Nesta terça-feira (25), as equipes da Secretaria de Saúde aplicaram 2.501 doses da vacina contra a covid-19. Foram 1.888 doses de reforço, 167 aplicações de segunda dose, 442 de primeira e quatro doses adicionais para imunossuprimidos.

No total, a cidade conta com 243.848 vacinados com a primeira dose, 225.417 com a segunda dose e 82.957 com a dose de reforço (terceira aplicação para o público em geral e quarta para imunossuprimidos). A dose única chegou a 6.805 pessoas desde o início da campanha de vacinação e a dose adicional a 1.267 imunossuprimidos.

Detalhamento dos números de terça-feira

Na terça-feira, 466 idosos foram vacinados, sendo quatro com a primeira dose e 462 com a dose de reforço. Dentre as pessoas com comorbidades, duas foram vacinadas com a primeira dose e outras duas com a dose de reforço.

As equipes também aplicaram a primeira dose em 36 adolescentes e a segunda dose em 65 indivíduos de 12 a 18 anos. Houve, ainda, a aplicação da primeira dose em 368 crianças de 5 a 11 anos.

Nove trabalhadores da saúde foram vacinados ontem com o reforço.

Por faixa etária, foram 1.415 adultos vacinados com a dose de reforço, 102 com a segunda dose e 32 com a primeira.

O acompanhamento da situação da covid-19 na cidade e o cadastro para a vacinação estão disponíveis no site da Prefeitura: https://petropolis.rj.gov.br/pmp/

Petrópolis inicia, nesta quarta-feira (26), a imunização de crianças entre 6 e 11 anos contra a covid-19 com a vacina Coronavac. O cadastro para agendamento deste público foi aberto na tarde desta terça-feira (25), seguindo as orientações da nota técnica 006/22 do Ministério da Saúde e divulgada pela Secretaria de Estado de Saúde. Meninos e meninas menores de 6 anos e imunocomprometidos deverão aguardar a chegada dos novos lotes da Pfizer pediátrica.

Atualmente, quase 12 mil doses da vacina Coronavac estão no estoque da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde. Destas, 10,8 mil serão destinadas ao público infantil e o restante aos adultos.

Na sexta (21), o imunizante foi liberado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, com veto ao uso em pessoas com baixa imunidade (imunossuprimidos).

“Já está provado que a vacinação salva vidas e as crianças também têm que ser protegidas. O ato reduz a chance de agravamento da doença e, inclusive, possíveis sequelas. Pais e responsáveis também devem ficar atentos a notícias falsas que vem sendo disseminadas, como possíveis eventos adversos relacionados à aplicação das doses”, frisa o secretário de saúde Marcus Curvelo.

Para se vacinar, as crianças com ou sem comorbidades devem estar acompanhadas de pais ou responsáveis e apresentar a caderneta de vacinação e o cartão SUS ou CPF para o cadastro da vacina no Sistema do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde. O agendamento deve ser feito no site da Prefeitura, através do link: https://smspetropolis.net.br/cadastrarVacina.html.

Os postos disponíveis para atendimento de crianças são: UBS Quitandinha; UBS Itamarati; UBS Itaipava; UBS Posse; Centro de Saúde Coletiva e Casa da Educação Visconde de Mauá.

Quarta, 26 Janeiro 2022 10:21

25.01.22 - Boletim Epidemiológico

Petrópolis terminou a terça-feira (25) com a taxa de ocupação dos leitos clínicos destinados para o tratamento da covid-19 no sistema público de saúde em 61,22%. Já em UTIs do SUS, a taxa foi de 53,57%. Levando em conta toda a rede de saúde da cidade, incluindo hospitais públicos e privados, 79 pacientes permanecem internados, sendo 46 em leitos clínicos e 33 em leitos de UTI.

As equipes da Secretaria de Saúde realizaram, até ontem, 223.629 testes, dos quais 51.228 tiveram resultados positivos e 170.593 negativos (considerando swab e rápidos).

Desde o início da pandemia, foram 1.577 óbitos registrados. Este número é atualizado nos boletins apenas após o registro do atestado de óbito e do resultado do exame do paciente no sistema da Vigilância Epidemiológica, o que é feito por equipe administrativa. É uma medida de segurança da Secretaria de Saúde, para evitar erros nos registros.

Listagens publicadas valem para alunos novos, transferências internas e terminantes

Pais, mães e estudantes da rede municipal de educação devem ficar atentos ao site da Prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br): já estão no ar os resultados da pré-matrícula para o ano letivo de 2022.

As listas divulgadas valem para alunos novos (que não eram da rede municipal), transferências internas (entre unidades da rede municipal) e terminantes (alunos que concluíram a educação infantil na rede municipal e vão ingressar no ensino fundamental, também na rede municipal).

Para acessar os resultados, basta entrar na página da Prefeitura e clicar no banner “Matrícula 2022”, que aparece no centro da página em um “carrossel” com outros banners da Prefeitura.

Transferências internas e terminantes

No caso das transferências internas e dos terminantes, o resultado final foi publicado na segunda-feira (24). No entanto, é preciso ficar atento à escola de destino do aluno na listagem.

Se o nome do estudante não estiver na listagem, ou se a escola de alocação do estudante não tiver sido a de escolha no ato da solicitação, ou, ainda, para qualquer outra dúvida ou reclamação, deve-se entrar em contato com o Setor de Matrícula da Secretaria de Educação (telefones: 2246-8683 e 2246-8685).

Ao telefonar para o setor, deve-se agendar um horário para atendimento. Para evitar aglomerações neste período de pandemia, o Setor de Matrícula somente realiza atendimentos com agendamento prévio.

A Secretaria de Educação esclarece também que qualquer transferência só será realizada se houver vaga disponível na unidade solicitada no momento do atendimento.

Alunos novos

Já para os alunos novos, a listagem traz dois resultados possíveis: “atendido” ou “ligar para a secretaria a partir de 24/01/2022 das 9h às 17h pelos telefones 22468685 ou 22468683”.

No primeiro caso, a demanda foi atendida. Portanto, o próximo passo será confirmar a matrícula em fevereiro. Já no segundo caso, é preciso regularizar a inscrição do estudante junto ao Setor de Matrícula.

Confirmação da matrícula

Em todas as situações (alunos novos, transferências internas e terminantes), será necessário confirmar a matrícula em fevereiro.

Para isso, será preciso, entre os dias 2, 3 e 4 de fevereiro, entrar em contato com a unidade escolar na qual foi o estudante foi alocado. Esse contato poderá ser presencialmente ou por telefone.