O papel das instituições na preservação do patrimônio cultural é o tema do "IMC nas Redes – Conversas Culturais" de amanhã (10/08). O encontro virtual será transmitido nas redes sociais da prefeitura (Facebook e Youtube), às 19h, com a participação do coordenador de planejamento e gestão estratégica do município, Fátima Argon, Frederico Araújo, Patrícia Hugueney e Luciana Lopes. A mediadora da roda de conversa será Ana Carolina Maciel, museóloga da prefeitura de Petrópolis, que atua no Instituto Municipal de Cultura (IMC).

Fátima Argon é historiadora e arquivista, foi pesquisadora do Museu Imperial de 1980 até 2018. Atualmente é responsável pelo Arquivo Tristão de Athayde do Centro Alceu Amoroso Lima para a Liberdade, Universidade Cândido Mendes e representa o Instituto Histórico Petrópolis, como presidente.

Luciana Lopes é graduada em Tecnologia da Conservação e Restauro pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Minas Gerais. Atua como técnica em Conservação e Restauro de Bens Culturais pela Fundação de Arte de Ouro Preto. Atualmente tem uma empresa de restauro, a Imperial Cia. de Restauro, sediada na Cidade Imperial. Há 13 anos executa projetos de conservação e restaurações em instituições públicas e particulares de Petrópolis onde atua na divulgação e na preservação do patrimônio histórico-cultural.

Frederico Araújo é formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atua como diretor técnico do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) na Região Serrana. Patrícia Hugueney é arquiteta e urbanista formada pela FAU-UFRJ. No serviço público desde 2005, atuou na Secretaria de Obras de Paraty, depois na Secretaria de Planejamento de Petrópolis e nos últimos 11 anos e meio no Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC), representando o órgão na região Serrana.

Carga horária de 80 horas no curso a distância

A Secretaria de Educação inicia nessa terça-feira (10/08) mais um curso para os profissionais da rede municipal de Educação. Dessa vez, a oportunidade é para os professores que desejam atuar nas Salas de Recursos Multifuncionais. Foram disponibilizadas 40 vagas e a formação, à distância, com carga horária de 80 horas, seguirá até maio de 2022.

“Importante destacar que, regularmente, a Secretaria de Educação realiza formações, cursos e encontros com orientadores justamente para estimular a atualização de conhecimentos. Toda oportunidade pode e deve ser aproveitada”, afirma o governo interino.

Os professores, orientadores e diretores interessados em participar já fizeram a inscrição junto ao Departamento de Educação Especial da Secretaria de Educação, responsável pelo curso. As aulas serão realizadas pela plataforma google meet em encontros quinzenais, às terças-feiras, das 18h às 21h.

A carga horária será dividida em 50h - aspectos teóricos; 20h - estudos extras; e 10h -plano de intervenção; totalizando 80 horas. As aulas terão início nessa terça-feira (10/08). Serão dois encontros mensais até maio de 2022.

“O objetivo é o de subsidiar professores aceca do atendimento educacional especializado para alunos com deficiência por meio do conhecimento das especificidades e do desenvolvimento de estratégias de aprendizagem que favoreçam a construção de conhecimentos pelos alunos, auxiliando na sua vida curricular escolar”, explica a secretária de Educação.

Os temas serão: Aspectos históricos da Educação Especial; O atendimento educacional especializado; O funcionamento da sala de recursos multifuncionais e as atribuições dos professores recursistas; O planejamento educacional individualizado; O papel do professor da sala de recursos frente às deficiências: alunos com deficiência intelectual, com autismo, surdos ou deficiência auditiva, deficiência visual, física, múltipla, dificuldade de comunicação expressiva e altas habilidades/superdotação e Projeto de intervenção;

As equipes de enfermagem, sob coordenação do departamento de Vigilância em Saúde, deram sequência na segunda-feira (09/08) a vacinação contra a covid-19. Durante todo o dia, 2.253 pessoas foram vacinadas na cidade. Destas 1.112 receberam a primeira dose e 1.141 receberam a segunda dose do imunizante. Até o momento 160.140 pessoas receberam a primeira dose, 69.746 receberam a segunda dose e 6.805 receberam a dose única do imunizante. Por conta da logística de informações para fechamento dos dados o boletim da vacinação passou a ser divulgado na parte da manhã.

Nos pontos de imunização foram vacinados 726 idosos, sendo oito com a primeira dose e 718 com a segunda dose. A primeira dose da vacina foi aplicada em 1. 038 pessoas com idade entre 34 e 59 anos sem comorbidades. Nesta faixa etária abaixo de 59 anos também receberam a segunda dose, 115 pessoas.

Também receberam a segunda dose da vacina, 175 pessoas com comorbidades e 16 deficientes.

A vacina foi aplicada ainda em 10 gestantes, sendo oito com a primeira dose e dois com a segunda. Também foram vacinadas 15 puérperas, sendo quatro com a primeira dose e 11 com a segunda.

Equipes vacinaram também 139 profissionais de Saúde, sendo 37 com a primeira dose e 102 com a segunda. Também receberam a primeira dose da vacina, 11 profissionais de transportes e um integrante de Forças de Segurança. Foram vacinados ainda sete profissionais de Educação, sendo cinco com a primeira dose e dois com a segunda.

A campanha de imunização contra a covid-19 segue nesta terça (10/08), com a vacinação de pessoas acima de 33 anos sem comorbidades, e abertura de cadastro para pessoas com 32 anos. O cadastro deve ser preenchido no site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br).

A vacinação contra a covid-19 acontece em 13 pontos distribuídos nos cinco distritos.

Em caso de dúvidas é possível utilizar o Whatsapp da Saúde - assistente virtual que fornece informações sobre a vacinação, locais de atendimento a pacientes com sintomas da doença e boletins. O atendimento está disponível pelo número (24) 9.9200-1428.

O Procon Petrópolis e a Câmara de Prevenção e Resolução de Conflitos – Petrópolis da Paz, firmaram uma importante parceria para agilizar processos relacionados a Lei Federal 14.181/21, que atualizou o Código de Defesa do Consumidor. Conhecida como a Lei do Superendividamento, as alterações definiram regras de prevenção ao superendividamento dos consumidores e prevê audiências de negociação entre credor e devedor.

A iniciativa dos órgãos da Prefeitura tem o objetivo de facilitar e ajudar as partes de conflitos, credores e devedores, a chegarem a um acordo. Assinaram o termo de cooperação o coordenador do órgão de defesa do consumidor e a coordenadora do programa Petrópolis da Paz.

O convênio promoverá efetividade à atuação da Câmara de Prevenção e Resolução de Conflitos, em especial nos acordos formalizados em audiência de conciliação e mediação pré-processuais, além de incentivar a política pública de tratamento adequado de conflitos.

A Lei do Superendividamento cria novas regras para aumentar a proteção das pessoas que buscam crédito e assim diminuir a inadimplência de consumidores, em especial nesses tempos de crise. "A parceria com o Petrópolis da Paz será muito proveitosa. Ao mesmo tempo que desafoga o setor de atendimentos do Procon, o consumidor ganhará uma oportunidade de ter as suas dividas acompanhadas por um órgão chancelado pela justiça", disse o coordenador do Procon.

Para a coordenadora do Petrópolis da Paz, a parceria com o Procon Petrópolis vai possibilitar aos devedores mais uma proteção nesses tempos de pandemia, sem a necessidade de recorrer as ações na justiça em que muitas vezes se transformam em um transtorno. Os idosos são o foco principal da parceria.

"Buscaremos uma resolução mais rápida e amigável para evitar ações judiciais que às vezes levam tempo para serem solucionadas. Ainda entre os idosos, vamos intermediar suas questões de endividamento, já que são vítimas de problemas que vão desde uma compra até crédito sem autorização", finalizou a coordenadora.

Município passa a ter 13 pontos para imunização contra a covid-19

Para dar mais celeridade à vacinação contra a covid-19, com previsão de maior público por conta das ampliações de faixas etárias a serem imunizadas, a Secretaria de Saúde está abrindo mais um ponto para a aplicação de doses: o Centro de Saúde Professor Manoel José Ferreira, no Centro. Com isso, o município passa a contar com 13 pontos de vacinação distribuídos em diferentes locais dos cinco distritos. Nesta segunda-feira o município liberou o cadastro de pessoas a partir dos 33 anos, cuja vacinação começa nesta terça. O cadastramento para a vacinação deve ser feito no site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br). As vagas são disponibilizadas diariamente para as faixas etária e públicos que fazem parte do Plano Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde. A disponibilização de vagas é feita de acordo com a quantidade de vacinas que chegam ao município.

“Estamos trabalhando para que tenhamos toda a população imunizada o quanto antes. Temos visto os bons resultados que a vacinação já apresenta. A chegada de novos lotes e previsão de uma nova remessa, durante a semana, permitiu que ampliássemos as faixas etárias e, antes do fim desta semana, as pessoas com 30 anos começarão a ser vacinadas. Com mais um ponto de vacinação, poderemos ampliar o número de vacinados por dia, avançando ainda mais em nossas ações”, destaca o governo interino.

Nesta terça-feira (10/08) será aberto o cadastro para 32 anos, com vagas disponíveis para vacinação a partir de quarta (11/08). Na quarta e na quinta-feira serão abertas vagas para pessoas com mais de 31 e 30 anos respectivamente.

“A Vigilância em Saúde tem toda a estrutura e expertise em campanhas de vacinação. A Divisão de Imunização do município está preparada para acelerar os trabalhos, conforme a chegada de lotes maiores de vacinas. A ampliação dos pontos de vacinação é importante dentro do nosso planejamento, para que os trabalhos sigam organizados mesmos com um público maior sendo atendido. Toda equipe da Secretaria está empenhada nesta organização”, destaca o secretário de Saúde.

Até sábado, Petrópolis tinha 165.833 pessoas que receberam pelo menos uma dose da vacina, considerando aplicações de primeira dose e dose única do imunizante. O número corresponde a 68,50% do público alvo da campanha, pessoas maiores de 18 anos. Completaram o ciclo de imunização na cidade, com a segunda dose ou a dose única da vacina, 75.410 pessoas – o que significa que 31,15% da população vacinável, receberam as doses necessárias para a imunização.

Além do Centro de Saúde, na Rua Santos Dumont (Centro), a vacinação vem sendo feita na sede do Clube Petropolitano na Rua Roberto Silveira (Centro); no Esporte Clube Correas (Correas), no Clube Palmeira (Itamarati), no Clube Magnólia (Bingen), na Casa de Portugal (Quitandinha), Casa da Educação Barão de Mauá (Centro), no antigo PSF da Posse (Posse) e em sistema de drive thru no campus da UCP Benjamin Contant (Centro), Ginásio da UCP no Bingen (Bingen), Hipershopping (Alto da Serra) e em dois pontos do Parque Municipal (Itaipava). A vacinação acontece sempre das 9h às 16h, exceto na unidade da Posse, que tem horário diferenciado: das 10h às 15h.

Ao lado do vereador Maurinho Branco, o governo interino também cobrou que obras na estrada sejam realizadas à noite

O governo interino cobrou nesta segunda-feira (9) do novo superintendente regional do DNIT no Estado do Rio (substituto), Leive Márcio Rodrigues de Assis, a construção de rotatórias ao longo da Estrada União e Indústria. As estruturas são essenciais para a melhoria da mobilidade urbana municipal e estavam previstas, inicialmente, nas obras que o departamento faria na via. Ao lado do vereador Maurinho Branco, vice-presidente da Comissão de Transportes da Câmara Municipal, o prefeito pediu um compromisso de toda a equipe DNIT para tirar as rotatórias do papel. Além disso, voltou a cobrar que as intervenções na estrada sejam feitas no período noturno, para minimizar os transtornos aos petropolitanos.

“Esta reunião de aproximação com o novo superintendente regional do DNIT foi importante para que pudéssemos sanar, pessoalmente, algumas dúvidas sobre os últimos passos que demos junto ao Ministério da Infraestrutura e a direção geral do DNIT. Vamos, agora, trabalhar juntos para viabilizar as rotatórias, que são tão importantes para melhorar a mobilidade na União e Indústria. Também aproveitamos para cobrar mudanças no horário de execução das obras na via. As obras são essenciais, mas vêm provocando sérios transtornos ao dia-a-dia dos petropolitanos. Precisamos encontrar alternativas para amenizar este impacto. Estou certo de que a realização destas obras à noite traria um grande alívio”, afirmou.

Maurinho Branco demostrou otimismo durante o encontro. “A inclusão das rotatórias dará mais sentido a esta obra. É claro que o asfaltamento é importante. A recuperação é importante. Mas as rotatórias é que darão impacto maior na questão da mobilidade. É uma obra muito necessária para a cidade, que vai influenciar de forma positiva na vida dos moradores”, lembrou.

A prefeitura de Petrópolis, por meio da Área Técnica do Programa de Tabagismo, deu início na última sexta-feira (06), a capacitação de profissionais da rede de saúde. O objetivo da instrução é prevenir a iniciação do tabagismo, estimular a interrupção do fumo e proteger a população da exposição à fumaça ambiental do tabaco. A qualificação irá ocorrer durante todas as duas próximas sextas-feiras do mês de agosto no Centro de Saúde. No dia 27, ela será realizada no Ambulatório Escola. A capacitação acontece em vista do Dia Nacional de Combate ao Fumo, em 29 de agosto.

Apoiada nas diretrizes do Programa de Controle do Tabagismo, a capacitação abordará temas como a importância da redução de preferência de fumantes e a consequente morbimortalidade relacionada ao consumo de derivados do tabaco. As atividades acontecem por meio de ações educativas, de comunicação e de atenção à saúde. A instrução tem como intuito capacitar os profissionais da rede municipal de saúde para que sejam multiplicadores do programa em seus respectivos serviços de saúde.

“É uma forma de capacitar os profissionais da rede no combate ao uso de derivados de tabaco. Sabemos todos os malefícios que os componentes ligados ao cigarro e ao fumo trazem a saúde das pessoas. Queremos instruir o profissional na ponta para conseguirmos realizar o melhor atendimento e apoio dentro do nosso sistema de saúde”, explica o secretário de Saúde.

Ele ainda explica a importância da capacitação para os grupos de tabagismo que é oferecido nas unidades de saúde do município: “Para as unidades de saúde possuírem o grupo de tabagismo, os profissionais precisam passar por essa capacitação por algum especialista que já atue e tenha experiência na área. Quando o trabalhador passa por esse processo, ele pode repassar o conhecimento dentro da sua unidade”.

Grupos de Tabagismo

Os grupos de tabagismo são realizados dentro das unidades da saúde com reuniões de apoio, medicamentos e orientações totalmente gratuitas à população, para quem deseja para de fumar. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) o consumo de tabaco é a principal causa de morte evitável no mundo.

Os grupos realizam quatro sessões de acompanhamento com o paciente, em que cada semana é abordado um assunto diferente. São realizadas palestras relacionadas a saúde do indivíduo com o tabaco, com objetivo que o paciente pare de fumar. Juntamente com as abordagens, é realizado o acompanhamento com uma equipe multidisciplinar com médico, dentista, nutricionista, e outros profissionais.

“O paciente decide se quer parar de fumar ou não. Ele decidindo, iniciamos o procedimento com os medicamentos de adesivos de nicotina, de acordo com a demanda dos pacientes. Realizamos as ações educativas para depois iniciarmos o tratamento na prática com o aval do indivíduo”, explica o secretário de Saúde.

Oferecido por meio de uma parceria entre a Prefeitura, através do Programa Petrópolis da Paz e da plataforma Círculos em Movimento, da Escola Superior da Magistratura do Rio Grande do Sul (Ajuris), as inscrições para o curso de capacitação em Justiça Restaurativa, direcionado a professores, profissionais e trabalhadores da educação, já estão abertas.

Os interessados devem se inscrever através do link https://www.circulosemmovimento.org.br/formacoes ou solicitar mais informações através do e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. "> O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. . Totalmente gratuito e com início previsto para o dia 23 de agosto, as aulas se estenderão até 28 de outubro e serão ministradas de forma online. Para isso, foram abertos espaços para até 4 mil acessos simultâneos na plataforma.

 “Esse é um programa que precisa ser expandido, pois prega a cultura da paz. Quanto mais pessoas capacitadas, mais conflitos serão resolvidos antes que cheguem a situações extremas. Estamos avançando aos poucos e o envolvimento do setor da Educação é fundamental para trabalharmos dentro das escolas”, disse o governo interino.

 De acordo com a coordenadora do Programa Petrópolis da Paz, a nova parceria com o Círculos em Movimento se tornou possível graças a renovação de uma união já muito produtiva entre as duas instituições. “O curso visa a capacitação em Justiça Restaurativa dentro das escolas e não é direcionado apenas aos professores, mas a qualquer um trabalhador. Abrange ainda as equipes que atuam com medidas socioeducativas, assistência social e dos CRAS e CREAs”, explica.

O programa vem fomentar o movimento internacional de educação para a paz, aprendizagem socioemocional e resolução de conflitos. O acesso está liberado para os trabalhadores da rede municipal de Educação, que devem utilizar o seguinte código de acesso para inscrição: "PetPaz".

O Programa de Pacificação Restaurativa-Petrópolis da Paz realiza ações voltadas aos três eixos restaurativos. São eles: mediação escolar, mediação comunitária e Justiça Restaurativa. Além das delegacias, as ações acontecem na sede do programa, na Avenida Ipiranga, 193, assim como nas escolas da rede municipal e em pólos universitários. O telefone do espaço é o 2246-6006.

Lives, divulgação dos resultados da pesquisa Juventude em Dados e visitas em escolas do ensino médio, fazem parte da programação do Mês da Juventude, que aberta na tarde desta segunda-feira (09), pela Prefeitura, na Casa dos Conselhos, em comemoração ao Dia Internacional da Juventude, comemorado em 12 de agosto.

A programação, montada pela Coordenadoria Especial de Articulação Institucional, por meio da Coordenadoria da Juventude, junto com o Conselho Municipal de Juventude destaca as lives “Saúde da juventude - Como Sobreviver Sendo Jovem em Meio ao Caos da Pandemia”, com a psicóloga Leandra Iglesias e “O Futuro do Brasil Depende do Pleno Acesso da Juventude à Educação e ao Emprego”, com Marcus Barão, presidente do Conselho Nacional de Juventude.

“Será um mês recheado de eventos voltados para os jovens. Toda discussão em torno da juventude é de grande importância e precisa ser fomentada, pois, definitivamente, eles são o futuro da nossa cidade”, afirma o governo interino.

Uma visita com crianças e adolescentes moradoras no Meio da Serra, ao Projeto Água, em Itaipava, também está entre as atividades especiais em celebração a data.

“Políticas públicas pra juventude, ainda mais em um momento de pandemia, quando vemos jovens sendo diretamente afetados são fundamentais. A Coordenadoria montou uma programação pensando em ouvi-los com o intuito de saber o que pensam e desejam para nossa cidade. Queremos identificar nesse mês, qual o perfil da juventude petropolitana e assim então, criarmos projetos e programas para esse público”, diz a coordenadora de Juventude.

Confira a programação:

10/08 - Live “Saúde da Juventude - Como Sobreviver Sendo Jovem em Meio ao Caos da Pandemia”, às 18h30, com transmissão ao vivo pelas redes da Prefeitura.

11/08 – Juventude em Dados nas Escolas de Ensino Médio

12/08 - Visita ao Projeto Água com crianças e adolescentes do Meio da Serra

13/08 – Live “O Futuro do Brasil Depende do Pleno Acesso da Juventude à Educação e ao Emprego”, às 18h, com transmissão ao vivo pelas redes da Prefeitura.

15/08 – Distribuição do Estatuto da Juventude – Praça do CEU da Posse

16/08 – Lançamento do Aprova Jovem, às 11h, com transmissão ao vivo pelas redes da Prefeitura.

16 a 19/08 – Inscrições para bolsas de estudo do Programa Aprova Jovem

20/08 – Divulgação do Juventude em Dados, às 17h30, com transmissão ao vivo pelas redes da Prefeitura.

Oito oportunidades são destinadas a pessoas com deficiência (PcD)

A Prefeitura continua a oferecer oportunidades no mercado de trabalho. O Balcão de Emprego, administrado pelo Departamento de Trabalho e Renda (Detra), da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, está com 48 vagas sendo oferecidas. Na listagem desta semana, oito vagas são destinadas para os portadores de deficiência (PcD).

"O governo municipal procura facilitar a vida do cidadão petropolitano. O Balcão de Empregos serve como ferramenta para empresas e candidatos que estão querendo retornar ao mercado de trabalho. O serviço une esses dois lados e gerando oportunidades", disse o governo, que também destaca que os empresários interessados em oferecer vagas de emprego podem disponibilizar as vagas, de forma gratuita, diretamente no site da prefeitura www.petropolis.rj.gov.br/e-gov/sde/balcao_de_empregos/empresas/index. Basta fazer o cadastro e informar a vaga.

Para que o candidato possa pleitear uma das vagas é necessário que o cadastro e o currículo também estejam atualizados, para que as empresas possam fazer o contato correto com aquelas pessoas que possuam o perfil para a oportunidade ofertada. Essa atualização é feita diretamente no site da prefeitura www.petropolis.rj.gov.br/e-gov/sde/balcao_de_empregos/candidatos/add/. Caso o candidato tenha alguma dúvida ou interesse pode procurar o atendimento presencial no Detra, que fica na Dr. Porciúncula 75, Centro. O telefone para contato é o 2246-8942.

Vale ressaltar que a prefeitura é responsável apenas pela divulgação das vagas e os encaminhamentos dos candidatos para processo seletivo. Sendo assim, fica a cargo do empregador a responsabilidade pelas entrevistas e possíveis contratações. As 48 vagas disponíveis desta semana são essas:

1. Cobrador / PCD / Ambos os sexos / Uma vaga / Faixa etária de 20 a 50 anos / Ensino Fundamental / Experiência de 6 meses em CTPS

2. Cozinheiro / Feminino / Uma vaga / Faixa etária de 25 a 55 anos / Ensino Fundamental / Experiência de 6 meses em CTPS

3. Garçom / Ambos os sexos / Uma vaga / Faixa etária de 25 a 55 anos / Ensino Fundamental / Experiência de 6 meses em CTPS

4. Churrasqueiro / Masculino / Uma vaga / Faixa etária de 25 a 55 anos / Ensino Fundamental / Experiência de 6 meses em CTPS

5. Repositor de Mercadorias / PCD / Ambos os sexos / Três vagas / Faixa etária de 20 a 55 anos / Ensino Fundamental / Experiência de 6 meses em CTPS

6. Operador de Loja / PCD / Ambos os sexos / Uma vaga / Faixa etária de 20 a 55 anos / Ensino Fundamental / Experiência de 6 meses em CTPS

7. Estampador de Tecido / Ambos os sexos / Cinco vagas / Faixa etária de 18 a 60 anos / Ensino Fundamental

8. Costureiro / Ambos os sexos / 18 vagas / Faixa etária de 18 a 60 anos / Ensino Fundamental / Experiência de 6 meses em CTPS

9. Arrematadeira / Ambos os sexos / Quatro vagas / Faixa etária de 18 a 60 anos / Ensino Fundamental / Experiência de 6 meses em CTPS

10. Motorista de Caminhão / Masculino / 10 vagas / Faixa etária de 30 a 50 anos / Ensino Médio / Experiência de 6 meses em CTPS / CNH D

11. Embalador / PCD / Ambos os sexos / Uma vaga / Faixa etária de 20 a 55 anos / Ensino Fundamental / Experiência de 6 meses em CTPS

12. Ajudante de Açougueiro / PCD / Ambos os sexos / Uma vaga / Faixa etária de 25 a 55 anos / Ensino Fundamental / Experiência de 6 meses em CTPS

13. Auxiliar de Serviços Gerais / PCD / Ambos os sexos / Uma vaga / Faixa etária de 20 a 55 anos / Ensino Fundamental / Experiência de 6 meses em CTPS


A taxa de ocupação de leitos para pacientes com covid-19 no Sistema Único de Saúde está, nesta segunda (09/08), em 60% em leitos clínicos e 43,55% em UTIs. Levando em conta toda a rede de saúde da cidade, incluindo hospitais públicos e privados, são 100 pacientes internados, sendo 51 em UTIs e 49 em leitos clínicos. Quatro óbitos foram confirmados e inseridos na base estatística.

Até agora foram realizados no município 182.802 testes para Covid-19, com 44.540 resultados positivos e 137.818 negativos (levando em consideração testes rápidos e Swab).

A Secretaria de Saúde esclarece que o número de óbitos, hoje em 1.386 é atualizado nos boletins apenas após o registro do atestado de óbito e do resultado do exame do paciente no sistema da Vigilância Epidemiológica, o que é feito por equipe administrativa. Trata-se de medida de segurança para evitar erro na informação divulgada pela Secretaria de Saúde.

A Secretaria acrescenta, ainda, que trabalha na atualização de dados de notificações e casos em análise no sistema, inserindo ainda dados pendentes de meses anteriores. É possível acompanhar a evolução dos casos no portal da transparência do coronavírus, no site da Prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br).

Óbitos registrados:

Mulher, 60 anos, moradora no Independência. Internada em 23.07.2021 na UPA Cascatinha e transferida para o HNSA. Óbito registrado em 03.08.2021 no HNSA. Paciente com hipertensão arterial.

Homem, 77 anos, morador no Samambaia. Internado em 22.07.2021 na UPA Cascatinha e transferido para o HNSA. Óbito registrado em 04.08.2021 no HNSA. Paciente com doença cardiovascular crônica, Insuficiência venosa crônica.

Mulher, 87 anos, moradora no Centro. Internado 17.07.2021 no Hospital Unimed. Óbito registrado em 05.08.2021 no Hospital Unimed. Paciente sem comorbidades.

Homem, 78 anos, morador no Centro. Internado em 14.07.2021 no HST. Óbito registrado em 05.08.2021 no HST. Paciente com hipertensão arterial e diabetes.

O Meio da Serra continua sendo beneficiado com o mutirão de serviços do programa Acelera Petrópolis. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, entregou hoje (09/08) oito kits para a instalação de fossas sépticas que vão garantir o tratamento de esgoto para cerca de 70 pessoas na comunidade da Vila São Francisco – localidade conhecida também como Horta. Os moradores aguardavam por isso há mais de 30 anos.

O kit básico é composto de fossas, filtros, tubos e conexões e a previsão é que a instalação comece ainda nesta semana. A Secretaria de Meio Ambiente e a Coordenadoria de Articulação Institucional já fizeram o cadastramento das famílias que moram na região. “Antes, o esgoto era jogado em uma cachoeira, contaminando a água. Com as fossas sépticas isso não vai mais acontecer”, explica o secretário da pasta, que acompanhou a entrega.

“Estamos falando de um assunto muito sério que é o saneamento básico. Com as fossas sépticas estaremos garantindo que o esgoto produzido deixe de ser despejado na natureza, contribuindo para a preservação do meio ambiente e também para os moradores dessa região”, frisa o governo interino.

O morador Fernando Inácio de Souza, de 45 anos, lembra que antes o descarte era feito a céu aberto. “Estávamos há mais de 30 anos pedindo essas fossas ou algum outro mecanismo que garantisse o nosso saneamento básico. Ver esse projeto saindo do papel é uma grande vitória”, destaca.

A Secretaria de Meio Ambiente planeja instalar o mesmo material em outras regiões da cidade, como na Posse, por exemplo. “O saneamento é qualidade de vida da população. Dessa forma estaremos protegendo a saúde das pessoas e também dos nossos recursos naturais”, completa o secretário de Meio Ambiente.

Outras ações do Acelera Petrópolis no Meio da Serra

Na localidade conhecida como Jaqueira, foi realizada a extensão da rede elétrica com a substituição de um poste e início de construção de um espaço de convivência. O parquinho também está sendo revitalizado. No Açude, foi realizada a conclusão de pavimentação. Além dos serviços de capina e roçada, as comunidades também receberam revitalização da sinalização viária.

Além da Serra Velha da Estrela, simultaneamente, as ações do mutirão de serviços aconteceram no Alto da Serra e comunidades adjacentes, como Vila Felipe, Sargento Boening e Oficina. Nesta edição do Acelera Petrópolis, as ações também chegaram ao Caxambu. A Escola Municipal Alberto Delamare, recebeu uma série de melhorias, assim como a via que ganhou sinalização horizontal e revitalização das pinturas de quebra-molas.

Desde o lançamento do programa, em 8 de junho, as equipes do mutirão de serviços já passaram pelo Independência, São Sebastião, Siméria, Quitandinha, Taquara, Bairro Mauá, Cremerie, Dr. Thouzet, Quitandinha, Valparaíso, Carangola, Retiro, Roseiral e Jardim Salvador.

Mais dois veículos chegarão para atuação para transporte de alunos nas estradas vicinais

Dando continuidade à renovação da frota de veículos da Secretaria de Educação, a prefeitura recebeu nessa segunda-feira (09/08) cinco micro-ônibus rural escolar ORE Zero (4x4) para atuação específica nas áreas rurais de difícil acesso. Ainda nessa semana, mais dois veículos serão entregues, totalizando 7 veículos. É a primeira vez que a rede recebe esse tipo de ônibus, com tração nos quatro eixos, comprimento máximo de 6 metros e capacidade para 13 estudantes sentados.

“São veículos específicos para áreas rurais, onde o acesso pode ficar mais complicado devido a condições climáticas. É um avanço e que garante a continuidade no atendimento dos estudantes que moram em localidades distantes dos centros urbanos e que precisam desse suporte para o estudo”, afirma o governo interino.

A compra foi feita com recursos próprios através de ata de adesão à ata de compra do FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, por meio do programa Caminho da Escola, criado em 2007, com o objetivo de renovar a frota de veículos escolares no Brasil e garantir segurança e qualidade ao transporte dos estudantes.

“Com o transporte adaptado e com segurança, garantimos a continuidade do estudo desses alunos, contribuindo para a ampliação do acesso e permanência dos alunos nas escolas das redes públicas e fortalecimento da educação básica”, confirma a secretária de Educação.

Mais 9 novos ônibus: frota chega a 48 veículos

Vale lembrar que, desde janeiro, a Secretaria de Educação também recebeu mais 9 ônibus novos, também como parte do planejamento de renovação da frota. Só nesse ano, o número de veículos novos chegará a 16, com isso, a frota da Secretaria alcançará 48 veículos.

Importante destacar, ainda, que todos os veículos atendem o padrão de acessibilidade, com elevador para cadeirantes e cintos de segurança que atendem o público específico, com capacidade para 35 estudantes e tração 4x4.

A Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias emitiu nesta segunda-feira (9), um alerta de baixa umidade relativa do ar para os próximos dias. A previsão é que até a próxima quarta-feira (11), o índice da umidade relativa do ar varie entre 30% e 40% no período da tarde. Nessas condições são elevados os riscos de ocorrências de incêndios florestais, o que deixa as equipes da Defesa Civil de prontidão para atendimentos a chamados pela cidade. As rondas preventivas estão entre os mecanismos adotados pela secretaria para agilizar a identificação dos focos de incêndio.

As rondas preventivas passaram a ser uma rotina na Defesa Civil e nos dias em que a previsão é de baixa umidade, são fundamentais para a prevenção de incêndio. Diariamente, pela manhã e fim da tarde, os agentes percorrem os pontos de maior incidência de fogo em vegetação. "Estamos em período de seca e nesses dias, os riscos de incêndio em vegetação são maiores. Em dias de baixa umidade do ar, as ocorrência podem tomar grandes proporções, oferecendo maiores riscos para a população, além da degradação da nossa flora e fauna", destacou o secretário de Defesa Civil.

De acordo com o setor de meteorologia da Defesa Civil, para os próximos dias, um sistema de alta pressão permanecerá influenciando as condições de tempo no município de Petrópolis, com céu parcialmente nublado a com poucas nuvens. Sem previsão de chuva, a baixa umidade relativa do ar, afeta a cidade principalmente no período da tarde.

Com ventos de intensidade fraca a moderada, a temperatura mínima prevista entre segunda (9) e quarta (11), é de 13°C e máxima de 25°C. A umidade relativa do ar variará entre 35% e 90%.