Petrópolis terminou a quinta-feira (20) com a taxa de ocupação dos leitos clínicos destinados para o tratamento da covid-19 no sistema público de saúde em 60,53% (23 internações). Já em UTIs do SUS, a taxa foi de 35,85% (19 internações). A rede privada registrou 10 internações clínicas e seis de terapia intensiva.

As equipes da Secretaria de Saúde realizaram, até ontem, 221.334 testes, dos quais 50.589 tiveram resultados positivos e 169.260 negativos (considerando swab e rápidos).

Desde o início da pandemia, foram 1.575 óbitos registrados. Este número é atualizado nos boletins apenas após o registro do atestado de óbito e do resultado do exame do paciente no sistema da Vigilância Epidemiológica, o que é feito por equipe administrativa. É uma medida de segurança da Secretaria de Saúde, para evitar erros nos registros.

Mais 2.408 doses de vacinas aplicadas

Também na quinta-feira (20), as equipes da Secretaria de Saúde aplicaram 2.408 doses da vacina contra a covid-19 nos 10 postos disponíveis. Foram 1.712 doses de reforço, 232 aplicações de segunda dose, 461 de primeira e três doses adicionais para imunossuprimidos.

No total, a cidade conta com 241.792 vacinados com a primeira dose, 224.815 com a segunda dose e 76.157 com a dose de reforço (terceira aplicação para o público em geral e quarta para imunossuprimidos). A dose única chegou a 6.805 pessoas desde o início da campanha de vacinação e a dose adicional a 1.249 imunossuprimidos.

Na quinta-feira, 479 idosos foram vacinados, sendo sete com a segunda dose e 472 com a dose de reforço. A dose de reforço também foi aplicada em 11 pessoas com comorbidades.

Três gestantes receberam a segunda dose. Durante o dia, uma puérpera também retornou para a segunda dose e outras duas receberam a primeira aplicação.

As equipes também aplicaram a primeira dose em cinco adolescentes e a segunda dose em 83 indivíduos de 12 a 18 anos. Houve, ainda, a vacinação de três trabalhadores da saúde com o reforço.

A Secretaria de Saúde também fez a aplicação da primeira dose em 447 crianças, de 5 a 11 anos.

Por faixa etária, foram 1.226 adultos vacinados com a dose de reforço, 138 com a segunda dose e sete com a primeira.

O acompanhamento da situação da covid-19 na cidade pode ser feito através do portal de monitoramento, disponível no site da Prefeitura: https://petropolis.rj.gov.br/pmp/

Público adulto pode se vacinar de domingo a domingo

A Prefeitura ampliou os dias de vacinação contra a covid-19. Agora, todo público vacinável acima dos 12 anos será atendido também aos domingos, em três postos: Hipershopping Petrópolis, no Alto da Serra, UBS Quitandinha e Parque Municipal Prefeito Paulo Rattes, em Itaipava. Estarão sendo aplicadas, inclusive, a 3ª dose para adultos e dose de reforço da Janssen.

Para isso, basta fazer o agendamento pelo site da Prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br). No portal, além de agendar, é possível ver as vagas disponíveis (postos e datas), confirmar o local e a data do agendamento, assim como desmarcar o agendamento.

Nova data para o retorno foi recomendada pelo Comitê Científico

O retorno às aulas na rede pública municipal de educação, inicialmente previsto para o dia 7 de fevereiro, pode ser adiado para o dia 14 de fevereiro. O adiamento foi uma orientação do Comitê Científico – grupo formado pelo governo municipal, médicos, infectologias e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) – em reunião realizada nesta quinta-feira (20). O objetivo é que os profissionais da educação possam se adaptar à nova realidade sanitária.

Quem decidirá pela mudança ou não no calendário é Conselho municipal de Educação (Comed), formado por membros do poder público e da sociedade civil. Haverá uma reunião extraordinária do conselho na próxima semana, quando os conselheiros decidirão o tema. Além disso, a Prefeitura está criando uma comissão para coordenar a volta às aulas e estudar um plano de retorno. Essa comissão será presidida pela secretária de Educação, Adriana de Paula.

“O aumento do número de casos de covid-19 muito nos preocupa. Precisamos promover de fato um retorno às aulas de forma segura para todos os profissionais, todos os alunos, todas as famílias. Precisamos avançar na vacinação das crianças, e esse processo já foi iniciado na nossa cidade. Precisamos trabalhar com a formação dos nossos profissionais, para lidar com essa situação da pandemia. Então se faz necessário esse adiamento, para que nós tenhamos esse tempo de respiro, para promover tudo isso”, disse a secretária de Educação, Adriana de Paula.

O governo municipal destacou o respaldo técnico para as decisões referentes à volta as aulas. Criado pela Prefeitura no início do mês, o Comitê Científico tem a missão de monitorar e assessorar as medidas de enfrentamento à covid-19 em Petrópolis.

Cartão-merenda

Com a volta das aulas presenciais na rede municipal, a merenda escolar volta a ser fornecida diretamente nas escolas, e não mais por meio do cartão-merenda, que teve o contrato encerrado ainda no governo interino.

A Secretaria de Defesa Civil, juntamente com a Assistência Social, realizou na manhã desta quinta-feira (20), nova vistoria na Estrada da Pedreira, na localidade do Ingá, na Posse, onde foi registrado desplacamento de pedras, na noite da última quarta (19). Os técnicos realizaram nova avaliação na região e conversaram com os moradores nas proximidades do local onde foi registrado o deslizamento. A área afetada é a mesma onde houve ocorrência similar, em proporções maiores nos anos de 2014 e 2019, desta forma, em toda a área já foi feita interdição, que se mantém vigente.

Conforme explica uma das geólogas da Defesa Civil, Caroline Dutra, o desplacamento que ocorreu na Pedreira do Ingá é um processo natural de acordo com o modelo do relevo. Os deslizamentos no local podem ocorrer sem que haja intervenção humana. “Esse fenômeno é ocasionado por efeito da variação térmica diária. Durante o dia temos uma elevação do nível da temperatura que cai bruscamente à noite. Esses efeitos diários contribuem para que haja alívio de pressão e as rochas se desprendam, de acordo com as fraturas. Isso contribui para o desplacamento dos blocos e lascas rochosas”, acrescentou a geóloga do órgão, Caroline Dutra.

No momento em que os moradores acionaram a Defesa Civil pelo 199 na noite de quarta-feira (19), uma equipe operacional de primeiro atendimento se direcionou para o local, onde os moradores já não se encontravam. Na manhã desta quinta (20), em nova vistoria na região, apenas uma moradora foi encontrada, mas informou que não permaneceria na residência. Não houve novas interdições e de acordo com informações dadas à equipe, os proprietários dos imóveis da área interditada, possuem moradias em outras localidades.

“Os moradores de residências próximas foram orientados a não permanecer no local e reforçamos a interdição da região. Pedimos que a população fique atenta a sons de estalos ou modificações na montanha. A qualquer sinal de instabilidade, a Defesa Civil deve ser acionada imediatamente pelo 199”, reforça o secretário de Defesa Civil, o Tenente Coronel Gil Kempers, que acrescenta que a comunicação com a comunidade ainda é facilitada por um grupo de aplicativo que foi criado para os moradores da região.

Pessoas com sintomas leves devem procurar seis polos de testagem e atendimento que serão montados em todo o município

A Prefeitura anunciou, nesta quinta-feira (20), um novo fluxo para testagem e atendimento com relação à covid-19 na rede de urgência e emergência, que começa a funcionar já na manhã desta sexta-feira (21). A mudança acontece devido ao aumento no número de casos e, por consequência, a maior demanda nas unidades do município. A medida tem por finalidade orientar a população e reorganizar a rede.

Serão montados seis polos de testagem e triagem para o atendimento da covid-19, com tendas para atender o público e equipe com enfermagem, médico clínico e pediatra. Estes espaços funcionarão nas UPAs do Centro e de Cascatinha; no Pronto-Socorro Leônidas Sampaio, no Alto da Serra; e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Quitandinha, Retiro e Itaipava.

As unidades de urgência e emergência serão destinadas para quem tem sintomas graves, como, por exemplo, falta de ar. Quem se enquadrar nesta categoria deve procurar atendimento nas três UPAs (Centro, Cascatinha e Itaipava), o Pronto-Socorro do Alto da Serra e os Serviços de Pronto-Atendimento de Pedro do Rio e da Posse. Pessoas assintomáticas que tiveram contato com infectados pela covid-19 devem procurar o primeiro atendimento na Unidade Básica de Saúde ou Posto de Saúde da Família mais próximo.

Durante a reunião do Comitê Científico de Enfrentamento à Covid-19, nesta quinta-feira (20), o prefeito Rubens Bomtempo destacou que o combate ao Coronavírus exige planejamento e organização da rede. “O aumento na demanda é perceptível, impactando as nossas UPAs e demais unidades de saúde. Esse fluxo tem o objetivo de organizar o atendimento, adequando a essa nova demanda”, disse. O município prepara uma grande campanha de sensibilização da população sobre os cuidados necessários com a pandemia.

O secretário de Saúde, Marcus Curvelo, considera o redimensionamento fundamental para este novo momento. “A pandemia ainda não acabou. Pelo contrário, tem demonstrado força com essas novas variantes. Cabe a nós entender e nos organizar para este enfrentamento, que deve ser dever de todos, desde as ações mais simples, como uso de máscara, álcool em gel e o distanciamento social”, lembrou.

“É importante destacar que este fluxo é dinâmico e pode ser reavaliado de acordo com o panorama da pandemia no município”, explicou o presidente do Serviço Autônomo do Hospital Alcides Carneiro (Sehac), Ricardo Patuléa.

“Tive sintoma da covid. E agora?”

• Pessoas assintomáticas que tiveram contatos com infectados devem procurar o Posto de Saúde da Família (PSF) ou a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima;

• Pessoas com sintomas leves podem procurar seis polos de testagem e atendimento: UPAs Centro e Cascatinha, UBS Itaipava, UBS Retiro, UBS Quitandinha e Pronto-Socorro Leônidas Sampaio (Alto da Serra). Todos estes locais terão tendas montadas para atender à maior demanda. Lá, o paciente passará por triagem e fará o teste rápido de swab (antígeno). A pessoa será atendida por um médico (cada polo terá um clínico e um pediatra) para avaliação primária, prescrição de medicamento e, caso necessário, atestado de afastamento.

• Pessoas com sintomas graves (como, por exemplo, falta de ar) devem procurar pronto-atendimento nas três UPAs (Centro, Cascatinha e Itaipava), Pronto Socorro Leônidas Sampaio (Alto da Serra) e os Serviços de Pronto-Atendimento (SPA) da Posse e de Pedro do Rio.

O Instituto de Previdência e Assistência Social do Servidor Público de Petrópolis (Inpas) alerta aos aposentados e pensionistas do município sobre uma tentativa de golpe utilizando o nome do órgão. O Inpas ressalta que não solicita informações por telefone, principalmente financeiras. Além disso, não faz renegociação de empréstimos.

“Na semana passada, chegou diversos relatos de pessoas que receberam ligações, onde quem estava do outro lado falava em nome do Inpas e pedia que o aposentado ou pensionista passasse dados, para que fosse feita uma revisão de empréstimo ou dívidas”, explicou o diretor-presidente do Inpas, Claudinei Portugal.

“Nossa orientação é que, ao receber este tipo de ligação, os aposentados e pensionistas não passem nenhum dado pessoal”, reforçou Portugal.