Movimento é impulsionado por eventos na cidade, como o Rock The Mountain e Petrópolis Gourmet

Diversos eventos e o feriado prolongado prometem atrair turistas e visitantes para Petrópolis ao longo dos próximos dias. Segundo levantamento feito pela Prefeitura de Petrópolis, por meio do Disque Turismo, feito na última quinta-feira, 10, a média de ocupação hoteleira nos meios de hospedagem, entre os dias 11 e 13 de novembro, é de 91,40%.

“Petrópolis é uma cidade extremamente convidativa. Os eventos têm ajudado, ainda mais, a movimentar toda a cadeia produtiva do turismo, que inclui não só os atrativos e meios de hospedagem, mas também restaurantes, polos de moda e demais serviços, e consequentemente a economia”, destacou o prefeito Rubens Bomtempo.

A taxa média de ocupação do 2º ao 5º distrito, que inclui os bairros de Corrêas, Nogueira, Itaipava, Araras, Pedro do Rio e Posse, é de 93,02%. Movimento impulsionado, principalmente, pelo Rock The Mountain, que terá o segundo fim de semana de apresentações de grandes artistas, durante todo sábado, 12, e domingo, 13.

No fim de semana passado, o RTM levou quase 20 mil pessoas ao Parque Municipal Prefeito Paulo Rattes, em Itaipava, a mesma expectativa de público para esta segunda leva de apresentações. Já no 1º distrito, Centro e arredores, a média de ocupação, estava em 89,78%.

“O Rock The Mountain é um evento que será incorporado no nosso calendário oficial. Estamos muito felizes de receber pessoas do Brasil inteiro que, além de aproveitarem os shows incríveis, ainda podem conhecer a nossa cidade e tudo que ela tem a oferecer”, comemorou a secretária de Turismo, Silvia Guedon.

O Disque Turismo também coletou dados referentes a todo o feriado prolongado. Para quatro noites, de 11 a 15 de novembro, a média ficou em 77,73%. Sendo 74,13% no 1º distrito e 81,32% do 2º ao 5º distrito.

Além do RTM, outros eventos estão sendo realizados na cidade. Este é o último fim de semana do Petrópolis Gourmet, com a participação de mais de 30 restaurantes espalhados por toda a cidade; a Feira Deguste, que começa hoje (11) e vai até amanhã (12), na Praça Visconde de Mauá; O Imperial Geek Fest, dias 12 e 13, no Clube Petropolitano; e a programação descentralizada da Ubuntu, a Festa Afro-Brasileira de Petrópolis.

No site da Turispetro (https://www.petropolis.rj.gov.br/turispetro/) e nas redes sociais da Prefeitura de Petrópolis é possível encontrar mais informações sobre os eventos deste fim de semana e feriado prolongado. Outra opção, é entrar em contato com o Disque Turismo por meio dos telefones 0800 024 1516 ou WhatsApp: (24) 2237-3321. O Disque Turismo funciona de segunda a sábado, das 9h às 17h e aos domingos e feriados, das 9h às 14h.


Um agente de trânsito da CPTrans foi atropelado por um motociclista que tentou furar uma blitz na Praça 14 Bis, no Centro da Cidade, na noite de quinta-feira (10). O agente foi levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), sendo liberado após passar por exames. O motociclista foi autuado em flagrante por lesão corporal. A moto ficou apreendida e ele foi notificado. O caso foi registrado na Delegacia de Polícia (DP).

A operação conjunta da CPTrans, Polícia Militar (PM) e Detran aconteceu em dois pontos diferentes na quinta-feira: na Rua Paulo Barbosa e na Praça 14 Bis. A ação teve como objetivo coibir o transporte irregular. Entre as infrações estão veículos em má condições de uso, transporte remunerado de pessoas sem autorização, a falta do uso do cinto de segurança, motoristas usando o celular e sem carteira de habilitação, e veículos com letreiro luminoso de transporte alternativo não permitido por lei. Além de motociclistas sem capacete e motos sem placa e sem retrovisor.

No total, foram 122 notificações e 13 motocicletas e três veículos de passeio foram rebocados e levados para o depósito da CPTrans no Morin.

A Prefeitura entregará, nas próximas 4 semanas, mais 3.600 cartões Supera RJ. As listas dos beneficiários já estão disponíveis no aqui no nosso site.

As entregas começarão na próxima quarta-feira (16) e vão até o dia 6 de dezembro, na sede da Secretaria de Assistência Social (Avenida Barão do Rio Branco, 2.846, Centro – no Centro Administrativo da Prefeitura).

“É fundamental que as famílias beneficiadas busquem os seus cartões. É um benefício importante para a recuperação da cidade, tanto do ponto de vista social quanto econômico. A entrega de tantos cartões é uma operação complexa, mas a Prefeitura vem dando conta. Conseguimos chegar na ponta. Somente neste ano, entregamos nas mãos das famílias mais de 14 mil cartões Supera RJ”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

Para saber se tem direito ao cartão, a pessoa deve acessar as listas publicadas no site da Prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br/supera). Lá, estão os nomes dos beneficiários, ao lado da data e da hora da entrega.

“As pessoas devem comparecer na data e no horário agendados. É a forma que encontramos para evitar filas e garantir o conforto de todos na entrega dos cartões”, disse o secretário de Assistência Social, Fernando Araújo.

O Cartão Supera RJ é um benefício estadual. É o governo do estado que seleciona as famílias beneficiárias e define o valor dos benefícios. Cabe à Prefeitura a entrega dos cartões.

Medida foi possível após município ter conseguido antecipar chegada de doses

Quatro salas de vacinação do município permanecerão abertos neste sábado (12) para aplicação das vacinas contra a covid-19. A medida, determinada pelo prefeito Rubens Bomtempo, foi possível graças à chegada de um novo lote do imunizante, na manhã desta sexta-feira (11). Centro de Saúde Coletiva (Rua Santos Dumont) Centro de Saúde do Itamarati e Unidades Básicas de Saúde de Quitandinha e Itaipava estarão funcionando de 8h30 às 16h30. Além da vacina as unidades também estarão oferecendo as testagens.

Já na segunda-feira, as doses estarão disponíveis na UBS do Quitandinha e no Centro de Saúde do Itamarati. “Depois de uma corrida aos postos por conta da circulação de uma nova subvariante da ômicron, chegou a ser registrada na quinta-feira (10), a falta do imunizante para o público adulto em algumas unidades, mas conseguimos garantir a antecipação da entrega desse lote de vacinas que só seria feita após o feriado. Dessa forma, todos os postos serão reabastecidos e neste sábado quatro deles já estarão oferecendo as doses”, adianta Bomtempo.

Na quarta-feira foram aplicadas 607 doses da vacina nos sete postos de imunização do município. No dia anterior (terça-feira) foram 387. O número representa um aumento de 157% na procura em apenas 24 horas. Em um comparativo entre os dias 1° e 9 de novembro, esse crescimento é ainda maior, uma elevação de 547%.

O secretário de Saúde, Marcus Curvelo explica que devido a baixa procura pelos imunizantes nos últimos meses, as solicitações estavam sendo realizadas de acordo com a demanda para não haver perda de doses. “Isso porque, as vacinas têm prazo de validade e após o descongelamento, os imunizantes da Pfizer, por exemplo, só duram 31 dias”, disse.


Postos de vacinação covid-19

• Centro de Saúde Coletiva (adulto e pediátrico)
Segunda e quarta – 8h30 às 19h30
Terça, quinta e sexta – 8h às 16h30

• Centro de Saúde do Itamarati (adulto e pediátrico)
Quarta e sexta – 8h30 às 19h30
Segunda-feira, terça-feira e quinta-feira – 8h30 às 16h30

• UBS Quitandinha e UBS Itaipava (adulto e pediátrico)
Terça e quinta – 8h30 às 19h30
Segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira – 8h30 às 16h30
• PSF Posse e PSF Menino Jesus de Praga (adulto e pediátrico)
Segunda a sexta – 8h às 16h

• UBS Morin (adulto)
Segunda a sexta – 8h às 16h

Vacinação aos sábados – 8h30 às 16h30

5/11 Centro de Saúde Coletiva
12/11 UBS Itaipava, UBS Quitandinha, Centro de Saúde Coletiva (Santos Dumont) e Centro de Saúde do Itamarati.
19/11 UBS Quitandinha
26/11 Centro de Saúde do Itamarati.

Quem tem dívidas com o município terá, a partir de quarta-feira (16), uma oportunidade para ficar em dia com suas obrigações: a Prefeitura está retomando o programa Concilia Petrópolis.

Até o dia 20 de dezembro, de segunda-feira a sábado, o contribuinte poderá quitar suas dívidas com o município. Dívidas de IPTU, ISS, ITBI e outros impostos e taxas municipais. Dependendo do número de parcelas, os descontos de juros e multas podem chegar até a 100% (no caso do pagamento em cota única).

“É uma oportunidade para o cidadão sair da dívida ativa e ficar em dia com o município. E com condições favoráveis para o pagamento, com descontos nos juros e multas. Montamos uma estrutura especial para que o contribuinte tenha conforto e seja bem atendido”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

Grande pacto entre o poder público e a sociedade

São 30 profissionais que farão o atendimento em dois pontos: no Centro (na Casa dos Conselhos Municipais Augusto Ângelo Zanatta, na Avenida Koeler) e em Itaipava (no Parque Municipal Prefeito Paulo Rattes). E o atendimento será de segunda a sábado.

“Os atendentes estão passando por 3 dias de treinamentos. O contribuinte será muito bem recebido nos dois postos. A estrutura que montamos conta com senhas, atendimento preferencial, cadeiras para quem aguarda na fila, tenda, espaço kids para as crianças. Será um grande pacto entre o poder público e a sociedade. O cidadão fica em dia com o município, ganha descontos, e a Prefeitura aumenta a sua arrecadação e a sua capacidade de investir na cidade”, disse o secretário de Fazenda, Paulo Roberto Patuléa.

A Secretaria de Fazenda está enviando cartas para quem tem dívidas com o município. Na correspondência, um boleto para o pagamento em cota única: prazo de pagamento até o dia 9 de dezembro, para as dívidas superiores a R$ 220 mil; e prazo de pagamento até o dia 20 de dezembro, para as dívidas inferiores a R$ 220 mil.

“Quem tiver dúvidas, quiser parcelar a dívida ou não concordar com aquela cobrança deve vir ao Concilia Petrópolis para conversarmos sobre isso e chegarmos a um entendimento”, disse Patuléa.

Serviço

Quando

• Do dia 16/11 (próxima quarta-feira) até o dia 20/12

Horários

• De segunda a sexta-feira, das 12h às 19h
• Aos sábados, das 8h30 às 13h

Onde

• Centro: Casa dos Conselhos Municipais Augusto Ângelo Zanatta (Avenida Koeler, 260, na sede da Prefeitura)
• Itaipava: Parque Municipal Prefeito Paulo Rattes (na entrada do parque, na Subsecretaria de Fazenda)

As competições dos 58º Jogos Estudantis Unificados de Petrópolis entram, na próxima semana, em uma nova fase. O evento é realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes. Depois das etapas de futsal, handebol e basquete masculino e feminino, as provas individuais de atletismo, levantamento de peso e xadrez começam no dia 16 de novembro (quarta-feira). Participam representantes das 27 escolas municipais, estaduais, federais e particulares que se inscreveram para as disputas.

As modalidades de atletismo e levantamento de peso olímpico vão acontecer, respectivamente, no 32º Batalhão de Infantaria Leve, às 9h e na Academia Crossfit Serra, na Avenida Barão do Rio Branco, às 14h. Já as competições de xadrez estão marcadas para o dia 18 (sexta-feira), na Casa da Educação Visconde de Mauá, durante todo o dia, a partir das 9h. No dia 17, serão realizados os jogos na modalidade tênis de mesa, no Centro de Iniciação aos Esportes – CIE, no Caxambu.

“Enxergamos todas as modalidades esportivas como ferramentas educacionais eficientes para jovens e crianças, que precisam estar inseridos e serem incentivados à pratica de atividades físicas. Os Jeups já são tradicionais na cidade e totalmente voltados para os esportes estudantis do município”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

“Incentivar cada vez mais os nossos jovens é o nosso objetivo, pois, além de contribuir para a saúde e uma melhor qualidade de vida, a realização dessas atividades também contribuem na formação de cidadãos e de seres humanos melhores”, frisa o secretário de Esportes, Rafael Simão.

Além dos competidores, os Jeups têm atraído um público considerável de estudantes ao Centro de Iniciação aos Esportes – CIE do Caxambu. “Lá, nesta última semana foram realizadas as etapas de futsal masculino e feminino, nas categorias sub 18 e sub 15, assim como o basquete e handebol. As provas são por eliminatória. Houve um importante envolvimento dos alunos que foram assistir e apoiar os representantes das suas respectivas escolas”, disse o gerente de Esportes, André Fernandes.

Participação na Feira Deguste, ações em empresas e em unidades de Saúde do município estão na programação da campanha Novembro Azul, mês dedicado à conscientização ao câncer de próstata, realizada pela Prefeitura, por meio da Área Técnica de Saúde do Homem da Secretaria de Saúde. A caminhada está marcada para o dia 27.

Também estão sendo preparados dois Dias D da mobilização. Estes estão marcados para 19 e 26 de novembro, quando uma série de serviços serão intensificados nas Unidades de Atenção Básica, incluindo PSFs e UBSs, assim como o Hospital Alcides Carneiro.

“Nossa intenção é que no próximo ano a campanha seja ainda maior, pois, só assim conseguiremos alcançar o maior número de homens, que nesta ação são o nosso público alvo. É fundamental levar informação, orientação e conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

Durante todo o ano as equipes da Secretaria de Saúde realiza uma série de ações que contribuem de forma direta ou indiretamente para a saúde do homem. “Nesse momento, elas estão sendo intensificadas, com uma mobilização maior nas Unidades de Estratégia de Saúde da Família, onde os profissionais estão preparados e vão mostrar a importância dos cuidados preventivos, que, inclusive, vão além do câncer de próstata”, frisa o secretário de Saúde, Marcus Curvelo.

Nesta sexta-feira e sábado, durante a Feira Deguste, as equipes da Área Técnica de Saúde do Homem estarão com uma tenda fazendo a distribuição de panfletos de orientação e conversando com o público alvo.


Confira toda a programação:


16 E 17 DE NOVEMBRO

Ação de Saúde na Werner Fábrica de Tecidos

Palestras aos funcionários dos turnos sobre o cuidado com a saúde masculina, realização de Testes Rápidos de Hepatites B e C, HIV e Sífilis.

19 DE NOVEMBRO

“DIA D” NOVEMBRO AZUL

• PSF Vale do Carangola
• PSF Secretário
• PSF Nova Cascatinha
• PSF São João Batista
• PSF Brejal
• PSF Alto da Serra (Equipe I)
• PSF Vale das Videiras
• PSF Posse (Equipe II e III)


21 DE NOVEMBRO

Ação de Saúde na COMDEP

Palestras aos funcionários dos turnos sobre o cuidado com a saúde masculina, realização de Testes Rápidos de Hepatites B e C, HIV e Sífilis.

25 DE NOVEMBRO

Ação de Saúde na Viação Cidade das Hortênsias

Palestras aos funcionários dos turnos sobre o cuidado com a saúde masculina, realização de Testes Rápidos de Hepatites B e C, HIV e Sífilis.


26 DE NOVEMBRO

DIA D NOVEMBRO AZUL

• Centro de Saúde Professor Manoel José Ferreira (Centro)
• Centro de Saúde Jorge Ferreira Machado (Itamarati)
• UBS Itaipava
• UBS Quitandinha
• UBS Morin
• UBS Pedro do Rio
• UBS Independência
• UBS Mosela
• PSF Castelo São Manoel
• PSF Bonfim
• PSF Comunidade Primeiro de Maio
• PSF Meio da Serra
• PSF 24 de Maio

• PSF Sargento Boening
• PSF Alto da Serra (Equipe III)
• PSF Jair Simões (Caxambu Luzitano)
• PSF Caxambu (Caxambu Santa Izabel)
• PSF Alto Siméria
• PSF Vila Felipe
• PSF São Sebastião (Equipes I e II)
• PSF Moinho Preto
• PSF Boa Esperança
• PSF Araras
• PSF Jardim Salvador
• PSF Dr. Thouzet
• PSF Amazonas (Equipes I e II)
• PSF Santíssima Trindade
• PSF Pedras Brancas
• PSF Carangola (Equipe I e II)
• PSF Bataillard
• PSF Menino Jesus de Praga
• PSF Fazenda Inglesa


27 DE NOVEMBRO

CAMINHADA DO NOVEMBRO AZUL

Encontro na Catedral São Pedro de Alcântara para uma caminhada de conscientização do Novembro Azul. Em parceria com a Secretaria de Esportes e Lazer e Academias da Saúde do Município.

Disque Antirracista será divulgado também nas comunidades e lançamento acontece na abertura da Festa Afro Ubuntu

A programação do mês da Consciência Negra começa nesta sexta-feira (11) em Petrópolis, com o espetáculo “Nem todo filho vinga”, no Centro de Cultura Raul de Leoni. O evento, gratuito, começa, às 20h. No fim de semana, as atrações acontecem nas comunidades, onde também será divulgado o Disque Antirracista - um número direto onde as pessoas poderão denunciar crimes e violência contra o povo preto.

"É uma ação prática que visa criar uma rede de proteção. Ninguém deve se sentir inseguro ou intimidado por conta da cor da pele. Portanto, o Disque Antirracista será um instrumento muito importante para que o preconceito seja cada vez mais combatido na nossa cidade", disse o prefeito Rubens Bomtempo. O lançamento oficial do Disque Antirracista será no dia 17, na Praça da Liberdade, quando acontece a abertura da Festa Afro Ubuntu.

A programação do mês da Consciência Negra é promovida pela Prefeitura e pelo Conselho Municipal de Proteção à Igualdade Racial (Compir), e tem uma programação cultural extensa e gratuita nas comunidades e também na Praça da Liberdade.

No sábado (12), a programação tem início nas comunidades com contações de história, oficinas de turbante e jongo a partir das 16h. As atividades seguem até terça-feira (15), no Alto Independência, Duarte da Silveira, Madame Machado e Cascatinha. Na segunda (14), o Centro de Cultura Raul de Leoni, recebe o espetáculo “Deixa a Gira Girar”.

Cerca de 600 alunos do Colégio Estadual Rui Barbosa, no Alto da Serra, participaram de uma importante ação de Saúde promovida pela Prefeitura, durante toda esta quinta-feira (10). Palestras seguindo os temas como nutrição, saúde bucal, drogas lícitas e ilícitas, entre os assuntos foram os assuntos debatidos no 1º Seminário de Saúde do Adolescente.

“É fundamental que os setores da Saúde e Educação entejam integrados e falem a mesma linguagem para a orientação dos nossos adolescentes. Os temas abordados foram selecionados pelos próprios estudantes, ou seja, fomos direto ao ponto. Através desse seminário foi possível esclarecer dúvidas e atuar na conscientização, inclusive sobre ISTs, e saúde reprodutiva, por exemplo”, explica o prefeito Rubens Bomtempo.

O evento foi organizado pela Secretaria de Saúde, por meio da equipe do Posto de Saúde da Família do Alto da Serra, junto com o Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica - NASF AB, Áreas Técnicas de Saúde de Petrópolis e Divisão de Imunização.

“Contribuir para o desenvolvimento seguro dos nossos adolescentes e jovens é uma das preocupações do município. As equipes da Saúde conseguiram uma participação considerável dos jovens”, disse o secretário de Saúde, Marcus Curvelo.

As atividades foram realizadas nos turnos da manhã e da tarde. Foram abordados ainda temas como saúde mental, incluindo assuntos como ansiedade, depressão e suicídio, a saúde reprodutiva, que engloba ISTs e métodos contraceptivos e preventivos. Os alunos, por meio de votação anônima realizada preliminarmente, também selecionaram tópicos como hipertensão, diabetes, covid-19 e monkeypox.
Rodas de conversa com o Núcleo Especializado para Atendimento à População LGBTQIA+, também foram realizadas, assim como ações de aferição de pressão, testes de glicose e testes rápidos de ISTs.

Estão abertas as inscrições para um workshop de graffiti promovido pela Prefeitura, por meio do Instituto Municipal de Cultura (IMC). A oficina é gratuita e será ministrada pelo grafiteiro, MC e produtor cultural, Airá o Crespo. O cadastramento deve feito pela internet até o dia 14 de novembro. O workshop faz parte da programação do mês da Consciência Negra.

Para participar do workshop é preciso ter mais de 15 anos e ter interesse em desenho ou arte. A oficina é para iniciantes ou praticantes do grafitti. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. . Serão destinadas 20 vagas.

O workshop acontecerá no Centro de Cultura Raul de Leoni, no dia 15 de novembro (terça-feira), das 11 às 18h. Nas inscrições serão priorizadas mulheres, pessoas de baixa renda, negros, indígenas ou de qualquer outra minoria.

Alguns dos participantes da oficina serão escolhidos para auxiliarem na ampliação dos painéis do Zumbi, Dandara e Tereza de Benguela, localizado no Centro de Informações Turísticas (CIT) da Praça da Liberdade. A reforma e ampliação dos painéis faz parte da programação do mês da Consciência Negra, promovido pela Prefeitura e pelo Conselho Municipal de Proteção da Igualdade Racial (Compir).

A atuação da Prefeitura na assistência social em 2022 pode ser listada em 62 grandes ações. Entre aluguel social, entrega de cartões, entrega de cestas básicas e linha branca, criação do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) Alto da Serra, reforma do Cras Quitandinha, entre outras.

É o que mostrou o relatório de gestão da Secretaria de Assistência Social, apresentado pelo secretário Fernando Araújo, na última quarta-feira (9), na reunião do Conselho Municipal de Assistência Social.

“2022 está sendo um ano importante para a assistência social do município. Prefeitura sempre busca fazer para quem mais precisa. E é o que temos feito. Olhando para trás, vemos que conquistamos muita coisa. Ao mesmo tempo, já estamos construindo novos avanços, para o primeiro semestre de 2023, como o Banco de Alimentos, por exemplo”, disse o secretário Fernando Araújo.

Algumas das principais ações da Assistência Social em 2022:

• Mobilização de 28 abrigos para as famílias desabrigadas pelas chuvas de fevereiro e março
• Cadastramento, revalidação e pagamento do aluguel social a cerca de 4 mil famílias que ficaram desabrigadas ou desalojadas pelas chuvas de fevereiro e março
• Entrega de linha branca a 487 famílias atingidas pelas chuvas de fevereiro e março
• Entrega de cerca de 15 mil cestas básicas e 52 toneladas de alimentos avulsos a famílias atingidas pelas chuvas, em situação de vulnerabilidade social e em situação de insegurança alimentar
• Criação do auxílio de R$ 2 mil (pagamento único) para as cerca de 200 famílias atingidas pela chuva de granizo em Pedro do Rio de 4 de outubro
• Entrega de 3.674 cartões Recomeçar
• Entrega de mais de 14 mil cartões Supera RJ
• Compra do prédio na Rua Floriano Peixoto para funcionar como abrigo temporário de uso misto para famílias em situação de vulnerabilidade
• Capacitação de mais de 100 técnicos da assistência social em curso sobre gerenciamento de abrigos temporários
• Criação da moeda social “Ipê Amarelo” (projeto de lei será encaminhado à Câmara)
• Elaboração de projeto para implantação do Banco de Alimentos no térreo do prédio da Floriano Peixoto
• Elaboração do Plano Municipal de Assistência Social 2022-2025
• Pagamento de cerca de R$ 3 milhões a instituições do terceiro setor (verbas que não foram repassadas nos últimos 5 anos por falta de contrapartida da Prefeitura)
• Criação do Cras do Alto da Serra
• Reforma, ampliação e inauguração do Cras Quitandinha
• Operação Inverno junto à população em situação de rua