As equipes de enfermagem, sob coordenação do departamento de Vigilância em Saúde, deram sequência na terça-feira (15/06) a vacinação contra a Covid-19. Durante todo o dia, 1.166 pessoas foram vacinadas na cidade. Destas 1.102 receberam a primeira dose e 64 receberam a segunda dose. Até o momento 98,480 pessoas receberam a primeira dose e 39.860 receberam a segunda dose do imunizante. Por conta da logística de informações para fechamento dos dados o boletim da vacinação passou a ser divulgado na parte da manhã.

Nos pontos de imunização foram vacinados 64 idosos, sendo 38 com a primeira dose e 26 com a segunda. Também receberam a vacina 418 pessoas com comorbidades, sendo 416 deles com a primeira dose e dois com a segunda. Cinco deficientes também receberam a primeira dose do imunizante. Além destes, 10 gestante foram vacinadas, sendo sete delas com a primeira dose e três com a segunda. Três puérperas também receberam a vacina: uma delas com a primeira dose e duas com a segunda. Foram vacinadas ainda 29 pessoas em situação de rua.

Equipes vacinaram também 144 profissionais de Saúde, sendo 115 com a primeira dose e 29 com a segunda. Também receberam a primeira dose da vacina, 103 profissionais de Educação.

A campanha de imunização contra a covid-19 segue nesta quarta-feira (16/06). A campanha de imunização contra a covid-19 segue sendo realizada em 10 pontos da cidade. Para a vacinação é preciso estar cadastrado junto a Secretaria de Saúde. Os dados devem ser preenchidos no site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br).

Em caso de dúvidas é possível utilizar o Whatsapp da Saúde, um assistente virtual que fornece informações sobre a vacinação, locais de atendimento a pacientes com sintomas da doença e boletins. Há, ainda, informações sobre a vacinação contra a gripe. O atendimento está disponível pelo número (24) 9.9200-1428.

Podem se cadastrar para a vacinação no momento:

- Pessoas com mais de 57 anos sem comorbidades

- Profissionais da Educação acima de 18 anos que atuam na Educação infantil (crianças de 0 a cinco anos) em Centros de Educação Infantil e em escolas que têm turmas da educação infantil e profissionais de Educação que atuam no ensino fundamental, médio e superior.

- Trabalhadores da saúde com mais de 18 anos

- Pessoas com comorbidades acima de 18 anos

- Pessoas com síndrome de down maiores de 18 anos

- Pessoas com autismo maiores de 18 anos

- Pessoas com deficiência permanente com mais de 18 anos.

- Pacientes renais crônicos em diálise com mais de 18 anos

- Pessoas com paralisia cerebral maiores de 18 anos

- Idosos com mais de 60 anos (aqueles que perderam o chamamento feito anteriormente)

* Gestante e puérperas com comorbidades acima de 18 anos (não precisam se cadastrar previamente e devem apresentar laudo indicando que estão aptas a receber a vacina). A vacinação de gestantes e puérperas maiores de 18 anos com comorbidades, está sendo feita com a aplicação da vacina CoronaVac. As doses do imunizante do Butantan destinadas a este público estão sendo aplicadas em dois pontos da cidade: no campus da UCP Benjamin Constant (Centro) e no Parque Municipal, em Itaipava.

A taxa de ocupação de leitos para pacientes com covid-19 no Sistema Único de Saúde se mantém, nesta terça (15/06), em 32,47% em leitos clínicos e 41,67% em UTIs. Levando em conta toda a rede de saúde da cidade, incluindo hospitais públicos e privados, são 150 pacientes internados, sendo 90 em UTIs e 60 em leitos clínicos. Três óbitos foram confirmados e inseridos na base de dados do município nesta terça.

Até agora foram realizados no município 166.645 testes para Covid-19, com 39.917 resultados positivos e 124.772 negativos (levando em consideração testes rápidos e Swab).

A Secretaria de Saúde esclarece que o número de óbitos, hoje em 1.252 é atualizado nos boletins apenas após o registro do atestado de óbito e do resultado do exame do paciente no sistema da Vigilância Epidemiológica, o que é feito por equipe administrativa. Trata-se de medida de segurança para evitar erro na informação divulgada pela Secretaria de Saúde.

A Secretaria acrescenta, ainda, que trabalha na atualização de dados de notificações e casos em análise no sistema, inserindo ainda dados pendentes de meses anteriores. É possível acompanhar a evolução dos casos no portal da transparência do coronavírus, no site da Prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br).

Óbitos registrados:

Mulher, 67 anos, moradora no Itamarati. Internada em 08.06.2021 no PSLS e transferida para o SMH. Óbito registrado em 12.06.2021 no SMH. Paciente com hipertensão arterial.

Homem, 37 anos, morador na Castelânea. Internado em 09.06.2021 na UPA Centro e transferido para o HAC. Óbito registrado em 13.06.2021 no HAC. Paciente com obesidade.

Mulher, 78 anos, moradora na Mosela, Internada em 25.05.2021 no Hospital Unimed e transferida para o SMH. Óbito registrado em 13.06.2021 no SMH. Paciente com hipertensão arterial e síndrome metabólica.

Buscando aquecer o mercado do turismo ao mesmo tempo em que avança a vacinação contra a Covid-19 no município, o governo interino está estreitando relações para divulgar Petrópolis no circuito do Cristo Redentor, na cidade do Rio de Janeiro. A primeira ação em conjunto será a iluminação do Trono de Fátima e do Cristo com as cores da Alemanha no dia 29 de junho, data que marca a chegada dos primeiros colonos germânicos à Cidade Imperial em 1845. Neste dia, a cidade estará sediando a Bauernfest - que começa no dia 25 de junho e segue até dia 4 de julho - este ano terá programação on-line e também nos restaurantes.

O anúncio do trabalho em conjunto foi feito hoje (15/06) pelo Padre Omar Raposo, reitor do Santuário Cristo Redentor. 

“Petrópolis é uma cidade muito importante no cenário nacional, e eu, como representante de uma das principais portas de entrada do turismo brasileiro, sei da importância da integração entre as cidades nesse momento difícil. Precisamos alinhar as ações para divulgar aquilo que nós temos de melhor em todo o Estado. Os braços do Cristo estão abertos para Petrópolis, cidade de fé, de grandes personagens da nossa história”, disse o padre Omar Raposo.

O presidente do IMC ressaltou a importância histórica do Trono de Fátima para Petrópolis. Ele ainda lembrou que o projeto arquitetônico do monumento é de Heitor da Silva Costa, que tem como sua obra mais famosa justamente o Cristo Redentor. "A gente fica muito feliz com essa aproximação. Além do turismo, a cultura ganha, o nosso município ganha como um todo com essa parceria", disse.

O secretário de Turismo agradeceu a iniciativa do sacerdote de integrar o turismo de Petrópolis no circuito do Cristo Redentor, que é um dos mais conhecidos atrativos turísticos do mundo. "Essa ação de iluminar o Cristo com as cores da Alemanha certamente trará resultados muito positivos para a nossa Bauernfest. Somos privilegiados em poder contar com essa cooperação", disse.

Quarta, 16 Junho 2021 11:34

Nota de pesar

A Prefeitura e todo o corpo administrativo e operacional da Companhia de Desenvolvimento de Petrópolis – COMDEP lamentam a morte da funcionária Renata Gomes Christe Mathias, que, aos 45 anos, perdeu a batalha contra a covid-19. Ela, que há 22 anos fazia parte do quadro da companhia, trabalhou em diferentes setores da empresa. Estava internada no Hospital Nossa Senhora Aparecida – HNSA desde o fim do mês de maio. O governo interino e a Comdep se solidarizam com a família e amigos.

As obras de construção da nova Estação de Tratamento de Água – ETA Araras, em Bonsucesso, já entraram em sua fase final. A previsão é de que o novo sistema de abastecimento de água, que irá atender 123 mil moradores de Nogueira, Itaipava, Pedro do Rio e Posse, comece a operar a partir de dezembro. O governo municipal, junto com o superintendente da Águas do Imperador, Márcio Salles, visitou o local na tarde desta segunda-feira (14).

Sozinha, segundo o prefeito, a nova estação será capaz de tratar mais de nove milhões de litros de água por dia. “Esse é um grande avanço para a nossa população, principalmente em relação ao saneamento básico. O índice populacional na região dos distritos vem crescendo de forma expressiva, porém, a nova ETA será capaz de garantir o atendimento com segurança pelos próximos 50 anos”, explica o governo interino, complementando que a nova ETA terá papel estratégico para o abastecimento da cidade.

A ETA Araras será interligada aos principais sistemas de abastecimento da cidade e, para o superintendente da Águas do Imperador, Márcio Salles, será um marco para o saneamento de Petrópolis. Isso porque firma a ideia de saneamento sustentável. Ela será provida de alta tecnologia e operacionalizada por um Centro de Controle Operacional (CCO).

“O equipamento vai permitir o reaproveitamento total da água processada e resíduos resultantes. Será equipada ainda com um laboratório para análises da qualidade da água bruta e tratada; um reservatório com capacidade para dois milhões de litros e um auditório para atividades de educação ambiental”, explica Márcio Salles.

Começaram hoje (15/06) as atividades do Transformando Vidas Pelo Esporte no Castelo São Manoel (Escola Madalena Tagliaferro) e no Bingen (Escola Johann Noel). Cada um desses núcleos vai atender até 60 jovens, dos seis aos 17 anos, com aulas de futsal. Serão formadas turmas de acordo com a idade e respeitando os protocolos sanitários para evitar a disseminação da Covid-19. A iniciativa é da Liga Petropolitana de Esportos (LPD) e conta com o apoio da prefeitura de Petrópolis, através da Secretaria de Esportes, Promoção da Saúde, Juventude, Idoso e Lazer, do governo do Estado e patrocínio de uma empresa privada.

Ao todo, 600 crianças e adolescentes serão beneficiadas pelo programa que será realizado em 10 comunidades da cidade: Castelo São Manoel, Alto da Serra, Bataillard, Boa Vista, Independência, Bingen, Fazenda Inglesa, Valparaíso, Carangola e no Centro de Iniciação Esportiva (CIE) no Caxambu. O governo interino esteve ontem (14) no lançamento do programa, na quadra do Bataillard.

Cada bairro terá três responsáveis: um professor e um estagiário de educação física, e um agente comunitário.

O idealizador do projeto, Geraldo Barros, explica como será o cadastro dos jovens: “As crianças das comunidades e bairros do entorno devem procurar os agentes comunitários do núcleo mais próximo nos horários indicados, ou entrar em contato pelo WhatsApp através do número (24) 98125-6727. O agente será o nosso suporte dentro das comunidades e o porta-voz da Liga”.

Segundo o secretário de Esportes, Promoção da Saúde, Juventude, Idoso e Lazer,  a prefeitura será parceira do programa dando suporte na estrutura. O secretário tem acompanhado de perto a implementação dos núcleos. "Ficamos muito felizes em apoiar a um projeto que vai beneficiar tantos jovens da nossa cidade. A ideia é que eles ocupem seu tempo com uma atividade física de qualidade. Vamos ajudar com a manutenção das quadras e dos equipamentos em que ocorrem as aulas", disse.

A Secretaria de Educação continua com cadastro aberto para cursos específicos para professores que atuam no Ensino Fundamental - Ensino Religioso - e aqueles que também lecionam no Ensino Médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos) - minicurso Competências Socioemocionais. As formações fazem parte do calendário de aperfeiçoamento para profissionais da Rede. Importante destacar que os encontros – remotos de formação– estão ocorrendo desde o início do ano.

Uma das formações com inscrições abertas é a de Ensino Religioso para os professores que atuam nos Anos Finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio e EJA (anos Finais). O encontro será no dia 18 de junho, das 9h30 às 11h, pela plataforma Google Meet e as inscrições podem ser feitas pelo formulário do Google Forms, que já foi enviado para as escolas.

Interessados devem se inscrever até as 17h do dia 16 de junho. São 95 vagas. A pauta do encontro e o link de acesso serão disponibilizados no e-mail fornecido pelo inscrito. Informações adicionais podem ser adquiridas no Departamento de Ensino Fundamental: 2246-8678.

Inscrições também continuam abertas para o minicurso “Aperfeiçoando práticas, habilidades e competências socioemocionais na escola”, uma iniciativa do Departamento de Educação Especial por meio da Assessoria em Psicologia Escolar, seguindo a perspectiva da Educação Socioemocional, com base na BNCC – Base Nacional Comum Curricular - para professores do Ensino Fundamental II.

O minicurso vai abordar ferramentas que auxiliam na aprendizagem e promovem o bem-estar e saúde mental no ambiente escolar. As inscrições podem ser feitas até o dia 22 de junho pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Os encontros serão pelo Google Meet e entre os temas abordados estão: Saúde Mental e Bem-estar do profissional da Educação; Fundamentos sobre Competências Socioemocionais - estruturação e sistematização e Estruturação e aplicabilidade nas práticas.

"IMC nas Redes – Conversas Culturais" desta quarta-feira (16/06) terá como tema a moda como expressão cultural. A roda de conversa on-line será transmitida nas redes sociais da prefeitura (Facebook e Youtube), às 19h, com a participação de Camila Filardi Leal, Dafne Souza, Denise Fiorini, Raquel Theo e Sabrina Sabrá. A mediadora do encontro será Ana Castro, produtora cultural e funcionária do Instituto Municipal de Cultura (IMC).

Camila Leal é produtora cultural, ativista da moda sustentável, representante local do movimento Fashion Revolution, criadora do Coletivo de Brechós de Petrópolis e especialista em vestuário de segunda mão. Dafne Souza é formada pela Escola de Belas Artes da Universidade Fedral do Rio de Janeiro em figurino e produção de moda pelo Senac. Também fez modelagem no Senai. Sabrina Sabrá é empresária está a frente da grife Sabrina Sabrá. Há 10 anos atua como apresentadora em uma emissora local.

Formada em Administração pela Universidade Católica de Petrópolis, Denise Fiorini é empresária, mãe e esposa. Foi uma das idealizadoras e organizadoras do Rua Teresa Fashion, evento que destacou a moda feita no polo de moda. Está em sua segunda gestão como presidente da Associação da Rua Teresa. Já Raquel Théo é formada em Moda e Figurino. Especializou-se em oficinas de cenografia e figurino com Colmar Diniz, Rosa Magalhães e Emília Duncan. Integrou a equipe de figurino da minissérie JK e da novela Bang Bang, em 2005. Atuou ainda como diretora de arte em diversos projetos.

"Este ano foi criado o segmento de Design e Moda dentro do Conselho Municipal de Cultura e só mostra como o tema vem se inserindo cada vez mais no espaços culturais, sociais e econômicos. Nossa cidade respira moda, falar sobre é aproximar o assunto da sociedade e valorizar a produção local", disse Ana Castro, mediadora do encontro.