura de Petrópolis entregou nesta quinta-feira (02/12) 144 novos cartões do programa “Cartão Imperial” para famílias petropolitanas. A ação, promovida pela Secretaria de Assistência Social, ocorreu no Clube Petropolitano e teve como objetivo dar continuidade ao fortalecimento ao programa de Segurança Alimentar e Nutricional do município. Desde o início do ano, 282 novos cartões foram entregues. Atualmente, cerca de 4 mil famílias petropolitanas recebem o benefício.

O cartão é recarregado mensalmente com o valor de R$ 70. “O objetivo é o dar auxílio a famílias em situação de vulnerabilidade social e insegurança nutricional. Faz diferença. Sabemos o quanto é importante esse suporte para aqueles que estão precisando”, afirmou o governo interino.

O cartão é destinado para a compra de alimentos, que podem ser adquiridos em mais de 170 estabelecimentos comerciais da cidade. O subsídio também é direcionado às famílias que possuem integrantes com deficiência ou portadores de doenças crônicas. Esses devem apresentar laudo ou comprovante de acompanhamento médico para ter acesso ao benefício. Para ser incluída no programa, a família deve estar registrada no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).

“A Secretaria de Assistência Social mantém um acompanhamento de todos os trâmites do programa. As pessoas que tiverem dúvidas ou quiserem informações podem procurar auxílio em dos nove CRAS do município. Agradeço ao governo interino pelo apoio e à equipe da Secretaria de Assistência Social pelo empenho”, afirma o secretário de Assistência Social.

“Sabemos que para muitas pessoas a situação não está fácil e o programa realmente ajuda. Parabéns à prefeitura pela iniciativa”, afirmou o vereador Júnior Coruja.

Paloma Leite é mãe de Gabriel de um ano e oito meses. “Não estou trabalhando e realmente o cartão chegou em boa hora. Vai ajudar mesmo. Estou grata”.

Monalisa Gomes, mãe de cinco filhos, explicou que recebeu todas as informações sobre o cartão através do Programa Criança Feliz. “Tenho todo o suporte e foi através dessa ajuda que consegui a inscrição. Vai ajudar. Tenho as crianças e toda ajuda faz diferença”.

Para verificaras regras do programa e solicitar a inclusão, as pessoas devem procurar a Secretaria de Assistência Social ou um dos nove CRAS em funcionamento na cidade, apresentar documento de Identidade e CPF, comprovante de residência, carteira de trabalho ou comprovante de renda, certidão de nascimento dos filhos menores, comprovante de escolaridade e carteira de vacinação dos menores de 10 anos. A lista com o endereço dos CRAS pode ser acessada no endereço eletrônico: https://petropolis.rj.gov.br/pmp/index.php/cras-centro-de-referencia-de-assistencia-social.html

Série de apresentações clássicas começa nesta sexta-feira no Cineteatro do Museu Imperial. Toda a programação é gratuita

O Cineteatro do Museu Imperial abrirá, nesta sexta-feira, às 18h30m, a série de Concertos Clássicos do Natal Imperial com a soprano petropolitana Anna Hannickel - uma das mais belas vozes do cenário lírico brasileiro – que vai dividir o palco com o barítono Rafael Siano e o pianista Claudio D'Avila, apresentando árias de ópera, operetas e canções natalinas. A entrada é franca e as senhas serão distribuídas 1 hora antes.

A série acontece sempre às sextas-feiras e sábados às 18h30m, com uma importante programação interpretada por renomados instrumentistas e cantores, apresentando vários estilos musicais, desde antigo até contemporâneo, passando por formações originais e pouco usuais.

"Esperamos que todos, moradores e turistas, se lembrem do verdadeiro espírito do Natal e aproveitem esta programação, que é resultado do trabalho de muitas mãos”, disse o governo interino.
 
O Natal Imperial promete repetir o sucesso das edições anteriores atraindo um grande público local e de turistas, que serão contemplados com espetáculos da mais alta qualidade e de diferentes gêneros musicais. “A programação de concertos, recitais, corais e orquestras somam 38 atrações e tem como objetivo a valorização dos artistas petropolitanos com o intuito de ajudar a cidade a recuperar e estimular e volta revigorada da cultura e das artes”, declara Myrian Daueslberg, Presidente da Dellarte.

Além do Museu Imperial, a música clássica será estendida para outros locais. A Praça da Liberdade vai receber neste domingo, dia 5, a partir das 14, o “Concerto de Natal do Coral da UCP” e “Natal Através do Tempo”, com Lyra Voncantem. No sábado, dia 11, às 14, será a vez da Orquestra Instituto Levando Música e “Concerto da Orquestra Sinfônica Brasileira – Octeto de Cordas”, a partir das 20h. Serão ao todo 14 apresentações no local, fechando em grande estilo com o “Concerto de Natal da Big Band – PIB Petrópolis” no dia 8, às 20h.

Já as escadarias do Palácio Amarelo, na Praça da Águia, vão receber no sábado, dia 11, Os Canarinhos de Petrópolis com “Natal pelo Mundo”, atração que irá se repetir no domingo, dia 12 e na sexta-feira, sábado e domingo, dias 17 e 18 e 19, sempre às 20h. 

O “Concerto de Natal do Coral da UCP” abre a programação dos distritos neste sábado, dia 4, às 17h, no Céu da Posse. Já o “Concerto de Natal do Coral Madrigal” será neste domingo, dia 5, na Igreja de Santo Agostinho, em Nogueira. E a Igreja Nossa Senhora de Lourdes, em Araras, apresentará no sábado, dia 12, o “Concerto de Natal dos Corais” Nossa Senhora de Lourdes, Coral Pró-Tempore e Coral Madrigal Werneck, em uma demonstração do talento musical da região serrana.

O Natal Imperial será aberto no dia 2 de dezembro e tem programação até 9 de janeiro. É realizado pela Prefeitura, o Governo do Estado (por meio da Lei de Incentivo à Cultura), a Dellarte e a CLARO (patrocinadora oficial do Natal Imperial 2021) e pela primeira vez é resultado direto da união de esforços entre poder público, iniciativa privada e o terceiro setor.

 Serão 39 dias de evento e mais de 400 horas de atividades. São mais de 300 atrações e mil artistas em cena, em 18 locais diferentes, incluindo o Centro e os distritos. Será possível prestigiar 12 concertos de orquestras, 15 apresentações de corais e, ainda, concertos e recitais no Museu Imperial. Juntos, o Natal Imperial e Natal Sesc vão gerar mais 900 empregos diretos e indiretos, movimentando mais de R$ 200 milhões na economia da cidade.

A programação completa já está disponível no site oficial do evento (www.natalimperial.com.br). 

NATAL IMPERIAL

CONCERTOS CLÁSSICOS

SERVIÇO

Museu Imperial  - Rua da Imperatriz, 220 - Centro, Petrópolis

03/12/2021 - sexta-feira às 18h30

Anna Hannickel, soprano, Rafael Siano, barítono e Claudio D'Avila, piano

Árias de ópera, operetas e canções natalinas

04/12/2021 - sábado às 18h30

Trio 3 por 8

Pedro Hasselman de Novaes – Flautas doces, viela de arco medieval, rebab, gaita de foles, viola da gamba, crumhorn e whistles. 

Eduardo Antonello – cravo, viola da gamba, crumhorn e viela de roda.

Roger Lagr – violino barroco, violoncelo da spalla, crumhorn e cravo.

Música medieval, com instrumentos de época.

10/12/2021 - sexta-feira às 18h30

Duo Querubim 

Camila Marliere, voz 

Tibor Fittel, acordeon

Voz e acordeon, com repertório de árias de ópera e canções brasileiras

11/12/2021 - sábado às 18h30

Trio Gavotte 

Mateus Ceccato, violoncelo

Marco Catto, viola

Priscila Rato, violino

Trio de cordas em um repertório de Bach e Beethoven

17/12/2021 - sexta-feira às 18h30

Trio Aquarius

Ricardo Santoro, violoncelo

Ricardo Amado, violino

Flávio Augusto, piano

Trio com 30 anos de trajetória, o premiado Trio Aquarius promete um passeio da Rússia até Buenos Aires

18/12/2021 - sexta-feira às 18h30

Daniel Burlet, piano

Com 18 prêmios internacionais, o pianista petropolitano Daniel Burlet, no programa, obras de Liszt, Oswald e Villa-Lobos em um programa de grande virtuosismo.

Casa de Petrópolis

Av. Ipiranga, 716 - Centro, Petrópolis

Entrada Franca

09/01/2021 - domingo ao Meio Dia

Daniel Guedes, violino e Patricia Glatzl, piano

Obras de Brahms e outros

Distribuição de senhas 1h antes do início de cada concerto no local

Ingressos limitados

Informações, pelo site http://www.natalimperial.com.br e através do Disk-Turismo: 0800 024 1516

Campanha de Solidariedade

Agradecemos a doação de 1kg de alimento não perecível.

O Natal Imperial 2021, que começa hoje (2), terá espaço especial para as atividades físicas. Na Praça da Liberdade, a Prefeitura vai disponibilizar um professor de Educação Física nos fins de semana para "aulões" do Agita Petrópolis, a partir de 11h. No dia 19, de 9h às 12h, no Parque Municipal, em Itaipava, será realizado o evento de encerramento do programa, que volta a funcionar a partir de 17 de janeiro. Além disso, na programação do Natal Sesc RJ, serão realizadas atividades como o futmesa, chute a gol inflável e a recreação esportiva.

"Como profissional de Educação Física, sei da importância da prática esportiva. É a promoção da saúde e mais qualidade de vida. Preparamos essas atividades especiais com os profissionais do Agita Petrópolis para a programação do Natal Imperial com o objetivo de incentivar ainda mais a prática esportiva no nosso município", destacou o governo interino.

Nos dias 4, 5, 11, 12 e 18 de dezembro serão realizados os "aulões" do Agita Petrópolis dentro da programação do Natal Imperial. As atividades acontecem na Praça da Liberdade às 11h. Segundo o secretário de Esportes, Promoção da Saúde, Juventude, Idoso e Lazer (SEPJIL), o objetivo do governo é promover saúde, lazer e bem-estar. "A pandemia deixou muito evidente a importância da prática esportiva. Quem estiver pela Praça da Liberdade será convidado a participar do aulão. Ressalto que todas as atividades serão realizadas por profissionais de Educação Física, garantindo qualidade e segurança no atendimento aos petropolitanos e turistas", disse.

No dia 19 de dezembro, no Parque Municipal, em Itaipava, acontece o evento de encerramento do Agita Petrópolis em 2021. As atividades serão realizadas de 9h as 12h. As aulas do Agita retornam a partir de 17 de janeiro de 2022. O programa acontece regularmente em 22 locais e todas as comunidades estão convidados para participar deste encerramento.

Dentro da programação do Natal Sesc RJ, também no Parque Municipal, uma série de atividades está disponível para o público, como high jump, kart a pedal, recreação esportiva, futmesa e o chute a gol inflável. Todas elas funcionam de segunda até sexta-feira, das 10h às 16h. Elas se repetem no sábado e no domingo, quando também será possível participar de uma oficina de hóquei.

Circuito de Lazer da Barão

Em virtude da programação de Natal, o Circuito de Lazer só vai funcionar na Avenida Barão do Rio Branco - ou seja, sem a rua 13 de Maio e Avenida Ipiranga, e em horário reduzido: de 7h às 12h. A extensão do circuito e o horário normal da atividade voltam a funcionar após o término do Natal Imperial 2021.

As equipes de enfermagem, sob coordenação do departamento de Vigilância em Saúde, deram sequência na quarta-feira (1°/12) a vacinação contra a covid-19. Durante todo o dia, 1.378 pessoas foram vacinadas na cidade. Destas 77 receberam a primeira dose, 1.032 receberam a segunda dose e 269 receberam a dose de reforço. Até o momento 239.010 pessoas receberam a primeira dose, 206.507 receberam a segunda dose, 6.805 receberam a dose única e 31.460 pessoas maiores de 18 anos, além de idosos institucionalizados e acamados, idosos maiores de 60 anos, pacientes imunossuprimidos e trabalhadores da Saúde receberam a dose de reforço do imunizante. Por conta da logística de informações para fechamento dos dados o boletim da vacinação passou a ser divulgado na parte da manhã.

Nos pontos de imunização as equipes aplicaram a vacina em 23 idosos, sendo um com a primeira dose e 22 com a segunda. A dose de reforço foi aplicada em 143 idosos, 43 pessoas maiores de 18 anos, oito pacientes com comorbidades e 75 trabalhadores da Saúde.

A primeira dose da vacina foi aplicada ainda em 48 pessoas com idade entre 18 e 59 anos sem comorbidade. Na faixa etária abaixo de 59 anos, 547 pessoas também receberam a segunda dose. Também foram vacinados 489 adolescentes sem comorbidades, sendo 27 com a primeira dose e 462 com a segunda dose.
Equipes vacinaram duas gestantes, sendo uma com a primeira dose e um com a a segunda.

Em caso de dúvidas é possível utilizar o Whatsapp da Saúde - assistente virtual que fornece informações sobre a vacinação, locais de atendimento a pacientes com sintomas da doença e boletins. O atendimento está disponível pelo número (24) 9.9200-1428.

Praça de Corrêas recebeu a primeira ação nessa quarta-feira (01)

No mês que chama a atenção para a prevenção e diagnóstico precoce do HIV e do tratamento contra a Aids, a Prefeitura de Petrópolis realiza uma programação presencial com orientações e testagem para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). A Praça de Corrêas recebeu a primeira ação do Fique Sabendo Itinerante nessa quarta-feira (01), na data em que é comemorado o Dia Mundial de Combate à Aids. Outras duas ações ainda serão realizadas em dois locais da cidade, na campanha do Dezembro Vermelho.

O governo interino lembra que todas as unidades de saúde de Petrópolis realizam a testagem contra as doenças. “O dia mundial de combate a aids é uma data para lembrar da importância de fazer o teste para a doença. Todos os postos de saúde e UBS de Petrópolis realizam a testagem contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis. Procure a unidade de saúde mais próxima de você”.

O primeiro local a receber a ação do Fique Sabendo Itinerante foi a Praça de Corrêas, nessa quarta-feira (01). Além de testagem para as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), orientações sobre IST e Aids, o Ônibus Lilás esteve no local com atendimento para as mulheres com psicólogo, assistente social e advogada. A coordenadora do Centro de Referência em Atendimento à Mulher (Cram), lembra que a ação de hoje faz parte da programação dos “16 Dias de Ativismo pelo fim da Violência Contra as Mulheres”.

“Começamos no dia 25 de novembro e vamos terminar em 10 de dezembro. Nós que lutamos tanto pela saúde e pelos direitos das mulheres não poderíamos deixar de estar presente com o Ônibus Lilás”, destacou a coordenadora.

Ao todo, 67 pessoas foram testadas na Praça de Corrêas nesta quarta-feira (01). O aposentado Antônio Carlos, de 68 anos, contou que nunca tinha realizado os testes para as IST. “Fiquei curioso com a ação aqui na Praça de Corrêas. Parabenizo a Prefeitura pela ação e campanha. É muito importante esse cuidado com a saúde da população”.

No dia 4, a equipe do PSF 24 de Maio realizará atendimentos do Fique Sabendo Itinerante na quadra da Escola Municipal Clemente Fernandes, das 9h às 16 horas. A programação será encerrada na Praça da Inconfidência no dia 10 de dezembro, das 19h às 23 horas.

O secretário de Saúde esteve presente na Praça de Corrêas e ressaltou que o tratamento para o HIV é oferecido na rede de saúde do município. “No Brasil cerca de um milhão de pessoas vivem com o HIV. Desse número, 10% não sabem que estão positivos para a doença. O HIV possui tratamento e medicação, que também é oferecida pela rede de saúde”, disse ele, lembrando que a Área Técnica de IST/Aids e Hepatites B e C de Petrópolis realiza a testagem de segunda a sexta-feira. O local funciona na Rua Paulino Afonso, nº455, no Centro (ao lado do HMNSE). Na segunda, terça, quarta e sexta-feira o atendimento é das 8h às 16h30. Na quinta- feira o horário de funcionamento é das 8h às 19h30.

Dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados

Com saldo de 417 empregos em outubro (considerando admissões e demissões), o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Previdência, mostra que, pelo quinto mês consecutivo, quase todos os setores da economia petropolitana tiveram saldo positivo. Desde janeiro, a cidade contabiliza 2.452 novas contratações.

“A recuperação da economia está ligada diretamente ao avanço da vacinação eficiente do município. O final de ano também vai aquecer o mercado e melhorar ainda mais esses números. Temos uma perspectiva positiva, trabalhando para atrair novos investimentos para alcançar o índice de geração de emprego melhor do que o período anterior a pandemia”, afirma o governo interino.

O secretário de Desenvolvimento Econômico detalha que os números são positivos e que as previsões anteriores, de um crescimento continuo e sustentável, estão se confirmando. “Em uma perspectiva, colocando todos os entraves resultantes da pandemia, a economia da cidade deu um sinal claro de recuperação. Existe uma forte tendência que haja uma melhora maior com a aproximação do final do ano, com as contratações para o Natal”.

De acordo com os números do Caged, o setor que mais criou vagas em outubro foi o de comércio, com 206 novas oportunidades criadas, uma variação de 1,23%. Em seguida, indústria, com mais 153 contratações, uma variação de 1,43%; já o setor de serviços foram 77 novos postos, uma variação positiva de 0,26%.

“É uma informação importante que mostra uma perspectiva positiva para os empresários da cidade, sobretudo nessa época de final de ano, quando há uma tendência no aumento do número de vagas, principalmente no setor de comércio”, confirma o secretário de Desenvolvimento Econômico.

Saldo positivo de 2.452 vagas desde janeiro deste ano

Contabilizando desde janeiro de 2021, o saldo positivo é de 2.452 novas contratações. A área de serviços se destaca, com a geração de 950 vagas, (variação de 3,27%); comércio - 712 novos postos (variação de 4,40%). Construção, com 299 postos (com o maior índice de variação positiva, 17,31%) e Agropecuária com 13 vagas (variação de 3,19%).

“Esses números demonstram que Petrópolis está realizando um trabalho em prol da recuperação econômica, oferecendo subsídios e facilidades, como a nova Lei de Incentivos Fiscais, para que mais negócios possam se estabelecer no município e gerem novas vagas de trabalho para os petropolitanos”, completa o secretário de Desenvolvimento Econômico.

Trecho que vai do número 112 até o 1.164 (na altura da antiga Moageira) terá estacionamento rotativo nos dias 4, 5, 11, 12, 18 e 19. Objetivo é ampliar a oferta de vagas de maneira organizada no período do Natal.

Parte da pista sentido Retiro da Barão do Rio Branco terá estacionamento rotativo durante seis dias, aos sábados e domingos, no mês de dezembro. A medida, temporária, tem como objetivo ampliar a oferta de vagas de estacionamento de maneira organizada no período do Natal. O estacionamento será implantado no trecho que vai do número 112 até o 1.164 (na altura da antiga Moageira) e vai funcionar aos sábados das 8h às 22h e aos domingos de 12h às 22h. O primeiro dia de alteração será o próximo sábado (4).

A mudança na Avenida Barão do Rio Branco faz parte de uma plano elaborado pela Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes - CPTrans, em função do aumento do número de veículos que o Centro Histórico passa a receber com o Natal, o que exige uma maior oferta de vagas para atender o público e minimizar os impactos no trânsito.

“Essa alternativa já foi executada em outras festividades em anos anteriores como o próprio Natal Imperial e a Bauernfest. Ela se faz necessária porque impacta diretamente na questão da mobilidade urbana, já que a procura por vagas de estacionamento gera aumenta o tempo de deslocamento nas principais ruas do centro da cidade”, esclarece o diretor-presidente da CPTrans, lembrando que, nestas datas, a ciclofaixa não vai funcionar no trecho demarcado como estacionamento.

O circuito de lazer, durante o período do Natal Imperial, será mantido apenas na Avenida Barão do Rio Branco (ou seja, sem a rua 13 de Maio e Avenida Ipiranga), sempre aos domingos, das 7h às 12h. Com o encerramento do circuito, ao meio dia, passa a vigorar o estacionamento rotativo no trecho demarcado. “O objetivo é que as medidas tenham o menor impacto possível para os diferentes modais. Vamos reforçar a sinalização no trecho e colocar agentes de trânsito para orientar no trecho”, destaca o diretor-presidente da CPTrans.

Mudanças no rotativo

Durante o mês de dezembro, 33 ruas do Centro Histórico e do bairro Quitandinha, que recebem ou estão próximas das áreas onde acontece a programação dos eventos do Natal Imperial, terão o estacionamento rotativo reorganizado. Na maioria delas, o estacionamento, que se encerra às 19h, passa a funcionar até às 22h, a partir das quartas-feiras, em algumas dessas ruas.

Na Avenida Koeler, por exemplo, que dá acesso à praça da Liberdade, um dos locais que recebem as luzes e eventos do Natal Imperial, o rotativo será operado de quarta-feira a domingo, de 8h às 22h, na pista sentido Catedral. Já no sentido oposto, também ocorrerá o estacionamento regulamentado a partir das sexta-feiras, de 18h às 22h e sábados e domingos, de 8h às 22h. Outras vias importantes do Centro Histórico, como a avenida Tiradentes (nos dois sentidos), a rua Imperatriz, a rua Marechal Deodoro e a rua General Osório também contarão com extensão do horário e dias de funcionamento do estacionamento rotativo.

No Quitandinha, também acontecem mudanças na área do acesso ao parque Cremerie, na estrada da Independência, nas duas pistas da rua Joaquim Rolla e na rua República da Argentina. A mudança entra em vigor já nesta quarta-feira (1).

Desde o último sábado (27), o estacionamento no Hortomercado Municipal, em Itaipava, também passou a contar com funcionamento de estacionamento rotativo. Há garantia, no entanto, de uma hora gratuita para os compradores do espaço. Nesta quarta-feira (1) a medida foi aplicada na área do entorno do Sesc Quitandinha e do Parque Cremerie.

O trabalho da equipe de arqueologia desvendou mais de duas mil peças, ligadas ao passado do palácio. Hoje, os arqueólogos buscam mapear a localização original do cruzeiro.

O governo interino anunciou o início, nesta quinta-feira (2), de uma nova etapa nas obras do Palácio de Cristal. Sob a supervisão de arqueólogos, as equipes da empresa que executa as intervenções no espaço vão avançar com o trabalho para a instalação da rede subterrânea de cabos e de tubulações. Com autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Iphan, o serviço será feito nas áreas onde o trabalho de arqueologia já foi concluído.

“Este é mais um passo importante. O trabalho de arqueologia que foi determinado pelo Iphan segue em andamento, mas conseguimos autorização para avançarmos, paralelamente, com as demais intervenções do projeto. Tudo será feito com o acompanhamento da equipe de arqueologia. Estamos trabalhando muito para, o quanto antes, concluirmos e reabrirmos o Palácio à visitação”, afirmou o governo interino.

A reforma do Palácio de Cristal foi iniciada em 2019 e interrompida, no ano seguinte, pelo Iphan, que identificou a existência de material com potencial valor histórico, durante as escavações realizadas para a obra. Em 2021, a atual gestão da Prefeitura atendeu às exigências do órgão federal e retomou os trabalhos. “Enquanto arqueólogos vieram executando as escavações de pesquisa, tivemos a reforma dos banheiros, assim como a instalação de um novo piso na entrada, substituindo o saibro. Agora, as escavações para a instalação da rede elétrica e de esgoto serão iniciadas, com o monitoramento dos arqueólogos, para que isso não interfira no trabalho de levantamento histórico, que vem sendo realizado desde maio”, informa o secretário de Obras, que esteve hoje (1) no Palácio, em reunião com o gerente de obras da Engeprat, Cláudio Mills de Carvalho. “As próximas ações previstas são a instalação de um novo passeio, com piso tátil”.

O município também vai fazer melhorias no próprio palácio após a conclusão dos trabalhos na área externa.

Busca pela localização original do cruzeiro

O trabalho arqueológico no jardim do Palácio de Cristal vem buscando desvendar a história menos visível do espaço. Examinando os vestígios que estão além do que revela a estrutura imponente, pré-fabricada na França, na cidade de Arras, como encomenda às oficinas da Société Anonyme de Saint-Sauveur, de inspiração no Crystal Palace de Londres. Desde maio, mais de duas mil peças, entre pedaços de louças inglesas usadas pela elite do século XIX e de stoneware, foram encontradas. Algumas já estão expostas na entrada do que hoje é um ponto turístico. A maior parte, no entanto, foi encaminhada para análise em laboratório no sul Fluminense.

Desde setembro, os arqueólogos passaram a investigar um outro mistério ligado ao espaço. Nas fotos e gravuras do passado, havia um cruzeiro, que hoje está em um local diferente. “Esse cruzeiro ficava na frente do palácio, pelo que mostram as fotos do início do século passado. Aproximadamente, a cinco metros de distância. Reproduzimos a mesma foto, que foi tirada a partir do que hoje é a entrada do espaço, e conseguimos, com um trabalho de sobreposição de imagem e mapeamento a laser, identificar o provável ponto onde ele ficava”, revela Giovani Scaramella, diretor da empresa Grifo Arqueologia.

Já a gravura feita pelo artista Otto Reimarus, em 1854, a partir do palácio, em direção à rua Alfredo Pachá (onde se dá o acesso atual ao ponto turístico), revela outra hipótese a ser investigada: a de que o cruzeiro, antes mesmo da existência do Palácio de Cristal, era um ponto de adoração de fiés católicos, que vieram para a cidade a partir da colonização alemã. “Na análise é possível perceber que há uma espécie de oratório. Em volta, uma cerca. E, à frente, a imagem de uma pessoa com os braços erguidos. Nas nossas pesquisas, especialmente voltadas para os hábitos religiosos do povo alemão, que migrou para a cidade neste período, chegamos às Flurkreuz (cruz de piso, no alemão). Elas eram comumente instaladas em países da Europa como a Alemanha, em caminhos de peregrinação de fiés católicos. Antes do Palácio de Cristal já existia o uso social desse espaço. A Praça da Confluência, que ficava no lugar onde se encontravam os rios Quitandinha e Piabanha, surgiu em 1846 e a primeira notícia de uma atividade oficial na praça foi uma missa em homenagem à vinda dos colonos alemães. Em 1846, pelas pesquisas de historiadores locais, identificamos a possibilidade de existência de três cruzes como esta. A segunda, próxima à catedral São Pedro de Alcântara e uma terceira, cuja localização não foi identificada”, contextualiza a historiadora e educadora patrimonial da Grifo, Roselene Martins.

A historiadora ainda lembra que só a partir de 1870 o espaço começou a receber as primeiras exposições de hortícolas, como frutas, legumes, plantas e flores. “Era como se fosse uma feira de elite”, ressalta. “Essas exposições, que ocorriam uma vez por ano, faziam tanto sucesso que, a partir da ideia de Pedro II de um espaço permanente para elas, o Conde d’Eu, marido da Princesa Isabel e presidente da Sociedade Agrícola de Petrópolis, inspirado no Crystal Palace de Londres, encomendou o palácio pré-fabricado, que representa um momento em que a monarquia estava se mostrando atual para o século XIX. Trazer esse prédio de vidro e ferro inspirado nos ingleses, que eram o suprassumo da revolução industrial, simbolizava uma monarquia moderna, o que deveria ser a marca do Segundo Reinado”, afirma Roselene, que lembra que o palácio só foi inaugurado em 1884. “Há nesse espaço uma história a ser resgatada que é anterior ao palácio”.

Desde o dia 28 de setembro, uma nova demarcação de escavações foi feita na frente do Palácio de Cristal. Depois que a primeira etapa do trabalho concluiu o peneiramento dos 324 metros de trincheiras no aterro que compõe o jardim, os arqueólogos passaram a buscar evidências da estrutura original do espaço. Entre elas, a base do cruzeiro que já havia sido identificada nas fotos do século XX. “Foi traçada a demarcação para a nova trincheira. Esta com um metro de largura, um metro e meio de profundidade e 25 metros de comprimento. É um trabalho mais minucioso, para buscar a história em camadas anteriores à construção e utilização desse espaço nos séculos passados”, revela o diretor da empresa de arqueologia que informa que já é possível identificar vestígios de uma pavimentação anterior ao palácio. “Há pedras que são diferentes do padrão que encontramos nas outras escavações que podem ter sido parte do que era o caminho de acesso ao cruzeiro”.

Os técnicos identificaram ainda o ponto onde possivelmente estava instalado o cruzeiro. “Tanto o mês de outubro, quanto o início de novembro, dificultaram o trabalho porque trouxeram dias muito chuvosos. Mas, já conseguimos dar andamento às escavações no ponto demarcado onde estaria o cruzeiro. Encontramos uma espécie de sapata, uma estrutura de sustentação. Além disso, até agora, identificamos nove diferentes camadas de sedimentação de aterros no espaço. O próprio palácio foi construído em cima de um aterro de 40cm, elevado ainda por uma base de também 40cm. O que mostra que havia uma preocupação com as inundações que a praça da Confluência sofria no passado”, informa o mestre em arqueologia Kedma Gomes, que veio de Lisboa e coordena desde maio os trabalhos no Palácio de Cristal.

Pessoas que receberam a primeira dose da vacina Pfizer/BioNTec até o dia 30 de outubro podem concluir o esquema vacinal com a antecipação da segunda dose a partir desta quinta-feira (02.12). Até a última terça-feira (30) Petrópolis tinha 212.280 pessoas maiores de 12 anos que concluíram o esquema de vacinação com as duas doses ou dose única da vacina contra a covid-19. A antecipação do imunizante segue as orientações do Ministério da Saúde que, em novembro, reduziu o intervalo entre a primeira e segunda dose da vacina para 21 dias.
“A antecipação para este grupo vem somar às demais ações da Secretaria de Saúde para acelerar a imunização dos petropolitanos. A meta é garantir, o quanto antes, o maior número possível de pessoas protegidas”, afirma o governo interino.

Desde o anúncio do Ministério da Saúde, todas as pessoas que estão comparecendo aos postos para receber a primeira dose estão tendo o retorno agendado para 21 dias, conforme estabelecem as notas técnicas do Ministério com as novas regras para distribuição das vacinas. “Aqueles que receberam a vacina antes, devem estar atentos aos prazos anunciados pela Secretaria de Saúde, pois, novas datas estão sendo divulgadas”, destaca o secretário de Saúde.
 
A liberação de datas segue um planejamento feito pela Divisão de Imunização da Vigilância em Saúde do município. “Este planejamento está sendo feito para que a vacinação siga de forma organizada. Importante lembrarmos que, para receber a segunda dose não é necessário agendamento, basta que a pessoa retorne ao local em que recebeu a primeira dose”, explica.

No ponto de vacinação a pessoa deve apresentar o cartão de vacinação, para que os dados referentes a primeira dose sejam conferidos pela equipe, além do CPF e documento de identidade com foto.

Sexta, 03 Dezembro 2021 10:35

01.12.21 - Boletim Epidemiológico

A taxa de ocupação de leitos para pacientes com covid-19 no Sistema Único de Saúde, nesta quarta-feira (1°.12), permanece em 3,33% para leito clínico e em 4,55% para leitos de UTI na rede pública. Levando em conta toda a rede de saúde da cidade, somando hospitais públicos e privados, são cinco pacientes internados: um em leito clínico e quatro em leitos de UTI nas redes pública e privada.

Até agora, foram realizados no município 210.687 testes para Covid-19, com 50.236 resultados positivos e 160.217 negativos (levando em consideração testes rápidos e swab).
A Secretaria de Saúde esclarece que o número de óbitos, em 1.556, é atualizado nos boletins apenas após o registro do atestado de óbito e do resultado do exame do paciente no sistema da Vigilância Epidemiológica, o que é feito por equipe administrativa. Trata-se de medida de segurança para evitar erro na informação divulgada pela Secretaria de Saúde. É possível acompanhar a evolução dos casos no portal da transparência do coronavírus, no site da Prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br).
Sexta, 03 Dezembro 2021 10:34

CRAS Quitandinha será reformado

Reforma estrutural completa incluindo telhado, troca de pisos e pintura geral são as revitalizações que serão realizadas no CRAS Quitandinha pela Secretaria de Assistência Social. O objetivo é garantir mais conforto para servidores e para a população que é atendida no local. A previsão é de que a reforma comece nessa semana e, por isso, a partir desta quinta-feira (02/12) os atendimentos da unidade serão transferidos, temporariamente, para um novo endereço: Avenida Ayrton Senna, próximo ao número 545, localizado no pórtico do Quitandinha.

“A reforma necessária e fará diferença para todos que buscam atendimento nesse equipamento público”, afirmou o governo interino.

O atendimento no novo endereço ocorrerá de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A equipe do CRAS também estará quinzenalmente na Igreja de São José, localizado na Rua Vassouras, nº 2, no Quitandinha – dando suporte à população, especialmente, para realização de cadastramento das famílias no Cadastro Único (CadÚnico) para programas sociais.

“Toda a estrutura de atendimento será mantida para garantir o pleno suporte à população”, garante o secretário de Assistência Social.

A Secretaria de Assistência Social vai disponibilizar, no novo local de atendimento, todos os recursos necessários - máscaras e álcool em gel - para o cumprimento dos protocolos de segurança. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: (24) 2019-5865/ (24) 2019-4717.

Natal mais feliz para crianças de dois centros de Educação Infantil da rede municipal

A Campanha Procon Solidário vai animar o Natal de 140 crianças dos centros de Educação Infantil Inês Belarmino, no Siméria e Frei Leão, no Vila Felipe. As cartinhas com os pedidos de Natal dos pequenos foram escolhidas por padrinhos. Até o dia 5 os presentes serão entregues no Procon que vai organizar a distribuição no CEIs para as crianças, antes do Natal.

“Serve de exemplo para todo o país. É a primeira vez que fizemos com crianças menores, dos centros de Educação Infantil. Todas as cartas são lidas, apadrinhadas por pessoas que sem encantam por suas histórias. Elas ficam muito felizes porque ganham o que elas pedem. É uma alegria enorme fazer parte desse projeto. Agradecemos os parceiros por toda ajuda”, disse a servidora do Procon. A ação ocorre há quatro anos.

Os presentes serão entregues pelos padrinhos no Procon que também irá organizar a entrega para as crianças nos CEIs. “O Procon agradece o apoio da comunidade petropolitana em mais uma campanha que, com certeza, fará mais feliz o Natal dessas crianças”, afirmou o coordenador do Procon.

O Natal Imperial 2021 será lançado oficialmente pela Prefeitura de Petrópolis e a Dellarte, com o apoio do Governo do Estado e patrocínio da Claro, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, nesta quinta-feira (02/12). A solenidade de abertura será na Praça da Liberdade, às 19h, seguida pelo acendimento das luzes e a inauguração da árvore de 35 metros que fica no local – que durante a festa será chamada de "Vila Imperial". Também haverá a apresentação do espetáculo "Um Natal em Família" e, às 20h, show da cantora Joanna. Toda a programação é gratuita.

“Promovemos uma união inédita de esforços, envolvendo poder público, iniciativa privada e o terceiro setor. Esperamos que todos, moradores e turistas, se lembrem do verdadeiro espírito do Natal e aproveitem esta programação, que é resultado do trabalho de muitas mãos”, disse o governo interino, reforçando a importância da vacinação dos petropolitanos para a realização do Natal Imperial 2021.

Na sexta-feira (3), a programação terá continuidade por toda a cidade. Às 10h a Casa do Papai Noel - montada em imóvel anexo ao Palácio Sérgio Fadel, onde funciona a Prefeitura - será aberta ao público. Na Praça da Liberdade, às 18h, acontece o show de acendimento das luzes. Às 20h será a vez do cantor Tibi se apresentar. Na Casa do Papai Noel, Patrícia Scagliusi apresenta o Natal Musical às 19h. Na Praça Visconde de Mauá, a atração será a banda Tokaia às 20h. A soprano Anna Hannickel se apresenta com o barítono Rafael Siano e o pianista Claudio D'Avila, às 18h30, no Cineteatro do Museu Imperial, com um repertório de árias de ópera, operetas e canções natalinas.

Nos distritos, dentro da programação do Natal Sesc RJ, no Parque Municipal, haverá feiras de Economia Criativa e do Produtor Orgânico, de 10h às 18h. Outras atividades já estão disponíveis para o público, como high jump, kart a pedal, recreação esportiva, jogo da memória e o espetáculo “Ciência ou Mágica?”. Todas elas funcionam de segunda até sexta-feira, das 10h às 16h e se repetem no sábado e no domingo. No Centro Cultural de Pedro do Rio tem show da Christmas Band às 19h.

“Esse é um Natal muito democrático, com opções para todos os gostos. Além disso, temos uma programação que privilegia artistas locais, valorizando a produção cultural da nossa cidade”, ressaltou o presidente do Instituto Municipal de Cultura (IMC), Charles Rossi. “É nossa função contribuir para a democratização e descentralização da cultura, além do apoio aos talentos da nova geração”, destacou Steffen Daueslberg, CEO da Dellarte.

Serão 39 dias de Natal Imperial, com a programação acontecendo entre 2 de dezembro a 9 de janeiro, com mais de 400 horas de atividades. São mais de 300 atrações e mil artistas em cena, em 18 locais diferentes, incluindo o Centro e os distritos. Será possível prestigiar 12 concertos de orquestras, 15 apresentações de corais e, ainda, concertos e recitais no Museu Imperial. Juntos, o Natal Imperial e Natal Sesc vão gerar mais 900 empregos diretos e indiretos, movimentando mais de R$ 200 milhões na economia da cidade.

O "IMC nas Redes – Conversas Culturais" de hoje (01/12) vai debater o consumo consciente e a valorização do comércio local. O encontro virtual será transmitido nas redes sociais da prefeitura (Facebook e Youtube), às 19h, com a participação de Ana Luíza Castro, Lucas Vizani, Patrícia Ferreira, Sandra Reis e Vanusa Barcellos. A mediadora da roda de conversa on-line será a gerente do Centro de Cultura.

Ana Luíza Castro é servidora do Instituto Municipal de Cultura (IMC), produtora cultural e ativista ambiental. Já Patrícia Ferreira é a idealizadora e proprietária do Patrícia Ferreira Brechó. O espaço funciona há pouco mais de um ano e cinco meses e todo o sustento dela vem do brechó, que funciona on-line.

Sandra Reis é professora aposentada da rede municipal. Possui MBA em Gestão de Pessoas pela FGV e MBA em Gestão Empreendedora na Educação pela UFF. Participou ainda do Programa de Intercâmbio da Fulbright, nos Estados Unidos, para Gestores Escolares. Após se aposentar, fez o curso de Confeitaria do Senac e um Curso de Decoração de Biscoitos para satisfazer a um sonho antigo.

Vanusa Barcellos é sócia-proprietária da empresa Vielen Defumados, que funciona desde 2010 em Petrópolis com produtos artesanais. Lucas Vizani é proprietário da Okê!, empresa que produz biocosméticos com matéria prima de origem vegetal e mineral, como óleos vegetais e essenciais, extratos e argilas.

 

A campanha de doação de alimentos do governo municipal “Fazer o Bem, Faz Bem” fecha o ano com o Dia D de arrecadação, que será realizado no dia 17 de dezembro. Ao longo de todo o dia, voluntários estarão nos pontos de recolhimentos dos alimentos, mobilizando a população a participar da iniciativa que visa beneficiar cerca de 2500 famílias prioritariamente. A ação, que foi intensificada nos últimos dois meses, é realizada de forma contínua com pontos de recolhimento de doações em redes de supermercados e nas unidades das secretarias de Defesa Civil e Ações Voluntárias e da Assistência Social, que atuam em parceria para a realização da campanha.

Os pontos de arrecadação funcionam permanentemente nas redes de supermercados do Bramil, do Itamarati, Itaipava e Posse; no Terê Frutas de Cascatinha; no Armazém do Grão do Valparaíso; no Supermarket do Quitandinha; no DIB de Cascatinha; e no Rede Economia do Itamarati e Bingen. Além dos supermercados, a campanha está com pontos para o recebimento de doações na sede da Defesa Civil, que fica na Rua Buarque de Macedo, 128 – Morin; na Casa da Cidadania, na Rua Visconde de Souza Franco, 474 – Centro; e no Centro de Cidadania, na Estrada União e Indústria, 11860 – Itaipava.

“Esta é uma campanha que é da cidade. Ver a solidariedade das pessoas, a vontade de ajudar, nos enche de alegria. Essa é a união que buscamos. Com o Dia D, buscamos reforçar a campanha, trazendo todo o real sentido do Natal”, destacou o governo interino. No Dia D, o movimento será intensificado com o foco na obtenção do maior volume de itens possível, para a montagem de cestas básicas que serão entregues até o Natal.

Desde o mês de outubro, a campanha é realizada em conjunto pela Assistência Social e a Defesa Civil e obteve a ampliação de parceiros. Neste mês, a campanha já conseguiu a adesão de mais três unidades de supermercados, o que contribuiu para o aumento na arrecadação de alimentos não perecíveis. Os itens serão usados para a montagem de cestas básicas destinadas a famílias em vulnerabilidade social, já mapeadas pelas equipes da Assistência Social. “Estamos engajados em contribuir com essa ação em prol das famílias que mais necessitam. Tivemos um importante reforço nos pontos de doações com a adesão de mais unidades de supermercados, onde instalamos novos pontos de arrecadação e nesse Dia D”, destacou o secretário de Defesa Civil.

Na primeira etapa da campanha, em maio e junho, os postos de vacinação contra a covid-19 serviram como pontos de arrecadação de alimentos. Na época, mais de 2 toneladas de gêneros alimentícios foram obtidas, além de itens de higiene pessoal e material de limpeza. Os itens foram entregues às seguintes entidades: Gaymada Petrópolis, Associação dos Camelôs, Pastoral do Caxambu, Associação São Charbel, Comunidade São Jorge, CDDH, Fraternidade Eclética, Aldeia da Criança, Ong Sal para Terra, Projeto Mãe Amiga, Associação Renovar Saúde Criança, Associação Pestalozzi, Comunidade Jesus Menino - Casa dos Amigos Especiais, Mitra Diocesana, Associação de Assistência Social Yolanda Duarte, Casa de Benefícios Alcides de Castro, Lar das Crianças Nossa Senhora das Graças, Instituto Mafer - Lar Santa Catarina, Associação Oficina de Jesus e Residência Assistida para idosos Lar São João de Deus.

Agora a campanha está direcionada ao atendimento de famílias em vulnerabilidade. “Nossas equipes identificaram essas famílias e estão atuando para o atendimento a essas pessoas em risco social. O Dia D marca um momento de importante mobilização da sociedade em prol da segurança alimentar dessas famílias que mais necessitam. Esperamos alcançar grande adesão da população nesse momento em que estaremos com a nossa equipe atuando em cada um desses pontos para incentivar a população nesta importante iniciativa”, destacou o secretário de Assistência Social.

Pontos de arrecadação da campanha:

Bramil: Itamarati, Itaipava e Posse;
Tere Frutas: Cascatinha;
Rede Economia: Itamarati e Bingen;
Armazém do Grão: Valparaíso;
Supermarket: Quitandinha;
DIB: Cascatinha;
Defesa Civil, que fica na Rua Buarque de Macedo, 128 – Morin;
Casa da Cidadania, na Rua Visconde de Souza Franco, 474 – Centro;
Centro de Cidadania, na Estrada União e Indústria, 11860 – Itaipava.