A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 1.600 pinos de cocaína no km 83 da BR-040 na noite de terça-feira (02/03). O material estava escondido no interior do tanque de combustível de um veículo que vinha do Rio de Janeiro para o município. O Grupamento de Operações com Cães da Guarda Civil de Petrópolis participou da operação, que também contou com o apoio da Polícia Militar (PM). Dois homens foram presos por associação ao tráfico de drogas.

A PRF recebeu a denúncia de um veículo que estaria trazendo droga da capital para Petrópolis e abordou o condutor, com o apoio da PM, na BR-040. Os agentes não encontraram a droga, mas perceberam que o motorista fez uma ligação e informou que havia sido abordado pelas equipes.

Após essa ação, os policiais realizaram uma nova ronda na Serra e abordaram um outro carro, que estava recebendo auxilio da concessionária devido à uma suposta pane mecânica.

Esse condutor apresentou muito nervosismo durante a revista policial. Sendo assim, foi realizada busca pessoal e no veículo. A droga foi encontrada no interior do tanque de combustível, em um total de 32 pacotes com 50 pinos de cocaína em cada, totalizando aproximadamente 1.600 pinos de substância análoga à cocaína.

O apoio do Canil da Guarda Civil serviu para identificar se havia mais droga escondida em outras partes dos veículos envolvidos.

Em janeiro deste ano, o Grupamento de Operações com Cães participou de um treinamento com provas de faro, buscas de armas e entorpecentes, abordagem e condução dos animais. Segundo José Augusto Antônio Carvalho, superintendente geral da Guarda Civil, o treinamento serviu para aperfeiçoar abordagens como ocorreu na BR-040.

“Nosso objetivo é aperfeiçoar os serviços prestados às forças de segurança em benefício da população do nosso município. Esse é um serviço reconhecido e importante para Petrópolis e se comprovou eficaz mais uma vez, dessa vez, em apoio a PRF na BR-040", disse o superintendente.

Quarta, 03 Março 2021 10:19

Boletim Meteorológico

Previsão do tempo para as próximas 24 horas

ANÁLISE SINÓTICA – 03/03/2021 - ÀS 10H
Um sistema de alta pressão sobre o oceano permanece influenciando as condições de tempo no município de Petrópolis.
 
PREVISÃO DO TEMPO - VÁLIDA DE 03/03 ÀS 12H ATÉ 04/03 ÀS 12H
Predomínio de céu parcialmente nublado, sem chuva. Ventos de S/SE a N/NE com intensidade fraca a moderada. Temperatura mínima de 18°C e máxima de 28°C. A umidade relativa do ar variará entre 50% e 90%.
 
TENDÊNCIA DO TEMPO - VÁLIDA DE 04/03 ÀS 12H ATÉ 05/03 ÀS 12H
Predomínio de céu parcialmente nublado, sem chuva. Ventos de E/SE a N/NE com intensidade fraca a moderada. Temperatura mínima de 18°C e máxima de 28°C. A umidade relativa do ar variará entre 50% e 90%.


Quarta, 03 Março 2021 10:07

Boletim vacinação – 02/03/2021

As equipes de enfermagem, sob coordenação do departamento de Vigilância em Saúde, deram sequência nesta terça-feira (02.03), a vacinação contra a Covid-19. Durante todo o dia, 495 pessoas foram vacinadas na cidade, dessas 34 são referentes a segunda dose.  Até o momento 11.257 pessoas receberam a primeira dose e outras 4.417 receberam a segunda dose do imunizante.

Nos pontos de drive thru do Centro e de Itaipava e nas UBSs Quitandinha e Itamarati e PSF foram vacinados 207 idosos com idade entre 85 e 89 anos. Em paralelo, equipes do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) vacinaram 16 pessoas.  Nesta terça-feira, 233 profissionais da saúde das redes pública e privada receberam a primeira dose da vacina e outros 16 receberam a segunda. Um total de 18 bombeiros receberam a primeira dose da vacina e outros 5 a segunda.

A vacinação de idosos com idade entre 85 e 89 anos seguirá sendo realizada nesta terça-feira (2/3) no campus da Universidade Católica de Petrópolis (UCP) na Rua Benjamin Constant – Centro e no Parque Municipal, em Itaipava. Importante destacar que nestes pontos de drive thru, idosos que chegam à pé também são vacinados. A vacinação para este público, também acontece de segunda a sexta-feira nas Unidades Básicas de Saúde do Quitandinha e do Itamarati. A vacinação em todos os pontos é feita sempre das 9h às 16h.
Para receber a vacina, idosos devem estar cadastrados no site da prefeitura. (www.petropolis.rj.gov.br).

A Prefeitura mantém ainda um atendimento via whatsapp para esclarecer dúvidas da população sobre a vacinação contra a Covid-19. Nestes casos, as mensagens devem ser enviadas ao número: (24) 99946-1161.

Quarta, 03 Março 2021 10:05

Boletim epidemiológico (02/03)

O boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde desta segunda-feira (02/03) mostra que Petrópolis fez, até agora, 124.489 testes para Covid-19, com 21.183 resultados positivos e 96.658 negativos (levando em consideração testes rápidos e Swab). Mais dois óbitos foram confirmados nesta terça-feira.
Neste momento, 94 pessoas estão internadas em leitos de UTI privados e pelo SUS. Outras 68 estão em leitos clínicos, considerando leitos privados e SUS, totalizando assim, 162 internações em toda a rede da cidade. A ocupação de leitos clínicos pelo SUS é de 67,27 e 61,54 % em leitos de UTI.

A Secretaria de Saúde esclarece que o número de óbitos, hoje em 558, é atualizado nos boletins apenas após o registro do atestado de óbito e do resultado do exame do paciente no sistema da Vigilância Epidemiológica, o que é feito por equipe administrativa. Trata-se de medida de segurança para evitar erro na informação divulgada pela Secretaria de Saúde.

A Secretaria acrescenta, ainda, que trabalha na atualização de dados de notificações e casos em análise no sistema, inserindo dados não lançados no fim do ano passado. É possível acompanhar a evolução dos casos no portal da transparência do coronavírus, no site da Prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br)

Óbitos registrados:

Mulher, 81 anos, moradora no Alto da Serra. Internada em 01.09.2020 no HAC e transferida para o HNSA. Óbito registrado em 01.02.2021. Paciente com síndrome de Meige.

Homem, 76 anos, morador em Nogueira. Internado em 13.02.2021, no HCC. Óbito registrado em 27.02.2021. Paciente com doença cardíaca crônica

Em meio à pandemia de covid-19, a Prefeitura, por meio da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans) garantiu junto às empresas o retorno de 162 horários de 27 linhas de transporte coletivo. Os horários estavam suspensos desde as primeiras medidas restritivas no município, em março do ano passado. Com a medida, o governo municipal busca reduzir a lotação nos ônibus e o tempo de espera dos passageiros nos pontos de embarque da cidade.

De acordo com a CPTrans, a cobrança para a retomada dos horários vinha sendo feita desde o início de janeiro. 

As tabelas com os horários atualizados dos ônibus estão sendo divulgadas nos locais de maior circulação, dentro das comunidades. Foram priorizadas as linhas troncais, com grande concentração de demanda.

Iniciativa adotada pela Secretaria de Educação faz parte de ações de educação do Comitê Olímpico Internacional (COI)

O governo municipal participou na manhã desta terça-feira (02.03) do lançamento do projeto “Petrópolis Olímpica – Uma educação de valores”, que estará sendo incorporado nas escolas e Centros de Educação Infantil (CEIs) da rede municipal pela Secretaria de Educação. O programa educacional se baseia nos valores olímpicos e gera uma ferramenta para favorecer o processo de ensino e aprendizagem, com maior conectividade e poder de mobilização dos jovens, incorporando o esporte e a educação olímpica em suas rotinas de aprendizado, tornando o ambiente escolar mais atrativo para os alunos.

O programa faz parte da área de educação do Comitê Olímpico Internacional (COI) e hoje está consolidado em 110 países. Atletas olímpicos como o levantador da seleção brasileira de vôlei e campeão olímpico Bruno Rezende, o ginasta olímpico Rafael Andrade, o atleta e medalhista na Paraolimpíada de Pequim 2008, Claudemir Santos, e o campeão mundial de mountain bike Henrique Avancini gravaram depoimentos sobre a importância do projeto para a cidade e sobre os valores inseridos pela prática desportiva como indutor da formação educacional de alunos.

O deputado estadual Sergio Fernandes também participou do lançamento e destacou a importância do programa, que leva às escolas as atividades esportivas. “Na Alerj, em 2019, já tinha aprovado um projeto que institui a prática de artes marciais nas escolas da rede estadual. Esse é o espírito do Petrópolis Olímpica: reter os alunos em um ambiente escolar mais dinâmico, e também ser um processo de inicialização esportiva. Trabalhar a educação por meio do esporte é sucesso garantido”, afirma o deputado.

A primeira parte de formação do projeto já está marcada: será no dia 6 de abril. Todas as escolas receberão orientações com a instrução para indicar profissionais da unidade que ficarão responsáveis pela formação e acompanhamento do projeto. A ideia é que um módulo seja apresentado por mês. O cronograma com horário e demais datas será repassado pela Secretaria de Educação para as escolas e CEIs