Petrópolis terminou a terça-feira (04) com a taxa de ocupação dos leitos clínicos destinados para o tratamento da covid-19 no sistema público de saúde em 3,33% (uma internação). Já em UTIs do SUS, a taxa foi de 8,70% (duas internações). A rede privada registrou três internações clínicas e nenhuma em terapia intensiva.

As equipes da Secretaria de Saúde realizaram, até ontem, 216.722 testes, dos quais 50.442 tiveram resultados positivos e 166.134 negativos (considerando swab e rápidos).

Desde o início da pandemia, foram 1.571 óbitos registrados. Este número é atualizado nos boletins apenas após o registro do atestado de óbito e do resultado do exame do paciente no sistema da Vigilância Epidemiológica, o que é feito por equipe administrativa. É uma medida de segurança da Secretaria de Saúde, para evitar erros nos registros.

Mais 2.613 doses de vacinas aplicadas

Também na terça-feira (04), as equipes da Secretaria de Saúde aplicaram 2.613 doses da vacina contra a covid-19 nos 10 postos disponíveis. Foram 2.176 doses de reforço, 382 aplicações de segunda dose e 55 de primeira.

No total, a cidade conta com 240.472 vacinados com a primeira dose, 221.616 com a segunda dose e 54.866 com a dose de reforço. A dose única chegou a 6.805 pessoas desde o início da campanha de vacinação.

Na terça-feira, 783 idosos foram vacinados, sendo quatro com a primeira dose e 779 com a dose de reforço. A dose de reforço também foi aplicada em dez pessoas com comorbidades.

Duas gestantes foram imunizadas com a segunda dose. Dentre as puérperas, foi feita uma primeira aplicação.

As equipes também aplicaram a primeira dose em 24 adolescentes e a segunda em 199 indivíduos entre 12 e 18 anos. Houve ainda a vacinação de 20 trabalhadores da saúde com o reforço e um com a segunda dose.

Por faixa etária, foram 1.367 adultos vacinados com a dose de reforço, 176 com a segunda dose e 31 com a primeira.

O acompanhamento da situação da covid-19 na cidade pode ser feito através do portal de monitoramento, disponível no site da Prefeitura: https://petropolis.rj.gov.br/pmp/

Comissão atuará em eventos públicos e cidade que acontecem na cidade

Petrópolis já conta com uma comissão permanente para organizar e monitorar os eventos públicos e privados que acontecem em Petrópolis ao longo do ano. A proposta é que os diferentes atores envolvidos com os eventos participem da comissão, para garantir o sucesso dos eventos, sem que haja impactos negativos na mobilidade urbana, na limpeza única e na saúde pública.

A Comissão de Organização e Monitoramento de Eventos foi criada pela Prefeitura, neste início de governo, será coordenada pela Turispetro e se reunirá a cada 15 dias. A primeira reunião foi realizada na manhã desta terça-feira (4), na sede do Turispetro, na Avenida Koeler.

“A proposta é que os eventos sempre tenham uma organização, com impacto negativo em nada para a cidade, seja no trânsito ou na limpeza urbana. Para que a população não sofra com esses eventos que trazem muitos benefícios para a cidade, para o turismo e para a geração de emprego e renda. A Secretaria de Saúde, por exemplo, sempre estará muito presente, por conta da nossa preocupação com a pandemia. Assim, com antecedência e planejamento, nós profissionalizamos os eventos. Os guias de turismo poderão trabalhar melhor esses eventos”, disse a secretária da Turispetro, Silvia Guedon.

Na primeira reunião, entre os participantes, estavam os secretários municipais Paulo Roberto Patuléa (Fazenda), Marcelo Soares (Desenvolvimento Econômico), Miguel Barreto (Procuradoria-Geral) e Diana Iliescu (Instituto Municipal de Cultura). Também participaram representantes da Secretaria de Saúde e da CPTrans.


A partir desta terça-feira (04), o contribuinte petropolitano tem mais um polo de atendimento para retirada da segunda via do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU). O Instituto de Previdência de Petrópolis (Inpas) estará aberto de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, para cota única ou retirada do carnê. A iniciativa vem de uma parceria do instituto com a Secretaria de Fazenda.

“Esse é mais um meio de facilitar o acesso do cidadão ao carnê ou cota única do IPTU. Além disso, também está disponível em nosso site (www.inpas.rj.gov.br) e no site da Prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br), os links para que a regularização seja feita na internet”, explica o presidente do Inpas, Claudinei Portugal.

O Inpas está localizado na sala 101 do Edifício Cinda, que fica na Rua Dr. Alencar Lima, 35, Centro. Não é necessário agendamento.

Descontos

A cota única garante desconto ao contribuinte. Quem realizar o pagamento até o dia 6, garante 10% de redução no valor. Já até o dia 7 de fevereiro, é possível o abatimento de 7%. Aqueles que pagarem até o dia 7 de março, podem conseguir 5% a menos no valor total.

“Também estamos com um posto de atendimento no Centro de Cultura, como alternativa para quem deseja garantir o desconto. O pagamento da cota única é importante para o cidadão, garantindo a redução do valor total, mas, principalmente para a cidade, que terá condições de investir em áreas sociais”, disse o secretário de Fazenda, Paulo Roberto Patuléa.