Segunda, 27 Setembro 2021 11:25

Boletim Epidemiológico – 26/09/21 (domingo)

A taxa de ocupação de leitos para pacientes com covid-19 no Sistema Único de Saúde está, neste domingo  (26/09), em 22% em leitos clínicos e 28,79% em UTIs. Levando em conta toda a rede de saúde da cidade, incluindo hospitais públicos e privados, são 109 pacientes internados, sendo 46 em UTIs e 63 em leitos clínicos.  

Até agora foram realizados no município 196.776 testes para Covid-19, com 48.225 resultados positivos e 148.190 ,negativos (levando em consideração testes rápidos e Swab).

A Secretaria de Saúde esclarece que o número de óbitos, hoje em 1.510 é atualizado nos boletins apenas após o registro do atestado de óbito e do resultado do exame do paciente no sistema da Vigilância Epidemiológica, o que é feito por equipe administrativa. Trata-se de medida de segurança para evitar erro na informação divulgada pela Secretaria de Saúde.

A Secretaria acrescenta, ainda, que trabalha na atualização de dados de notificações e casos em análise no sistema, inserindo ainda dados pendentes de meses anteriores. É possível acompanhar a evolução dos casos no portal da transparência do coronavírus, no site da Prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br).

As equipes de plantão da Defesa Civil de Petrópolis retomam os trabalhos na área afetada por incêndio florestal, em Secretário, no distrito de Pedro do Rio. Os agentes darão apoio aos brigadistas do 15° Grupamento de Corpo de Bombeiros que, em monitoramento pela manhã deste domingo (26), identificaram áreas ainda quentes ao longo dos 234 hectares afetados. O incêndio teve início na quinta-feira (23) e desde a sexta-feira, as equipes da Defesa Civil atuam no suporte para o controle.

Os trabalhos de hoje (26) visam garantir que o fogo em vegetação, controlado ontem, não volte a atingir a região, visto que a chuva registrada no fim da tarde e noite de ontem, não foi o suficiente para resfriar o local. O Corpo de Bombeiro está com mais duas equipes para realizar o monitoramento da área. Ontem, o trabalho de controle contou com cerca de 60 agentes, em atuação terrestre e aérea, com dois helicópteros destacados para a operação. Além dos Bombeiros e Defesa Civil, houve suporte do INEA, ICMBio e Rede de Operações de Emergência de Rádio Amadores (ROER).

A Defesa Civil reforça as orientações de cuidados necessários na prevenção de incêndio florestal. É importante que a população não queime lixo, não solte balões e não jogue guimba de cigarro aceso próximo à vegetação. Em casos de identificação de focos de incêndio, as autoridades competentes devem ser acionadas pelo 193 (Bombeiros) e 199 (Defesa Civil).

Segunda, 27 Setembro 2021 11:23

Boletim vacinação – 25/09/2021 (sábado)

As equipes de enfermagem, sob coordenação do departamento de Vigilância em Saúde, deram sequência neste sábado (25/09) a vacinação contra a covid-19. Durante todo o dia, 1.873 pessoas foram vacinadas na cidade. Destas 1.021 receberam a primeira dose, 741 receberam a segunda dose e 111 receberam a dose de reforço. Até o momento 223.881 pessoas receberam a primeira dose, 125.443 receberam a segunda dose, 6.805 receberam a dose única e 1.622 idosos institucionalizados maiores de 70 anos, idosos com mais de 80 anos, e pacientes imunossuprimidos receberam a dose de reforço do imunizante. Por conta da logística de informações para fechamento dos dados o boletim da vacinação passou a ser divulgado na parte da manhã.  

Nos pontos de imunização oito idosos foram vacinados, sendo dois com a primeira dose e  seis a segunda dose. Equipes aplicaram também a dose de reforço em 89 idosos e 22 pacientes imunossuprimidos.

A primeira dose da vacina foi aplicada ainda em 208 pessoas com idade entre 18 e 59 anos sem comorbidades. Na faixa etária abaixo de 59 anos, 675 pessoas também receberam a segunda dose.  

Também receberam a primeira dose do imunizante 806 adolescentes sem comorbidades. 

A segunda dose da vacina foi aplicada também em sete pessoas com comorbidades.

Equipes vacinaram ainda sete gestantes, das quais três com a primeira dose e quatro com a segunda.  Também receberam a vacina, 32 puérperas, sendo duas com a primeira dose e 30 com a segunda.

Também foram vacinados com a segunda dose, dois profissionais de Educação, 16 trabalhadores do setor se transportes e um integrante de Forças de Segurança.

A vacinação contra a covid-19 segue na segunda-feira em pontos distribuídos nos cinco distritos.

Em caso de dúvidas é possível utilizar o Whatsapp da Saúde - assistente virtual que fornece informações sobre a vacinação, locais de atendimento a pacientes com sintomas da doença e boletins. O atendimento está disponível pelo número (24) 9.9200-1428.

Segunda, 27 Setembro 2021 11:21

Boletim Epidemiológico – 25/09/21 (sábado)

A taxa de ocupação de leitos para pacientes com covid-19 no Sistema Único de Saúde está, neste sábado (25/09), em 16% em leitos clínicos e 34,85% em UTIs. Levando em conta toda a rede de saúde da cidade, incluindo hospitais públicos e privados, são 110 pacientes internados, sendo 50 em UTIs e 60 em leitos clínicos.  

Até agora foram realizados no município 196.776 testes para Covid-19, com 48.225 resultados positivos e 148.190 ,negativos (levando em consideração testes rápidos e Swab).

A Secretaria de Saúde esclarece que o número de óbitos, hoje em 1.510 é atualizado nos boletins apenas após o registro do atestado de óbito e do resultado do exame do paciente no sistema da Vigilância Epidemiológica, o que é feito por equipe administrativa. Trata-se de medida de segurança para evitar erro na informação divulgada pela Secretaria de Saúde.

A Secretaria acrescenta, ainda, que trabalha na atualização de dados de notificações e casos em análise no sistema, inserindo ainda dados pendentes de meses anteriores. É possível acompanhar a evolução dos casos no portal da transparência do coronavírus, no site da Prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br).

Em mais uma ação de Choque de Ordem no Centro Histórico realizada na noite da última sexta-feira (24), um estabelecimento comercial foi interditado na Rua Alfredo Schilick e jovens foram flagrados com material entorpecente. A operação da Secretaria de Segurança e Ordem Pública (SSOP) contou, além da Guarda Municipal, com agentes da Polícia Militar, Grupamento de Operações com Cães, Fiscalização de Postura e Grupamento de Trânsito. A medida foi realizada com o intuito de verificar o cumprimento dos decretos municipais e coibir a criminalidade.

Durante as abordagens, um grupo de jovens foi flagrado com entorpecentes e encaminhado para a 105ª DP, onde o caso foi registrado. As drogas foram encontradas com a ajuda do cão farejador da Guarda Municipal durante as revistas individuais. A interdição do estabelecimento comercial foi motivada pelo funcionamento fora do horário estabelecido em decreto municipal de número 266, publicado no último dia 15 de setembro. De acordo com as normas, que levam em consideração medidas preventivas contra a covid-19, fica proibido o funcionamento após 1 hora da madrugada.

Da mesma forma, o decreto limita a permanência de indivíduos em vias e praças públicas entre 2h e 5h da madrugada. Em patrulhamento realizado na Praça da Liberdade, no entorno da Catedral São Pedro de Alcântara, Treze de Maio e Praça da Águia, os grupos foram orientados a se retirar. A operação contou ainda com o trabalho e higienização das vias após a retirada do público dos locais.

“Essa foi mais uma atuação de nossas equipes que contou com a colaboração de demais agentes de segurança e ordem pública”, destacou a secretária da SSOP.

As equipes do 15° Grupamento de Corpo de Bombeiros, Defesa Civil de Petrópolis, INEA e ICMBio encerram a operação para conter o incêndio florestal que atinge a região de Secretário, em Pedro do Rio. Uma área de 7,28 km foi afetada, o que corresponde a 234 hectares, equivalente a 234 campos de futebol. No momento chove na região, o que contribui para o controle do fogo na região, que permanecerá em monitoramento pelo Corpo de Bombeiros.

Ao longo da tarde deste sábado (24) o efetivo foi aumentado para 65 agentes, entre militares e civis especializados para a atuação direta ou suporte na ação. Dois helicópteros foram direcionados para o reforço no atendimento da ocorrência. Uma equipe da Rede de Operações de Emergência de Rádio Amadores (ROER) também se deslocou para a região e colaborou com a comunicação de rádio entre os agentes e um drone também foi utilizado para acompanhar a evolução do fogo na mata.

De acordo com o aviso meteorológico da Defesa Civil, há previsão de deslocamento de núcleos de chuva em direção ao município, o que pode ajudar a conter o fogo no período da noite. Para o fim deste sábado (25), estão previstas pancadas de chuva isoladas, com ventos de intensidade fraca a moderada, índice de umidade relativa do ar com mínima de 50% e temperatura variando entre 14°C e 25°C.

A edição do Festival das Comunidades deste sábado (25/9) foi realizada com as crianças e adolescentes do Bela Vista. Além de atividades de recreação e de incentivo a prática esportiva, o governo municipal prestou homenagem a um morador da localidade. A quadra comunitária ganhou o nome de José Marinho e vai atender, em breve, aos alunos da Escola Paroquial São Francisco de Assis. O espaço também foi reformado pela prefeitura, com a instalação de telas e a pintura do piso.

Segundo a diretora da Escola Paroquial São Francisco de Assis, a reforma da quadra vai ajudar bastante a comunidade. "Esse era um espaço que não tinha tela. Imagina o perigo que era? Agora está muito bonita. A comunidade vai poder usar bastante, principalmente os jovens", disse.

O secretário de Esportes, Promoção da Saúde, Juventude, Idoso e Lazer (SEPJIL) destacou o trabalho itinerante do Festival das Comunidades, promovendo o esporte em todo o município. Neste ano, o programa também já foi realizado no Atílio Marotti, Moinho Preto (Vila São Francisco), Vila Rica, 24 de Maio e no Duques.

"Aproveitamos as estruturas que já existem nos bairros para realizarmos o Festival. Queremos promover saúde e qualidade de vida. Podemos ajudar na formação dessas crianças e mostrar que no esporte superamos barreiras", completou o secretário da SEPJIL.

Doações podem ser entregues aos vigias na entrada da unidade das 7h às 20h

O setor de pediatria do Centro de Saúde Professor Manoel José Ferreira, no Centro da cidade, deu início nesta semana a uma ação solidária para arrecadar brinquedos para o Dia das Crianças. As doações podem ser entregues aos vigias na entrada do Centro de Saúde, das 7h às 20h. Os brinquedos, que podem ser novos ou usados (desde que em boas condições), serão doados para as crianças atendidas na unidade.

“Nossa intenção é tornar o dia dessas crianças marcante. Vamos mobilizar os esforços dentro do próprio Centro de Saúde e distribuir os brinquedos para a criançada atendida na pediatria da unidade. Campanhas de arrecadação como essa mobilizam os petropolitanos e despertam o espírito solidário das pessoas, tornando o Dia das Crianças mais feliz”, destaca o secretário de Saúde.

A diretora do Centro de Saúde faz o convite para quem puder realizar doações: “Todos os brinquedos doados serão bem-vindos. As crianças ficarão super felizes. Agradecemos imensamente quem puder participar. Quem tiver um brinquedo que seu filho já não brinca mais, que está parado no canto, doe ele para a gente. Esse brinquedo fará a diferença na vida de outra criança”.

O Centro de Saúde Professor Manoel José Ferreira fica na Rua Santos Dumont, 100, no Centro da cidade.


Gratuidade às famílias que não condições de pagar pelo sepultamento será mantida, assim como direitos de famílias que têm sepulturas

O governo municipal deu nesta semana, o pontapé inicial para a concessão dos cemitérios municipais: criou a Comissão Especial de Licitação, encarregada dos procedimentos licitatórios relativos à concessão do serviço no município. A comissão será a responsável por atuar na concorrência que pode garantir aos cofres públicos redução significativa nas despesas e aumento da receita. A medida inclui os serviços de gestão, manutenção, exploração, revitalização e expansão dos seis cemitérios municipais e construção de crematório público e cemitério vertical. O trabalho, que compreende o Termo de Referência a conclusão do processo licitatório, deve ser finalizado em, no máximo, um ano.

Com a concessão, o município garante melhores serviços e receita aos cofres públicos – a outorga fixa prevista é de R$ 2 milhões, além da outorga variável, de 3% do faturamento anual. A estimativa é que, apenas nos primeiros cinco anos, a concessionária invista cerca de R$ 15 milhões nos cemitérios, sem contar o aporte necessário para a construção do crematório e do cemitério vertical.

“Estamos certos de que a concessão dos cemitérios é o melhor caminho para garantir as melhorias necessárias nestes espaços e também no serviço prestado. Temos trabalhado muito para melhorar os cemitérios, mas os esforços, embora enormes, geram resultados que ficam aquém das necessidades, que são muitas. A concessão vai garantir novos serviços e melhor infraestrutura aos espaços que já existem”, diz o governo interino.

A inclusão de seis – e não sete – cemitérios, segundo a Procuradoria Geral do Município, se deve ao fato de o cemitério de Juriti, no Brejal, na Posse, funcionar em um terreno particular, cedido no passado ao município sem a devida documentação. “Vamos seguir todos os ritos legais para concretizar este projeto. Será um enorme ganho para o município e para a população”, garante o procurador geral do município.

O procurador geral do município e o controlador acrescentam que a concessão não vai mudar os direitos de famílias que têm sepulturas no cemitério, nem de quem chega para sepultar um ente querido. “Importante destacar isso. Famílias que têm sepulturas ou jazigos não perderão os direitos sobre elas. A gratuidade para quem não pode pagar também será mantida, assim como os serviços funerários. O que vai mudar é a administração, a organização, o serviço. O que é direito, o que está previsto em lei, está assegurado”, finaliza.

 


Equipes da Defesa Civil de Petrópolis, Inea e ICMBio estão em apoio ao 15° Corpo de Bombeiros para o controle do incêndio florestal que afeta o Retiro das Pedras e Secretário, em Pedro do Rio, desde a manhã desta sexta-feira (24). Ao todo 58 agentes, militares e civis especializados, atuam no local próximo a Áreas de Preservação Permanente. As ocorrências atingem regiões montanhosas que apresentam trechos de inclinação, dificultando o acesso das equipes. Uma aeronave do Corpo de Bombeiro também é usada no combate ao fogo. Não há residências nas proximidades.

O foco de incêndio do Retiro das Pedras foi extinto pelas equipes que atuam no momento na Estrada de Secretário, onde o efetivo realiza o combate por terra e aéreo. Ainda não há informações sobre a causa da ocorrência. Em alertas enviados nos últimos dias pela Defesa Civil, foi sinalizada a possibilidade de registro de incêndios na localidade. Mesmo com a previsão de chuva para o primeiro distrito, o alerta enviado nesta sexta-feira (24) destacou os distritos de Itaipava, Posse e Pedro do Rio como regiões de alto ou muito alto risco. Para este sábado, a previsão de pancadas de chuvas isoladas no período da tarde, podem ajudar a conter o fogo que afeta o quarto distrito.

A localidade de Secretário foi um dos pontos selecionados pela Operação Fumaça Zero com risco de incêndio. Nos meses de maio e junho foram realizadas ações de educação ambiental na Estrada da Rocinha, Estrada da Cachoeira, estrada do Sítio Pequeno e vias vicinais. Foram emitidas 31 notificações preventivas de Incêndio Florestal nas propriedade rurais da região. As ações de educação ambiental são refletidas em longo prazo nas estatísticas de ocorrências, por isso é importante que a população colabore denunciando o uso do fogo. A área é objeto de fiscalização para a identificação das causas de incêndios e possíveis responsáveis.

A Fundação Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Serviços Públicos do Rio de Janeiro (Ceperj) colabora com o INEA no levantamento da área atingida utilizando imagens de satélite para identificar a cicatriz da queimada e os danos ambientais gerados por incêndios. Com base nesse estudo o INEA pode adotar medidas de controle ambiental cabíveis, como autuação de responsáveis identificados com foco na recomposição do dano Ambiental gerado.

A Defesa Civil alerta para os cuidados necessários para a população das regiões classificadas como de risco. É importante que os moradores não queimem lixo, não soltem balões e não joguem guimba de cigarro aceso próximo à vegetação. Em casos de identificação de focos de incêndio, as autoridades competentes devem ser acionadas pelo 193 (Bombeiros) e 199 (Defesa Civil).

A Prefeitura de Petrópolis colocou em circulação nesta sexta-feira (24/09), em caráter experimental, uma charrete elétrica para passeios turísticos pelo centro histórico da cidade. O novo modal foi oficialmente apresentado na última terça-feira, durante o lançamento do festival gastronômico Serra Serata - Tutti a Tavola, com a presença do governo interino e do secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca. A empresa Carruagens Elétricas Turismo, após chamamento público realizado, apresentou o protótipo escolhido por uma comissão especial para substituir as tradicionais vitórias de tração animal.

O governo interino lembra que este é um modal pioneiro no país e de grande importância como serviço de transporte turístico no centro histórico, devido as suas características. "Esta é uma ação inovadora, e este modelo tem, inclusive, despertado o interesse de outros municípios", destaca. O cumprimento dos protocolos de saúde, como higienização dos veículos, disponibilização de álcool em gel e uso de máscaras, são obrigatórios e serão rigorosamente observados.

"As charretes elétricas estão chegando para ficar. Será mais um modal de transporte turístico, melhorando cada vez mais nosso atendimento no setor", acredita o secretário de Turismo, lembrando que o veículo procurou manter o mesmo design das vitórias, que durante várias décadas foram utilizadas pelos turistas em visitas a locais famosos da cidade, como o Museu Imperial, a Casa de Santos Dumont, o Palácio Rio Negro, a Casa da Princesa Isabel, o Palácio de Cristal, entre outros. As vitórias deixaram de operar em 2018, após plebiscito que definiu o fim do uso de tração animal.

O professor aposentado Alcione Fontura da Silva, e sua esposa Rosana Galvão da Silva, moradores de Santos (SP) visitavam a cidade esta semana a fizeram o passeio experimental na carruagem elétrica. "Estamos encantados com a cidade e também com esse modelo de transporte turístico que em breve será disponibilizado. O veículo ficou muito bonito, bem estilizado, e retrata de forma fidedigna o antigo veículo", disse Alcione. "A carruagem é super confortável e silenciosa. A cidade de Petrópolis nos surpreendeu em todos os sentidos", completou.

Uma das condutoras que fazem parte da equipe é Taynara Sidenia, ex-charreteira que foi capacitada para guiar o novo veículo. Segundo ela, "a carruagem elétrica por onde passar chama a atenção do público, sendo muito elogiada pelo silêncio e pelo fato do novo modal não poluir o meio ambiente". Além dela, Andreias Roncoroni é outro condutor do veículo turístico.

Após o início dos testes, o veículo passará por ajustes finais. Ele estará circulando, inicialmente, às sextas, sábados e domingos, das 10h às 18h. Até o final de novembro chegarão as três primeiras unidades da frota, quando então o serviço será definitivamente disponibilizado aos turistas e moradores de Petrópolis. A Companhia Petropolitana de Trânsito e Transporte (CPTrans) será responsável por fiscalizar o transporte, podendo aplicar multas ou penalidades de acordo com os instrumentos normativos existentes.

Segunda, 27 Setembro 2021 11:08

Boletim vacinação – 24/09/2021 (sexta)

As equipes de enfermagem, sob coordenação do departamento de Vigilância em Saúde, deram sequência na sexta (24/09) a vacinação contra a covid-19. Durante todo o dia, 3.777 pessoas foram vacinadas na cidade. Destas 1.566 receberam a primeira dose, 2.083 receberam a segunda dose e 128 receberam a dose de reforço. Até o momento 222.860 pessoas receberam a primeira dose, 124.702 receberam a segunda dose, 6.805 receberam a dose única e 1.511 idosos institucionalizados maiores de 70 anos, idosos com mais de 80 anos, e pacientes imunossuprimidos receberam a dose de reforço do imunizante. Por conta da logística de informações para fechamento dos dados o boletim da vacinação passou a ser divulgado na parte da manhã.

Nos pontos de imunização 19 idosos foram vacinados, sendo três com a primeira dose e 16 a segunda dose. Equipes aplicaram também a dose de reforço em 106 idosos e 22 pacientes imunossuprimidos.

A primeira dose da vacina foi aplicada ainda em 185 pessoas com idade entre 18 e 59 anos sem comorbidades. Na faixa etária abaixo de 59 anos, 1.853 pessoas também receberam a segunda dose.

Também receberam com a primeira dose do imunizante 1.367 adolescentes sem comorbidades. Um adolescente deficiente também foi vacinado.
A segunda dose da vacina foi aplicada também em 50 pessoas com comorbidades.

Equipes vacinaram ainda 54 gestantes, das quais sete com a primeira dose e 47 com a segunda. Também receberam a vacina, 48 puérperas, sendo uma com a primeira dose e 47 com a segunda.

Também foram vacinados com a segunda dose 34 profissionais de Saúde, 19 profissionais de Educação, 14 trabalhadores do setor se transportes e um profissional de limpeza urbana.

Equipes vacinaram também quatro pessoas em situação de rua, sendo duas com a primeira dose e duas com a segunda.
A vacinação contra a covid-19 segue neste sábado em pontos distribuídos nos cinco distritos.

Em caso de dúvidas é possível utilizar o Whatsapp da Saúde - assistente virtual que fornece informações sobre a vacinação, locais de atendimento a pacientes com sintomas da doença e boletins. O atendimento está disponível pelo número (24) 9.9200-1428.

É o maior número é o maior já realizado em apenas um dia, desde o início da operação da nova empresa, que soma 2.220 atendimentos realizados.

O Ilumina Petrópolis, programa do governo municipal que vem recuperando pontos do parque de iluminação da cidade, chegou a 2.220 manutenções feitas em 21 dias. Na prática, significam uma média de 104 pontos de iluminação feitos todos os dias, desde o dia 3 deste mês - quando a Vasconcelos e Santos LTDA, vencedora da licitação, começou a operar, ainda em teste (a nova empresa passou a operar de maneira integral, com todas as equipes, no dia 8). No fim da última semana, a nova prestadora do serviço público lançou o aplicativo Ilumina Petrópolis. Desde então, foram mais de 450 atendimentos realizados através da plataforma. O recorde foi batido na última quinta-feira (23), quando foram iluminados 217 pontos.

“As equipes trabalham 24 horas e, já nos próximos dias, vamos zerar a demanda que estava reprimida, passando a atender ainda mais rapidamente os pedidos registrados agora. Uma cidade iluminada é uma cidade mais segura para a população e estamos trabalhando intensamente para que seja prestado um serviço de qualidade", frisou o governo interino, lembrando que este novo contrato vai gerar economia aos cofres públicos, já que o valor do contrato atual é 30% inferior ao anterior.

Segundo o coordenador de iluminação da Vasconcelos e Santos, Dayvson Vasconcelos, a previsão é de que esta etapa de atendimento à demanda reprimida seja finalizada em até 10 dias. “À medida que o trabalho vem sendo executado, a nossa equipe tem se adaptado, vem conhecendo a rotina da cidade. A mesma equipe faz a mesma região. Para conhecer os bairros, os funcionários contam com o apoio dos moradores e lideranças locais, procurando atender não apenas os pedidos que recebemos do departamento de iluminação pública e pelo aplicativo, mas também identificando pontos para tornar o trabalho executado em cada bairro mais eficiente”.

App já recebeu mais de 450 pedidos de manutenção

O parque de iluminação da cidade - que conta com mais de 40 mil pontos - tem mais uma ferramenta de apoio à população. Desde o fim da semana passada, está disponível nas lojas virtuais para Android e Apple o aplicativo Ilumina Petrópolis. O serviço oferecido pela Vasconcelos e Santos LTDA, serve para facilitar os pedidos de reparos.

“Até agora foram 450 pedidos recebidos. O usuário baixa o app e ali ele consegue colocar o endereço ou usar o sistema de GPS para marcar o local onde está o poste que precisa de reparo na luminária. Essa ação gera um protocolo para o usuário, que pode acompanhar o pedido também pelo aplicativo. Em média, temos conseguido atender a essas demandas em um prazo de até 48 horas”, informa o coordenador de iluminação da empresa.

Entre as facilidades da ferramenta, a possibilidade de ler a etiqueta no poste e identificar automaticamente o local onde a manutenção se faz necessária. “Cada poste vai contar, além da numeração, com um QR Code, desses que podem ser lidos com as câmeras dos smartphones. Ao utilizar o aplicativo, a pessoa que quer a manutenção vai poder identificar automaticamente o local de onde se trata a demanda de manutenção. É possível ainda fazer a identificação digitando o endereço ou ainda localizando a rua no mapa virtual”, informa a secretária de Serviços, Segurança e Ordem Pública, que destaca que em breve a empresa contará com novos canais de atendimento também por telefone.

Mais de 104 pontos de iluminação recuperados por dia

Desde o início da operação da nova empresa, no dia 3 deste mês, 2.220 pontos de iluminação foram recuperados em 22 bairros, além do Centro Histórico. O que na média significa 104 pontos iluminados todos os dias, durante os 21 dias de atuação. O trabalho do Ilumina Petrópolis vem seguindo o esquema de atendimento em mutirão dos bairros. Nesta semana, com atendimento a 17 bairros. Neste sábado (25), o trabalho acontece no Retiro, Quissamã, Esperança, Itamarati e Cascatinha.


As intervenções de melhoria de pavimentação por toda a cidade incluem mais de 60 ruas, 44 km de vias recuperadas.

Depois de recuperar mais de 12 km de ruas no Bingen, Nogueira, Itaipava e Centro Histórico, a prefeitura segue com o trabalho de melhoria na pavimentação, que agora aplica novas camadas de asfalto em ruas do Alto da Serra e Morin, trabalho que totaliza mais de 6 km de ruas asfaltadas. E, nesta semana, foram concluídas também as melhorias na rua Joaquim Agante Moço que, junto com a rua Desembargador Luiz Antônio Severo, se torna uma alternativa para os motoristas no trecho de Itaipava, onde acontecem as obras do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes - DNIT.

“Estamos trabalhando intensamente na recuperação das nossas ruas. É asfalto novo que chega a quem espera por anos pela melhoria. São ruas mais seguras e impacto positivo na mobilidade. Já avançamos com o asfalto no Bingen, no centro, em Nogueira, Itaipava, e, agora Morin, Alto da Serra e Castelânea. Ainda seguiremos pelo Siméria, Quitandinha, Mosela, Quarteirão Brasileiro, Sargento Boening e Valparaíso”, ressalta o governo interino.

Na manhã de hoje (24), o governo interino e o secretário de Obras, além do subsecretário da pasta vistoriaram o início da ação de fresagem da rua Cardoso Fontes, via de acesso ao bairro Sargento Boening e que liga a praça Pasteur à rua Coronel Albino Siqueira, no Alto da Serra. “A intervenção também incluirá a rua Saldanha Marinho. Ou seja, é uma aplicação de camada de quase 1km, que vai melhorar esse importante acesso ao Alto da Serra e à Castelânea”, destaca o secretário de Obras.

No Alto da Serra, além da pavimentação que acontece na Rua Teresa, tendo início no acesso à rua Lopes Trovão, também estão sendo recuperadas a avenida Coronel Albino Siqueira, a rua Vereador Arnaldo de Azevedo, rua Padre Feijó. “São mais de 6km. Um trabalho que também inclui o recapeamento asfáltico em algumas servidões do Morin e também um trecho das Duas Pontes e ruas Washington Luiz e Nelson e Nelson de Sá Earp (no centro). Também começam agora os trabalhos no Alto Pedro Ivo, na rua Eugênio Werneck e rua Bela Vista, no Morin”, informa o subsecretário de Obras.

Rua Joaquim Agante Moço concluída

O distrito de Itaipava tem agora uma alternativa para o trânsito, especialmente neste momento em que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes - DNIT executa a obra de recuperação da Estrada União e Indústria. Segundo o secretário de Obras, o asfaltamento das ruas Joaquim Agante Moço, que utiliza o asfalto usinado a frio (PMF), está concluído. “Já terminamos a aplicação do CBUQ na Rua Desembargador Luiz Antônio Severo, que se junta à Agante Moço, nesse trajeto alternativo, na parte de trás do Parque municipal em Itaipava. Ambas servirão como rota alternativa”.

Ruas asfaltadas somam quase 15km

Em Nogueira, o trabalho incluiu os 1,6km da Rua Promenade, um trecho de 1,7km da Estrada do Calembe. Além da rua Belo Horizonte (750m), rua Dr. Bina (350m) e rua Padre Correa Lima. Foram quase 6km de ruas asfaltadas. No Bingen, a pavimentação incluiu a rua Dr. Paulo Hervê, um dos principais acessos à cidade, a e rua Dr. Henrique Cunha (400m), a avenida Lúcio Meira e as Ruas Luiz Winter e João Xavier, totalizando quase cinco quilômetros de pavimentação nova. O trabalho também foi executado na avenida Koeller, no Centro Histórico, e na estrada do Catobira (Itaipava).

Em toda a cidade serão mais de 60 ruas (44km). A secretaria de Obras, iniciou o trabalho no dia 13 de julho. A Rua João Xavier recebeu 2,7 quilômetros de piso CBUQ (concreto betuminoso usinado a quente), material que também foi aplicado em pouco mais de 500 metros da Rua Luiz Winter, 500 metros da Avenida Lúcio Meira e 1,1km da Rua Dr. Paulo Hervê.


Segunda, 27 Setembro 2021 10:43

Boletim Epidemiológico – 24/09/21 (sexta)

A taxa de ocupação de leitos para pacientes com covid-19 no Sistema Único de Saúde está, nesta sexta (24/09), em 18% em leitos clínicos e 34,85% em UTIs. Levando em conta toda a rede de saúde da cidade, incluindo hospitais públicos e privados, são 111 pacientes internados, sendo 50 em UTIs e 61 em leitos clínicos. Três óbitos foram confirmados e incluídos na base de dados da Secretaria de Saúde nesta sexta.

Até agora foram realizados no município 196.476 testes para Covid-19, com 48.188 resultados positivos e 147.971 negativos (levando em consideração testes rápidos e Swab).

A Secretaria de Saúde esclarece que o número de óbitos, hoje em 1.510 é atualizado nos boletins apenas após o registro do atestado de óbito e do resultado do exame do paciente no sistema da Vigilância Epidemiológica, o que é feito por equipe administrativa. Trata-se de medida de segurança para evitar erro na informação divulgada pela Secretaria de Saúde.

A Secretaria acrescenta, ainda, que trabalha na atualização de dados de notificações e casos em análise no sistema, inserindo ainda dados pendentes de meses anteriores. É possível acompanhar a evolução dos casos no portal da transparência do coronavírus, no site da Prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br)

Óbito:

1 – Homem, 66 anos, morador do São Sebastião. Internado em 27/08/21 no HAC. Óbito registrado em 14/09/21 no HMNSE. Paciente com Neoplasia com metástase e imunossupressão.

2 – Homem, 72 anos, morador do Estrada da Saudade. Internado em 15.09.21 na UPA Itaipava. Óbito registrado em 19/09/21 no SMH. Paciente com doença cardiovascular.

3 – Homem, 87 anos, morador do Quitandinha. Internado em 01/09/21 no HST. Óbito registrado em 22/09/21 no HST. Paciente com hipertensão arterial.

Cadastro para quem tem 14 anos será liberado neste sábado (25). Adolescentes de 13 anos poderão se cadastrar a partir de terça-feira (28) e os de 12 anos, a partir de quinta-feira (30)

O governo interino e o secretário de Saúde anunciaram um calendário para vacinação, na próxima semana, de adolescentes sem comorbidades a partir dos 12 anos contra a covid-19. O cadastro para cada grupo, por faixa etária, será liberado de forma escalonada. Neste sábado (25), o cadastro será liberado para adolescentes a partir dos 14 anos. Na terça-feira (28) poderão fazer o cadastro adolescentes a partir dos 13 anos e, na quinta, (30) a liberação será para quem tem a partir de 12 anos. O cadastramento é obrigatório e deve ser feito no site da Prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br).

"É importante lembrar que todos os públicos já convocados que, por alguma razão, ainda não tomaram a vacina contra a covid-19 podem agendar a vacinação a qualquer momento. Estamos trabalhando para identificar estas pessoas e vaciná-las", lembrou o governo interino, acrescentando que Petrópolis tem, neste momento, 92,44% dos adultos vacinados e 53,46% desta população já tem o ciclo de imunização completo. Até quinta-feira (23/09), 4.259 adolescentes foram vacinados, sendo 543 deles com comorbidades e 3,716 na faixa etária entre 15 e 17 anos sem comorbidades.

Até quinta-feira (23/09), 228.099 pessoas receberam pelo menos uma dose da vacina em Petrópolis. Do total de vacinados na cidade, 129.424 estão com o esquema de vacinação completo, com a aplicação da segunda dose ou dose única do imunizante.

“É muito importante que os adolescentes e todas aquelas pessoas que fazem parte dos grupos já convocados façam o cadastro e compareçam para se vacinar. A orientação também vale para aqueles que já estão dentro do prazo de receber a segunda dose ou a dose de reforço: verificando que chegou a data, não deixem de procurar os postos para receber a aplicação do imunizante. É uma atitude individual, que é importante pra todos, pois somente com a vacina a pandemia estará controlada. Vacinas salvam vidas!”, destaca o secretário de Saúde.

Número do CPF

A Secretaria de Saúde reforça que pais e responsáveis por crianças e adolescentes devem estar atentos, pois no ato do cadastramento é preciso informar o número do CPF da pessoa a ser vacinada. O documento é exigido pelo Ministério da Saúde para inclusão da informação sobre todos os vacinados, de todas as idades, no sistema nacional, evitando fraudes ou erros que possam prejudicar a identificação dos vacinados posteriormente.

Aqueles que não tem o CPF pode emitir o documento gratuitamente pela internet, no site da Receita Federal. Basta acessar o link https://www.gov.br/pt-br/servicos/inscrever-no-cpf e clicar no tópico “Etapas para a realização deste serviço” , seguindo o passo a passo. O link seguinte é o “inscrição de cidadão brasileiro residente no país”. O link para acesso direto ao formulário da Receita Federal é o https://servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/CPF/InscricaoPublica/inscricao.asp.O número do novo CPF sai na hora.

Em caso de dúvidas a Secretaria de Saúde mantém disponível o Whatsapp da Saúde - assistente virtual que fornece informações sobre a vacinação, locais de atendimento a pacientes com sintomas da doença e boletins. O atendimento está disponível pelo número (24) 9.9200-1428.


Aferição de pressão arterial e glicose, e realização de testes rápidos de hepatites B e C, HIV e sífilis são alguns dos serviços oferecidos ao público masculino

A Prefeitura de Petrópolis leva neste sábado (25), até a UBS do Alto Independência, atendimentos em saúde do homem. A unidade estará aberta a este público de 10h às 16h, oferecendo consulta multidisciplinar com médico, enfermeiro, dentista e psicólogo, realização de testes rápidos de hepatites B e C, HIV e sífilis, atendimento odontológico, atualização do cartão vacinal do homem, orientações sobre planejamento familiar e saúde do trabalhador. Além disso, serão aferidas a pressão arterial e glicose, além de verificação de peso e altura para cálculo do IMC.

“A valorização da saúde do homem é de extrema importância. Buscamos acabar com os preconceitos culturais e mostrar a importância de todos cuidarem da saúde”, ressalta o governo interino. O secretário de Saúde alerta para o cuidado integral da saúde do público masculino. “A nossa intenção é fazer com que os homens busquem o atendimento primário na rede de saúde, tenham o acompanhamento médico constante e que isso se torne rotina na vida deles”.

O objetivo da ação é de fortalecer a importância do cuidado integral do homem com a saúde abordando assuntos como disfunções sexuais, infecções sexualmente transmissíveis, câncer de pênis e de próstata, ressaltar a importância da atividade física e do autocuidado, e fortalecer o pré-natal do parceiro.

A coordenadora da Área Técnica de Saúde do Homem fala sobre a necessidade da realização de ações em saúde do homem nos bairros. “As unidades de saúde são a porta de entrada para o público e, consequentemente, para o cuidado com o seu corpo. Com os atendimentos sendo realizados em ações como essas e perto da residência deles, incentivamos esse auto cuidado”.

A coordenadora do Gabinete da Cidadania ressalta para a importância da prevenção de doenças do público masculino: “Oferecemos o suporte para os homens e alertamos para as outras doenças que merecem atenção do público masculino, e não somente o câncer de próstata. Realizar a prevenção é o melhor caminho”, explica ela, contando que a Ação em Saúde do Homem vai ser expandida para outros bairros da cidade.

A UBS do Alto Independência fica na Rua Angelo João Brand, s/nº, em frente a Igreja Universal. A ação é uma realização da Prefeitura de Petrópolis, por meio das Áreas Técnicas da Saúde do Homem, Gabinete da Cidadania e Casa do Trabalhador.


Uma garrafa de cerveja para cada quilo de alimento doado. É assim que a Ambev vai realizar uma ação de arrecadação de alimentos no município amanhã (25/9). A iniciativa acontece em dois drive-thrus, em Corrêas e em Itaipava, das 9h às 16h, para arrecadar alimentos não perecíveis. A ação conta com o apoio da prefeitura da Petrópolis, assim como da Rota Cervejeira e algumas cervejarias locais como Brewpoint, Colonus e Doutor Duranz.

Os pontos de coletas irão funcionar em dois locais: na Estrada União Indústria, número 11500, próximo ao Bramil em Itaipava; e na Rua Castro Alves, altura do número 100, próximo ao Armazém do Grão, em Corrêas. A expectativa dos organizadores é receber quatro toneladas de alimentos que serão doados para as instituições parceiras da Ambev, como por exemplo, a Todos Juntos e Ninguém Sozinho.

Os interessados só poderão acessar ao local dentro de veículos motorizados, sob o protocolo de segurança estabelecido pela prefeitura. Além disso, os consumidores devem levar um quilo de alimento não perecível para cada cerveja que desejam trocar, sendo limitado ao máximo de quatro garrafas por pessoa.

A cerveja será entregue em temperatura ambiente, para que o consumidor possa aproveitá-la somente em casa, e documento de identidade original com foto será exigido no momento da troca da cerveja para garantir a maioridade dos participantes.

A prefeitura, através da Secretaria de Esportes, Promoção da Saúde, Juventude, Idoso e Lazer (SEPJIL), realiza amanhã (25/9) mais uma edição do Festival das Comunidades, desta vez, no Bela Vista. Serão realizadas atividades diversas como recreação infantil, alongamento e futebol. A programação acontece das 9h às 12h e será acompanhada por profissionais de educação física e estagiários. A ação será realizada seguindo todos os protocolos vigentes de segurança contra a Covid-19.

A realização do Festival das Comunidades também vai marcar a denominação da quadra comunitária do Bela Vista. A prefeitura irá homenagear José Marinho, antigo morador da localidade. Além disso, assim como diversas outras quadras de esportes do município, a do bairro foi recentemente recuperada pela prefeitura.

"O objetivo do Festival é estimular a prática de atividade física nas comunidades, em especial, entre as crianças e adolescentes. No Bela Vista, será uma edição bastante especial, já que estaremos entregando uma quadra totalmente reformada para a população. Ainda terá uma homenagem a José Marinho, um morador que tanto fez pelo bairro", disse o governo interino.

Em 2021, o Festival das Comunidades já foi realizado nas quadras comunitárias do Atílio Marotti, Moinho Preto (Vila São Francisco), Vila Rica, 24 de Maio e no Duques. É uma atividade itinerante, que acontece por toda a cidade, e que abre espaço para crianças e adolescentes participarem e mostrarem seus talentos.

"Aproveitamos as estruturas que já existem nos bairros para realizarmos o Festival. Queremos influenciar positivamente na formação dessas crianças e mostrar que através do esporte mesmo com dificuldade, atravessamos barreiras", ressaltou o secretário da SEPJIL.

O presidente da Fecomércio garantiu ontem (23), em reunião com o governo, que a federação, por meio do SESC e do Senac, vai apoiar o município oferecendo programação de Natal neste fim de ano. O governo interino, que esteve no encontro acompanhado do secretário de Turismo, do presidente do Instituto de Cultura, do presidente do Sicomércio Petrópolis, e do presidente da CDL, falou sobre a importância deste momento para a população e frisou que o município trabalha para que o Natal traduza aos moradores o sentimento de todos como o avanço da vacinação contra a covid-19: de renovação, de esperança.

“O apoio da Fecomércio é fundamental para que possamos ter um Natal que seja marcante para a população. Esperamos tocar o coração das pessoas, que estão tentando buscar forças depois de tantas dores ao longo da pandemia. Com o avanço da vacinação, o momento é de renovar as esperanças e voltar os olhos para o futuro. Queremos que o Natal seja a tradução deste sentimento que é comum a todos nós. Agradeço a todos que estão apoiando essa empreitada”, frisou o governo interino.

Durante o encontro, o presidente da Fecomércio afirmou que a federação vai promover atividades tanto em suas unidades – especialmente o Sesc Quitandinha – quanto em Itaipava, no Parque Municipal. Tudo seguindo os protocolos sanitários e os decretos que estiverem em vigor na ocasião. O presidente destacou também a importância da participação no Natal de Petrópolis. “Vamos auxiliar no que for possível. É uma forma de lembrar este momento que vivemos e estimular e retomada econômica das cidades fluminenses. É importante que as pessoas voltem a acreditar no futuro, após este período tão difícil que vivemos”.

Já o Presidente do Sicomércio agradeceu o empenho de todos para retomar as celebrações pelo Natal na cidade. “É importante agradecer ao governo interino e à sua equipe pelo empenho. Vamos reunir os empresários, estimular que também participem enfeitando suas vitrines, colocando árvores de Natal. Tenho certeza de que serão dias muito especiais”, disse.