Prefeitura espera que recursos federais continuem sendo liberados, mas vai iniciar obras mesmo assim, para garantir segurança de áreas atingidas pelas catástrofes climáticas.

Postos fixos e itinerantes recebem crianças de um a menos de cinco anos para as doses de reforço. Imunização é fundamental para afastar riscos de ocorrência da doença em Petrópolis.

va não desanimou as cerca de duas mil pessoas que participaram da tradicional “Caminhada do Outubro Rosa”, no sábado (22), pelas ruas do Centro Histórico. O evento, que ficou suspenso por dois anos, por causa da pandemia da Covid-19, retornou de forma presencial e movimentou as ruas da cidade. A ação, que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da prevenção do câncer de mama e do diagnóstico precoce da doença, faz parte do extenso cronograma de eventos e atividades da 12ª campanha do Outubro Rosa 2022, promovida pela Prefeitura de Petrópolis, em parceria com a APPO, a Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos.

A concentração aconteceu na catedral de São Pedro de Alcântara, onde os participantes doaram alimentos não perecíveis, em troca da camisa da campanha do Outubro Rosa. A arrecadação será destinada para a montagem das cestas básicas distribuídas para as famílias assistidas pela APPO. No local, também foram oferecidos testes rápidos de glicose e aferição de pressão.

Após um aquecimento, os participantes receberem a benção do pároco da Catedral, padre Adenilson Ferreira, e do pastor Luiz Henrique Wilbert, e saíram em caminhada pelas ruas do Centro Histórico, seguindo pelas ruas: Imperatriz, Imperador, Dr. Nelson de Sá Earp, Praça da Liberdade e Avenida Koeller, encerrando o percurso no Palácio Sérgio Fadel, sede da prefeitura.

O prefeito Rubens Bomtempo, acompanhado da secretária-chefe de Gabinete, Luciane Bomtempo, ressaltou os avanços conquistados no cuidado com a saúde da mulher. “O movimento do Outubro Rosa já virou uma tradição na cidade. É uma campanha fundamental que repercute muito positivamente na procura por mamografia e na ida ao médico. Estamos trabalhando com um olhar especial para área da oncologia. Já conseguimos zerar a fila de mamografias, estamos dando andamento aos exames de ressonância magnética, que colocamos pra funcionar 24 horas no HAC, e ainda contratamos exames em clínica particular para quem precisava fazer o rastreamento”, destacou o Prefeito Rubens Bomtempo.

Com o tema: “Histórias que Inspiram”, a largada para 12ª campanha do Outubro Rosa 2022 no município, aconteceu no Centro de Saúde Coletiva, no Centro, no dia primeiro de outubro. Durante todo o mês, histórias de superação vividas pelas vitoriosas, estão sendo contadas através dos eventos e das redes sociais da APPO.

“Na tarde de hoje o sentimento é de pura alegria. Neste ano que a APPO comemora 30 anos estamos de volta às ruas da cidade colorindo o município de rosa. A adesão dos moradores foi maior do que o esperado nesta linda caminhada. Seguiremos cuidando dos pacientes com câncer, fornecendo acolhimento, apoios psicológico, fonoaudiológico é muito mais. Estaremos juntamente com toda a equipe técnica do Hospital Alcides Carneiro no dia a dia do tratamento”, finalizou Ana Cristina Mattos, presidente voluntária da
APPO.