Este é o 20º núcleo do programa esportivo e vai atender cerca de 80 pessoas

O governo municipal lançou nesta quarta-feira (08/09) o 20º núcleo do Agita Petrópolis: no Itamarati. As aulas acontecem na Paróquia São José do Itamarati, as quartas e sextas-feiras, em três horários – a primeira turma começando às 8h. Os interessados em participar podem entrar em contato com a secretaria de Esportes, Promoção da Saúde, Juventude, Idoso e Lazer (SEPJIL) pelo telefone (24) 2233-1218. Até o momento, cerca de 80 pessoas já se inscreveram na atividade.

No primeiro dia de aula, o governo municipal agradeceu o apoio do Monsenhor José Maria Pereira e do Padre Ian Lemos, que disponibilizaram o espaço para a realização das atividades do Agita Petrópolis. O programa tem como objetivo promover saúde e qualidade de vida.

“O esporte deve fazer parte da rotina da população de maneira regular. Esporte promove saúde, bem-estar, além de prevenir doenças. Agradeço ao Monsenhor José Maria e o Padre Ian pela parceria e apoio. Estamos ampliando cada vez mais o Agita Petrópolis”, contou o governo municipal.

“Mente sã, corpo são. Essa frase resume esse lançamento. Eu fico muito feliz em trazer essa parceria com a prefeitura para a Paróquia. O esporte proporciona coisas muito boas para o dia a dia e as pessoas estão precisando disso", disse o Monsenhor José Maria. "Em meio à pandemia, o esporte passa a ser um grande aliado, promovendo saúde e bem-estar", reforçou o secretário da SEPJIL.

O Agita Petrópolis também acontece no Alto da Serra, Bataillard, Benfica (dois núcleos), Cascatinha, Caxambu, Centro, Contorno, Madame Machado, Oswaldo Cruz, Pedro do Rio, Posse, Quitandinha, São Sebastião, Vale do Cuiabá, Vicenzo Rivetti, Vila Rica. Os interessados em participar podem entrar em contato com a SEPJIL para se cadastrar.

Também como forma de prevenção ao coronavírus, são usados tapetes sanitizantes, termômetros e também é disponibilizado o álcool em gel para os alunos em cada núcleo. "Ainda é fundamental que a população mantenha os cuidados, respeitando as regras sanitárias e o uso de máscara, por exemplo. Precisamos praticar esporte, mas de forma segura, respeitando os protocolos determinados", completou o secretário da SEPJIL.


A taxa de ocupação de leitos para pacientes com covid-19 no Sistema Único de Saúde está, nesta terça (07/09), em 66,67% em leitos clínicos e 55,88% em UTIs. Levando em conta toda a rede de saúde da cidade, incluindo hospitais públicos e privados, são 132 pacientes internados, sendo 72 em UTIs e 60 em leitos clínicos.

Até agora foram realizados no município 191.539 testes para Covid-19, com 46.751 resultados positivos e 143.838 negativos (levando em consideração testes rápidos e Swab).

A Secretaria de Saúde esclarece que o número de óbitos, hoje em 1.462 é atualizado nos boletins apenas após o registro do atestado de óbito e do resultado do exame do paciente no sistema da Vigilância Epidemiológica, o que é feito por equipe administrativa. Trata-se de medida de segurança para evitar erro na informação divulgada pela Secretaria de Saúde.

A Secretaria acrescenta, ainda, que trabalha na atualização de dados de notificações e casos em análise no sistema, inserindo ainda dados pendentes de meses anteriores. É possível acompanhar a evolução dos casos no portal da transparência do coronavírus, no site da Prefeitura.(www.petropolis.rj.gov.br).

Na ocasião, governo interino apresentou também as melhorias implementadas no trevo de Bonsucesso, realizadas em parceria com a sociedade civil

O governo interino participou na manhã desta terça-feira (07/09), acompanhado de secretários de governo e vereadores, de um ato cívico pelo Dia da Independência, no Trevo de Bonsucesso, quando foi realizado o hasteamento da bandeira nacional, que ficará de forma permanente no local. A solenidade contou também com a participação da Banda do 32ª Batalhão de Infantaria Leve de Montanha (BIL Mth) - Batalhão Dom Pedro II e com uma exposição de veículos militares antigos. O evento reuniu autoridades civis, militares e convidados, e apresentou à sociedade as melhorias que a Prefeitura vem realizando no trevo, em parceria com a iniciativa privada, numa ação em parceria com a Associação Filantrópica de Petrópolis (Afipe).

O governo interino fez questão de ressaltar a importância da data. "Não poderíamos deixar de lembrar a Independência do Brasil, uma data tão importante para todos nós. Gostaria também de destacar que estamos trabalhando para que Petrópolis seja centro das atenções do Estado nas comemorações do bicentenário da Independência, em 2022", adiantou o prefeito.

O governo interino falou também das melhorias implementadas no trevo de Bonsucesso. "O trabalho que vem sendo feito aqui é um importante exemplo de que a união de forças entre o poder público e a iniciativa privada produz bons resultados. O local está muito bonito e, agora, com este pavilhão nacional, se consolida como mais um ponto que atrai atenção na região", disse.

O projeto “Vamos Florir Itaipava”, foi elaborado pela Afipe e doado à Prefeitura. Ele incluiu a limpeza e manutenção das palmeiras, reforma do monumento do centenário da Estrada União e Indústria e plantio de bromélias ao redor das árvores, numa ação conjunta entre a Comdep e a Secretaria de Meio Ambiente. Além disso, ele prevê o plantio de flores, mudas de plantas e árvores, abrangendo um trecho de aproximadamente quatro quilômetros, entre o trevo de Bonsucesso e as imediações do terminal de ônibus de Itaipava. A revitalização do canteiro central, área externa do Parque Municipal, Hortomercado e rotatórias do distrito, também estão incluídas no projeto.

A presidente da Afipe falou que, sem a parceria com a Prefeitura, o projeto Vamos Florir Itaipava seria inviável. "Agradeço muito a forma com que fui recebida por todos do governo, que abraçaram imediatamente a ideia, fazendo com que esse projeto saísse rapidamente do papel. Agora estamos trabalhando pela revitalização da réplica da Mazeppa, a carruagem aqui instalada no centenário da União e Indústria, para que até o fim do ano ela esteja de volta ao seu local de origem. Será o fechamento com chave de ouro da recuperação do trevo de Bonsucesso", comemorou.

O secretário de Turismo falou em nome dos secretários. Ele também destacou a importância da solenidade como um evento cívico e enalteceu o belo trabalho que vem sendo realizado no trevo pelo governo municipal. "Esta ação está sendo muito importante para o embelezamento da chegada a Itaipava, que há muito anos é uma referência turística da cidade. Conseguimos unir hoje aqui duas importante ações, uma cívica e outra de melhoria urbana", disse o secretário lembrando que o projeto da Afipe em breve chegará também a outras entradas da cidade, como as do Bingen e do Quitandinha.

A bandeira nacional que foi hasteada na ocasião foi doada pelo grupo Assaí Atacadista. Estiveram também presentes à solenidade o chefe do Centro General Ernani Ayrosa, coronel Tokio Nakashima Filho; os delegados da Polícia Civil João Valentim e Ney Loureiro; os secretários da Chefia de Gabinete, Procuradoria, Controladoria, Desenvolvimento Econômico, Defesa Civil, SSOP, Meio Ambiente, CPTrans, além do empresário proprietário do Pátio 42 - um espaço dedicado a veículos militares antigos que apresentou três modelos no evento. Também estavam presentes o grupo Pelopes de ex-militares do 32ª Batalhão de Infantaria Leve de Montanha (BIL Mth) - Batalhão Dom Pedro II.


A taxa de ocupação de leitos para pacientes com covid-19 no Sistema Único de Saúde está, nesta segunda (06/09), em 56,25% em leitos clínicos e 50% em UTIs. Levando em conta toda a rede de saúde da cidade, incluindo hospitais públicos e privados, são 123 pacientes internados, sendo 68 em UTIs e 55 em leitos clínicos.

Até agora foram realizados no município 191.539 testes para Covid-19, com 46.751 resultados positivos e 143.838 negativos (levando em consideração testes rápidos e Swab).

A Secretaria de Saúde esclarece que o número de óbitos, hoje em 1.462 é atualizado nos boletins apenas após o registro do atestado de óbito e do resultado do exame do paciente no sistema da Vigilância Epidemiológica, o que é feito por equipe administrativa. Trata-se de medida de segurança para evitar erro na informação divulgada pela Secretaria de Saúde.

A Secretaria acrescenta, ainda, que trabalha na atualização de dados de notificações e casos em análise no sistema, inserindo ainda dados pendentes de meses anteriores. É possível acompanhar a evolução dos casos no portal da transparência do coronavírus, no site da Prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br).

O contato com a família aconteceu durante apresentação da Guarda Civil e o grupamento de operações com cães no Parque Cremerie, no último sábado (4)

Neste domingo (5), os agentes da Guarda Civil Municipal de Petrópolis, em especial a Jujuba (uma Golden Retriever de 3 anos), deram um importante exemplo do papel social da instituição. Eles ajudaram a alegrar a festa de aniversário de 9 anos da pequena Ketellyn Sophia, que descobriu um câncer aos cinco anos e segue em tratamento.

O contato aconteceu no sábado (4), durante uma apresentação do Grupamento de operações com cães da Guarda Civil, no Parque Cremerie. "Foi justamente uma ação para mostrar o papel dos cães da guarda para a sociedade e que eles são agentes capazes de salvar vidas, prestar relevantes papéis como agentes", informou o cinotécnico do canil da Guarda.

Parte da apresentação envolveu cães de mordida, de detecção e também os Golden Retriever (Chico e Jujuba), que fazem o trabalho de acompanhamento de pacientes com câncer no Centro de Tratamento Oncológico - CTO. Foi quando o inspetor Dimas e a Jujuba interagiam com as pessoas que participavam da apresentação, que eles conheceram a Ketellyn. "Ela se aproximou da Jujuba e depois me contou que adorou fazer carinho nela e contou ainda que no dia seguinte seria aniversário dela. Conversamos com os pais, que contaram que ela amava cachorro. Aí demos a ideia de levar a Jujuba na festa", contou o inspetor.

No dia combinado, os inspetores chegaram na festa, com a Jujuba levando os presentes. A alegria está em imagens registradas do momento. "Foi emocionante! Ela ficou muito feliz, amou a surpresa. Sempre quis ter um cachorro, mas por causa do tratamento e também por morarmos num apartamento não podia. Esse ano ela completa três anos de tratamento e felizmente ela entrou no controle. Graças a Deus, não tem mais nenhum sinal de doença nela e agora ela está no processo de reabilitação. Foi muito legal a surpresa, o momento" relatou o pai da Ketellyn, Douglas Luiz Procópio.

Para o governo interino, a atitude dos Guardas reforça o importante papel que o trabalho com o canil desempenha na cidade. "Retomamos a cinoterapia junto ao CTO e a gente vê nos pacientes e até nos familiares o quanto a conexão com o cão faz bem. A nossa Guarda, nesse trabalho com cães, é referência nacional e segue padrões internacionais. Um trabalho que volta para a população com benefício", pontuou.


Programa também oferece suporte para pacientes com síndrome pós-Covid

Promover saúde através da atividade física de forma gratuita à população. Esse é o objetivo da Academia da Saúde, programa que está presente em quatro locais da cidade de Petrópolis: Parque Cremerie, Parque de Itaipava, Castelo São Manoel e Vale do Carangola. As atividades oferecidas nestes locais são gratuitas e abertas ao público. A Academia da Saúde oferece atividades como fisioterapia, ginástica, alongamento, yoga, meditação, caminhada, hidroginástica, bio pilates e terapias alternativas como acupuntura, shiatsu e fitoterapia. A ação é oferecida pela Prefeitura de Petrópolis, por meio da Secretaria de Saúde.

“Esporte e saúde estão diretamente ligados. As Academias da Saúde têm profissionais capacitados para entender a individualidade de cada paciente e orientá-los da forma correta, minimizando os riscos de futuras lesões e garantindo melhor qualidade de vida", lembrou o governo interino, lembrando que as Academias da Saúde possuem o selo “Academia segura”, que atesta o cumprimento das medidas de prevenção ao novo coronavírus. Além da Academia da Saúde, o município também mantém o programa Agita Petrópolis e o Festival das Comunidades

O programa trabalha com o intuito de inserir as atividades físicas dentro do sistema público de saúde. Com infraestrutura de qualidade, abordagem multidisciplinar e seguindo os protocolos atuais, os exercícios são indicados para portadores de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) oriundas de perfis sedentários, obesos, com hipertensão arterial e diabetes tipo I e II.

O coordenador do programa ressalta que, além da indicação para portadores de DCNT, os professores constatam pacientes em situações ainda mais graves. “Durante as atividades, às vezes, nos deparamos com realidades ainda mais complexas, como populações que apresentam fibromialgia, depressão e transtornos alimentares. O trabalho da Academia da Saúde prioriza a prevenção e promoção da saúde através dos exercícios físicos. Além disso, trabalhamos com terapias integrativas não convencionais como massoterapia, atividades com florais, entre outras práticas”.

A Academia da Saúde também está recebendo pacientes com síndrome após infecção pela Covid-19. A fisioterapeuta Patricia Ferreira atua no Parque Cremerie. Ela conta como é o trabalho com as pessoas com sequelas da doença. "Recebemos os pacientes encaminhados por médicos das unidades de saúde ou após a internação hospitalar pela doença.

Realizamos o diagnóstico deles, determinamos quais são os atendimentos que essa pessoa precisa e monitoramos durante as aulas. Constatamos pessoas com perda de memória, cansaço, falta de ar, dificuldade de realização de movimentos, entre outras sequelas”.

Pessoas com alguma complicação decorrente do novo coronavírus podem procurar uma das mais de 40 unidades de saúde da atenção básica do município. O secretário de Saúde frisa que as pessoas devem estar atentas a possíveis sintomas após a doença. “Se você teve alguma sequela do coronavírus, por mais que seja leve, ou suspeita de algo no seu corpo após a infecção da doença, procure a unidade de saúde mais próxima informando que teve a Covid-19 para que a rede possa fazer os encaminhamentos necessários”.

Para informações de dias e horários das aulas, o telefone para contato é (24) 2233-8852. A Academia da Saúde do Castelo São Manoel fica próximo ao Posto de Saúde do bairro, assim como a do Vale do Carangola, localizado junto à unidade de Saúde da área. As atividades nos Parques Municipais de Itaipava e do Cremerie são realizadas no interior dos parques.

O Balcão de Emprego, administrado pelo Departamento de Trabalho e Renda (Detra), da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, continua a oferecer empregos para a população. Nesta semana são 22 vagas disponíveis.

Os empresários interessados em oferecer vagas de emprego podem disponibilizar as vagas, de forma gratuita, diretamente no site da prefeitura www.petropolis.rj.gov.br/e-gov/sde/balcao_de_empregos/empresas/index. Basta fazer o cadastro e informar a vaga.

Para que o candidato possa pleitear uma das vagas é necessário que o cadastro e o currículo também estejam atualizados, para que as empresas possam fazer o contato correto com aquelas pessoas que possuam o perfil para a oportunidade ofertada. Essa atualização é feita diretamente no site da prefeitura www.petropolis.rj.gov.br/e-gov/sde/balcao_de_empregos/candidatos/add/. Caso o candidato tenha alguma dúvida ou interesse pode procurar o atendimento presencial no Detra, que fica na Dr. Porciúncula 75, Centro. O telefone para contato é o 2246-8942.

Vale ressaltar que a prefeitura é responsável apenas pela divulgação das vagas e os encaminhamentos dos candidatos para processo seletivo. Sendo assim, fica a cargo do empregador a responsabilidade pelas entrevistas e possíveis contratações. As 22 vagas disponíveis desta semana são essas:

1. Agente de Manobra / Masculino / Uma vaga / Faixa Etária de 30 a 50 anos / Ensino Médio Incompleto / Experiência em CTPS / CNH D

2. Fonoaudiólogo em Linguagem / Ambos os sexos / Uma vaga / Faixa Etária de 25 a 55 anos / Ensino Superior

3. Técnico de Enfermagem / Ambos os sexos / Uma vaga / Faixa Etária de 25 a 55 anos / Ensino Médio Completo Técnico

4. Técnico em Saúde Bucal / Ambos os sexos / Uma vaga / Faixa Etária de 20 a 40 anos / Ensino Médio Completo / Experiência de 6 meses em CTPS

5. Supervisor de Operação / Ambos os sexos / Uma vaga / Faixa Etária de 35 a 50 anos / Ensino Superior / Experiência em CTPS / CNH B

6. Supervisor de Transportes / Masculino / Uma vaga / Faixa Etária de 35 a 50 anos / Ensino Médio / Experiência em CTPS / CNH B

7. Atendente de Lanchonete / Ambos os sexos / Uma vaga / Faixa Etária de 25 a 35 anos / Ensino Médio Completo

8. Costureira / Ambos os sexos / Duas vagas / Faixa Etária de 18 a 55 anos / Ensino Fundamental / Experiência em CTPS de 1 ano

9. Auxiliar de Corte / Ambos os sexos / Duas vagas / Faixa Etária de 18 a 55 anos / Ensino Fundamental / Experiência em CTPS de 1 ano

10. Cortador / Ambos os sexos / Uma vaga / Faixa Etária de 18 a 55 anos / Ensino Fundamental / Experiência em CTPS de 1 ano

11. Montador de Móveis / Ambos os sexos / Duas vagas / Faixa Etária de 18 a 55 anos / Ensino Fundamental / Experiência em CTPS de 1 ano

12. Supervisor de Operação de Fluidos / Ambos os sexos / Uma vaga / Faixa Etária de 35 a 50 anos / Ensino Superior / Experiência em CTPS / CNH B

13. Mecânico de Motos / Masculino / Uma vaga / Faixa Etária de 25 a 65 anos / Ensino Fundamental / Experiência em CTPS / CNH A

14. Motorista de Caminhão / Masculino / Quatro vagas / Faixa Etária de 30 a 50 anos / Ensino Médio Incompleto / Experiência em CTPS / CNH D

15. Ajudante de Armazém / Masculino / Duas vagas / Faixa Etária de 25 a 50 anos / Ensino Médio Incompleto / Experiência em CTPS de 6 meses

Revitalização de parquinho infantil, pintura da quadra esportiva e reforma dos bancos são algumas das melhorias realizadas pela Prefeitura, por meio da Comdep, na Praça Miguel Couto, no Alto da Serra. Uma reivindicação antiga dos feirantes que estão no local todos os domingos também está sendo atendida: a construção de banheiros.

As obras foram entregues neste domingo (05), pelo governo interino, junto com o presidente da Comdep, e o secretário de Esportes, Promoção da Saúde,
Juventude, Idoso e Lazer.

“As intervenções eram necessárias, principalmente, para as crianças e adolescentes que agora têm uma opção segura para a prática de esportes e lazer. Isso significa mais qualidade de vida para todos, inclusive, para os adultos”, disse o prefeito. A construção dos banheiros para atender os feirantes era um pedido de muitos anos. Foram construídos três banheiros, sendo um masculino, um feminino e um adaptado. “Antes, dependiam dos comerciantes da região. Agora, todos terão uma infraestrutura melhor. É garantia de mais dignidade para todos os trabalhadores. Feirantes e frequentadores da feira livre terão mais comodidade”, completa o governo interino.

A manutenção e limpeza dos banheiros será realizada pela Comdep. Sobre a revitalização dos espaços da quadra e parquinho, o presidente da Companhia também destacou a importância das intervenções para a comunidade. “É um bairro populoso, que precisa de opções de lazer gratuitas para os moradores. Também providenciamos melhorias na iluminação e agora o espaço poderá ser usado inclusive à noite. Além de garantir mais segurança aos usuários, ainda valoriza o espaço”, frisa o presidente da Comdep.

“Fico muito feliz de estar aqui hoje podendo entregar mais esse equipamento para a comunidade. Vamos levar essa ação para outros bairros também e garantir que a garotada possa ter um espaço adequado para a prática de esportes. Parabéns a todos”, disse ele.

A presidente da Associação de Moradores do Alto da Serra também agradeceu ao prefeito pelas obras. “Fico muito feliz por termos nossos pedidos atendidos. Estamos juntos para trazer mais benefícios aos moradores do Alto da Serra”.

O presidente da Associação dos Feirantes também estava muito feliz com a entrega das obras, em especial dos banheiros. “Esse pleito é muito antigo e hoje o governo municipal está aqui cumprindo o com sua palavra e nos entregando esse equipamento tão importante para todos que trabalham aqui na feira e para os consumidores. Estou muito agradecido e quero parabenizar ao prefeito por este trabalho”, conclui.

Desconto é de 5% para aquelas pessoas que tomaram a primeira dose e 10% para quem completou o ciclo de imunização

Feirantes de Petrópolis se uniram para, em parceria com a prefeitura, por meio do Departamento de Agricultura da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, oferecer aos compradores descontos na hora da compra dos produtos hortifrutigranjeiros. As barracas que aderirem ao projeto vão oferecer 5% de desconto no valor total da compra para as pessoas que estiverem imunizadas com a primeira dose e apresentarem o comprovante de vacinação. Para aqueles consumidores que já receberam as duas doses da vacina, o desconto será de 10%. Um banner da prefeitura vai sinalizar as barracas que farão parte da iniciativa.

O início da ação aconteceu neste domingo (05.09), na feira livre do Alto da Serra, com a presença do governo interino. Ele falou sobre a importância da vacinação e como a iniciativa pode ajudar no processo de conscientização da luta contra a covid-19 no município.

“As feiras são tradicionalmente um local com grande fluxo de pessoas e a participação dos feirantes nessa frente de combate à covid-19 é uma forma de estimular a vacinação e conscientizar as pessoas válida”, afirma o governo interino.

O secretário de Desenvolvimento Econômico também enfatiza o benefício deste movimento. “As vendas nas feiras livres podem ser incrementadas e o auxílio das pessoas que trabalham nas bancas vão ajudar a promover a importância da vacinação”.

O diretor do Departamento de Agricultura que idealizou o projeto, explica que a ideia surgiu em conversa com os feirantes como forma de estimular as vendas. “Estive com vários feirantes e essa ideia, além de estimular as pessoas a vacinar, vai auxiliar o pessoal que trabalha na feira a vender mais. Todos gostam de ter um desconto e estamos com uma alta nos preços dos alimentos. Os dois lados, consumidor e feirante, ganham com essa ação”, finaliza.

Quarta, 08 Setembro 2021 10:29

Boletim vacinação – 04/09/2021 (sábado)

As equipes de enfermagem, sob coordenação do departamento de Vigilância em Saúde, deram sequência no sábado  (04/09) a vacinação contra a covid-19. Durante todo o dia, 2.030 pessoas foram vacinadas na cidade. Destas 690 receberam a primeira dose, 1.130 receberam a segunda dose e 10 idosos receberam a dose de reforço do imunizante. Até o momento 211.134 pessoas receberam a primeira dose, 100.270 receberam a segunda dose, 6.805 receberam a dose única e 173 idosos institucionalizados maiores de 70 anos receberam a dose de reforço do imunizante. Por conta da logística de informações para fechamento dos dados o boletim da vacinação passou a ser divulgado na parte da manhã.  

Nos pontos de imunização 69 idosos foram vacinados, sendo quatro com a primeira dose e 65 com a segunda dose. Outros 10 idosos com mais de 70 anos que vivem em ILPIs receberam a dose de reforço do imunizante. 

A primeira dose da vacina foi aplicada ainda  em  643 pessoas com idade entre 18 e 59 anos sem comorbidades. Na faixa etária abaixo de 59 anos, 466 pessoa também receberam a segunda dose.  

Também receberam a segunda dose da  vacina 583 pessoas com comorbidades. Foram vacinados também 41 adolescentes com idade entre 12 e 17 anos. Destes, 39 com comorbidades, um deficiente e uma gestante.

Equipes vacinaram ainda três gestantes, das quais duas com a primeira dose e uma  com a segunda. Duas puérperas também receberam a segunda dose. 

Também foram vacinados com a segunda dose três profissionais de Saúde, 209 profissionais de Educação e um integrante de Forças de Segurança. 

A vacinação contra a covid-19 acontece em pontos distribuídos nos cinco distritos.

Estão sendo vacinadas atualmente pessoas acima de 18 anos sem comorbidades, adolescentes com comorbidades na faixa etária entre 12 e 17 anos e todos os demais grupos que fazem parte do Plano Nacional de Imunização.  O cadastro deve ser preenchido no site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br). 

Em caso de dúvidas é possível utilizar o Whatsapp da Saúde - assistente virtual que fornece informações sobre a vacinação, locais de atendimento a pacientes com sintomas da doença e boletins. O atendimento está disponível pelo número (24) 9.9200-1428.

A taxa de ocupação de leitos para pacientes com covid-19 no Sistema Único de Saúde está, neste sábado (04/09), em 45,83% em leitos clínicos e 48,53% em UTIs. Levando em conta toda a rede de saúde da cidade, incluindo hospitais públicos e privados, são 110 pacientes internados, sendo 64 em UTIs e 46 em leitos clínicos.

Até agora foram realizados no município 191.539 testes para Covid-19, com 46.751 resultados positivos e 143.838 negativos (levando em consideração testes rápidos e Swab).

A Secretaria de Saúde esclarece que o número de óbitos, hoje em 1.462 é atualizado nos boletins apenas após o registro do atestado de óbito e do resultado do exame do paciente no sistema da Vigilância Epidemiológica, o que é feito por equipe administrativa. Trata-se de medida de segurança para evitar erro na informação divulgada pela Secretaria de Saúde.

A Secretaria acrescenta, ainda, que trabalha na atualização de dados de notificações e casos em análise no sistema, inserindo ainda dados pendentes de meses anteriores. É possível acompanhar a evolução dos casos no portal da transparência do coronavírus, no site da Prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br).

Com a previsão do tempo que varia entre 15°C e 28°C e umidade do ar que pode alcançar valores mínimos próximo a 40%, a Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias emite aviso de alto risco de ocorrências de incêndio em vegetação neste sábado (4/9). Nestas condições, o órgão reforça as orientações de segurança: não soltar balões, não queimar lixo e não jogar guimba de cigarro acesa próxima a áreas de vegetação seca.

A previsão do tempo pode mudar no fim da tarde, quando uma passagem de frente fria provocará aumento de nebulosidade ainda neste sábado. Há possibilidade de chuvisco isolado na noite deste sábado e madrugada de domingo. Entre domingo e segunda-feira (6/9) a passagem de nova frente fria ainda provocará aumento de nebulosidade e chuva a partir da noite. Para domingo a previsão é de chuva fraca isolada no período da noite, com céu parcialmente nublado e variação da temperatura entre 16°C e 29°C.

As equipes de enfermagem, sob coordenação do departamento de Vigilância em Saúde, deram sequência na sexta-feira (03/09) a vacinação contra a covid-19. Durante todo o dia, 4.142 pessoas foram vacinadas na cidade. Destas 1.951 receberam a primeira dose, 2.133 receberam a segunda dose e 58 idosos receberam a dose de reforço do imunizante. Até o momento 210.444 pessoas receberam a primeira dose, 98.940 receberam a segunda dose, 6.805 receberam a dose única e 163 idosos institucionalizados maiores de 70 anos receberam a dose de reforço do imunizante. Por conta da logística de informações para fechamento dos dados o boletim da vacinação passou a ser divulgado na parte da manhã.  

Nos pontos de imunização 155 idosos foram vacinados, sendo nove com a primeira dose e 88 com a segunda dose com a segunda dose. Outros 58 idosos com mais de 70 anos que vivem em ILPIs receberam a dose dr reforço do imunizante. A primeira dose da vacina foi aplicada em  1.850 pessoas com idade entre 18 e 59 anos sem comorbidades. Na faixa etária abaixo de 59 anos, 711 pessoa também receberam a segunda dose.  

Também receberam a segunda dose da  vacina 943 pessoas com deficiência. Dois deficientes também receberam a segunda. Foram vacinados também 70 adolescentes com comorbidades na faixa etária entre 12 e 17 anos.

Equipes vacinaram ainda 16 gestantes, das quais 12 com a primeira dose e quatro com a segunda. Além destas, 13 puérperas foram vacinadas: 10 com a primeira dose e três  com a segunda dose. 

Também foram vacinados com a segunda dose 85 profissionais de Saúde, 288  profissionais de Educação e três integrantes de Forças de Segurança. 

Seis pessoas que vivem em situação de rua também receberam a segunda dose da vacina.

A campanha de imunização contra a covid-19 segue neste sábado (04/09), com a vacinação de pessoas acima de 18 anos sem comorbidades, adolescentes com comorbidades na faixa etária entre 12 e 17 anos e todos os demais grupos que fazem parte do Plano Nacional de Imunização.  O cadastro deve ser preenchido no site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br). 

A vacinação contra a covid-19 acontece em pontos distribuídos nos cinco distritos.

Em caso de dúvidas é possível utilizar o Whatsapp da Saúde - assistente virtual que fornece informações sobre a vacinação, locais de atendimento a pacientes com sintomas da doença e boletins. O atendimento está disponível pelo número (24) 9.9200-1428

Na noite de quinta-feira (2), o asfaltamento foi aplicado na via, que ainda receberá nova sinalização

A Prefeitura concluiu, na noite de quinta-feira (02,) a primeira etapa da revitalização da Avenida Koeller, que teve o lado par (sentido Praça da Liberdade) totalmente asfaltado. Essa é uma obra ligada ao programa Acelera Petrópolis, que já recuperou vias no Bingen e realiza o trabalho simultaneamente também em Itaipava, Nogueira e Alto da Serra, visando a melhoria na mobilidade urbana. O trabalho de fresagem (raspagem da camada antiga de asfalto para preparar a via para receber novas camadas da pavimentação) do lado ímpar da via terá início na noite desta sexta-feira (3).

“A mobilidade urbana é um ponto essencial para a melhora na qualidade de vida da população. Facilita o deslocamento, torna nossas vidas mais seguras e melhora a fluidez do trânsito. Por isso, estamos levando melhorias para diferentes áreas da cidade. No centro e nos distritos. Já concluímos o trabalho no Bingen, onde a próxima etapa será a renovação da sinalização viária”, destaca o governo interino.

Em Nogueira, já está sendo asfaltando a Estrada do Calembe, e em Itaipava, uma rota alternativa para o tráfego na rua Joaquim Agante Moço está sendo liberada. “Estamos fazendo um cronograma que se estende até o fim deste ano e também no início do ano que vem, para chegarmos a outras regiões, como Morin, Siméria, Quitandinha, Itaipava, Nogueira, Mosela, Quarteirão Brasileiro, Sargento Boening e Valparaíso”, completa o governo.

Estrada do Calembe perto de ser concluída

Em Nogueira, o trabalho vem sendo executado na Estrada do Calembe, importante via que dá acesso a bairros como Águas Lindas. Já passou ainda pelas ruas Belo Horizonte e Promenade, e segue (em breve) para a rua Dr. Bina. No bairro serão cerca de 5km de recuperação viárias com verbas do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento - Finisa, da Caixa Econômica Federal - CEF, além de recursos próprios do município.

Trabalho concluído no Bingen

No Bingen, o trabalho passou pelas Ruas Henrique Cunha, João Xavier, Luiz Winter, pela Avenida Lúcio Meira e por uma das ruas mais importantes da cidade, a Dr. Paulo Hervê, um dos acessos para quem chega a Petrópolis. No bairro, o primeiro a receber as intervenções do Acelera Petrópolis, foram quase cinco quilômetros de pavimentação nova. Em toda a cidade serão mais de 60 ruas (44km). A secretaria de Obras, iniciou o trabalho no dia 13 de julho, aplicando piso CBUQ (concreto betuminoso usinado a quente).

Via alternativa à Estrada União e Indústria terá reforço nos trabalhos

"Nesta semana, assim que concluirmos o trabalho na Estrada do Calembe, em Nogueira, vamos dar um reforço de maquinário e equipes para acelerar a melhoria na Rua Joaquim Agante Moço, que serve de alternativa para desviar do trânsito na Estrada União e Indústria, especialmente neste momento em que vem sendo executadas as obras do DNIT", aponta o sub secretário de Obras.


Quarta, 08 Setembro 2021 10:21

03.09.21 – Nota Variante Delta

A Secretaria de Saúde recebeu no fim da tarde de quinta-feira (02.09) a comunicação do Estado referente à identificação de mais cinco casos da variante Delta. Os casos foram identificados dentro de um estudo genômico realizado pelo Estado entre pacientes que estavam internados na rede pública entre os dias 2 e 16 de agosto. Imediatamente após receber a comunicação dos casos, o Departamento de Vigilância em Saúde fez o levantamento de informações. Uma paciente de 19 anos, moradora do Chácara Flora, teve alta, está em casa e passa bem; e uma mulher de 59 anos, moradora de Corrêas, que está internada em leito clínico, apresentando quadro estável. Os outros três casos são de idosos com 90, 78 e 73 anos - todos com comorbidades - que foram a óbito. Eles  moravam no Bairro Castrioto, Quitandinha e Siméria, respectivamente.

A Secretaria de Saúde reforça mais uma vez a importância da população manter os cuidados preventivos, alerta que todos os grupos, tão logo forem chamados, devem comparecer para receber o imunizante, sendo fundamental concluir o esquema de vacinação, com o retorno para receber a segunda dose dentro do prazo especificado.

“Voltamos a reforçar que é fundamental que as pessoas compareçam para se vacinar e concluam o esquema de vacinação retornando para receber a segunda dose da vacina. Toda a equipe da Secretaria de Saúde vem se dedicando para que possamos seguir avançando para que tenhamos o quanto antes toda população imunizada. É fundamental que as pessoas não deixem de vacinar”, destaca o secretário de Saúde, lembrando ainda que, apesar do avanço da vacinação, as medidas de prevenção devem continuar.

“É fundamental que as pessoas continuem usando máscara da forma correta, cobrindo o nariz e a boca, lavem as mãos com água e sabão ou usem álcool em gel quando isso não for possível, e mantenham o distanciamento social. Evitar as aglomerações ainda é muito importante. São atitudes que salvam vidas. É importante que cada um continue fazendo a sua parte", destaca.

Quarta, 08 Setembro 2021 10:20

Boletim Epidemiológico – 03/09/21 (Sexta)

A taxa de ocupação de leitos para pacientes com covid-19 no Sistema Único de Saúde está, nesta sexta (03/09), em 47,92% em leitos clínicos e 45,59% em UTIs. Levando em conta toda a rede de saúde da cidade, incluindo hospitais públicos e privados, são 109 pacientes internados, sendo 62 em UTIs e 47 em leitos clínicos.

Até agora foram realizados no município 191,337 testes para Covid-19, com 46.723 resultados positivos e 143,724 negativos (levando em consideração testes rápidos e Swab).

A Secretaria de Saúde esclarece que o número de óbitos, hoje em 1.462 é atualizado nos boletins apenas após o registro do atestado de óbito e do resultado do exame do paciente no sistema da Vigilância Epidemiológica, o que é feito por equipe administrativa. Trata-se de medida de segurança para evitar erro na informação divulgada pela Secretaria de Saúde.

A Secretaria acrescenta, ainda, que trabalha na atualização de dados de notificações e casos em análise no sistema, inserindo ainda dados pendentes de meses anteriores. É possível acompanhar a evolução dos casos no portal da transparência do coronavírus, no site da Prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br).

Novos carros substituirão veículos mais antigos, que circulavam desde de 2012.

Na manhã desta sexta-feira (3), o governo interino foi conferir os novos ônibus da viação Transporte Urbano Petrópolis - TURP, que substitui - a partir deste fim semana - 10 ônibus de sua frota. Outros cinco coletivos serão recebidos pela empresa até o fim de outubro. Com a renovação, a concessionária do serviço de transporte público, que atende atualmente uma média de 28 mil passageiros por dia, passa a contar com veículos em operação com idade máxima de cinco anos.

"Melhorar o transporte público é, sem dúvida, um de nossos principais desafios. Para isso, precisamos melhorar a mobilidade urbana, mas além disso, é preciso investimento das empresas. A população cobra um transporte melhor, com mais ônibus e um serviço de melhor qualidade. E é o que buscamos junto às empresas. Ver a chegada de novos veículos nos mostra que estamos no caminho certo", diz o governo interino, lembrando que o município vem realizando ações importantes para melhorar a mobilidade, como o asfaltamento de vias importantes e ações pontuais, como a construção da rotatória do Carangola, na Estrada União e Indústria.

Nos veículos novos, balaústres (corrimão) antimicrobiano, vidros e piso com característica construtiva que propicia redução de ruído e garantem mais conforto, além de elevadores com sistema semi pneumático, que reduzem a necessidade de reparos a curto prazo. “São ainda veículos que possuem chassi com maior resistência para a operação em Petrópolis, que consta com trajetos com bastante relevo. Inclusive, um ponto positivo desse processo de asfaltamento que a cidade vem passando agora é que uma rua com boa pavimentação reduz a necessidade de manutenção prematura nos veículos, garantindo um maior cumprimento de viagens ao longo do mês”, informa o diretor da Turp.

Os novos ônibus começam a ser integrados à frota da empresa no atendimento às 54 linhas da concessionária. “A previsão é de que eles substituam coletivos de linhas como Itaipava (700), Correas (600) e Arara (610), Bonfim (611), Castelo (619), Carangola (615) e Vale do Cuiabá (705). Eles chegam para tomar lugar de veículos que circulam desde 2012, que atualmente são os mais antigos da nossa frota. Em 2018, fizemos 20 substituições como esta. Em 2019 foram 10 e, em 2020, também 10. Com esse processo de renovação constante conseguimos atingir uma idade média de frota em operação de menos de 5 anos, que fica muito abaixo que os 15 anos exigidos no contrato”, destaca o diretor da empresa.

“É positiva essa renovação constante, porque demonstra uma preocupação com a melhoria da qualidade do sistema, que é o que a gente quer. Nós, enquanto representantes da gestão municipal, buscamos isso, que a população tenha um transporte de qualidade”, ressaltou o procurador do município.

A partir da próxima quarta-feira (08), moradores de Cascatinha poderão contar com mais uma ação do Programa Acelera Petrópolis. O CRAS Volante, que disponibilizará serviços como a atualização e inserção cadastral, serviço de convivência, orientações sobre cadastros em programas e benefícios sociais, estará instalado no Centro Cultural de Cascatinha, na Rua Hívio Naliato. A estrutura permanecerá no local até o dia 17 de setembro.

A iniciativa do governo interino tem o objetivo de facilitar o acesso da população a atualização e recadastramento do Cartão Imperial e a atualização do CadÚnico/Bolsa Família. A atividade terá início às 8h30 e vai até às 17h. Orientadores e assistentes sociais estarão no local realizando os atendimentos.

O Cras Volante é uma ação da Secretaria de Assistência Social com a finalidade de levar informações para quem mora em bairros e distritos, como também realizar atendimentos assistenciais com o intuito de facilitar o acesso da população aos serviços de assistência.

As equipes já percorreram comunidades do Vicenzo Rivetti, Roseiral, Jardim Salvador, Meio da Serra e Caxambu. Recentemente, estiveram no bairro Floresta, onde durante três dias foram atendidas 96 pessoas.

A secretária de Assistência Social ressaltou a importância da visita do Cras Volante para os moradores dos bairros onde ocorrem as ações. "Estamos facilitando o acesso de toda a população com o intuito de garantir que aqueles que mais precisam, sejam acolhidos. Muitas vezes eles não tem como chegar aos CRAS. Com o CRAS Volante, vamos até eles para que fiquem em dia com seu cadastro e possam obter os benefícios oferecidos nos programas sociais", disse.

Consumidores que adquiriram um veículo nas concessionárias e ainda não receberam, podem buscar ajuda no Procon Petrópolis para tentar solucionar o problema. Apesar do Código de Defesa do Consumidor não determinar prazo máximo para a entrega, o cliente que se sentir lesado pode acionar a Justiça e requerer danos morais e materiais por conta desse atraso.

Segundo coordenador do Procon, o órgão tem sido procurado por consumidores que aguardam, desde janeiro, a entrega de carros e motos e hoje, oito meses depois, ainda não tem previsão de receber o veículo. “As fábricas alegam que os atrasos tem sido provocados pela dificuldade em conseguir fornecedores de componentes essenciais para a montagem dos veículos, porém, os clientes não podem ser prejudicados”, explica.

A procura diária feita por pessoas em busca de esclarecimentos, levou o coordenador do Procon, a detalhar o que pode ser feito para resolver o problema. "O consumidor deve procurar o Procon Petrópolis, para que possamos entrar em contato com a concessionária que efetuou a venda e a notifique, exigindo que se estabeleça prazo para o cumprimento da obrigação. Paralelo a isso, encaminhamos o caso ao judiciário, onde pode ser estabelecida multa diária pelo descumprimento", explicou.

O coordenador do órgão ainda dá outras dicas: “O consumidor que adquirir bem móvel com entrega futura deve exigir que conste o prazo para a chegada daquele produto, seja ele um veículo, uma geladeira ou similar", alerta. "O fornecedor, por sua vez, não pode deixar de cumprir determinado prazo sob a alegação de que existiu falha na cadeia de produção, já que, a responsabilidade é objetiva. A responsabilidade é dele", concluiu.

O Procon Petrópolis, funciona de segunda a sexta-feira através dos telefones 2246-8469 / 8470 / 8471 / 8472 / 8473 / 8474 / 8475 / 8476 e 8477. O atendimento presencial pode ser realizado das 11 às 17 horas na unidade do Centro, que fica na Rua Moreira da Fonseca, nº 33.

A Prefeitura de Petrópolis publicou decreto que instituiu ponto facultativo na próxima segunda-feira (06.09) para as repartições públicas municipais da administração direta e indireta, devido ao feriado do Dia da Independência (07.09). A exceção será a Secretaria de Educação, que irá funcionar e as aulas remotas serão realizadas normalmente durante a segunda-feira.

Os serviços essenciais de saúde também estão mantidos: as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) Centro e Itaipava, a UPA Cascatinha (ponto de atendimento para pacientes com sintomas de covid), o Pronto Socorro do Hospital Municipal Leônidas Sampaio (Alto da Serra) e as unidades de pronto atendimento da Posse e Pedro do Rio funcionarão normalmente 24 horas durante o recesso. Não haverá vacinação contra covid na segunda e terça-feira.

O serviço de coleta de lixo será realizado normalmente. As linhas de ônibus funcionarão com horário normal durante a segunda-feira. Por lei as empresas estão proibidas de modificar os horários durante os dias úteis.

Neste sábado (04), a Prefeitura de Petrópolis, por meio da Secretaria de Saúde, realiza o segundo mutirão de atendimentos odontológicos, para o procedimento de endodontia, no tratamento de canal. Serão atendidos 32 pacientes previamente agendados, das 08h às 16h. O primeiro mutirão foi realizado no dia 14 de agosto. A ação acontecerá no Centro de Especialidades Odontológicas, do Centro da cidade.

“O tratamento de canal é um procedimento que muitas pessoas tem dificuldades de arcar com os custos na rede privada. No nosso sistema de saúde oferecemos o tratamento e de forma gratuita a população. O nosso intuito é manter a continuidade da realização dos mutirões, executando eles quinzenalmente”, ressalta o governo interino, lembrando que o primeiro mutirão também atendeu 32 pessoas.

O secretário de Saúde ressalta a necessidade da realização dos mutirões: “Os mutirões visam agilizar os atendimentos. É importante salientar que as pessoas agendadas não deixem de comparecer às consultas. Estamos trabalhando para que nos próximos, tenhamos também tratamentos com prótese. Os mutirões serão realizados de maneira responsável, respeitando a capacidade de atendimento dos dentistas da rede”.

Para atendimentos no Centro Odontológico, os pacientes precisam de encaminhamentos da unidade de saúde em que são atendidos. Na UBS ou PSF, é realizada a triagem e o direcionamento para o Centro Odontológico, que possui regulação própria. A unidade do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) do Centro fica localizada na Rua Monsenhor Bacelar – 352.

As aulas do Agita Petrópolis no Itamarati – 20º núcleo do programa esportivo – começam na próxima quarta-feira (08/09), às 8h, na Paróquia São José do Itamarati. Além desse horário, serão disponibilizadas outras duas turmas para que não ocorra aglomeração de pessoas durante a atividade – respeitando os protocolos contra a Covid-19. Os interessados em participar podem entrar em contato com a secretaria de Esportes, Promoção da Saúde, Juventude, Idoso e Lazer (SEPJIL) pelo telefone (24) 2233-1218.

No mês passado, o governo interino já havia anunciado a ampliação do programa para a Fazenda Inglesa e Vila São José. Com mais esses três núcleos, o Agita Petrópolis passa a estar em 19 locais, atendendo cerca de 550 pessoas com ginástica, alongamento, dança, funcional e outras atividades. O programa tem como objetivo promover saúde e qualidade de vida.

“Dentro do Agita Petrópolis, garantimos a presença de profissionais para que a atividade seja realizada de forma segura, acompanhada. Queremos a população da nossa cidade ativa, praticando esportes, cuidando da saúde física e mental”, completou o governo interino.

O Agita Petrópolis também acontece no Alto da Serra, Bataillard, Benfica (dois núcleos), Cascatinha, Caxambu, Centro, Contorno, Madame Machado, Oswaldo Cruz, Pedro do Rio, Posse, Quitandinha, São Sebastião, Vale do Cuiabá, Vicenzo Rivetti, Vila Rica. Os interessados em participar podem entrar em contato com a SEPJIL para se cadastrar.

“Vamos continuar ampliando o Agita Petrópolis, abrindo espaço para que mais pessoas participem, mas sempre de maneira segura. Em meio à pandemia, o esporte passa a ser um aliado no dia a dia das pessoas, promovendo saúde e bem-estar", disse o secretário da SEPJIL.

Também como forma de prevenção ao coronavírus, são usados tapetes sanitizantes, termômetros e também é disponibilizado o álcool em gel para os alunos em cada núcleo. Nesse momento é fundamental que a população mantenha os cuidados, respeitando as regras sanitárias e o uso de máscara, por exemplo. Precisamos praticar esporte, mas de forma segura, respeitando os protocolos determinados por decreto", completou.

Secretaria de Saúde orienta tutores sobre os cuidados antes e durante a vacinação

A Prefeitura de Petrópolis divulgou o calendário de vacinação antirrábica animal. Até o fim do ano, serão quatro sábados com a vacinação ocorrendo diferentes pontos do município. Ao todo, 9.823 animais já foram vacinados, sendo 7.687 cães e 2.136 gatos, o que representa mais de 80% do esperado até o momento nos lugares em que a campanha esteve presente. A campanha é promovida pela Coordenadoria de Vigilância Ambiental do Departamento de Vigilância de Saúde.

No dia 11 de setembro, a vacinação será realizada em Araras, Itaipava e Vale do Carangola. No dia 25 do mesmo mês, a vacina será aplicada na região de Nogueira, Corrêas, Samambaia, Retiro, Mosela, Bingen e Carangola. A vacinação no Centro, Coronel Veiga, Quitandinha, Valparaíso, Castelânea e Meio da Serra, ocorrerá no dia 16 de outubro. Em 27 de novembro, a campanha será finalizada atendendo os moradores da Estrada da Saudade, Cascatinha, Itamarati, Alto da Serra, Morin e Caxambu.

“Vacinar contra a raiva é a única forma de prevenir a doença e manter os animais saudáveis. Vamos atender todas a cidade com a vacinação. Estamos divulgando o calendário, para que as pessoas não precisem se deslocar da sua área de residência para outro bairro. Nos próximos dias divulgaremos os locais e horários exatos em que a vacinação irá ocorrer”, explica o governo interino.

A Coordenadoria de Vigilância Ambiental ressalta que, para a vacinação, os cães e gatos devem ter a partir de três meses de idade. Animais conduzidos por crianças, prostrados, com diarréia ou vômito não serão vacinados. A responsabilidade de deslocamento do animal é do tutor. É obrigatório o transporte de gatos em bolsas pet ou caixas. Os cães devem estar com coleira e guia, e os animais bravos usando também focinheira.

Além disso, a Coordenadoria orienta que tutores ou responsáveis com mais de cinco animais na mesma residência com dificuldade de mobilidade, compareçam ao ponto de vacinação com antecedência para que seja avaliada a possibilidade da vacinação dos animais em domicílio. “É necessária a apresentação de documento de identidade com foto, CPF e comprovante de residência. Após às 14h, a nossa equipe não conseguirá realizar a vacinação em domicílio. Por isso pedimos que as pessoas compareçam com antecedência”, ressalta a coordenadora da Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde.

O secretário de Saúde ressalta que as orientações devem ser seguidas antes e durante a vacinação: “Pedimos que a população esteja atenta às recomendações e chegue com antecedência aos pontos de vacinação. As equipes de saúde fazem a triagem de cães e gatos que são levados para a vacinação. Após a imunização, o dono do pet recebe um cartão de comprovação da vacina”.

A primeira etapa da campanha foi realizada na região da Posse, Brejal, Córrego Grande, Taquaril, Pedro do Rio, Vila Rica e Secretário. A segunda fase ocorreu nos bairros do Independência, Bingen e Quitandinha. No Vale das Videiras ocorreu a terceira etapa.

A raiva é uma doença infecciosa viral aguda, que acomete mamíferos, podendo ser transmitida aos seres humanos. Caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda com letalidade de aproximadamente 100%. Os principais sintomas costumam ser salivação excessiva, agitação e distúrbios, como não reconhecer o dono, ver vultos, latir excessivamente e ficar agressivo.