As Ruas Floriano Peixoto e Caldas Vianna voltarão a ser parcialmente fechadas na noite desta terça-feira (02), para mais uma etapa da pintura da sinalização horizontal e instalação da vertical nas duas vias. A previsão é de que todo o serviço seja concluído até a próxima quinta-feira (04). As ações estão sendo realizadas no período noturno para evitar transtornos no trânsito.

Na segunda-feira as ações da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transporte – CPTrans, se concentraram na Rua Floriano Peixoto. Foram concluídas as faixas de pedestres e marcações de redutores de velocidade. O próximo passo será a revitalização da área destinada aos táxis, enquanto as vagas de estacionamento rotativo deverão ser providenciadas pela empresa que explora o serviço.

Na Caldas Vianna, além de duas faixas de pedestres, será feita a sinalização dos pontos de embarque e desembarque dos ônibus.

De acordo com a CPTrans, a trégua dada pela chuva nos últimos dias, permitiu o início do trabalho. Para a realização desta etapa, não haverá necessidade de interromper o trânsito, que deverá funcionar em meia pista.

A Rua Caldas Vianna começou a ser recuperada no fim do mês de janeiro. As obras foram custeadas, por meio de uma emenda parlamentar do Governo Federal. A via que é paralela ao terminal rodoviário foi totalmente recuperada.

Além dela, este ano o Governo Interino já garantiu o recapeamento das Ruas Floriano Peixoto e Carlos Gomes, ambas no Centro e Avenida Getúlio Vargas, no Quitandinha.
Terça, 02 Março 2021 12:32

Boletim Meteorológico

Previsão do tempo para as próximas 24 horas

ANÁLISE SINÓTICA – 02/03/2021 - ÀS 10H
Um sistema de alta pressão sobre o oceano influencia as condições de tempo no município de Petrópolis.
 
PREVISÃO DO TEMPO - VÁLIDA DE 02/03 ÀS 12H ATÉ 03/03 ÀS 12H
 Céu parcialmente nublado, sem chuva. Ventos de S/SE a N/NE com intensidade fraca a moderada. Temperatura mínima de 18°C e máxima de 28°C. A umidade relativa do ar variará entre 55% e 90%.
 
TENDÊNCIA DO TEMPO - VÁLIDA DE 03/03 ÀS 12H ATÉ 04/03 ÀS 12H
Céu parcialmente nublado, com chuva fraca a moderada isolada entre a tarde e noite. Ventos de S/SE a N/NE com intensidade fraca a moderada. Temperatura mínima de 18°C e máxima de 28°C. A umidade relativa do ar variará entre 50% e 90%.


Terça, 02 Março 2021 10:11

Boletim vacinação – 01/03/2021

As equipes de enfermagem, sob coordenação do departamento de Vigilância em Saúde, deram sequência nesta segunda (01.03), a vacinação contra a Covid-19. Durante todo o dia, 411 pessoas foram vacinadas na cidade, dessas 59 são referentes a segunda dose.  Até o momento 10.796 pessoas receberam a primeira dose e outras 4.383 receberam a segunda dose do imunizante. Nos pontos de drive thru do Centro e de Itaipava e nas UBSs Quitandinha e Itamarati e PSF foram vacinados 247 idosos com idade entre 85 e 89 anos. Em paralelo, equipes do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) vacinaram 14 pessoas.  Nesta segunda-feira, 91 profissionais da saúde das redes público e privada receberam a primeira dose da vacina e outros 59 receberam a segunda dose.

 A vacinação de idosos com idade entre 85 e 89 anos seguirá sendo realizada nesta terça-feira (2/3) no campus da Universidade Católica de Petrópolis (UCP) na Rua Benjamin Constant – Centro e no Parque Municipal, em Itaipava. Importante destacar que nestes pontos de drive thru, idosos que chegam à pé também são vacinados. A vacinação para este público, também acontece de segunda a sexta-feira nas Unidades Básicas de Saúde do Quitandinha e do Itamarati. A vacinação em todos os pontos é feita sempre das 9h às 16h.

Para receber a vacina, idosos devem estar cadastrados no site da prefeitura. (www.petropolis.rj.gov.br).
A Prefeitura mantém ainda um atendimento via whatsapp para esclarecer dúvidas da população sobre a vacinação contra a Covid-19. Nestes casos, as mensagens devem ser enviadas ao número: (24) 99946-1161.

Petrópolis recebeu nesta segunda-feira (01/3) mais um lote de vacinas contra a Covid-19. Com as 920 doses de CoronaVac que chegaram a cidade hoje, a Secretaria de Saúde já recebeu, desde a entrega do primeiro lote, em janeiro, doses suficientes para vacinar 16.630 pessoas. Até sábado, as equipes de enfermagem, sob coordenação do departamento de Vigilância em Saúde, já tinham vacinado 10.444 pessoas e aplicado a segunda dose do imunizante em 4.324 delas. As equipes trabalham neste momento na vacinação de idosos acamados, idosos com mais de 85 anos e profissionais de saúde com mais de 60 anos que ainda não foram vacinados (que atuam em consultórios, clínicas e laboratórios, por exemplo). Profissionais de saúde com menos de 60 anos que têm comorbidades também serão vacinados.

No primeiro momento foram vacinados na cidade profissionais de saúde que atuam na linha de frente de combate a Covid-19 em hospitais e unidade de saúde públicas e privadas, idosos com mais de 60 anos que vivem em instituições de longa permanência e deficientes institucionalizados maiores de 18 anos. Também já foram vacinados 1.003 idosos com mais de 90 anos.

Atualmente a Secretaria de Saúde está vacinando idosos com idade entre 85 e 89 anos e pacientes acamados. Para estes dois públicos, 3.934 cadastros foram feitos até o início da noite de domingo, sendo 2.250 idosos entre 85 e 89 anos e 1.684 pacientes acamados com mais de 60 anos.

Nesta terça-feira a vacinação será ampliada, passando a atender também profissionais de saúde com mais de 60 anos que atuam em clínicas, consultórios, laboratórios, e hospitais. Profissionais de saúde maiores de 18 anos e menores de 60 que tenham algum tipo de comorbidade também serão vacinados. A vacinação para os profissionais de Saúde será concentrada no Hospital Municipal Nelson de Sá Earp.

A vacinação de idosos com mais de 85 anos continua nesta segunda-feira (1º/3) nos pontos de drive thru na UCP da Rua Benjamim Constant e Parque de Exposições de Itaipava e nas UBS do Quitandinha e na UBS do Itamarati. Importante destacar que idosos que cheguem a pé aos pontos de drive thru também recebem a vacina. Em todos os pontos, as equipes aplicam as vacinas das 9h às 16h. Pacientes acamados cadastrados também continuam sendo vacinados em casa pelas equipes do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD). Em todos os casos é necessário fazer o agendamento prévio da vacinação no site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br).

O município vem seguindo o Plano Nacional de Imunização, que estabelece que na primeira fase, sejam vacinados trabalhadores da saúde; idosos com mais de 60 anos que vivem em instituições de longa permanência; deficientes maiores de 18 institucionalizados e idosos com mais de 75 anos.

Em Petrópolis, após a vacinação de profissionais da linha de frente que atuam em UTIs, urgências e emergências, as ações começaram a ser feitas de forma escalonada, avançando de acordo com disponibilização de vacinas pelo Ministério da Saúde.

As vias serão liberadas logo após a conclusão do serviço

A Companhia Petropolitana de Trânsito e Transporte – CPTrans, está iniciando nesta segunda-feira (01), a pintura da sinalização horizontal das Ruas Caldas Viana e Floriano Peixoto, no Centro. A trégua dada pela chuva nos últimos dias, assim como a previsão de tempo bom até quarta-feira (03), permitiu o início do trabalho.

Para a realização do serviço, a Rua Caldas Vianna vai funcionar em meia pista a partir das 20h30 desta segunda-feira, enquanto o trânsito da Rua Floriano Peixoto será totalmente interrompido. As vias serão liberadas logo após a conclusão do serviço. A sinalização é importante e dá mais segurança aos motoristas e pedestres.

A Rua Caldas Vianna começou a ser recuperada no fim do mês de janeiro. As obras foram custeadas com recursos federais, por meio de uma emenda parlamentar.

Além dela, este ano o Governo Interino já garantiu o recapeamento das Ruas Rua Floriano Peixoto e Carlos Gomes, ambas no Centro e Avenida Getúlio Vargas, no Quitandinha, onde o serviço havia sido iniciado no ano passado, mas não havia sido concluído.


Em março, mês em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher (8), diversas manifestações culturais acontecem na cidade em homenagem a data. Teatro, música, exposições virtuais e outras apresentações, fazem parte da programação realizada pelos artistas do município e disponibilizadas em ambiente virtual. Esses projetos são contemplados pelo edital da Lei Aldir Blanc, executado pela prefeitura. Esta data foi adotada pela Organização das Nações Unidas e, consequentemente, por diversos países.

Além disso, o Instituto Municipal de Cultura prestará uma homenagem à artista Wal Osório. A live será realizada no dia 8 de março, 19 horas, através do canal de Youtube Cultura Petrópolis. Ela foi atriz, fisioterapeuta, produtora, compositora, percussionista, fotógrafa, dançarina, artista circense e diretora teatral. Atuou por mais de 20 anos no grupo Pessoal Aí, Andarilhas do Barulho, entre outros grupos e companhias artísticas.

Seus últimos trabalhos foram a direção do musical CaZuZa, estudos sobre Nelson Rodrigues e iria estrear em 2020 a peça A Vidente e o Guerreiro pela Barud Produções Artísticas. Participou ativamente nas mostras de artes cênicas da região, transmitindo alegria e alto astral por onde passava.

Em 2019, saindo do Festival do Riso Solto, projeto contemplado pelo edital do Fundo de Cultura, disse, na época: “Devíamos ter muitos momentos como esse na cidade, toda hora, uma semana inteira de palhaçaria em nossas praças, artistas vindos dos quatro cantos para trazer alegria, assim como os teatros de rua, contando a história de Petrópolis, o Bauerntheater, por exemplo”, conforme relata Elie Mikail, representante do Segmento de Teatro no Conselho de Cultura, presença confirmada na Live.

A ideia da Live é trazer para o público uma homenagem póstuma como merece a grande amiga da cultura, que fotografou em sua trajetória diversas companhias teatrais da cidade, e esteve presente em montagens de muitas. É dar essa oportunidade aos parceiros de coxias e bastidores, ensaios e montagens, palcos e conquistas, a chance de dividirem com o público algumas memórias desse convívio.

“As mulheres das artes e da cultura merecem ser homenageadas, não somente quando falecem, mas sempre. Com certeza, também na Cultura tivemos que fazer conquistas através dos tempos, conquistar nosso espaço e o respeito no ofício. Espero que consigamos, com essa homenagem, mostrar para os familiares e parceiros da atriz homenageada que reconhecemos a sua importância nestas quase três décadas de contribuição à cultura petropolitana. Os artistas são imortais”, Catarina Maul, gerente do Centro de Cultura Raul de Leoni.

Terça, 02 Março 2021 09:43

Boletim epidemiológico

O boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde desta segunda-feira (01/03) mostra que Petrópolis fez, até agora, 123.082 testes para Covid-19, com 20.826 resultados positivos e 96.120 negativos (levando em consideração testes rápidos e Swab). Mais seis óbitos foram confirmados nesta segunda-feira.

Neste momento, 88 pessoas estão internadas em leitos de UTI privados e pelo SUS. Outras 60 estão em leitos clínicos, considerando leitos privados e SUS, totalizando assim, 148 internações em toda a rede da cidade. A ocupação de leitos clínicos pelo SUS é de 54,55% e 61,70% em leitos de UTI.

A Secretaria de Saúde esclarece que o número de óbitos, hoje em 556, é atualizado nos boletins apenas após o registro do atestado de óbito e do resultado do exame do paciente no sistema da Vigilância Epidemiológica, o que é feito por equipe administrativa. Trata-se de medida de segurança para evitar erro na informação divulgada pela Secretaria de Saúde.

A Secretaria acrescenta, ainda, que trabalha na atualização de dados de notificações e casos em análise no sistema, inserindo dados não lançados no fim do ano passado. É possível acompanhar a evolução dos casos no portal da transparência do coronavírus, no site da Prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br).

Óbitos registrados:

Mulher, 93 anos, moradora em Corrêas. Internada em 14.12.2020, na Upa Cascatinha e transferida para o SMH. Óbito registrado em 18.12.2020. Paciente com hipertensão arterial e insuficiência cardíaca

Mulher, 78 anos, moradora no Chácara Flora. Internada em 10.12.2020, na Upa Centro e transferida para o SMH. Óbito registrado em 19.12.2020. Paciente com hipertensão arterial.

Homem, 67 anos, morador na Castelânea. Internado em 11.12.2020 na Upa Itaipava e transferido para o SMH. Óbito em 20.12.2020. Paciente com hipertensão arterial, doença arterial e coronariana.

Mulher, 89 anos, moradora no Lajinha. Internada em 06.01.2021, no SMH. Óbito registrado em 10.01.2021. Paciente com hipertensão arterial e diabete.

Homem, 90 anos, morador em Corrêas. Internado em 09.02.2021 no HST. Óbito registrado em 25.02.2021. Paciente com hipertensão arterial e doença pulmonar obstrutiva crônica.

Homem, 60 anos, morador em Pedro do Rio. Internado em 02.02.2021, no HAC. Óbito registrado em 27.02.2021. Paciente com doença arterial obstrutiva periférica e hipertensão arterial

Contribuintes em débito com o município podem ter os títulos protestados a partir desta semana. Com a ação conjunta da Secretaria de Fazenda e a Procuradoria Geral do município, dívidas ativas de IPTU, ISS e ITBI, multas e taxas municipais serão cobradas por meio de cartórios de protesto. O primeiro lote, com aproximadamente 500 certidões negativas, equivalente a R$ 250 milhões, será cobrado a partir desta primeira quinzena de março.

A Prefeitura assinou o convênio com o Instituto de Protesto de Títulos – seção do Rio de Janeiro – para que os débitos em massa sejam protestados, usando a cobrança extrajudicial continuada, em paralelo à cobrança judicial. O contribuinte, após receber a notificação do cartório, terá o prazo de três (3) dias úteis para realizar a quitação do débito. Caso isso não aconteça, o munícipe terá o título protestado e o nome será incluído no cadastro de restrição de crédito.

Para que a pessoa consiga retirar o nome, será obrigatório a quitação da dívida na unidade de atendimento da Procuradoria Geral do município, na divisão de cobrança amigável da dívida ativa, que fica na Avenida Koeler, 260, sala 2. Após o pagamento, a Procuradoria emitirá a autorização de cancelamento do protesto.

O contribuinte que estiver devendo ao município poderá ainda receber a notificação, emitida pela Procuradoria, contendo boleto para pagamento. Caso exista alguma dúvida sobre a situação fiscal, o contribuinte deverá se dirigir a unidade de atendimento ou ligar para o telefone (24) 2242-6275.