Transferido em maio para a sede da Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias, o Centro Integrado de Monitoramento e Operações de Petrópolis (CIMOP) é mais um instrumento de suporte para o sistema de saúde do município. A estrutura é utilizada como apoio para a gestão operacional das ocorrências atendidas pelas equipes do SAMU. O Secretário de Saúde conheceu nesta quarta-feira (4) a estrutura que é administrada pela Secretaria de Serviços, Segurança e Ordem Pública (SSOP) e integrada ao sistema do Corpo de Bombeiros, da CPTrans, Defesa Civil, Polícia Militar e Guarda Municipal.

"A integração entre o CIMOP e o SAMU amplia e melhora o monitoramento da cidade como um todo. É um ganho enorme para o município, não apenas na segurança, mas também no atendimento de de maneira geral", destacou o governo interino.

Pela base de controle, as equipes dos respectivos setores atuam no acompanhamento de todos os chamados recebidos por cada órgão. Além das equipes do CIMOP, os agentes de cada área também conseguem acesso aos registros de forma remota. “Além da maior integração dos serviços, a estrutura garante maior agilidade e efetividade para a atuação dos agentes nas diferentes áreas”, garante a secretária de Serviços, Segurança e Ordem Pública (SSOP).

“A unificação dos sistemas oferece um importante avanço para a execução dos atendimentos, seja na área da saúde ou segurança. Hoje conseguimos fazer um rastreamento dos chamados por toda a cidade”, destaca o secretário de Defesa Civil.

O CIMOP tem 56 câmeras instaladas em 46 locais diferentes em toda cidade. Os aparelhos possuem tecnologia para filmagem em alta definição, com alcance de 1 km de distância e em 360°. O sistema de monitoramento permite ainda fazer investigações a partir de filtros de imagens por cor, direção, objeto, velocidade, ociosidade, entre outros. Isso facilita a busca de informações por parte da Polícia Civil durante uma investigação.

“A integração entre Secretaria de Saúde, CIMOP e SAMU vai permitir um fluxo melhor e mais rápido de atendimento dos pacientes. O trabalho em conjunto vai permitir uma qualificação a mais do nosso serviço para benefício da população. Essa parceria é muito importante”, disse o secretario de Saúde.

A taxa de ocupação de leitos para pacientes com covid-19 no Sistema Único de Saúde está, nesta quinta (05/08), em 66,67% em leitos clínicos e 30,67% em UTIs. Levando em conta toda a rede de saúde da cidade, incluindo hospitais públicos e privados, são 96 pacientes internados, sendo 48 em UTIs e 48 em leitos clínicos. Um óbito foi confirmado e inserido na base estatística.

Até agora foram realizados no município 182.001 testes para Covid-19, com 44.302 resultados positivos e 137.140 negativos (levando em consideração testes rápidos e Swab).

A Secretaria de Saúde esclarece que o número de óbitos, hoje em 1.381 é atualizado nos boletins apenas após o registro do atestado de óbito e do resultado do exame do paciente no sistema da Vigilância Epidemiológica, o que é feito por equipe administrativa. Trata-se de medida de segurança para evitar erro na informação divulgada pela Secretaria de Saúde.

A Secretaria acrescenta, ainda, que trabalha na atualização de dados de notificações e casos em análise no sistema, inserindo ainda dados pendentes de meses anteriores. É possível acompanhar a evolução dos casos no portal da transparência do coronavírus, no site da Prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br).

Óbitos registrados:

Homem, 40 anos, morador em Araras. Internado em 26.07.2021 no HAC. Óbito registrado em 30.07.2021 no HAC. Paciente com doença renal crônica, imunossupressão e obesidade.

A Prefeitura de Petrópolis está convocando 35 profissionais aprovados em processo seletivo da Secretaria de Assistência Social (SAS), realizado em 2020, para contratação por tempo determinado. A listagem com os nomes dos aprovados será publicado no Diário Oficial desta quinta-feira (05.08).

Os profissionais atuarão nas unidades da assistência, como os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e também em programas como o Criança Feliz e o de Erradicação do Trabalho Infantil. O candidato deve acessar site da prefeitura para conhecer os procedimentos administrativos de contratação e manifestar interesse pela vaga.

“Temos trabalhado muito para garantir uma melhor gestão dos serviços e organização de pessoal. A convocação destes profissionais vem neste sentido”, lembrou o governo interino.

Os profissionais começam a atuar imediatamente após o processo de contratação. Entre os requisitos que foram estabelecidos para o chamamento, previstos no edital, estão experiência mínima de seis meses de atuação e conhecimento da realidade do território onde irá atuar. O contrato terá duração de 12 meses, podendo ser prorrogado por até 12 meses.

Cadastro para 34 anos será aberto neste sábado e para 33 anos, na segunda

Com a chegada, nesta quinta-feira (5/08) de um novo lote contendo 4.560 vacinas destinadas à aplicação de primeira dose, a prefeitura dará mais um passo na imunização contra a covid-19: a vacinação de pessoas com 34 e 33 anos. O cadastro pra quem tem 34 anos será aberto neste sábado (7/08) com vagas disponíveis para segunda-feira (9/08). Já quem tem 33 anos pode se cadastrar para a vacinação a partir de segunda-feira, para vacinação a partir de terça (10/08). O cadastramento deve ser feito no site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br).

“A medida em que chegam novos lotes, vamos ampliando imediatamente a vacinação. Entendemos que todos estão bastante ansiosos para receber a vacina. Nós, que acompanhamos os números e temos verificado os resultados positivos, vendo a redução de casos graves e internações, estamos empenhados em vacinar toda a população o mais breve possível e estamos caminhando pra isso”, destaca o governo interino.

Até quarta-feira (4/08), Petrópolis tinha 155.296 pessoas que receberam a primeira dose; 6.805 que receberam a dose única, e 65.847 pessoas que concluíram o ciclo de imunização com a segunda dose. Isso significa que 66,96% das pessoas maiores de 18 anos – população vacinável - já receberam pelo menos uma dose da vacina – considerando as aplicações de primeira dose e dose única, e 30,01% da população maior de 18 anos teve o ciclo de imunização completo, recebendo a vacina em dose única e a aplicação de segunda dose.

“Temos visto na prática em Petrópolis os resultados positivos da vacinação - o que a ciência já apontava. A Secretaria de Saúde não está medindo esforços, com toda sua equipe dedicada, para avançarmos com esta campanha, dependendo apenas da chegada de novos lotes ou lotes maiores para que possamos avançar ainda mais. A meta é que toda a população esteja imunizada o mais breve possível”, explica o secretário de Saúde.

A vacinação em Petrópolis está sendo feita em 12 pontos de vacinação distribuídos nos cinco distritos. Em caso de dúvidas, a população pode entrar em contato com a Secretaria de Saúde pelo whatsapp da Saúde, um assistente virtual que fornece informações sobre a vacinação, locais de atendimento a pacientes com sintomas da doença e boletins. O atendimento está disponível pelo número (24) 9.9200-1428.

Além do lote de primeiras doses, Petrópolis recebeu nesta quinta, 960 vacinas destinadas a aplicação de segunda dose. A Secretaria de Saúde reforça a importância da população completar o ciclo de imunização para o controle da pandemia. “É importante que todos que receberam a primeira dose, retornem para tomar a segunda dose. Petrópolis está acima da meta de imunização do Ministério da Saúde, que é de 90%, mas é importante que todos que podem tomar a vacina, se vacinem e que aqueles que não receberam a vacina em dose única, completem o ciclo de imunização com as duas doses. Quem por algum motivo perdeu a data, deve comparecer ao ponto de vacinação para completar o ciclo de imunização”, orienta o secretário de Saúde.

Pessoas que por algum motivo perderam o prazo para receber a segunda dose da vacina CoronaVac têm, agora, duas opções de locais para completar o ciclo de vacinação: a UCP campus Benjamin Constant (Centro) ou ao Parque de Exposições (Itaipava). A aplicação de doses da vacina do Instituto Butantan será concentrada nestes dois pontos para evitar perdas de doses, uma vez que, após a abertura dos frascos, as doses devem ser aplicadas em um prazo máximo de seis horas.

Candidatos devem manter dados atualizados e recadastrar currículo no site da prefeitura

Se você está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho, atenção: o Balcão de Empregos de Prefeitura, que é administrado pelo Departamento de Trabalho e Renda (Detra), da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, está com vagas 60 vagas sendo oferecidas durante esta semana. Há oportunidades em diversos setores, como serviço, comércio, indústria e saúde.

"Estamos reforçando o contato com as empresas, para que utilizem o Balcão de Empregos. O serviço une que precisa de mão de obra, nas mais diferentes áreas, e quem busca uma oportunidade de emprego", lembra o governo interino, lembrando que empresários interessados em oferecer vagas de emprego podem disponibilizar as vagas, de forma gratuita, diretamente no site da prefeitura www.petropolis.rj.gov.br/e-gov/sde/balcao_de_empregos/empresas/index. Basta fazer o cadastro e informar a vaga.

Para que o candidato possa pleitear uma das vagas é necessário que o cadastro e o currículo também estejam atualizados, para que as empresas possam fazer o contato correto com aquelas pessoas que possuam o perfil para a oportunidade ofertada. Essa atualização é feita diretamente no site da prefeitura www.petropolis.rj.gov.br/e-gov/sde/balcao_de_empregos/candidatos/add/. Caso o candidato tenha alguma dúvida ou interesse pode procurar o atendimento presencial no Detra, que fica na Dr. Porciúncula 75, Centro. O telefone para contato é o 2246-8942.

“A grande quantidade de vagas que estão disponíveis demonstra que o município tem retomado, de forma gradual e contínua, a geração de emprego. Essa é uma tendência que vem se apresentando, com ações propositivas provenientes do governo municipal. Vale lembrar que temos uma nova Lei de Incentivos Fiscais que, com certeza, vai gerar um impacto positivo na vinda de novos empreendimentos e mais vagas de trabalho para os petropolitanos”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico.

Vale ressaltar que a prefeitura é responsável apenas pela divulgação das vagas e os encaminhamentos dos candidatos para processo seletivo. Sendo assim, fica a cargo do empregador a responsabilidade pelas entrevistas e possíveis contratações. As 60 vagas disponíveis desta semana são essas:

1. Eletricista / Masculino / Uma vaga / Ensino Fundamental / Faixa Etária de 25 a 50 anos / Experiência em CTPS

1. Açougueiro / Masculino / Uma vaga / Ensino Fundamental / Faixa Etária de 25 a 55 anos / Experiência em CTPS de 6 meses

2. Ajudante de Motorista / Masculino / Duas vagas / Ensino Fundamental / Faixa Etária de 20 a 50 anos

3. Motorista de Caminhão / Masculino / Dez vagas / Ensino Médio / Faixa Etária de 30 a 50 anos / Experiência em CTPS / CNH D

4. Arrematadeira / Ambos os sexos / Quatro vagas / Ensino Fundamental / Faixa Etária de 18 a 60 anos / Experiência em CTPS de 6 meses

5. Costureiro / Ambos os sexos / 18 vagas / Ensino Fundamental / Faixa Etária de 18 a 60 anos / Experiência em CTPS de 6 meses

6. Auxiliar de Corte / Masculino / Uma vaga / Ensino Fundamental / Faixa Etária de 20 a 50 anos

7. Estampador de Tecido / Ambos os sexos / Cinco vagas / Ensino Fundamental / Faixa Etária de 18 a 60 anos / Experiência em CTPS de 6 meses

8. Soldador / Masculino / Uma vaga / Ensino Fundamental / Faixa Etária de 25 a 55 anos / Experiência em CTPS de 2 anos

9. Encanador / Masculino / Uma vaga / Ensino Fundamental / Faixa Etária de 25 a 55 anos / Experiência em CTPS de 6 meses

10. Repositor de mercadoria / Masculino / Uma vaga / Ensino Fundamental / Faixa Etária de 20 a 50 anos / Experiência em CTPS de 6 meses

11. Churrasqueiro / Masculino / Duas vagas / Ensino Fundamental / Faixa Etária de 20 a 50 anos / Experiência em CTPS de 6 meses

12. Copeiro / Masculino / Uma vaga / Ensino Fundamental / Faixa Etária de 20 a 50 anos / Experiência em CTPS de 6 meses

13. Garçom / Masculino / Uma vaga / Ensino Fundamental / Faixa Etária de 20 a 50 anos / Experiência em CTPS de 6 meses

14. Garçom / Ambos os sexos / Uma vaga / Ensino Fundamental / Faixa Etária de 20 a 50 anos / Experiência em CTPS de 6 meses

15. Cozinheira Geral / Feminino / Uma vaga / Ensino Fundamental / Faixa Etária de 20 a 50 anos / Experiência em CTPS de 6 meses

16. Recepcionista / Ambos os sexos / Uma vaga / Ensino Médio / Faixa Etária de 18 a 45 anos / Experiência em CTPS de 1 ano

17. Técnico de Enfermagem / Ambos os sexos / Uma vaga / Ensino Médio / Tecnólogo / Faixa Etária de 25 a 55 anos

18. Médico Clínico / Ambos os sexos / Uma vaga / Ensino Superior Completo / Faixa Etária de 30 a 50 anos

19. Médico Neurologista / Ambos os sexos / Uma vaga / Ensino Superior Completo / Faixa Etária de 30 a 50 anos

20. Terapeuta Ocupacional / Ambos os sexos / Uma vaga / Ensino Superior Completo / Faixa Etária de 25 a 55 anos

21. Fonoaudiólogo em Linguagem /Ambos os sexos / Uma vaga / Ensino Superior Completo / Faixa Etária de 25 a 55 anos

22. Nutricionista / Ambos os sexos / Uma vaga / Ensino Superior Completo / Faixa Etária de 25 a 55 anos

23. Fisioterapeuta Geral / Ambos os sexos / Uma vaga / Ensino Superior Completo / Faixa Etária de 25 a 55 anos

24. Enfermeiro / Ambos os sexos / Uma vaga / Ensino Superior Completo / Faixa Etária de 25 a 55 anos


O projeto Diversão com Arte apresenta no próximo domingo (08/08), às 16h, no canal oficial da prefeitura no Youtube, o primeiro episódio da minissérie Lendas do Rio São Francisco para Crianças. A história mostra as irmãs Ana e Lia em uma aventura desvendando os mistérios e encantos do Velho Chico e convidam a todos para navegar junto com elas. A produção foi contemplada pelo edital da Lei Aldir Blanc.

A minissérie conta com cinco capítulos, sendo o primeiro deles intitulado “O começo comecinho”. Segundo a gerente do Centro de Cultura, ressaltou a importância da cultura em meio à pandemia. “Estamos precisando de arte e diversão nestes momentos de necessário afastamento social enquanto a vacinação continua avançando. Temos certeza que todos vão curtir muito essa história maravilhosa", disse.

O Rio São Francisco é um dos mais importantes cursos de água do Brasil. Possui enorme valor econômico, social e cultural para o país. A partir da experiência de contadora de histórias de Rose Assis, unida ao desenvolvimento estético da diretora de arte Raquel Theo, foram criados bonecos, desenhos e formas animadas. Ambas também são atrizes e estão em cena interpretando as irmãs Ana e Lia.

Episódio 1 (08/08) - O começo comecinho
Episódio 2 (15/08) - Minhocão ou Surubim?
Episódio 3 (22/08) - Mistérios do Rio
Episódio 4 (29/08) - Por um fio!
Episódio 5 (05/09) - Shhh...

Sobre o Diversão com Arte

O Diversão com Arte apresenta sempre aos domingos, às 16h, no canal de Youtube oficial da Prefeitura de Petrópolis, vídeos contemplados pelos editais da cultura no município. O objetivo é abrir espaço para os artistas petropolitanos.

Uma equipe técnica da prefeitura de Guapimirim esteve ontem (04/08) em Petrópolis visitando o transbordo de lixo municipal, que fica no km 79 da BR-040 (Duarte da Silveira). Eles foram recebidos pelo secretário de Meio Ambiente, que explicou sobre o funcionamento do local. Hoje, cerca de 310 toneladas de lixo são coletadas diariamente em toda cidade. O serviço passa em mais de 1,6 mil ruas ou localidades. O secretário também enumerou as ações do executivo visando a preservação ambiental e o aumento na pontuação do ICMS Verde.

"Essa é uma troca de experiências muito válida para os dois municípios. Acredito que podemos aprender bastante com aquilo que é feito em outros locais. Além do transbordo de lixo, apresentamos algumas ações que já realizamos neste ano, como a criação do Fundo Municipal de Meio Ambiente e do ProMEA", disse.

Vagas para professores das Salas de Recursos Multifuncionais

A Secretaria de Educação promoverá mais um workshop. Dessa vez, a oportunidade é para os professores que atuam nas Salas de Recursos Multifuncionais e nas classes especiais. A iniciativa é do Departamento de Educação Especial, através da Assessoria em Psicologia Escolar. As inscrições podem ser feitas até o dia 11/08 através do email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

O objetivo é o de promover a reflexão e vivências aos professores sobre suas competências e habilidades socioemocionais, saúde mental e qualidade e vida.

“Para fortalecer ainda mais o vínculo entre o departamento e os profissionais que atuam com os alunos nas salas de recurso, um espaço tão importante para acolhimento e desenvolvimento pedagógico dessas crianças”, afirma o governo interino.

O curso terá com parâmetro a BNCC – Base Nacional Comum Curricular.

“Seguindo os critérios que já são adotados pela Secretaria de Educação e buscando, sempre, a troca de informações e experiências, principalmente nesse momento em que se faz tão necessário fortalecimento da pratica pedagógica, diante de tantas mudanças impostas pelo cenário atual”, completa a secretária de Educação.

Dois grupos serão formados e os encontros serão realizados pela plataforma google meet.

Grupo 1: manhã - 9h às 11 - dias 12/08 e 01/09
Grupo 2: tarde - 14h às 16h dias 26/08 e 01/09

Na inscrição, o profissional deverá informar o nome completo, a escola onde atua, telefone, email e em de que grupo quer participar.
Na programação: Autoconhecimento e neurociência; Autoregulação; Autogestão; Autoeficiência; Sistema de crenças; Mindset; Forças pessoais e Qualidade de vida.