O "IMC nas Redes – Conversas Culturais" de amanhã (18/08) terá como tema dublagem e audiodescrição. O encontro virtual será transmitida nas redes sociais da prefeitura (Facebook e Youtube), às 19h, com a participação de Carla Pompilio e Georgea Rodrigues. A mediadora da roda de conversa será a gerente do Centro de Cultura, ligado ao Instituto Municipal de Cultura (IMC).

“Os campos da dublagem e da audiodescrição são responsáveis pelo acesso democrático do cinema por pessoas que não conhecem outros idiomas ou que possuem uma deficiência que não os permitem ouvir os filmes. De toda forma, é sempre importante conhecer o trabalho de quem dá voz aos personagens que tanto admiramos ou ao produto cultural que queremos e necessitamos consumir”, disse a a gerente do Centro de Cultura.

Atriz, dubladora e diretora de dublagem, Carla Pompilio atua no mercado de trabalho profissional desde 1991. Atuou em várias peças de teatro, participações em programas de TV e novelas. Na dublagem, começou em 1992, na VTI e Herbert Richers. Já deu voz a inúmeros personagens e atrizes, como: Julianne Moore, Meryl Streep, Viola Davis e Kate Blanchet. Em animações, tem como destaque a leoa Nala, de o Rei Leão (desenho). Também escreve poesias.

Georgea Rodrigues atua na área de comunicação há 32 anos. É dubladora, locutora e trabalha com Audiodescrição há oito. Tem formação em Artes Cênicas, Jornalismo e Especialização Audiodescrição pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). É profissional premiada em Roteiro e Narração. Há três anos é diretora da Inclusive Acessibilidade.

A Secretaria de Saúde foi notificada pelo Estado nesta segunda-feira (16.08) sobre a confirmação de um novo caso da variante Delta registrado na cidade. Trata-se de uma mulher de 60 anos, que deu entrada na UPA Cascatinha no dia 20 de julho, foi internada e foi a óbito no dia 3 de agosto no HNSA. Após a notificação, a equipe da Vigilância em Saúde entrou em contato com a família da paciente para colher informações sobre o caso e foi informada que a mesma se recusou a receber o imunizante.

A Secretaria de Saúde reforça mais uma vez a importância da população manter os cuidados preventivos e alerta ainda que todos os grupos, tão logo forem chamados a partir da chegada de doses, devem comparecer para receber o imunizante, sendo fundamental concluir o esquema de vacinação, com o retorno para receber a segunda dose dentro do prazo especificado.
 
“A vacina salva vidas! Mais uma vez reforçamos que é fundamental que as pessoas compareçam para se vacinar e sobretudo que concluam o esquema de vacinação retornando para receber a segunda dose da vacina. Toda a equipe da Secretaria de Saúde vem se dedicando para que possamos seguir avançando para que tenhamos o quanto antes toda população imunizada. É fundamental que as pessoas não deixem de vacinar”, destaca o secretário de Saúde, lembrando ainda que, apesar do avanço da vacinação, as medidas de prevenção devem continuar.
 
“É fundamental que as pessoas continuem usando máscara da forma correta, cobrindo o nariz e a boca, lavem as mãos com água e sabão ou usem álcool em gel quando isso não for possível, e mantenham o distanciamento social. Evitar as aglomerações ainda é muito importante. São atitudes que salvam vidas. É importante que cada um continue fazendo a sua parte", complementa o secretário de Saúde.
 
Neste momento, Petrópolis tem 173.807 pessoas vacinadas com a 1ª dose. Outras 6.805 tomaram a vacina em dose única. Significa que 74,61% das pessoas com mais de 18 anos já tomaram ao menos uma dose da vacina contra a covid-19.
 
Já concluíram o esquema de vacinação, com a segunda dose ou dose única, 76.277 pessoas, o equivalente a 34,32% das pessoas com mais de 18 anos. Importante lembrar que o prazo de retorno para aplicação de segunda dose varia de 21 dias a três meses dependendo do fabricante do imunizante.

As equipes de enfermagem, sob coordenação do departamento de Vigilância em Saúde, deram sequência na segunda (16/08) a vacinação contra a covid-19. Durante todo o dia, 3.724 pessoas foram vacinadas na cidade. Destas 2.386 receberam a primeira dose e 1338 receberam a segunda dose do imunizante. Até o momento 173.807 pessoas receberam a primeira dose e 76.277 receberam a segunda dose e 6.805 receberam a dose única do imunizante. Por conta da logística de informações para fechamento dos dados o boletim da vacinação passou a ser divulgado na parte da manhã.  

Nos pontos de imunização foram vacinados 195 idosos, sendo cinco com a primeira dose e 190  com a segunda dose. A primeira dose da vacina foi aplicada em 2.350 pessoas com idade entre 29 e 59 anos sem comorbidades. Na faixa etária  abaixo de 59 anos, 407 pessoa também  receberam a segunda dose. 

Também receberam a vacina 554 pessoas com comorbidades, sendo duas dela a primeira dose e 552 a segunda dose. Equipes vacinaram ainda 13 gestante, das quais 12 com a primeira dose e uma com a segunda. Além destas,  20 puérperas foram vacinadas: 15 com a primeira dose e cinco com a segunda dose. 

Também foram vacinados 132 profissionais de saúde dos quais dois receberam a primeira dose e 130 receberam a segunda.  A segunda dose foi aplicada também em 20  profissionais de Educação e 33 integrantes de Forças de Segurança.

A campanha de imunização contra a covid-19 segue na terça-feira (17/08), com a vacinação de pessoas acima de 28 anos sem comorbidades. 

Nesta terça-feira , a prefeitura abre o cadastro para imunização de pessoas a partir dos 27 anos, cuja vacinação começa na quarta. Aqueles que tem 26 anos podem se cadastrar na quarta, dia 18, e as pessoas com mais de 25 anos podem se cadastrar a partir de quinta-feira (19/08). O cadastro deve ser preenchido no site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br). 

A vacinação contra a covid-19 acontece em 13 pontos distribuídos nos cinco distritos.

Em caso de dúvidas é possível utilizar o Whatsapp da Saúde - assistente virtual que fornece informações sobre a vacinação, locais de atendimento a pacientes com sintomas da doença e boletins. O atendimento está disponível pelo número (24) 9.9200-1428

UBS Caxambu Lusitano está completando um ano de funcionamento

O governo interino e o secretário de Saúde conferiram na manhã de segunda-feira (16/08) o funcionamento de Unidades de Saúde no Caxambu, responsáveis pela assistência de oito mil moradores do bairro. Governo e secretário conversaram com equipes e ouviram demandas com o objetivo de melhorar a infraestrutura para atendimentos. Na UBS Lusitano, que está completando um ano, os profissionais receberam uma placa em reconhecimento pelos serviços prestados à comunidade. Por mês o local realiza cerca de mil atendimentos.

“O trabalho preventivo realizado pelas equipes de saúde básica é fundamental dentro da rede. Esta atenção e cuidado que a pessoa recebe perto de casa, irá evitar mais adiante uma sobrecarga nas emergências. Esta proximidade da equipe com os moradores, assim como a nossa, como gestores, com os profissionais das unidades é muito importante para a qualidade dos atendimentos”, destaca o governo interino.

Juntas as duas UBSs do bairro realizam em média mais de dois mil atendimentos por mês, considerando acompanhamentos médicos, de enfermagem, odontológicos, de Núcleo de Ampliado de Saúde da Família (NASF) e agentes comunitários de Saúde.

“Este atendimento na Unidade Básica de Saúde e o acompanhamento, sobretudo nos casos de pessoas que têm diabetes, hipertensão e outras doenças crônicas, faz toda diferença no tratamento, pois evita o agravamento dos casos e melhora a qualidade de vida dos pacientes”, destaca o secretário de Saúde.

Cada uma das UBSs conta com uma equipe com um médico, um dentista, um enfermeiro, um técnico de enfermagem, um auxiliar de saúde bucal, agenrtes de Saúde e equipe do Nasf, composta por educador físico, farmacêutico, assistente social, fisioterapeuta e psicólogo. As unidades contam ainda com profissionais para higienização e serviços administrativos.

A Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias emitiu alerta para a previsão de pancadas de chuva, de intensidade moderada a forte, em pontos isolados na cidade na noite desta segunda-feira (16). O órgão mantém o monitoramento para acompanhar o volume de chuva pela cidade que, entre 18h e 19h20, variou entre 14,2 mm/h a 46 mm/h em diferentes pontos.

Para reforçar o alerta nas comunidades, a Defesa Civil acionou no fim da tarde todas as sirenes em atenção para a condição do tempo, que pode registrar ainda ocorrência de raios e rajadas de vento moderados. Por todo o município há registro de chuva, com maior intensidade nos primeiro e segundo distritos. A temperatura vai variar entre 13°C e 24°C.

Foram abertas na tarde desta segunda-feira (16) as inscrições para o curso pré-vestibular online oferecido pela Prefeitura, por meio de uma parceria entre a Coordenadoria de Juventude e o Curso Descomplica. São oferecidas duas mil bolsas aos jovens com idade entre 15 e 29 anos e que estejam no ensino médio das redes públicas ou privadas.

Os interessados devem se inscrever até o dia 31 de agosto, através do e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. e enviar documento de identidade com foto, comprovante de residência e de escolaridade. “Nesse período de pandemia, o ensino online se tornou essencial. Nosso objetivo é estimular os jovens com programas e projetos voltados, principalmente, para o crescimento e desenvolvimento educacional. É preciso oferecer conhecimento que colaborem para o futuro deles tanto a curto quanto a médio prazo”, diz o governo interino.

Para a coordenadora de Juventude é importante incentivar o jovem que está no ensino médio a fazer o Enem e motivá-lo a efetuar a prova. “Foi pensando nisso que a Coordenadoria de Juventude se empenhou a trazer essas bolsas. Como o acesso a plataforma é de um ano, os alunos que não conseguirem realizar o ENEM esse ano, poderão utilizar a plataforma para a prova do ano que vem”, explica.

Através do curso, os estudantes terão acesso a matérias como Exatas Básica, Biologia, Física, Matemática, Geografia, Química, História, Português, Literatura, Redação, Filosofia, Sociologia, Atualidades e Línguas Estrangeiras. “A expectativa é que com essas bolsas, os jovens de Petrópolis que talvez não tenham conseguido se preparar tenham bons resultados”, completa Júlia Bender.

A taxa de ocupação de leitos para pacientes com covid-19 no Sistema Único de Saúde está, nesta segunda (16/08), em 45,65% em leitos clínicos e 71,43% em UTIs. Levando em conta toda a rede de saúde da cidade, incluindo hospitais públicos e privados, são 119 pacientes internados, sendo 73 em UTIs e 46 em leitos clínicos. Um óbito foi confirmado e inserido na base estatística.

Até agora foram realizados no município 184.363 testes para Covid-19, com 44.979 resultados positivos e 138.850 negativos (levando em consideração testes rápidos e Swab).

A Secretaria de Saúde esclarece que o número de óbitos, hoje em 1.402 é atualizado nos boletins apenas após o registro do atestado de óbito e do resultado do exame do paciente no sistema da Vigilância Epidemiológica, o que é feito por equipe administrativa. Trata-se de medida de segurança para evitar erro na informação divulgada pela Secretaria de Saúde.

A Secretaria acrescenta, ainda, que trabalha na atualização de dados de notificações e casos em análise no sistema, inserindo ainda dados pendentes de meses anteriores. É possível acompanhar a evolução dos casos no portal da transparência do coronavírus, no site da Prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br).

Óbitos registrados:

Homem, 45 anos, morador no Carangola. Internado em 09.08.2021 na UPA Cascatinha e transferido 13.08.2021 no SMH. Óbito registrado em 15.08.2021 no SMH. Paciente com diabetes e dislipidemia

Petrópolis vai exaltar a cultura do Japão no próximo sábado (21/08). O Bunka-Sai, festival que homenageia a cultura e as tradições milenares dos japoneses, acontece de forma on-line no canal do Youtube da prefeitura às 20h. Através da internet, serão realizadas oficinas de karatê, origami, mangá, música, culinária, entre outras. O evento acontece em parceria entre o governo municipal, Associação Nikkei de Petrópolis e o consulado do Japão no Rio de Janeiro.

A relação de Petrópolis com o Japão é um marco na história da imigração nikkei. A cidade foi o primeiro município a receber uma representação diplomática japonesa, em 1897. Esse primeiro contato deu origem, 11 anos mais tarde, à imigração japonesa no Brasil, que completa 113 anos em 2021. "Esta é uma festa que já parte do calendário da cidade, muito importante para a cultura e o turismo. Precisamos manter esta chama acesa em Petrópolis", disse o governo interino.

"Através dessa parceria com a Associação Nikkei de Petrópolis, montamos uma programação rápida, mas que permite que as pessoas interajam e conheçam um pouco mais sobre as tradições orientais", destaca o presidente do Instituto Municipal de Cultura (IMC).

Bunka-Sai Gastronômico é a novidade para 2021

O Bunka-Sai Gastronômico será realizado de 25 e 29 de agosto, logo após a transmissão no dia 21. "Estamos muito otimistas com a realização de mais este festival, que vai movimentar mais uma vez a nossa gastronomia e a nossa hotelaria, além dos demais setores ligados ao trade em nossa cidade. Trata-se de uma ação independente, que será realizada pela Prefeitura, através da Turispetro, alguns dias após a realização do Bunka-Sai", explica o Secretário de Turismo.

O Bunka-Sai Gastronômico dividirá os estabelecimentos participantes em três categorias: restaurantes especializados (que servem exclusivamente a culinária japonesa), outros restaurantes (que incluem em seus respectivos cardápios a culinária nipônica, entre outras especialidades) e Só Delivery (para empresas).

Cineteatro e quadra poliesportiva foram reformadas e já estão prontas para atenderem ao quinto distrito.

O distrito da Posse voltou a contar com dois importantes equipamentos públicos voltados para a promoção da cultura, esporte e lazer. Na manhã deste domingo (15), o governo interino entregou o cineteatro e a quadra poliesportiva do Centro de Artes e Esportes Unificados - CEU, localizado na Praça Corta Rio, que foram renovados em um trabalho conjunto das secretarias de Obras, Cultura e Esporte e voltam a estar disponíveis para o uso da comunidade. Na reinauguração do espaço teve apresentação de grupo teatral e torneio de vôlei feminino.

“A gente precisa incentivar a atividade física, como forma de promoção de saúde para a população. Por isso, o esporte é tão fundamental. E, claro, tem ainda o papel que ele desempenha na integração das pessoas, seu papel social. O vôlei tem bastante força aqui na Posse e quem sabe daqui não saiam atletas para representar a cidade no futuro?”, indagou o governo interino, que lembra ainda que o CEU ainda ajudará a formar talentos nas artes. Entregamos o cineteatro novinho. Foi restaurado e agora ele permitirá a volta dos programas e ações culturais. Além disso, o espaço ainda conta com a formação profissional, entre outras atividades para a comunidade”.

Um dos projetos que utiliza o espaço é o 5º Distrito Vôlei, que existe há cinco anos e nasceu com a criação da quadra poliesportiva. “Centenas de pessoas já passaram pelo projeto, de crianças e adolescentes a adultos. Hoje, temos 40 meninas e jovens participando. A recuperação desse espaço é fundamental para a continuidade do projeto, porque a Posse é um distrito carente de projetos sociais. A locomoção para Itaipava ou para o primeiro distrito gera um custo alto. A expectativa é, aos poucos, à medida que as medidas sanitárias permitirem, voltar a envolver mais pessoas com o projeto”, destacou o idealizador do 5º Distrito Vôlei e que passou a cursar educação física por causa do projeto social.

“Fizemos a arrumação da quadra, melhoramos a infraestrutura com a tela e ajudamos a organizar o torneio de vôlei, que é uma atividade tradicional na Posse e que hoje comemora a reativação do espaço. É uma ideia do prefeito ter, dentro de todas as localidades, núcleos do Agita Petrópolis e programas que fomentem as práticas esportivas. A ideia do torneio de vôlei é que isso traga a população para o CEU e mostre a possibilidade dessa e outras práticas esportivas. O vôlei é uma potência aqui do distrito, mas o espaço também pode receber valores do futsal, do skate”, destacou o secretário de esportes.

Além do vôlei, o CEU da Posse já conta com programação de dança fitness, ginástica, circuito funcional para adolescentes e adultos, futebol e capoeira. E, para além da prática esportiva, conta ainda com o Telecentro, onde é feita a impressão de documentos, retirada a 2° via de boletos (Detran, Enel, IPTU, entre outros), o cadastro no Sebrae, a regularização/solicitação de documentos na Receita Federal, criação de e-mail, envio de e-mail para portais de trabalho e criação e impressão de currículos.

Retomada das atividades culturais

Nos últimos anos, o cineteatro do CEU da Posse sofreu com o desgaste. O telhado e o piso danificados por causa das infiltrações deixaram o espaço sem uso. Nos últimos meses, o governo interino iniciou a recuperação do telhado, que neste fim de semana foi reinaugurado. “Foi feita ainda a manutenção no banheiro masculino e a troca de um vidro do laboratório de informática que estava quebrado. E, com o avanço da vacinação no nosso município, vamos elaborar um cronograma para voltarmos a oferecer atividades culturais e de lazer no CEU da Posse. A nossa ideia é usar esse equipamento no fomento da cultura e no esporte em breve", ressalta o presidente do Instituto Municipal de Cultura - IMC, que lembra ainda que o espaço conta ainda com biblioteca, laboratório multimídia, salas de oficinas, espaços multiuso, Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), além de pista de skate, quadra de eventos, playground e um espaço para caminhada.


Atletas do Instituto Brother – projeto social de jiu-jitsu que funciona na Comunidade do Neylor – ganharam 22 medalhas em um torneio intermunicipal da modalidade disputado ontem (15/08). As conquistas deram para o projeto o sétimo lugar geral na competição, que contou com a participação de 60 equipes. Representaram a cidade atletas desde a categoria infantil até a master três. A prefeitura, através da Secretaria de Esportes, Promoção da Saúde, Juventude, Idoso e Lazer (SEPJIL), apoiou o Instituto Brother na disputa.

O responsável pelo projeto, Cláudio Murilo, de 34 anos, esteve hoje (16) com o secretário da SEPJIL para agradecer o suporte do governo municipal. “Nosso projeto social conta com mais de 50 beneficiados. Buscamos sempre levar o pessoal para competições, torneios, entre outras atividades. Esse apoio da prefeitura permitiu que a gente levasse 25 atletas para o torneio ontem”, disse.

Transmissão no Youtube e Facebook da Prefeitura de Petrópolis

Continua até o dia 26 de agosto o seminário “Entre o Virtual e o Real - Integrando saberes na Educação Infantil” que foi aberto nessa segunda-feira (16/08) oficialmente pela Secretaria de Educação nas redes oficiais da Prefeitura de Petrópolis. O evento conta com palestras sobre temas importantes que fazem parte da temática abordada na rotina da educação infantil. O primeiro dia do evento tratou sobre os vinte anos de integração das creches ao Sistema Municipal de Ensino.

“Agradeço os profissionais que compartilharão conosco suas experiências na educação infantil, sobretudo contando sobre os desafios nesses vinte anos de integração das creches, hoje Centros de Educação Infantil, integrados à Educação. Um passo importante para as crianças, um processo que mostrou que os cuidados na educação infantil fortalecem o desenvolvimento pedagógico da criança dos demais anos de escolarização. Quem conhece a rede sabe o quanto todo esse processo foi desafiador e rendeu e ainda rede bons frutos”, afirmou a secretária de Educação.

Participaram do primeiro dia de evento as pedagogas Heloísa Carneiro, Sandra Bortolotti e Taís Bonfante, além da equipe do Departamento de Educação Infantil da Secretaria de Educação. Vale destacar que, atualmente, a rede municipal conta com 72 Centros de Educação Infantil e cinco escolas de educação infantil, mas, também há turmas de educação infantil em unidades escolares, chegando a mais de 9 mil alunos atendidos nessa etapa de escolarização.

No seminário também serão apresentados trabalhos desenvolvidos na rede municipal de ensino. A programação está sendo transmitida no Youtube e Facebook da Prefeitura de Petrópolis.

Confira a programação:

Terça-feira - 17/08

9h30 – “O trabalho do Psicopedagogo na Educação Infantil - Vivências na Escola Pública” - Tatiane Garcia
Graduada em pedagogia, Pós-graduada em psicopedagogia clínica e institucional

Quarta-feira - 18/08/2021

9h30 - "Docência com os bebês: relações e práticas construídas nos detalhes"
Maria Nazareth de Souza Salutto de Mattos
Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Infância, Bebês e Crianças-GERAR

10h30 – Nutrição Infantil
Priscila Ferreira Leite Pereira
Nutricionista da Secretaria de Saúde – Petrópolis/RJ
NASF


Quinta-feira - 19/08
9h30 - Neurociência na Educação Infantil
Prof. Maria de Fátima Vasconcelos


Sexta-feira - 20/08
9h30 - Musicalizando a Educação Infantil
Ana Laura Simão
Licenciada em Música, especialista em Educação Integral e mestranda em Música - UFRGS


Segunda-feira - 23/08
9h30 - “Organizando atividades no novo cenário da Educação”
Angela Maria Paiva Gama
Pedagoga, especialista em Filosofia com Crianças, Coordenadora e Professora dos Cursos de Letras e Pedagogia no Campus R9 Taquara, da Universidade Estácio de Sá

Terça-feira - 24/08
9h30 – “Desafios e possibilidades nos Museus: O Programa Educacional do Museu Imperial”
Carolina Moreira da Silva Knibel
Graduada em Turismo, especialista em Gestão do Patrimônio Cultural e responsável pela Área de Atividades Educativas e Culturais do Museu Imperial

Quarta-feira - 25/08
9h30 – “Atualizando o debate sobre a integração das creches e pré-escolas aos sistemas de ensino: uma conversa necessária”
Maria Fernanda Nunes
Professora Titular-Livre em Educação Infantil do Departamento de Didática da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, psicóloga, mestra em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1995) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIRIO.