As equipes de enfermagem, sob coordenação do departamento de Vigilância em Saúde, deram sequência na segunda (30/08) a vacinação contra a covid-19. Durante todo o dia, 3.450 pessoas foram vacinadas na cidade. Destas 1.148 receberam a primeira dose e 2.302 receberam a segunda dose do imunizante. Até o momento 203.088 pessoas receberam a primeira dose, 90 936  receberam a segunda dose e 6.805 receberam a dose única do imunizante. Por conta da logística de informações para fechamento dos dados o boletim da vacinação passou a ser divulgado na parte da manhã.  

Nos pontos de imunização foram vacinados 75 idosos, sendo um com a primeira dose e 74 com a segunda dose. A primeira dose da vacina foi aplicada em  1.119 pessoas com idade entre 19 e 59 anos sem comorbidades. Na faixa etária abaixo de 59 anos, 918 pessoa também receberam a segunda dose.  

Também receberam a vacina 752  pessoas com comorbidades, sendo cinco delas a primeira dose e 747 com a segunda. Dois  deficientes também receberam  a segunda dose. Foram vacinados também três  adolescentes deficientes na faixa etária entre 12 e 17 anos.

Equipes vacinaram ainda 23 gestantes, das quais 17 com a primeira dose e seis com a segunda. Além destas, 12 puérperas foram vacinada com a segunda dose. 

Também foram vacinados 105 profissionais de Saúde, sendo dois com a primeira dose e 103 com a segunda. Também receberam a segunda dose 440 profissionais de Educação.  Um integrante de Forças de Segurança também recebeu a primeira dose.

A campanha de imunização contra a covid-19 segue na terça-feira (31/08), com a vacinação de pessoas acima de 18 anos sem comorbidades.  O cadastro deve ser preenchido no site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br). 

A vacinação contra a covid-19 acontece em 13 pontos distribuídos nos cinco distritos.

Em caso de dúvidas é possível utilizar o Whatsapp da Saúde - assistente virtual que fornece informações sobre a vacinação, locais de atendimento a pacientes com sintomas da doença e boletins. O atendimento está disponível pelo número (24) 9.9200-1428

Adolescentes com comorbidades incluídas no Plano Nacional de Imunização podem se cadastrar a partir desta terça (31/08) para vacinação na quarta (1º/09)

A Prefeitura de Petrópolis vai ampliar, nesta quarta-feira (01/09) a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades. Agora, além daqueles com transtorno do espectro autista, síndrome de down, obesidade mórbida, deficiência permanente ou portadores de sequelas neurológicas, também poderão se cadastrar aqueles que têm outras comorbidades, incluídas no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19. O cadastramento deste público começa nesta terça-feira (31/08), no site da Prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br). No link do cadastro para vacinação também é possível encontrar a lista de comorbidades (https://smspetropolis.net.br/comorbidadesCovid.html). São as mesmas incluídas da PNI para o público adulto. Cabe lembrar que gestantes, puérperas e lactantes (com bebês menores de 2 anos) desta faixa etária também já podem se cadastrar - para vacinar, é preciso apresentar laudo.

Com a ampliação, adolescentes com diabetes, hipertensão, pneumopatias crônicas, síndromes coronarianas, doença renal crônica, entre outras incluídas no Plano Nacional de Operacionalização da Imunização contra a Covid-19 também podem fazer o cadastramento para a vacinação. “Estamos trabalhando para que tenhamos, o quanto antes, toda a população vacinada. Chegamos até aqui sem interromper em nenhum momento a aplicação da vacina e sem deixar faltar segunda dose. Isso é resultado de um trabalho responsável, muito planejado pela equipe da Secretaria de Saúde ”, destaca o governo interino.

Até o momento Petrópolis não recebeu lotes de vacina específicos para adolescentes, com isso a Secretaria de Saúde está destinando a este grupo, conforme orientação do Estado, doses da Pfizer recebidas recentemente.

“A vacinação deste grupo deve ser feita exclusivamente com a vacinas da Pfizer, que é o único imunizante autorizado até o momento no Brasil para esta faixa etária. Todo o planejamento está sendo feito para que a vacinação dos adolescentes, assim como dos demais públicos, siga de forma organizada. Daí a importância de as pessoas fazerem o cadastro. É fundamental que todos compareçam para se vacinar quando chegar a sua hora”, destaca o secretário de Saúde, lembrando que a vacina é o principal instrumento no momento para a proteção contra a covid-19.

“Importante reforçarmos também que as medidas de prevenção, como uso de máscaras, higienização das mãos e distanciamento, evitando as aglomerações, ainda devem ser mantidas. É importante que cada um de nós faça tudo o que estiver ao alcance para evitar a propagação do novo coronavírus. Essa é luta é de todos nós, e a colaboração de cada um faz muita diferença”, destacou.

A Secretaria de Saúde lembra que pais e responsáveis por adolescentes devem ficar atentos: no ato do cadastramento é preciso informar o número do CPF da pessoa a ser vacinada. O dado é exigido pelo Ministério da Saúde para inclusão da informação no sistema nacional, evitando fraudes ou erros que possam prejudicar a identificação dos vacinados posteriormente.

Quem não tem o CPF pode emitir o documento gratuitamente pela internet, no site da Receita Federal, no link https://www.gov.br/pt-br/servicos/inscrever-no-cpf. Basta clicar no tópico “Etapas para a realização deste serviço” e seguir o passo a passo. O link seguinte é o “inscrição de cidadão brasileiro residente no país”. O link para acesso direto ao formulário da Receita Federal é o https://servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/CPF/InscricaoPublica/inscricao.asp. O número do novo CPF sai na hora.

Em caso de dúvidas a Secretaria de Saúde mantem disponível o canal de comunicação Whatsapp da Saúde, um assistente virtual que fornece informações sobre a vacinação, locais de atendimento a pacientes com sintomas da doença e boletins. O atendimento está disponível 24h pelo número (24) 9.9200-1428.

A taxa de ocupação de leitos para pacientes com covid-19 no Sistema Único de Saúde está, nesta segunda (30/08), em 43,75% em leitos clínicos e 67,65% em UTIs. Levando em conta toda a rede de saúde da cidade, incluindo hospitais públicos e privados, são 130 pacientes internados, sendo 80 em UTIs e 50 em leitos clínicos. Dois óbitos foram confirmados e inseridos na base estatística.

Até agora foram realizados no município 189.061 testes para Covid-19, com 46.265 resultados positivos e 142.106 negativos (levando em consideração testes rápidos e Swab).

A Secretaria de Saúde esclarece que o número de óbitos, hoje em 1.443 é atualizado nos boletins apenas após o registro do atestado de óbito e do resultado do exame do paciente no sistema da Vigilância Epidemiológica, o que é feito por equipe administrativa. Trata-se de medida de segurança para evitar erro na informação divulgada pela Secretaria de Saúde.

A Secretaria acrescenta, ainda, que trabalha na atualização de dados de notificações e casos em análise no sistema, inserindo ainda dados pendentes de meses anteriores. É possível acompanhar a evolução dos casos no portal da transparência do coronavírus, no site da Prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br).

Óbitos registrados:

Mulher, 74 anos, moradora no Alto da Serra. Internada em 20.08.2021 na UPA Cascatinha e transferida para o HNSA. Óbito registrado em 29.08.2021 no HNSA. Paciente com hipertensão arterial, diabetes e doença neurológica crônica.

Mulher, 84 anos, moradora no Quitandinha. Internada em 26.08.2021 no PSLS e transferido para o HNSA. Óbito registrado em 29.08.2021 no HNSA. Paciente com hipertensão arterial e doença neurológica crônica.

São 84 animais que ganharam um novo lar desde o início das etapas, em fevereiro

A 10ª edição da Campanha de adoção de animais aconteceu no último sábado (28), na Praça Dom Pedro II, e promoveu o acolhimento de quatro pets. O evento, que ocorre quinzenalmente no município, é realizado pela Prefeitura de Petrópolis através da Coordenadoria de Bem-estar Animal (Cobea). Todos os cães e gatos que estiveram disponíveis na etapa foram levados pelas instituições Turma do Peludo, Dog’s Heaven e Amigo Vira-lata. As entidades se responsabilizaram também pela vacinação, castração e vermifugação dos animais presentes no local.

O prefeito Hingo Hammes celebrou a chegada da décima edição e ressaltou o trabalho desempenhado pela Coordenadoria. “Muito feliz de alcançarmos essa marca. Possibilitamos 84 posses responsáveis desde o início da campanha, um número expressivo. Tudo isso só é possível com o empenho da equipe da Cobea e dos apoiadores”, comentou.

Além das instituições citadas, a iniciativa também contou com apoio do Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais (COMUPA), Rospauth e a Escola de Tosa Cintia Lima. A Cobea está promovendo campanhas de adoção desde fevereiro deste ano. Em dez edições, 84 animais já foram contemplados com tutelas responsáveis.

“Tivemos mais um evento com resultado muito positivo. Estamos comemorando bastante os resultados obtidos. Queremos continuar incentivando a posse responsável na cidade e estimular a ideia de que adotar é tudo de bom. Por isso, reforçamos sempre: não compre, adote”, ressaltou o coordenador de Bem-estar Animal, João Valois.

A próxima edição da feira já tem data e horário marcado. Será no próximo dia 11 de setembro, das 10h às 15h, na Praça Dom Pedro II. Vale destacar que em caso de chuvas, uma nova data poderá ser agendada. Em caso de dúvidas, a Coordenadoria disponibiliza contatos por e-mail e telefone para esclarecimento de dúvidas da população.
Telefone: (24) 2291-1505
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Pela primeira vez, nos últimos quatro anos, todas as estradas vicinais do Brejal e do Taquaril passam pela recuperação.

O governo municipal está próximo de concluir o trabalho de recuperação das estradas vicinais na zona rural do distrito da Posse, totalizando quase 100 quilômetros. Desde o início do ano, a Secretaria de Obras vem se reunindo com o Comitê de Estradas do Brejal e estabelecendo um calendário organizado de serviços para melhorar o acesso dos moradores e produtores, bem como o escoamento da produção. A depender das condições climáticas, a previsão é de que a intervenção seja concluída no mês de setembro.

“Nos reunimos com a comunidade regularmente para estabelecer o cronograma das ações. Paralelamente ao cronograma firmado, ainda realizamos as manutenções emergenciais que eventualmente surgem nesse processo. Com isso, já recuperamos as estradas como a do Rio Bonito, Albertos, Pilatos, Arnaldo Dyckerhoff e do Xingu e seguimos avançando. Temos quase 95% do trabalho já feito. E o mais importante é que voltamos a levar para a região esse trabalho organizado e extenso de recuperação de estradas”, ressaltou o governo interino, que tem vistoriado com frequências as ações de recuperação na região.

Nas ações mais recentes da secretaria de Obras na região foi feito o trabalho de drenagem no acesso à Escola Avelino de Carvalho. Nesta semana, a intervenção acontece também na Estrada do Sossego. “É um trabalho constante, com as máquinas trabalhando diariamente. Não só no nivelamento das estradas vicinais, mas também na remoção de lixo verde das laterais das estradas. A equipe tem feito também reparos em caixas de drenagem, além de substituição de manilhas quebradas”, informa o engenheiro da secretaria de Obras, que lembra ainda que as intervenções incluem o trabalho de roçada.

Segundo o secretário de Obras, a próxima etapa inclui, além da Estrada do Sossego, a das Hortências, assim como pequenos trechos de algumas estradas da região. “Primeiro a motoniveladora (patrol) corrige as irregularidades da pista, nivelando o piso. Depois, com a retroescavadeira, é feita a retirada da terra que acaba se sedimentando nas margens da pista, o que evita que esse material volte para o piso sob uma chuva. O próximo passo é a aplicação de raspa de asfalto”, explica o secretário. “No Brejal, serão, ao todo, 86 quilômetros de vias recuperadas. São dezesseis estradas, que ajudam a escoar a produção local. O trabalho, no entanto, também inclui outras estradas da região, como a Taquaril”, esclarece.

Além do Taquaril, o trabalho inclui o Paiolinho e trechos da Granja Cláudia e Mata Cavalos. Já no Brejal, são: Santa Matilde (5km); Albertos (8km); Quisséis (4km); Cachoeirinha (4km); Santa Maria (5km); Avelino de Carvalho (500m); Targinos (4km); Arnaldo Dyckerhoff (6km); Caboclos (2km); Sossego (1km); Rio Bonito (5km); Xingú (11km); Contrões (8km); Pilatos (3km); e Cruzeiro