Programação especial de 16 a 25 de agosto

Transmissão no Youtube e facebook da Prefeitura de Petrópolis

A Secretaria de Educação vai realizar mais um seminário. Dessa vez, o tema central será a educação infantil. A programação especial comemorará os vinte anos de integração das creches ao Sistema Municipal de Ensino e também abordará temas interessantes como psicopedagogia, musicalização, nutrição e docência com bebês. Além disso, seminário apresentará trabalhos desenvolvidos na rede municipal de ensino. A programação será transmitida no Youtube e facebook da Prefeitura de Petrópolis, de 16 a 25 de agosto.

Atualmente, a rede municipal conta com 72 Centros de Educação Infantil e cinco escolas de educação infantil, mas, também há turmas de educação infantil em unidades escolares, chegando a mais de 9 mil alunos atendidos nessa etapa de escolarização.

“Mais uma oportunidade de troca de informações e conhecimento, não só para os profissionais da rede, mas, para as famílias, estudantes e todos aqueles que reconhecem a importância da educação para o desenvolvimento da sociedade”, disse o governo interino.

A secretária de Educação ressaltou a importância de se discutir a educação infantil e as temáticas que devem ser fortalecidas em todas as fases. “Educação infantil é uma das etapas mais importantes na formação da criança. Idade da descoberta, autonomia, criação de laços e de aprendizagens significativas. Não à toa os professores, educadores e todos que atuam com esses alunos são apaixonados pela profissão. O seminário é mais uma oportunidade de atualização de conhecimento e resgate dessa história no município. Imperdível”, comenta.

Confira a programação:

Segunda-feira - 16/08


9h - Abertura / Secretária de Educação – 

9h30 - Roda de Conversa "Vinte anos de integração das creches ao Sistema Municipal de Ensino" – Heloísa Carneiro, Sandra Bortolotti e Taís Bonfante.


Terça-feira - 17/08

9h30 – “O trabalho do Psicopedagogo na Educação Infantil - Vivências na Escola Pública” - Tatiane Garcia
Graduada em pedagogia, Pós-graduada em psicopedagogia clínica e institucional

Quarta-feira - 18/08/2021

9h30 - "Docência com os bebês: relações e práticas construídas nos detalhes"
Maria Nazareth de Souza Salutto de Mattos
Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Infância, Bebês e Crianças-GERAR

10h30 – Nutrição Infantil
Priscila Ferreira Leite Pereira
Nutricionista da Secretaria de Saúde – Petrópolis/RJ
NASF


Quinta-feira - 19/08
9h30 - Neurociência na Educação Infantil
Prof. Maria de Fátima Vasconcelos


Sexta-feira - 20/08
9h30 - Musicalizando a Educação Infantil
Ana Laura Simão
Licenciada em Música, especialista em Educação Integral e mestranda em Música - UFRGS


Segunda-feira - 23/08
9h30 - “Organizando atividades no novo cenário da Educação”
Angela Maria Paiva Gama
Pedagoga, especialista em Filosofia com Crianças, Coordenadora e Professora dos Cursos de Letras e Pedagogia no Campus R9 Taquara, da Universidade Estácio de Sá

Terça-feira - 24/08
9h30 – “Desafios e possibilidades nos Museus: O Programa Educacional do Museu Imperial”
Carolina Moreira da Silva Knibel
Graduada em Turismo, especialista em Gestão do Patrimônio Cultural e responsável pela Área de Atividades Educativas e Culturais do Museu Imperial

Quarta-feira - 25/08
9h30 – “Atualizando o debate sobre a integração das creches e pré-escolas aos sistemas de ensino: uma conversa necessária”
Maria Fernanda Nunes
Professora Titular-Livre em Educação Infantil do Departamento de Didática da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, psicóloga, mestra em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1995) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIRIO.


As equipes de enfermagem, sob coordenação do departamento de Vigilância em Saúde, deram sequência na quinta-feira (12/08) a vacinação contra a covid-19. Durante todo o dia, 3.565 pessoas foram vacinadas na cidade. Destas 2.616 receberam a primeira dose e 949 receberam a segunda dose do imunizante. Até o momento 167.621 pessoas receberam a primeira dose, 72.931 receberam a segunda dose e 6.805 receberam a dose única do imunizante. Por conta da logística de informações para fechamento dos dados o boletim da vacinação passou a ser divulgado na parte da manhã. 

Nos pontos de imunização foram vacinados 163 idoso, sendo oito com a primeira dose e 155 com a segunda dose. A primeira dose da vacina foi aplicada em 2.552 pessoas com idade entre 31 e 59 anos sem comorbidades. Nesta faixa etária abaixo de 59 anos também receberam a segunda dose, 140 pessoas. 

Também receberam a vacina, 479 pessoas com comorbidades, sendo 14 com a primeira dose e 465 com a segunda dose. Quatro deficientes também receberam a segunda dose. 

A vacina foi aplicada ainda em 21 gestantes, sendo seis com a primeira dose e 15 com a segunda. Também foram vacinadas 37 puérperas, sendo 29 com a primeira dose e oito com a segunda.  

Equipes vacinaram também 167 profissionais de Saúde, sendo sete com a primeira dose e 160 com a segunda. Também receberam a segunda dose da vacina,  um profissional de transporte e um  integrante de Forças de Segurança. 

A campanha de imunização contra a covid-19 segue nesta sexta (13/08), com a vacinação de pessoas acima de 30 anos sem comorbidades. Para a vacinação é necessário preencher o cadastro no site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br). 

A vacinação contra a covid-19 acontece em 13 pontos distribuídos nos cinco distritos.

Em caso de dúvidas é possível utilizar o Whatsapp da Saúde - assistente virtual que fornece informações sobre a vacinação, locais de atendimento a pacientes com sintomas da doença e boletins. O atendimento está disponível pelo número (24) 9.9200-1428

Inscrições para a participação no festival vão até esta sexta-feira (13). Estabelecimentos são avaliados por uma curadoria

Conhecida por sua gastronomia, Petrópolis vai destacar, no fim deste mês, as delícias da cozinha japonesa. O Bunka-Sai Gastronômico será realizado de 25 e 29 de agosto, logo após a Bunka-Sai - Festa da Cultura Japonesa - que vai acontecer no formato online no próximo dia 21 de agosto, em parceria entre a Prefeitura e com a Associação Nikkei de Petrópolis.

"Estamos muito otimistas com a realização de mais este festival, que vai movimentar mais uma vez a nossa gastronomia e a nossa hotelaria, além dos demais setores ligados ao trade em nossa cidade. Trata-se de uma ação independente, que será realizada pela Prefeitura, através da Turispetro, alguns dias após a realização do Bunka-Sai", explica o Secretário de Turismo.

Assim como aconteceu no festival alemão, o Bunka-Sai Gastronômico dividirá os estabelecimentos participantes em três categorias: restaurantes especializados (que servem exclusivamente a culinária japonesa), outros restaurantes (que incluem em seus respectivos cardápios a culinária nipônica, entre outras especialidades) e Só Delivery (para empresas que trabalham a culinária japonesa apenas nesta modalidade).

A inscrição é gratuita para os estabelecimentos e o participante deverá assinar um termo de responsabilidade, onde se compromete a cumprir todas as medidas de segurança e higiene recomendadas pelas autoridades sanitárias, com o objetivo de conter a disseminação do Covid-19 na cidade. Os pratos e combinados devem se enquadrar na temática japonesa e são avaliados pela curadoria do festival.

Cerca de 20 estabelecimentos já confirmaram participação, e as inscrições vão até a próxima sexta-feira (13.08). Para participar, o interessado pode mandar um e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou entrar em contato pelos telefones (24) 2246-9462 ou 2237-3321 (WhatsApp).


A taxa de ocupação de leitos para pacientes com covid-19 no Sistema Único de Saúde está, nesta quinta (12/08), em 65,38% em leitos clínicos e 53,97% em UTIs. Levando em conta toda a rede de saúde da cidade, incluindo hospitais públicos e privados, são 100 pacientes internados, sendo 62 em UTIs e 38 em leitos clínicos. Três óbitos foram confirmados e inseridos na base estatística.

Até agora foram realizados no município 183.636 testes para Covid-19, com 44.748 resultados positivos e 138.413 negativos (levando em consideração testes rápidos e Swab).

A Secretaria de Saúde esclarece que o número de óbitos, hoje em 1.399 é atualizado nos boletins apenas após o registro do atestado de óbito e do resultado do exame do paciente no sistema da Vigilância Epidemiológica, o que é feito por equipe administrativa. Trata-se de medida de segurança para evitar erro na informação divulgada pela Secretaria de Saúde.

A Secretaria acrescenta, ainda, que trabalha na atualização de dados de notificações e casos em análise no sistema, inserindo ainda dados pendentes de meses anteriores. É possível acompanhar a evolução dos casos no portal da transparência do coronavírus, no site da Prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br).

Óbitos registrados:

Homem, 54 anos, morador no Alto da Serra. Internado em 15.12.2020 no PSLS. Óbito registrado em 15.12.2020 no PSLS. Paciente sem comorbidades.

Homem, 73 anos, morador no Brejal. Internado em 27.07.2021 na UPA Centro. Óbito registrado em 28.07.2021 na UPA Centro. Paciente sem comorbidades.

Mulher, 60 anos, moradora em Nogueira. Internada em 02.08.2021 no Hospital Unimed. Óbito registrado em 10.08.2021 no Hospital Unimed. Paciente com pneumopatia crônica e doença cardiovascular crônica.

Em comemoração ao Dia Internacional da Juventude, alguns dos principais atrativos da cidade estarão oferecendo ingressos com desconto para jovens moradores do município entre os dias 12 e 20 de agosto. Entre eles estão o Museu Casa Santos Dumont, a Casa de Petrópolis Instituto de Cultura, Museu da Porcelana, Museu de Cera de Petrópolis e o Santuário Vale do Amor. O visitante deve ter até 29 anos, apresentar a identidade ou um documento com foto e um comprovante de residência.

A iniciativa é da Coordenadoria da Juventude, em parceria com o Instituto Municipal de Cultura (IMC) e a Turispetro, e conta com o apoio da iniciativa privada. "Essa é uma oportunidade para o jovem conhecer mais sobre a história da nossa cidade. Além disso, é uma distração em meio à pandemia que vivemos, contribuindo para a saúde mental desses jovens", ressalta o governo interino.

A Turispetro incentivou os atrativos da cidade a participarem do movimento. "Ficamos muito satisfeitos em poder colaborar com esta ação da Coordenadoria, que busca incentivar os jovens a explorar a riqueza dos nossos atrativos e o sentimento de pertencimento sobre eles. São muitas opções a serem exploradas, públicas e privadas, no Centro Histórico e também nos distritos, com descontos e gratuidades imperdíveis", destaca o secretário.

Além disso, a prefeitura – através da Coordenadoria Especial de Articulação Institucional, Coordenadoria da Juventude, em parceria com o Conselho Municipal de Juventude – criou uma extensa programação para comemorar a data.

“Essa ação em conjunto com o IMC, Turispetro e a iniciativa privada promove o fomento a cultura. Além disso, queremos identificar nesse mês, qual o perfil da juventude petropolitana e assim então, criarmos projetos e programas para esse público”, diz a coordenadora de Juventude.

Veja os atrativos participantes:

CENTRO HISTÓRICO E ARREDORES

Casa de Petrópolis Instituto de Cultura
Avenida Ipiranga, 716 - Centro Histórico.
Horário: quarta a domingo, 10h às 16h.
Ingresso: R$5,00 por pessoa (valor promocional).

Casa de Stefan Zweig
Rua Gonçalves Dias, 34 – Valparaíso.
Horário: sexta a domingo, 11h às 17h.
Entrada franca.

Catedral São Pedro de Alcântara
Rua São Pedro de Alcântara, 60 - Centro Histórico.
Horário: terça a sábado: 09h às 17h, domingo: 13h às 17h.
Entrada franca.

Centro Cultural Alceu Amoroso Lima para a Liberdade
Rua Mosela, 289 – Mosela.
Horário: sob consulta (24)2242-6433
Entrada franca.

Centro Cultural FASE – FMP – Casa Hercílio Esteves
Avenida Barão do Rio Branco, 1.003 - Centro Histórico.
Horário: sob consulta (24) 2244-6471
Entrada franca.

Fazenda da Samambaia
Estrada da Samambaia, 138 – Samambaia.
Acesso gratuito ao parque ecológico, fazendinha, pista de montaiun bike e corrida rústica.
Day-Use na piscina: R$10,00 por pessoa.
Horário: mediante agendamento prévio. (24) 2242-3478 / (24)9 8855-7914

Gallery 275 – Vintage Motorcycle Museum
Rua Cândido Portinari, 275 – Mosela.
Horário: sábado, 9h às 18h.
Entrada franca.

Igreja do Sagrado Coração de Jesus
Rua Montecaseros, 346 – Centro Histórico.
Horário: diariamente, 7h às 19h.
Entrada franca.

Igreja Luterana
Avenida Ipiranga, 346 - Centro Histórico.
Horário: mediante agendamento. (24) 2242-1703
Entrada franca.

Igreja Nossa Senhora do Rosário
Praça da Inconfidência, s/n° - Centro Histórico.
Horário: diariamente, 7h às 17h30; quinta-feira, 6h30 às 16h.
Entrada franca.

Mesquita Muçulmana Baitul Awal
Estrada da Saudade, 215 – Itamarati.
Horário: mediante agendamento. (24)9 9906-0929
Entrada franca.

Museu Casa de Santos Dumont
Rua do Encanto, 22 - Centro Histórico.
Horário: terça a domingo, 9h às 17h (bilheteria 16h45).
Ingresso: R$4,00 por pessoa (valor promocional).

Museu Casa do Colono
Rua Cristóvão Colombo, 1.034 – Castelânea.
Horário: terça a domingo, 9h às 14h.
Entrada franca.

Museu da Porcelana
Rua Barão do Amazonas, 88 - Centro Histórico.
Horário: terça a sexta e domingo das 10h às 17h; sábado das 10h às 18h.
Ingresso: R$15,00 por pessoa (valor promocional).

Museu de Cera de Petrópolis
Rua Barão do Amazonas, 35 - Centro Histórico.
Horário: quarta a domingo, 10h às 16h.
Ingresso: R$30,00 por pessoa (valor promocional para moradores de Petrópolis).
Museu do Artesanato – Casa de Cultura Cocco Barçante
Rua Coronel Veiga, 1.734 – Centro.
Horário: sábado e domingo, 11h às 17h.
Entrada franca.

Museu Imperial
Rua da Imperatriz, 220 - Centro Histórico.
Entrada franca na área externa (jardins, cafeteria, loja e pavilhão das viaturas).
Horário: jardins e pavilhão as viaturas - 10h às 17h; cafeteria e loja - 10h às 18h; Domingo e feriados não há funcionamento do complexo.

Orquidário Binot
Rua Fernandes Vieira, 390 – Retiro
Horário: segunda a sexta 07h às 17h; sábado e domingo 07h às 18h.
Entrada franca mediante agendamento.

Palácio Quitandinha
Rua Joaquim Rolla, 02 – Quitandinha.
Horário: terça a domingo e feriados,10h às 17h.
Entrada franca na área externa (lago). Entrada de 200 pessoas simultaneamente.

Parque Cremerie
Rua Luís de Camões, s/n° - Estrada do Independência.
Horário: terça a domingo e feriados,8h às 16h30.
Entrada franca.

Parque Natural Municipal Padre Quinha
Avenida Ipiranga, 853 – Centro Histórico.
Horário: terça a domingo, 8h30 às 17h30.
Entrada franca.

Trono de Fátima
Rua Bispo Dom José, Valparaíso.
Horário: sábado e domingo, 9h às 18h.
Entrada franca.

ITAIPAVA E ARREDORES

Centro Cultural Estação de Nogueira
Avenida Leopoldina, 317 – Nogueira.
Horário: terça a sexta-feira, 9h às 17h. sábados, domingos e feriados e pontos facultativos, 09h às 13h.
Entrada franca.

Hortomercado Municipal José Carneiro Dias
Horário: sexta e sábados, 9h às 15h; domingo e feriados, 9h às 13h
Estrada União e Indústria, 9.500 – Itaipava.
Entrada franca.

Igreja Matriz de Sant'Anna e São Joaquim
Rua Monsenhor Achiles de Melo, 01 – Cascatinha.
Horário: domingo, às 7h, 11h e 18h; quinta-feira, às 20h; última terça-feira de cada mês, às 19h30.
Entrada franca.

La Grande Vallée
Estrada do Ribeirão, 102 - Itaipava. Na altura do KM57 sentido Rio de Janeiro.
Horário: mediante agendamento.
Ingresso: R$25,00 por pessoa (valor promocional).

Parque Municipal Prefeito Paulo Rattes (Itaipava)
Estrada União e Indústria, 10.000 – Itaipava.
Horário: diariamente, 7h às 17h30.
Entrada franca.

Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso)
Estrada do Pinheiral, s/n° - Bonfim.
Horário: segunda a domingo, 8h às 17h.
Entrada franca.

Santuário Vale do Amor
Estrada do Mata Cavalo, s/n° - Fazenda Inglesa.
Horário: diariamente, 8h às 17h.
Ingresso: R$10,00 por pessoa (valor promocional).

INFORMAÇÕES TURÍSTICAS:

Site: https://www.petropolis.rj.gov.br/turispetro
Instagram: @disqueturismodepetropolis
Disque Turismo de Petrópolis: 0800 024 1516 e WhatsApp (24)2237-3321.
Horário: segunda a sábado, 9h às 17h; domingo, 9h às 14h.

CIT Praça da Liberdade
Diariamente, 9h às 18h.

CIT Quitandinha
Diariamente, 8h30 às 17h30.

CIT Itaipava
Sexta-feira, sábado e domingo, 9h às 18h.

CIT Rodoviária (Bingen)
Terça a sábado, 8h30 às 16h30.

CIT Rua Teresa
Terça a sexta, 9h às 17h; sábado, 9h às 18h.

OBS: OS VALORES PROMOCIONAIS SÃO VÁLIDOS APENAS PARA O PERÍODO DA SEMANA DA JUVENTUDE (12 A 20 DE AGOSTO DE 2021)

As instituições e os protetores parceiros garantem a vacinação, castração e vermifugação dos animais disponíveis

A prefeitura de Petrópolis, por meio da Coordenadoria de Bem-estar Animal (Cobea), promove neste sábado (14) a nona edição da Campanha de Adoção de Animais. O evento, que tem a intenção de estimular a posse responsável, vai acontecer no mesmo local das etapas anteriores, na Praça Dom Pedro II, de 10h às 15h. Os cães e gatos levados para a feira são exclusivamente de protetores independentes e das instituições Dog’s Heaven, GAPA - Itaipava, Projeto Cães do Quarteirão e Alma Peluda. Os interessados em adotar algum pet deverão apresentar CPF, identidade, comprovante de residência fixa, além de precisarem ser maiores de 18 anos.

O governo interino comemorou a realização de mais uma etapa e destacou os números obtidos até aqui. “É muito gratificante ver o crescimento da campanha na cidade. Começamos com essa ideia em fevereiro e já possibilitamos 77 adoções conscientes neste ano”, declarou.

Em mais uma edição, a loja de ração Rospauth e a Escola de Tosa Cintia Lima manterão a parceria com a campanha oferecendo, respectivamente, um vale de 10% de desconto em produtos do seu estabelecimento aos novos tutores e uma sessão de banho e tosa aos animais que forem adotados. Alunos e professores dos cursos de Medicina Veterinária e Enfermagem da Universidade Estácio de Sá também estarão na feira, assim como a Associação Petropolitana de Pacientes Oncológicos (APPO), que, durante o mês de agosto, ficará com uma barraca de bazar montada com o objetivo de arrecadar fundos para a instituição.

O coordenador de Bem-estar Animal faz questão de destacar a dedicação e o empenho de várias frentes para garantir o sucesso das edições. “Todo esse trabalho só está sendo possibilitado através do suporte que recebemos, primeiramente, do governo interino. Mas também não podemos nos esquecer do apoio vindo das instituições e dos protetores independentes. O resultado final é fruto da união de muitas pessoas em prol de um único objetivo, que é dar um lar aos animais que tanto amamos”, explicou.

Vale destacar que a edição deste fim de semana pode ganhar uma nova data de realização em caso de chuvas. A Cobea disponibiliza os contatos por e-mail e telefone para esclarecimento de dúvidas da população.
Telefone: (24) 2291-1505
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.


Mais 13 comunidades estão sendo beneficiadas com mais uma edição do mutirão de serviços do programa Acelera Petrópolis. Desde terça-feira (10), as equipes da Prefeitura estão atuando em regiões do segundo distrito do município. O governo interino está acompanhando o andamento dos trabalhos.

Muito aguardada por moradores, a obra de recuperação da escadaria de acesso à localidade Caminho do Fragoso, na Estrada da Saudade, é uma das ações do programa. O trabalho já foi iniciado. “Aos poucos o Acelera Petrópolis está chegando a toda a cidade, atendendo demandas apresentadas pela comunidade. No Meio da Serra, por exemplo, garantimos a instalação de fossas sépticas, que eram esperadas há cerca de 30 anos”, lembrou o governo interino.

O morador Paulo de Souza destaca que as obras na escadaria da servidão seguem em ritmo acelerado. “O trabalho está andando rápido e isso significa muito para todos os moradores, principalmente para a minha família. Isso porque tivemos que improvisar um acesso para a nossa residência. Finalmente isso vai acabar”, disse o morador. Ele lembra que a estrutura da escadaria havia sido afetada pela erosão e parte dela já tinha desabado.

Além da servidão do Caminho do Fragoso, a Rua João Barcelos, Ponte de Ferro, assim como comunidades do Florido, Fragoso e Ventura, já receberam ações de limpeza, capina e roçada e, com o auxílio de máquinas e caminhões, entulhos foram retirados das Ruas Aníbal Lobo e Quissamã, assim como do Itamarati e Estradas da Saudade e José Carneiro Dias.

O mutirão de serviços irá se concentrar em 13 localidades, como Alcobacinha, Bela Vista, Boa Vista, Cascatinha, Félix, Floresta e Fragoso. Ações nas Ruas Henrique Paixão, Humberto Rovigatti, Itamarati, Morro do Florido, Nova Cascatinha, Bairro Esperança, Quissamã, Samambaia, Spartaco Banal e Ventura, também estão no cronograma do mutirão de serviços.

 

O presidente da Comdep também tem acompanhado o mutirão de serviços e frisa que as ações fazem diferença na vida dos moradores das regiões atendidas. “As demandas são trazidas pelas associações de moradores e lideranças comunitárias, pois são eles que sabem, de fato, a necessidade da sua região. Às vezes são coisas pequenas, mas que influenciam de forma positiva no dia a dia das comunidades”, frisa.

O governo interino assinou nesta quinta-feira (12/08) um decreto criando um novo modelo para a Petrópolis Film Comission. Criada para ser mais efetiva, a estrutura terá sede no Instituto Municipal de Cultura (IMC) e vai contar com um comitê gestor composto por seis cadeiras, com representantes da prefeitura e da sociedade civil organizada. O objetivo da prefeitura é atrair produções audiovisuais e oferecer apoio logístico e operacional aos produtores do mercado visual que desejam filmar na cidade.

Pelo novo decreto, o comitê gestor poderá pensar novas estratégias para o fortalecimento das atividades audiovisuais no município. Segundo o presidente do IMC, o fortalecimento do segmento vai estimular a realização de produções executadas pelos próprios petropolitanos. "Também vamos realizar um mapeamento do setor audiovisual da cidade com vista a oferecer às produções externas mão de obra local, assim como estudar mecanismos de incentivos que possam ser concedidos ao setor", disse.

O secretário da Turispetro ressaltou o potencial da cidade para o segmento. "Petrópolis é uma cidade fantástica, com diversos atrativos para o audiovisual. Temos diferentes cenários, oferecemos segurança, além de um setor hoteleiro forte. Vamos agora trabalhar para criar condições mais favoráveis para atrair os produtores", lembrou.

Outro ganho para o município com a Film Comission é no desenvolvimento econômico, como explica o secretário da pasta. "As produções irão permanecer e contratar no município, utilizando diversos serviços, além de divulgar a cidade como destino turístico ao mostrar nas telas inúmeras locações que fazem parte do leque de atrações turísticas de Petrópolis", afirma.

Também estiveram presentes na assinatura do novo decreto Fernanda Ferreira, coordenadora Especial de Articulação Institucional da prefeitura, Aline Castella Freire e Lilian Monteiro, que são do Conselho Municipal de Cultura (CMC), Tatiana Mesquita, gestora da Rio Office Filme Comission, e Ricardo França, produtor de televisão.

Escalonamento será feito em quatro grupos, separados por séries

O retorno das aulas presenciais na rede municipal de Educação terá início no dia 24 de agosto no formato híbrido - mesclando períodos online com presenciais – e escalonamento de séries. As escolas seguirão os seus planos de retornos individuais para garantir que todos os protocolos de segurança possam ser seguidos conforme está definindo no Plano de Retorno às Atividades Presenciais. A divisão será feita em quatro grupos, com espaçamento de datas.

Grupo 1: Retorno em 24 de agosto
Quem volta: Turmas do Ensino Médio + Turmas ciclo (1º / 2º / 3º ano do Ensino Fundamental I)

Observação: A única escola da rede municipal que oferece Ensino Médio é o Liceu Municipal Prefeito Cordolino Ambrósio.


Grupo 2: Retorno em 6 de setembro
Quem volta: Turmas do 5º e 9º do Ensino Fundamental + Turmas do 4º ano do Ensino Fundamental + Turmas da EJA (Educação de Jovens e Adultos) Diurno e Noturno.


Grupo 3: Retorno em 13 de setembro
Quem volta: Turmas do 4º e 5º períodos da Educação Infantil + as turmas do 6º / 7º e 8º anos do Ensino Fundamental + classes especiais + salas de recursos multifuncionais.


Grupo 4: Retorno em 20 de setembro
Quem volta: Turmas de Centros de Educação Infantil – 0 a três anos + 3º período das Escolas de Educação Infantil e escolas.

O calendário foi apresentado ao Grupo de Trabalho que construiu o Plano de Retorno às Atividades Presenciais e ao Comed – Conselho Municipal de Educação, em reunião ordinária.

Selo Escola Segura e garantia de respeito aos protocolos sanitários

Nesse primeiro momento, o horário de atendimento será reduzido, com máximo de três horas diárias, e os professores terão as cargas adaptadas para garantir tanto o atendimento dos alunos que estarão no presencial, quanto dos que estiverem no remoto.

As unidades escolares respeitarão os protocolos sanitários: distanciamento mínimo de um metro, uso de EPIs e máscaras, e com as escolas que retornarão nesse primeiro momento, já liberadas pela Coordenação de Vigilância Sanitária graças ao Selo Escola Segura – ou seja, voltarão as instituições de ensino que já estão totalmente preparadas para o retorno, com todas as adequações já realizadas para garantir a segurança da comunidade escolar, assim como aconteceu com as redes particular e estadual.

Atualmente, 136 escolas da rede municipal já têm o Selo Escola Segura. De acordo com a programação da comissão de vistoria, até o dia do retorno, as demais unidades da rede municipal já terão sido vistoriadas.

Ensino Híbrido

As normas pedagógicas sobre o retorno presencial na rede municipal estão especificadas na resolução nº 16 de 13 de julho de 2021, publicada no DO de 29 de julho de 2021, que dispõe sobre a oferta do ensino presencial e das atividades não presenciais a partir da determinação do retorno presencial gradativo, conforme Plano de Retorno às Atividades Presenciais, aprovado pelo Conselho Municipal de Educação – COMED. Entre os pontos definidos na resolução está o modelo de ensino híbrido que será adotado, o de rotação, em que os alunos se revezam semanalmente entre atividades realizadas presencialmente e atividades remotas pré-determinadas com a mediação do professor.

Dessa forma, é importante salientar que os pais e responsáveis continuam podendo optar por manter com os crianças e jovens no ensino remoto, caso essa seja a escolha da família. Sendo assim, ao estudante que optar pelo ensino presencial será oferecido também o conteúdo total da disciplina na plataforma Educa em Casa, assim como interações presenciais e remotas com a mediação do professor.

Já àqueles que optarem por permanecer no ensino remoto continuará sendo ofertado o conteúdo correspondente à carga horária total de cada disciplina, publicado na plataforma Educa em Casa, cujo acesso é livre ao aluno, ou por meio de material impresso, assim como tempo destinado à interação com a mediação do professor para discussões, resolução de atividades, devolutivas e outras propostas pedagógicas.

“É preciso serenidade e cuidado nesse momento. Importante destacar que a Secretaria de Educação vem realizando formações regulares com as equipes gestoras das unidades escolares justamente para que momento, que é novo e diferente, seja encarado com muita calma e segurança. Este é o primeiro passo e a avaliação do cenário continuará sendo diária. Temos o parecer do Conselho Nacional de Educação pedindo o retorno, o apelo da Unicef para que as crianças voltem para as escolas e faremos isso da melhor forma possível”, explica a secretaria de Educação.

Os pais ou responsáveis que tiverem dúvidas podem entrar em contato com o Departamento de Inspeção Escolar: 2246-8675