Petrópolis terminou a quarta-feira (29) com a taxa de ocupação dos leitos clínicos destinados para o tratamento da covid-19 no sistema público de saúde em 10% (três internações). Já em UTIs do SUS, a taxa foi de 0% A rede privada não registrou internações clínicas nem de terapia intensiva.

As equipes da Secretaria de Saúde realizaram, até ontem, 216.341 testes, dos quais 50.427 tiveram resultados positivos e 165.911 negativos (considerando swab e rápidos).

Desde o início da pandemia, foram 1.571 óbitos registrados. Este número é atualizado nos boletins apenas após o registro do atestado de óbito e do resultado do exame do paciente no sistema da Vigilância Epidemiológica, o que é feito por equipe administrativa. É uma medida de segurança da Secretaria de Saúde, para evitar erros nos registros.

Mais 2.021 doses de vacinas aplicadas

Também na quarta-feira (29), as equipes da Secretaria de Saúde aplicaram 2.021 doses da vacina contra a covid-19 nos 10 postos disponíveis. Foram 1.661 doses de reforço, 336 aplicações de segunda dose e 24 de primeira.

No total, a cidade conta com 240.362 vacinados com a primeira dose, 220.679 com a segunda dose e 49.467 com a dose de reforço. A dose única chegou a 6.805 pessoas desde o início da campanha de vacinação.

Na quarta-feira, 846 idosos foram vacinados, sendo um com a primeira dose, dez com a segunda dose e 835 com a dose de reforço. A dose de reforço também foi aplicada em quatro pessoas com comorbidades.

Quatro gestantes foram imunizadas, sendo duas com a primeira dose e duas com a segunda. Dentre as puérperas, foi feita uma aplicação de primeira dose e uma de segunda.

As equipes também aplicaram a primeira dose em oito adolescentes e a segunda em 177 indivíduos entre 12 e 18 anos. Houve ainda a vacinação de 16 trabalhadores da saúde com o reforço.

Por faixa etária, foram 806 adultos vacinados com a dose de reforço, 146 com a segunda dose e 12 com a primeira.

O acompanhamento da situação da covid-19 na cidade pode ser feito através do portal de monitoramento, disponível no site da Prefeitura: https://petropolis.rj.gov.br/pmp/

Suspeito foi abordado na Avenida Koeler na tarde desta quarta-feira (29)

Agentes da Guarda Municipal detiveram um homem que estava furtando parte da iluminação de Natal no Centro de Petrópolis, na tarde desta quarta-feira (29).

O suspeito foi abordado pelos guardas na Avenida Koeler, próximo ao prédio onde funciona a sede da Prefeitura.

"Ele já carregava uma parte da iluminação e estava tentando furtar mais quando o abordamos", disse o guarda municipal Daniel Ferreira Marcolino.

Os guardas conduziram o homem para 105ª Delegacia de Polícia (DP) onde a ocorrência está sendo registrada.

O município voltou a operar em estágio de normalidade, conforme último boletim divulgado na manhã desta quarta-feira (29), pela Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias. Nas últimas horas não houve registro de chuva no município, que pode voltar a ter pancadas de chuva, de intensidade moderada a forte, de forma isolada, nos períodos da tarde e noite. A chuva registrada na noite de ontem (28) não causou danos pelo município.

Com a instabilidade no tempo, os agentes da Defesa Civil atuam constantemente de sobreaviso. Durante a chuva da última terça-feira (28), uma equipe operacional foi direcionada preventivamente para o terceiro distrito para garantir agilidade no atendimento a possíveis ocorrências. “Essa será uma conduta padrão nesse período. Sempre que houver a previsão de ocorrência de chuva forte, vamos proceder de forma antecipada para o suporte a regiões mais distantes”, destacou o secretário de Defesa Civil, o Tenente Coronel Gil Kempers.

Para a tarde e noite desta quarta-feira (29) a previsão é de céu parcialmente nublado a nublado, com condições de ocorrer pancadas de chuva moderada a forte, de forma isolada. O mesmo se mantém para quinta-feira (30). A temperatura para o período pode variar entre 17°C e 28°C.