A Secretaria de Defesa Civil retorna a cidade para o Estágio Operacional de Observação em último boletim divulgado nesta terça-feira (4), às 10h20. A mudança de estágio ocorre após sete dias em que a secretaria atuou em Atenção por conta da chuva constante no município. Depois de uma semana, houve redução do valor acumulado de chuva que chegou a atingir 101,75 milímetros, em 96 horas, no quinto distrito. No entanto, a previsão de nova ocorrência de pancadas de chuva moderada, de forma isolada, nos períodos da tarde e noite, mantém a cidade em observação.

De acordo com o boletim meteorológico, um canal de umidade sobre a Região Sudeste favorece a nebulosidade elevada no município. Tal condição, em conjunto com o aquecimento diurno, mantém o tempo instável. Além disso, o posicionamento de um sistema de alta pressão no oceano provoca a ocorrência de ventos intensos na cidade. Para esta quarta-feira (5), a previsão continua sendo de céu nublado, com pancadas de chuva moderada, de forma isoladas, durante a tarde e noite. A temperatura pode variar entre 17°C e 26°C.

Petrópolis terminou a segunda-feira (03) com a taxa de ocupação dos leitos clínicos destinados para o tratamento da covid-19 no sistema público de saúde em 3,33% (uma internação). Já em UTIs do SUS, a taxa foi de 8,70% (duas internações). A rede privada não registrou internações clínicas nem de terapia intensiva.

As equipes da Secretaria de Saúde realizaram, até ontem, 216.708 testes, dos quais 50.437 tiveram resultados positivos e 165.916 negativos (considerando swab e rápidos).

Desde o início da pandemia, foram 1.571 óbitos registrados. Este número é atualizado nos boletins apenas após o registro do atestado de óbito e do resultado do exame do paciente no sistema da Vigilância Epidemiológica, o que é feito por equipe administrativa. É uma medida de segurança da Secretaria de Saúde, para evitar erros nos registros.

Mais 2.010 doses de vacinas aplicadas

Também na segunda-feira (03), as equipes da Secretaria de Saúde aplicaram 2.010 doses da vacina contra a covid-19 nos 10 postos disponíveis. Foram 1.697 doses de reforço, 283 aplicações de segunda dose e 30 de primeira.

O período para a pré-matrícula para os alunos novos da rede municipal de educação será aberto à 0h desta terça-feira (4) e terminará no dia 14 deste mês. As inscrições devem ser realizadas pelo site da Prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br). Nesta fase, são aceitas inscrições de alunos novos, do quarto período da educação infantil ao nono ano do ensino fundamental, e também do EJA (Educação de Jovens e Adultos).

“O portal para as inscrições é bastante autoexplicativo, de fácil acesso ao cidadão. Para a inscrição, são necessários, basicamente, os dados pessoais do aluno”, disse a secretária de Educação, Adriana de Paula.

O resultado da pré-matrícula será divulgado no dia 17, e as matrículas poderão ser feitas entre os dias 18 e 28. A etapa para transferências internas foi realizada no ano passado.

A rede municipal de educação conta com mais de 180 unidades (entre escolas e centros de educação infantil) em todos os distritos e bairros de Petrópolis. Na inscrição, a pessoa pode dar duas opções de escola.

A Avenida Barão do Rio Branco vai receber nova iluminação. Por meio da Secretaria de Serviços, Segurança e Ordem Pública (SSOP), a Prefeitura está providenciando a compra de 250 lâmpadas de led que serão instaladas na principal via de ligação entre o Centro e os distritos. Desde o dia 22 de dezembro, Comdep e CPTrans já atuam na limpeza do local para revitalizar a via, com ações de capina, roçada, sinalização vertical e horizontal e limpeza de placas.

“A ‘Barão’ é uma das mais importantes vias do município. As novas lâmpadas serão instaladas em toda sua extensão nos dois sentidos. Isso significa mais eficiência na iluminação e segurança para motoristas e pedestres, além de garantir economia para o município”, disse o vice-prefeito e secretário de Serviços, Segurança e Ordem Pública, Paulo Mustrangi.

O presidente da Comdep, Leonardo França, destaca que o mutirão de limpeza na Barão do Rio Branco envolve cerca de 60 colaboradores da companhia. “São ações simples, porém extremamente necessárias”, disse.

As ações de recuperação da sinalização, segundo o presidente da CPTrans, Jamil Sabrá, foram iniciadas na pista sentido Centro, a partir do Retiro. “Estamos providenciando melhorias da sinalização como um todo. O trabalho inclui a revitalização de faixas de pedestres, entre outros serviços fundamentais”, frisa Jamil Sabrá.

Petrópolis terminou o domingo (02) com a taxa de ocupação dos leitos clínicos destinados para o tratamento da covid-19 no sistema público de saúde em 3,33% (uma internação). Já em UTIs do SUS, a taxa foi de 0%. A rede privada não registrou internações clínicas nem de terapia intensiva.

As equipes da Secretaria de Saúde realizaram, até ontem, 216.351 testes, dos quais 50.433 tiveram resultados positivos e 165.914 negativos (considerando swab e rápidos).

Desde o início da pandemia, foram 1.571 óbitos registrados. Este número é atualizado nos boletins apenas após o registro do atestado de óbito e do resultado do exame do paciente no sistema da Vigilância Epidemiológica, o que é feito por equipe administrativa. É uma medida de segurança da Secretaria de Saúde, para evitar erros nos registros.

Ao longo do fim de semana prolongado, com chuva que afeta a cidade desde a véspera do feriado de fim de ano, a Secretaria de Defesa Civil atendeu 51 ocorrências. Ainda na manhã desta segunda-feira (3), houve casos em decorrência dos últimos dias de chuva. Com a permanência da instabilidade do tempo, causada pela atuação de uma Zona de convergência do Atlântico Sul (ZCAS), a Defesa Civil mantém o estágio operacional de Atenção, estabelecido desde o dia 29 de dezembro. Para esta segunda (3) ainda há previsão de chuva moderada de forma isolada, podendo ganhar força no período da tarde.

A maior parte das ocorrências registradas nos últimos quatro dias foi de queda de árvores em vias. Todos os chamados foram atendidos pela Defesa Civil que atuou com reforço nas equipes, juntamente com os agentes da COMDEP e ENEL. Todas as localidades tiveram as vias liberadas, sendo feita a retirada das árvores e a limpeza dos trechos. Nos casos em que houve a necessidade, a ENEL foi acionada para o restabelecimento dos serviços de energia.

Para hoje (3), o tempo se mantém em condições instáveis, tendo céu encoberto a nublado, com chuva fraca a moderada, podendo ser mais intensa entre a tarde e noite. O mesmo se mantém para esta terça-feira (4), quando também pode haver ocorrência de ventos de intensidade moderada e rajadas ocasionais de vento forte pela manhã. A temperatura pode variar entre 17°C a 25°C.