Segunda, 06 Dezembro 2021 10:56

05.12.21 - Boletim Epidemiológico

A taxa de ocupação de leitos para pacientes com covid-19 no Sistema Único de Saúde, neste domingo (05.12), permanece em zero para leito clínico e em 3,03% para leitos de UTI na rede pública. Levando em conta toda a rede de saúde da cidade, somando hospitais públicos e privados, são dois pacientes internados em leitos de UTI. Em toda rede de Saúde não há pacientes internados em leitos clínicos.

Até agora, foram realizados no município 210.982 testes para Covid-19, com 50.245 resultados positivos e 160.475 negativos (levando em consideração testes rápidos e swab).
 
A Secretaria de Saúde esclarece que o número de óbitos, em 1.559, é atualizado nos boletins apenas após o registro do atestado de óbito e do resultado do exame do paciente no sistema da Vigilância Epidemiológica, o que é feito por equipe administrativa. Trata-se de medida de segurança para evitar erro na informação divulgada pela Secretaria de Saúde. É possível acompanhar a evolução dos casos no portal da transparência do coronavírus, no site da Prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br).

Alunos da rede municipal participaram do atletismo, vôlei sentado e bocha

Cento e vinte alunos de 22 escolas e dois Centros de Educação Inclusiva (Crei) da rede municipal de ensino de Petrópolis participaram neste sábado (4), do Festival Paralímpico Loterias Caixa. O evento aconteceu no 32º Batalhão Dom Pedro II e contou com as atividades de vôlei sentado, bocha e atletismo.
Petrópolis foi um dos três municípios do Estado escolhidos como sede do evento. Em todo o Brasil, foram 70 locais. O evento aconteceu, simultaneamente, nestas 70 sedes neste sábado levando inclusão e exaltando o espírito paralímpico.

"A intenção é dar a oportunidade para os nossos alunos com deficiência vivenciarem o esporte. Como petropolitano e profissional de educação física, estou muito honrado e feliz em ver Petrópolis sediando um evento dessa importância. Terminamos com a certeza que teremos alunos muito mais felizes. Com políticas públicas como essa queremos mostrar que todos podem praticar alguma modalidade esportiva, através do esporte adaptado" disse o governo interino.

O representante do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Alex Alonso, acompanhou o evento. "Essas crianças puderam vivenciar o esporte paralímpico. É um momento totalmente festivo feito para que todos interajam de forma alegre", destacou.

Além do tenente-coronel Eduardo Teixeira da Costa Matos, os vereadores Gilda Beatriz, Yuri Moura, Domingos Protetor e Marcelo Lessa participaram das atividades. "Essa foi uma grande oportunidade para que essas crianças e adolescentes com deficiência tivesses a primeira experiência esportiva. Isso porque, muitas vezes elas são excluídas das atividades. A inclusão desses alunos é fundamental. Além de exaltar o espírito paraolímpico, a participação deles no festival mostra, através do esporte o talento de crianças e adolescentes que estão nas nossas escolas”, confirmou o secretário de Educação.

Familiares dos estudantes também estiveram no 32º BIL para acompanhar as atividades. Andrea Laurindo Jorge, de 44 anos, mãe do adolescente Carlos Henrique, 16, contou que o filho estava bastante empolgado. "Ele quis participar, estava muito animado. É muito importante esse tipo de iniciativa porque ele vê e interage com outras crianças como ele", disse a mãe do menino, que é aluno da Escola Monsenhor João de Deus, em Pedro do Rio. Já Rosângela Silva, 46 anos, mãe do menino Kauã, 9 anos, aluno da Escola Paula Buarque também comemorou: "Ele está muito feliz de participar e poder interagir com outras crianças. Atividades assim ajudam no desenvolvimento e interação".

Todas as crianças receberam medalhas pela participação do evento. As 24 unidades escolares também ganharam troféus e os voluntários e profissionais de Educação Física receberam certificados da Prefeitura de Petrópolis e do comitê.

A primeira edição do Festival, em 2018, foi realizada em 48 cidades. Em 2019, o evento teve 70 sedes. Não houve edição em 2020.

Segunda, 06 Dezembro 2021 10:48

Boletim vacinação – 04/12/2021 (sábado)

As equipes de enfermagem, sob coordenação do departamento de Vigilância em Saúde, deram sequência no sábado (04/12) a vacinação contra a covid-19. Durante todo o dia, 715 pessoas foram vacinadas na cidade. Destas, 106 receberam a primeira dose, 388 receberam a segunda dose e 221 receberam a dose de reforço. Até o momento 239.369 pessoas receberam a primeira dose, 208.878 receberam a segunda dose, 6.805 receberam a dose única e 32.409 pessoas maiores de 18 anos, além de idosos institucionalizados e acamados, idosos maiores de 60 anos, pacientes imunossuprimidos e trabalhadores da Saúde receberam a dose de reforço do imunizante. Por conta da logística de informações para fechamento dos dados o boletim da vacinação passou a ser divulgado na parte da manhã.

Nos pontos de imunização as equipes aplicaram a vacina em três idosos, sendo dois com a primeira dose e um com a segunda. A dose de reforço foi aplicada em 166 idosos, 12 pessoas maiores de 18 anos, quatro pacientes com comorbidades e 39 trabalhadores da Saúde.

A primeira dose da vacina foi aplicada ainda em 56 pessoas com idade entre 18 e 59 anos sem comorbidade. Na faixa etária abaixo de 59 anos, 207 pessoas também receberam a segunda dose. Também foram vacinados 227 adolescentes sem comorbidades, sendo 47 com a primeira dose e 180 com a segunda dose.
Equipes vacinaram uma gestante com a primeira dose.

Em caso de dúvidas é possível utilizar o Whatsapp da Saúde - assistente virtual que fornece informações sobre a vacinação, locais de atendimento a pacientes com sintomas da doença e boletins. O atendimento está disponível pelo número (24) 9.9200-1428.

Segunda, 06 Dezembro 2021 10:47

04.12.21 - Boletim Epidemiológico

A taxa de ocupação de leitos para pacientes com covid-19 no Sistema Único de Saúde, neste sábado (04.12), permanece em zero para leito clínico e esta em 3,03% para leitos de UTI na rede pública. Levando em conta toda a rede de saúde da cidade, somando hospitais públicos e privados, são dois pacientes internados em leitos de UTI. Em toda rede de Saúde não há pacientes internados em leitos clínicos.

Até agora, foram realizados no município 210.982 testes para Covid-19, com 50.245 resultados positivos e 160.475 negativos (levando em consideração testes rápidos e swab).
 
A Secretaria de Saúde esclarece que o número de óbitos, em 1.559, é atualizado nos boletins apenas após o registro do atestado de óbito e do resultado do exame do paciente no sistema da Vigilância Epidemiológica, o que é feito por equipe administrativa. Trata-se de medida de segurança para evitar erro na informação divulgada pela Secretaria de Saúde. É possível acompanhar a evolução dos casos no portal da transparência do coronavírus, no site da Prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br).

Os ônibus de turismo estão sendo orientados a desembarcar no Centro Histórico e a estacionar no bairro Quitandinha.

A Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes - CPTrans, deu início, nesta semana, à aplicação do Plano Tático de Trânsito para a operação Natal Imperial, organizando a cidade para receber petropolitanos e turistas nos locais onde estão previstas atrações em função do Natal. Nesta sexta-feira (3), todo o efetivo de controladores de trânsito esteve posicionado nas ruas do Centro Histórico e nas entradas da cidade, orientando motoristas e ônibus de turismo no estacionamento e no funcionamento do embarque e desembarque.

No plano do órgão gestor do trânsito do município, a expectativa é de que o aumento no volume de público na cidade especialmente a partir deste fim de semana, com o início das atrações que acontecem espalhadas por toda a cidade.

“Tomamos como referência os Natais que tivemos antes do período da pandemia, bem como a Bauernfest. Sabemos que é fundamental que a cidade esteja preparada para receber os visitantes, dar respostas rápidas e eficientes para o aumento do volume de carros e ônibus de turismo no nosso trânsito, reorganizando a dinâmica que temos no dia a dia, para que a experiência seja positiva tanto para quem visita a cidade, quanto para quem precisa se deslocar de um bairro para outro. O plano prevê ainda a possibilidade de fechamento ocasional de ruas e inversão de fluxo, em situações pontuais, caso necessário”, destaca o diretor-presidente da CPTrans.

Rotas Alternativas (ao Centro)

Para os motoristas que fizeram o deslocamento entre o distrito de Itaipava e o Bingen, uma das alternativas é o desvio pelo bairro Mosela. Já a rota Bingen sentido Quitandinha contará não apenas com o bairro Valparaíso, mas também com a extensão de horário, de 20h para 22h na passagem pelo Vila Militar.

Os motoristas que seguem do Itamarati para o Quitandinha, poderão seguir pela Rua Santos Dumont (Centro) em direção ao Alto da Serra. Podendo acessar posteriormente o bairro Castelânea. Já o acesso ao Valparaíso conta com a rota alternativa pela rua Coronel Fabrício de Matos (Cemitério Municipal).

Barão do Rio Branco

Em caráter excepcional, em sábados e domingos em que a demanda por estacionamento rotativo e de vagas para ônibus de turismo sobrecarregar as demais áreas destinadas para essa finalidade, o trecho da pista sentido Retiro entre os números 112 da via, no Centro e 1.164 (próximo à ponte da antiga Moageira), funcionará com estacionamento rotativo. A companhia testa neste sábado (4) fazer a parada fora da área da ciclofaixa.

A medida vale apenas seis dias do mês de dezembro, nos dias 4 e 5, 11 e 12 e 18 e 19. Aos sábados, das 8h às 22h. Já nos domingos, entre meio-dia e 22h. O circuito de lazer continua sendo realizado aos domingos na Avenida Barão do Rio Branco, entre 7h e 12h. No período do Natal Imperial, o circuito funcionará apenas na Barão do Rio Branco (sem a rua 13 de Maio e Avenida Ipiranga).

Ônibus e vans de turismo

Parte do plano prevê a abordagem de todos os veículos de turismo no Quitandinha ou na rua Paulino Afonso. Os motoristas estão sendo instruídos sobre como deverão proceder com o desembarque de passageiros, estacionamento, reembarque e saída da cidade pela melhor rota, além de responderem uma breve pesquisa online.

Os veículos ainda estão sendo direcionados a desembarcar os passageiros em dois locais distintos: a avenida Tiradentes ou rua Barão do Amazonas. Dependendo do volume de veículos para realização do desembarque, a Avenida Tiradentes poderá ter o trânsito interrompido. O estacionamento desses será realizado no Quitandinha, no Bingen, ou, se necessário, na avenida Barão do Rio Branco.

O estacionamento de ônibus na rua Teresa não é permitido aos fins de semana, mas poderá ter embarque e desembarque para grupos de compras como habitual. Já as vans destinadas à rua Teresa deverão obrigatoriamente utilizar a rua Pref. Ary Barbosa. A saída indicada será, exceto em casos de emergência, a rua Bingen. Para os veículos com portadores de necessidades especiais o estacionamento garantido na praça 14 Bis, que é mais próxima dos pontos com programação no Centro.

Estacionamento Rotativo

Nas 33 ruas onde é regulamentado o estacionamento rotativo no município será ampliado o horário de funcionamento. Entre quarta e sábado, o horário de funcionamento das áreas brancas (R$ 2,90/h) e azul (R$ 3,90/h) será estendido de 8h às 19h para 8h às 22h. O horário ampliado (das 19h às 22h) em áreas azuis (mais centrais), no entanto, terá valor diferenciado, com valor da área branca). Em algumas ruas também haverá cobrança aos domingos.

Também está programada a expansão das áreas de rotativo para aumentar a oferta de vagas nas áreas de realização dos eventos. No centro, a pista sentido rua do Imperador, da rua da Imperatriz, entre os números 65 e 341 (final da Av. Tiradentes) será demarcada como área azul, e terá seu funcionamento entre as sextas-feiras, das 18h às 22h. Já aos sábados e domingos, das 8h às 22h. Nos demais dias e horários será proibido parar e estacionar.

A avenida Barão do Rio Branco contará com o trecho da pista sentido Retiro, do número 112 ao 1.164, também demarcada como área azul. Esse funcionamento acontecerá aos sábados e domingos, das 8h às 22h. Já nos demais dias e horários será proibido parar e estacionar.

No Quitandinha haverá mudança na rua Joaquim Rolla, onde duas pistas serão demarcadas como área azul, onde o rotativo será operado das 8h às 22h aos sábados e domingos. Na rua República da Argentina Azul, será realizado das 8h às 22h também aos sábados e domingos.

Parte da avenida Koeler, no sentido praça, será utilizada para embarque e desembarque de carga e descarga, além do desembarque de táxis.


A eleição consultiva para o cargo de diretores e diretoras das unidades da rede municipal de ensino de Petrópolis acontece nesta segunda-feira (6). A listagem final com os nomes dos candidatos e candidatas aptos a concorrerem ao cargo já foi divulgada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, e enviada às unidades escolares. As escolas e centros de Educação Infantil também já receberam as cédulas e as orientações para contagem dos votos.

A medida é em cumprimento a Lei Municipal de 2013 e acontece de quatro em quatro anos. Após a consulta da comunidade escolar, o nome passa pela aprovação do Poder Executivo. O diretor ou diretora eleito começa no mandato no início do próximo ano letivo. O mandato tem validade de quatro anos, começando em 2022, e indo até 2025.
 
Podem participar da eleição consultiva os pais e responsáveis, alunos acima de 12 anos e funcionários da unidade escolar. A Comissão Eleitoral de cada escola e Centro de Educação Infantil fica responsável por organizar a eleição, a apuração dos votos e divulgação do resultado.
Município teve seis mortes confirmadas e tem quatro em análise no mês
 
Novembro é o mês com menor número de mortes registradas por covid-19 em Petrópolis desde o início da pandemia, em março do ano passado. Dados da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde mostram que, ao longo do mês, seis óbitos foram confirmados na cidade. No período mais crítico da pandemia, em abril, foram 299 mortes pela doença.  A Vigilância Epidemiológica investiga ainda quatro casos de pacientes que morreram com sintomas da doença no mês passado. Ao todo, o município tem seis óbitos em análise, um que ocorreu em outubro, quatro em novembro e um em dezembro.
 
A redução das mortes é resultado do avanço da vacinação na cidade, que supera 92,18% da população com pelo menos uma dose e 80,65% das pessoas maiores de 12 anos com duas doses ou vacina em dose única.
 
“Ao passo que a vacinação contra a covid-19 avança, os resultados confirmam a eficácia dos imunizantes. São dados que nos trazem esperança e que reforçam a importância da vacina. Por isso, peço que quem ainda não tomou a vacina não espere mais. E quem não completou o esquema vacinal deve estar atento para que, quando chegar a hora, compareça ao posto de vacinação! Toda a equipe da Saúde tem trabalhado muito para garantir que todos estejam vacinados. Agradeço a cada um e também à população, que aderiu à campanha, que entendeu a importância da vacinação e está fazendo a sua parte. Seguimos trabalhando com a meta de imunizar um número cada vez maior de pessoas”, diz o governo interino.
 
Com o aumento na taxa de imunização contra a covid-19, Petrópolis segue consolidando também a queda no número de internações pela doença. Após registrar em abril, 374 pessoas internadas simultaneamente em leitos clínicos e de UTI nas redes pública e privada, o município chegou a ter em novembro 24 horas com apenas dois pacientes internados em toda a rede de Saúde. Ao longo do mês, o município teve 10 dias sem nenhum paciente internado em leitos clínicos da rede pública e pela primeira vez desde o início da pandemia passou 24 horas sem nenhum paciente internado em leito de UTI na rede SUS. Na sexta-feira (3/12) a cidade tinha em toda a rede de saúde – hospitais públicos e privados -  três pacientes internados em UTIs e nenhum em leito clínico. 
 
“O número de internações que ocorrem nos casos mais graves se manteve baixo durante os 30 dias de novembro e segue no mesmo patamar nos primeiros dias deste mês, consolidando o que observamos nos meses anteriores, ou seja, à medida que aumentamos a taxa de cobertura da vacina, vemos os casos graves diminuírem e com isso as internações e os óbitos também caem”, pontua o secretário de Saúde, lembrando que a Secretaria de Saúde segue realizando ações para alcançar pessoas ainda não vacinadas.
 
“Temos buscado todos os caminhos para democratizar o acesso à vacina; para permitir que todos os moradores da cidade recebam o imunizante. Além de mantermos 13 pontos de vacinação distribuídos nos cinco distritos, temos hoje equipes da rede de atenção básica fazendo a busca ativa em comunidades e áreas de difícil acesso – um trabalho para alcançamos pessoas em risco social, que encontram dificuldade para chegar ao local de vacinação. Além disso, inserimos a vacina contra a covid-19 nas ações de saúde realizadas nos terminais rodoviários. Estamos levando a vacina para todos”, explica o secretário de Saúde.   
 
Na sexta-feira (3) Petrópolis tinha 239.263 pessoas que receberam a primeira dose, 208.490 pessoas que receberam a segunda dose e 6 805 que receberam a vacina em dose única. No município 215.295 pessoas concluíram o esquema de vacinação com as duas doses ou dose única da vacina. A Divisão de Imunização da Secretaria de Saúde aplicou também  a data 32.188 doses de reforço.

"É muito importante que as pessoas observem o seu cartão de vacina e compareçam para tomar a segunda dose e também a dose de reforço, que é aplicada cinco meses após a segunda dose. Os resultados que temos hoje são reflexo da vacinação. Agradeço as equipes da Secretaria de Saúde e aos petropolitanos, que estão fazendo a sua parte para que possamos superar esta pandemia", avalia o secretário de Saúde.

As equipes de enfermagem, sob coordenação do departamento de Vigilância em Saúde, deram sequência na sexta-feira (03/12) a vacinação contra a covid-19. Durante todo o dia, 1.354 pessoas foram vacinadas na cidade. Destas 93 receberam a primeira dose, 979 receberam a segunda dose e 282 receberam a dose de reforço. Até o momento 239.263 pessoas receberam a primeira dose, 208.490 receberam a segunda dose, 6.805 receberam a dose única e 32.188 pessoas maiores de 18 anos, além de idosos institucionalizados e acamados, idosos maiores de 60 anos, pacientes imunossuprimidos e trabalhadores da Saúde receberam a dose de reforço do imunizante. Por conta da logística de informações para fechamento dos dados o boletim da vacinação passou a ser divulgado na parte da manhã.

Nos pontos de imunização as equipes aplicaram a vacina em três idosos, sendo um com a primeira dose e dois com a segunda. A dose de reforço foi aplicada em 175 idosos, 31 pessoas maiores de 18 anos, 11 pacientes com comorbidades e 65 trabalhadores da Saúde.

A primeira dose da vacina foi aplicada ainda em 43 pessoas com idade entre 18 e 59 anos sem comorbidade. Na faixa etária abaixo de 59 anos, 506 pessoas também receberam a segunda dose. Também foram vacinados 511 adolescentes sem comorbidades, sendo 44 com a primeira dose e 467 com a segunda dose.
Equipes vacinaram três gestantes com a primeira dose. Duas puérperas receberam a segunda dose.
A segunda dose também foi aplicada em um trabalhador da educação.

Em caso de dúvidas é possível utilizar o Whatsapp da Saúde - assistente virtual que fornece informações sobre a vacinação, locais de atendimento a pacientes com sintomas da doença e boletins. O atendimento está disponível pelo número (24) 9.9200-1428.

A palestra “Aspectos jurídicos do direito à alimentação”, ministrada pela promotora Denise Tarin encerrou, na quinta-feira (02), o Ciclo de Formação em Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável. Ao todo, 250 pessoas se inscreveram para a participar nas quatro palestras semanais, realizadas desde o dia 11 de novembro. Juntas elas contabilizaram mais de 1,3 mil visualizações.

“Este ciclo de palestras sobre segurança alimentar é a efetiva participação popular acontecendo por meio do Comsea. Quando unimos forças com os conselhos e com o Ministério Público fazemos uma construção coletiva para políticas públicas”, frisa o governo interino.
 
O Ciclo de Formação em Segurança Alimentar é realizado pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Comsea), em parceria com a Prefeitura, por meio da Coordenadoria Especial De Articulação Institucional (CEAI) e o Ministério Público, por meio da 2ª Promotoria de Tutela Coletiva de Formação em Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável.
 
Além da promotora Denise Tarin, o Ciclo Básico de Formação em Segurança Alimentar contou com a participação da assistente social da Prefeitura de Juiz de Fora, que falou sobre “Intra e intersetorialidade para a garantia da Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável”. Cozinhas comunitárias: da teoria à prática” foi o assunto abordado por Maria da Conceição de Almeida Ferreira, a Concita da Pindoba, enquanto a assistente social e coordenadora do Mesa Brasil Sesc, Cida Pessoa falou sobre o “Banco de alimentos: da teoria à prática”.
 
“Encerramos este primeiro ciclo de formação em segurança alimentar com a certeza de que precisamos manter aberto o diálogo entre sociedade civil, conselhos, município e Ministério Público. Os encontros foram muito produtivos e só reforçaram o papel fundamental da intersetorialidade. Outros ciclos virão”, disse a promotora Vanessa Katz.
 
“Acreditamos que atingimos o objetivo de informar sobre os Direitos Humanos da Alimentação Adequada (DHAA) e de sensibilização da necessidade de um trabalho intersetorial, que já começou a ser construído, com mudanças de paradigmas, mudanças da forma de trabalho, de empoderamento para auto organização comunitária e de uma maior percepção coletiva, visando o bem estar social, o combate à fome e a promoção da SAN”, disse a presidente do Comsea, destacando que o conselho está aberto a sugestões de temas para o próximo ciclo previsto para o primeiro semestre de 2022. “Contamos com a ampla participação da sociedade civil e de todos os envolvidos na promoção da Segurança Alimentar e Nutricional no município".

O governo interino formalizou, na manhã desta sexta-feira (03), o novo decreto de regulamentação da lei 7.956/2020, que proíbe fogos de artifício barulhentos em Petrópolis. A assinatura do documento, que estabelece os telefones 2246-9257 e o 153 como canais de comunicação para o recebimento de denúncias, foi acompanhada pelos vereadores Domingos Protetor e Gilda Beatriz.

“Queremos sensibilizar a população sobre o tema. É um cuidado não só com os animais, mas também com idosos e autistas, por exemplo, que têm a audição mais sensível. É importante mostrarmos que a beleza dos fogos vai continuar, mas agora, na cidade, são permitidos apenas aqueles sem os estampidos”, explica o governo interino. O funcionamento do telefone de denúncias será de 24 horas.

A lei de proibição de fogos de artifícios foi sancionada em 9 de março de 2020, por meio de um projeto de autoria do próprio governo interino, como vereador, e da vereadora Gilda Beatriz. “A criação da lei foi um marco no município e hoje essa regulamentação contribui para que toda a sociedade viva em harmonia e de forma respeitável. Os fogos sem barulho também são lindos e não causam transtornos”, frisa a vereadora.

O vereador Domingos Protetor destaca que, com a regulamentação, o município poderá fazer uma fiscalização mais efetiva. “Será possível punir, de fato, quem cometer a irregularidade. Importante salientar que os animais domésticos não são os únicos afetados. Os silvestres, como as aves, por exemplo, passam pelo mesmo estresse e muitos acabam morrendo”, disse.

Além dos vereadores, a coordenadora Especial de Articulação Institucional, a secretária de Serviços, Segurança e Ordem Pública, e a coordenadora de Bem Estar Animal acompanharam a assinatura do documento.

O secretário de Defesa Civil do município lembra ainda que o Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro, segue nota técnica, vigente desde setembro de 2019, que estabelece requisitos para aprovação nos termos de segurança para eventos pirotécnicos. Dessa forma, o uso de fogos de artifício deve ser regulamentado pelo órgão, que segue o Decreto Estadual nº 42/2018 – Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico do Estado do Rio de Janeiro (COSCIP). A nota técnica apresenta uma série de normativas quanto à área para a soltura e tipo de artefato. “Essa é uma regulamentação que está vigente e conta com uma série de normativas de segurança que devem ser seguidas”, destacou o secretário.

A multa pelo descumprimento da lei municipal pode variar entre R$ 130 e R$ 26 mil, a depender da gravidade. Em casos de reincidência, este teto pode ser ultrapassado. Ainda de acordo com o texto, 30% dos valores arrecadados com as multas serão destinados ao Fundo Municipal de Proteção e Defesa dos Animais e outros 30% ao Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.

programação do próximo fim de semana do Natal Imperial 2021 está repleta de atividades. No sábado (4), destaque para o show de Danilo Caymmi, às 20h, na Praça da Liberdade e o início da série de concertos clássicos no Cineteatro do Museu Imperial, às 18h30 – essa atração acontece sempre aos sábados. A primeira apresentação será do Trio 3 por 8, composto por Pedro Hasselman de Novaes, Eduardo Antonello e Roger Lage, com música medieval e instrumentos de época. No domingo (5), o Trio Dubrá se apresenta às 15h na Praça Visconde de Mauá.

"O fim de semana será com uma programação extensa, bastante variada, que vai atender a todos os públicos. A programação foi construída por todos os nossos parceiros, com o apoio da Dellarte, do Sesc, da iniciativa privada e do poder público. Essa união de esforços fez um Natal Imperial marcante, que só foi possível pelo avanço da vacinação", destacou o governo interino.

Também no sábado acontece a primeira aula do Agita Petrópolis na Praça da Liberdade, às 11h. A mesma atividade também acontece no domingo, no mesmo lugar e o horário. A praça também será o palco de contações de história, a partir das 12h, apresentação da banda Blue Beetles, às 16h, e do show de acendimento, às 18h. A Casa do Papai Noel abre às 16h com contação de história, e às 19h, tem show com Kika Notini e João Felippe. O coral da UCP se apresenta às 17h no CEU da Posse.

No domingo, o Trio Dubrá se apresenta às 15h na Praça Visconde de Mauá, no Centro. No local, às 18h, acontece ainda o tributo a Rede Hot, com a banda The Otherside. Tem também Concerto de Natal com o coral Madrigal, na Igreja de Santo Antônio e Santo Agostinho, em Nogueira. Já na Praça da Liberdade acontece o "Natal Através do Tempo", com Lyra Voncantem, às 16h.

A programação completa do Natal Imperial está disponível no site oficial do evento (www.natalimperial.com.br). Mais informações no Disque Turismo de Petrópolis: 0800 024 1516 e WhatsApp (24) 2237-3321. De segunda a sábado e feriados, das 9h às 17h, e aos domingos, das 9h às 14h.

Natal Sesc RJ

Durante todo o fim de semana haverá atividades no Parque Municipal, em Itaipava. No local, também estarão presentes os artesãos da Economia Criativa e o Produtor Orgânico, de 10h as 18h. Outras atividades já estão disponíveis para o público, como high jump, kart a pedal, recreação esportiva, jogo da memória e o espetáculo “Ciência ou Mágica?”. Todas funcionam de segunda até sexta-feira, das 10h às 16h e também aos sábados e domingos.

Atração começou a funcionar nesta sexta-feira no prédio anexo da Prefeitura de Petrópolis

A Casa do Papai Noel foi inaugurada nesta sexta-feira (3) e o “bom velhinho” foi recebido com alegria por crianças e adultos, que fizeram os mais diversos pedidos: de todos os tipos de brinquedos até ganhar na loteria. A atração foi montada no imóvel anexo ao Palácio Sérgio Fadel, onde funciona a Prefeitura de Petrópolis. A casa estará aberta todos os dias - de terça a quinta de 14h as 17h; sexta de 16h as 21h e sábado e domingo de 14h as 20h. O artesanato, que também funciona no espaço, estará aberto de terça a quinta de 14h as 20h e sexta, sábado e domingo de 14h as 22h.

O Natal Imperial 2021 começou oficialmente na quinta-feira (2) e conta com uma extensa programação no Centro Histórico e também nos distritos. A Casa do Papai Noel é uma das atrações mais esperadas pela criançada e o governo interino fez a entrega da chave da casa para o “bom velhinho”. “Fico muito feliz em ver as crianças felizes, se divertindo. Os pais também acabam entrando na brincadeira. Esse é o clima de Natal que queremos, trazendo dias de esperança para nossa cidade”, disse.

Pedro Leitão, de 7 anos, preparou a cartinha para o Papai Noel com um pedido muito especial: uma centopeia de controle remoto. Segundo a mãe, Natália Leitão, ele adora essa época do ano. “Em 2019 ele pediu para vir também na Casa do Papai Noel. Essa parte lúdica é muito importante para as crianças, mexe com a imaginação, eles se divertem. E nós adultos aproveitamos e pedimos também, né? Quem sabe ele não guarda um presente especial”, brincou.

Mas se engana quem pensa que as crianças só pedem brinquedos. O próprio Papai Noel já não soube o que responder em algumas situações. “Já tiveram crianças pedindo uma casa, pois a que tinham desabou. Já aconteceu de pedirem para ir comigo para casa. São situações que deixam a gente bastante emocionado”, contou Aldemir Motta Borges Júnior, que se veste de Papai Noel desde 2004.

“Os adultos sempre pedem algo de futebol ou então prêmios de loterias. Mas eu aviso logo que milagres são com o cara lá de cima”, se diverte o “bom velhinho”. Ao longo da festa, o espaço vai receber uma série de atrações como apresentações teatrais, contação de história e shows. Além disso, o Parque Municipal, em Itaipava, recebe diversas oficinas para a criançada.

A programação completa do Natal Imperial está disponível no site oficial do evento (www.natalimperial.com.br). Mais informações no Disque Turismo de Petrópolis: 0800 024 1516 e WhatsApp (24) 2237-3321. De segunda a sábado e feriados, das 9h às 17h, e aos domingos, das 9h às 14h.

Ação da Saúde fortalecerá a campanha “Fazer o Bem, Faz Bem”

Unidades de Saúde da rede de atenção básica - UBS e PSFs - abrem as portas para a arrecadação de alimentos que serão destinados a famílias em situação de vulnerabilidade social. A campanha é realizada por equipes da Secretaria de Saúde e faz parte das ações da campanha “Fazer o Bem, Faz Bem” – uma ação de governo para incentivar a solidariedade e dar apoio a quem precisa. Serão mais de 50 pontos de arrecadação em unidades de saúde existentes em localidades dos cinco distritos.

“A iniciativa da Secretaria de Saúde vem somar às demais ações do município para unir a população e estimular doações àqueles que mais precisam. A ‘Fazer o Bem, Faz Bem’ é uma campanha de toda cidade, com o objetivo de sensibilizar as pessoas. É uma oportunidade para mobilizarmos a sociedade petropolitana e promovermos a solidariedade”, destaca o governo interino, lembrando que o material arrecado irá beneficiar cerca de 2500 famílias prioritariamente.
 
A campanha é realizada pelo governo municipal, por meio das Secretarias de Defesa Civil e Ações Voluntárias e da Assistência Social, que agora recebem o apoio da Secretaria de Saúde, com iniciativa das equipes de Unidades Básicas de Saúde, Postos de Saúde da Família, Academias da Saúde e do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica -Nasf.
 
“São mais de 50 unidades de Saúde em todas as regiões da cidade recebendo as doações de alimentos não perecíveis. É uma iniciativa das equipes das unidade que irá somar às demais ações que já vem sendo realizadas dentro da campanha ‘Fazer o Bem, Faz Bem’. Ter as unidades de saúde como pontos de arrecadação, facilita a vida das pessoas que quiserem exercer a solidariedade, entregando a sua doação”, destaca o secretário de Saúde.
 
A arrecadação nas unidades de Saúde vem somar aos demais pontos já existentes: redes de supermercados do Bramil, do Itamarati, Itaipava e Posse; no Terê Frutas de Cascatinha; no Armazém do Grão do Valparaíso; no Supermarket do Quitandinha; no DIB de Cascatinha; e no Rede Economia do Itamarati e Bingen.
 
Além dos supermercados, a campanha mantém pontos para o recebimento de doações na sede da Defesa Civil, que fica na Rua Buarque de Macedo, 128 – Morin; na Casa da Cidadania, na Rua Visconde de Souza Franco, 474 – Centro; e no Centro de Cidadania, na Estrada União e Indústria, 11860 – Itaipava.
 
“Estamos engajados nessa ação em prol das famílias que mais necessitam. Esta iniciativa das equipes da Secretaria de Saúde é muito bem-vinda e importante para fortalecermos a campanha. Já havíamos tido um reforço nos pontos de doações com a adesão de mais unidades de supermercados, onde instalamos novos pontos de arrecadação e agora teremos ainda mais locais para que as pessoas entreguem seus donativos”, destacou o secretário de Defesa Civil.
 
Com o objetivo de intensificar a arrecadação, o município está promovendo o Dia D de arrecadação, no dia 17 de dezembro, quando voluntários estarão nos pontos de recolhimentos dos alimentos, mobilizando a população a participar da iniciativa
 
“O Dia D é importante para marcarmos esta mobilização da sociedade em prol da segurança alimentar dessas famílias que mais necessitam. Nossa equipe estará atuando para incentivar e sensibilizar as pessoas para a doação. Contamos com a sensibilidade e adesão das pessoas”, destacou o secretário de Assistência Social.

Orientações e testagem para Infecções Sexualmente Transmissíveis serão oferecidas no local

Dando continuidade à programação do Dezembro Vermelho em Petrópolis no mês que chama a atenção para a prevenção e conscientização sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), o governo municipal realiza neste sábado (04) a segunda etapa do Fique Sabendo Itinerante. A ação será realizada na quadra da Escola Municipal Clemente Fernandes, na região do 24 de Maio, das 9h às 16 horas. No local serão realizadas orientações e testagem para IST.

O governo interino destaca que o intuito da ação é alertar a população sobre o vírus HIV, a Aids e outras ISTs. “As pessoas podem ter e transmitir alguma infecção sexualmente transmissível, mesmo sem apresentar sinais e sintomas. Durante o ano realizamos várias ações presenciais, e na campanha do Dezembro Vermelho não poderia ser diferente”, disse o governo interino, lembrando que a equipe também estará presente nas ações de saúde nos terminais rodoviários do Itamarati, no dia 7 de dezembro, e do Centro, no dia 20.

A programação do Fique Sabendo Itinerante teve início na Praça de Corrêas na última quarta-feira (01), no Dia Mundial de Combate à Aids. Na primeira etapa, 67 pessoas realizaram testes para Infecções Sexualmente Transmissíveis na ação que contou com a parceria do Centro de Referência em Atendimento à Mulher (Cram), juntamente com o Ônibus Lilás. A programação será encerrada na Praça da Inconfidência no dia 10 de dezembro, das 19h às 23 horas.

O secretário de Saúde ressalta que a Área Técnica de IST/Aids e Hepatites B e C de Petrópolis realiza o acompanhamento dos pacientes que testarem positivo. “A partir dos resultados, os pacientes são orientados e receber o suporte para tratamento. Os casos positivos identificados são acompanhados pela Área Técnica de IST/Aids para que passem por novos exames e iniciem o acompanhamento e os tratamentos necessários”.

A Área Técnica de IST/Aids e Hepatites B e C de Petrópolis realiza a testagem de segunda a sexta-feira. O local funciona na Rua Paulino Afonso, nº455, no Centro (ao lado do HMNSE). Na segunda, terça, quarta e sexta-feira o atendimento é das 8h às 16h30. Na quinta- feira o horário de funcionamento é das 8h às 19h30.

Segunda, 06 Dezembro 2021 10:23

03.12.21 - Boletim Epidemiológico

A taxa de ocupação de leitos para pacientes com covid-19 no Sistema Único de Saúde, nesta sexta-feira (03.12), permanece em zero para leito clínico e em 4,55% para leitos de UTI na rede pública. O número de pacientes internados também se manteve. Levando em conta toda a rede de saúde da cidade, somando hospitais públicos e privados, são três pacientes internados em leitos de UTI. Dois óbitos foram confirmados nesta sexta-feira e tiveram os dados inseridos na base de dados da prefeitura – um deles ocorreu em outubro, outro em novembro.

Até agora, foram realizados no município 210.982 testes para Covid-19, com 50.245 resultados positivos e 160.475 negativos (levando em consideração testes rápidos e swab).
 
A Secretaria de Saúde esclarece que o número de óbitos, em 1.559, é atualizado nos boletins apenas após o registro do atestado de óbito e do resultado do exame do paciente no sistema da Vigilância Epidemiológica, o que é feito por equipe administrativa. Trata-se de medida de segurança para evitar erro na informação divulgada pela Secretaria de Saúde. É possível acompanhar a evolução dos casos no portal da transparência do coronavírus, no site da Prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br).

Óbitos:

1- Mulher, 93 anos, moradora de Nogueira. Paciente internada em 17.10.21 na UPA Cascatinha. Óbito registrado em 31/10/21 no HMNSE. Paciente com doença cardiovascular crônica e pneumopatia crônica.

2- Mulher, 87 anos, moradora do Valparaíso. Paciente internada em 26/11/21 no HNSA. Óbito registrado em 29/11/21 no HNSA. Paciente com doença cardiovascular crônica e doença renal crônica.

O Balcão de Emprego da Prefeitura, coordenado pelo Departamento de Trabalho e Renda (Detra) da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, oferece para a próxima semana (06/12 a 10/12) 23 vagas de emprego. Caso o candidato tenha alguma dúvida ou interesse pode procurar o atendimento presencial no Detra, que fica na Dr. Porciúncula 75, Centro. O telefone para contato é o 2246-8942.

Para que o candidato possa pleitear uma das vagas é necessário que o cadastro e o currículo também estejam atualizados, para que as empresas possam fazer o contato correto com aquelas pessoas que possuam o perfil para a oportunidade ofertada. Essa atualização é feita diretamente no site da prefeitura www.petropolis.rj.gov.br/e-gov/sde/balcao_de_empregos/candidatos/add/.

Os empresários interessados em oferecer vagas de emprego podem disponibilizar as vagas, de forma gratuita, diretamente no site da prefeitura www.petropolis.rj.gov.br/e-gov/sde/balcao_de_empregos/empresas/index. Basta fazer o cadastro e informar a vaga.

Vale ressaltar que a prefeitura é responsável apenas pela divulgação das vagas e os encaminhamentos dos candidatos para processo seletivo. Sendo assim, fica a cargo do empregador a responsabilidade pelas entrevistas e possíveis contratações. As seis vagas disponíveis desta semana são essas:

1) Mecânico / Masculino / Uma vaga/ Faixa Etária de 30 a 60 anos / Ensino Fundamental / CNH B / Experiência de 6 meses

2) Cozinheiro Industrial/ Ambos os sexos/ Uma vaga/ Faixa Etária de 25 a 50 anos / Ensino Médio / Experiência de 6 meses

3) Vendedor Comércio / Ambos os sexos / Uma vaga / Faixa Etária de 25 a 50 anos / Ensino Médio / Experiência de 6 meses

4) Vendedor Comércio / Ambos os sexos / Duas vagas / Faixa Etária de 25 a 50 anos / Ensino Médio / CNH AB / Experiência de 6 meses

5) Barman / Ambos os sexos / Uma vaga / Faixa Etária de 22 a 45 anos / Ensino Médio / Experiência de 6 meses

6) Garçom / Ambos os sexos / Quatro vagas / Faixa Etária de 22 a 45 anos / Ensino Médio / Experiência de 6 meses

7) Cozinheiro / Ambos os sexos / Uma vaga / Faixa Etária de 25 a 50 anos / Ensino Médio / Experiência de 6 meses

8) Auxiliar de Cozinha / Ambos os sexos / Uma vaga / Faixa Etária de 25 a 50 anos / Ensino Médio / Experiência de 6 meses

9) Costureiro / Ambos os sexos / 10 vagas / Faixa Etária de 18 a 55 anos / Ensino Fundamental / Experiência de 6 meses

10) Técnico em Segurança do Trabalho / Ambos os sexos / Uma vaga / Faixa Etária de 30 a 45 anos / Ensino Superior / CNH B / Experiência de 6 meses

A Central do Procon em Itaipava será reaberta a partir de segunda-feira (06/12). Os atendimentos no local tinham sido suspensos em março de 2020, com a pandemia. Com a reativação, os atendimentos ocorrerão das 10h às 16h na central que fica na Estrada União e Indústria, nº 10800, no Centro da Cidadania.

“Fizemos uma reformulação no espaço. Colocamos novas baias para atender com mais conforto e segurança o consumidor. Esperamos com isso aliviar um pouco o atendimento em nossa sede, no Centro e tornar mais fácil o acesso dos moradores dos distritos aos serviços”, afirmou o coordenador do Procon.

No local serão quatro atendentes e um novo sistema será utilizado, o “Proconsumidor”. “O novo sistema possui uma plataforma mais rápida e intuitiva, agilizando o atendimento e as respostas dos fornecedores. E o mais importante: há uma interação com o consumidor durante o processo. Ele poderá, de casa, consultar o andamento de sua reclamação”, completa o coordenador.

Os telefones da central de Itaipava são: 2237-7337 / 2237 7448 e 2237- 7418. No Centro, os números para contato são: (24) 2246-8469, 2246-8471, 2246-8473, 2246-8475, 2246-8477, 2246-8470, 2246-8472, 2246-8474 e 2246-8476. Vale destacar que, nesse primeiro momento, não haverá necessidade de agendamento para atendimento na central em Itaipava. Já no Centro, os agendamentos podem ser feitos pelo aplicativo ou pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. . Vale lembrar que o Procon Centro funciona na Rua Doutor Moreira da Fonseca, número 33.