A décima edição da Festa Afro Ubuntu, promovida pela Prefeitura e pelo Conselho Municipal de Proteção à Igualdade Racial (Compir) começa nesta quinta-feira (17) na Praça da Liberdade. Na programação, gratuita, estão shows com artistas renomados da música brasileira, apresentações culturais e musicais de artistas locais; além do lançamento do Disque Antirracista. O evento vai até domingo (20) – Dia da Consciência Negra.

"O Disque Antirracismo será um instrumento muito importante para que o preconceito seja cada vez mais combatido na nossa cidade. É uma ação prática que visa criar uma rede de proteção. Ninguém deve se sentir inseguro ou intimidado por conta da cor da pele", disse o prefeito Rubens Bomtempo.

O rapper MVBill, a sambista Leci Brandão e o Baile Charme de Madureira fazem parte da programação, que também conta oficinas; concursos; premiações; Marcha do Povo do Santo; revitalização e ampliação dos painéis de Zumbi, Dandara e Tereza de Benguela; exposição; teatro e mostra de cinema.

“Pensamos numa programação recheada de cultura que começou nas comunidades onde estão o povo preto da nossa cidade e agora chega com uma grande festa na Praça da Liberdade. Não é apenas uma festa com música e gastronomia, mas sim a exaltação do povo preto e formação de uma consciência de políticas públicas”, ressaltou o presidente do Compir, Filipe Graciano.

Nesta quinta-feira, a programação começa com o cortejo da Guerreiros da Vinte a partir das 17h. A solenidade de abertura está marcada para às 18h, na Praça da Liberdade. A programação completa está disponível no site: https://web2.petropolis.rj.gov.br/festaubuntu/a-festa/.

Confira a programação dessa quinta-feira (17):

Festa Afro Ubuntu

Praça da Liberdade

17h Cortejo com Guerreiros da Vinte
18h Solenidade de abertura 10º Festa Afro/Lançamento Disque Antirracista
18h30 Premiação Personalidades Negras 2022
19h Samba da Mulher com Janaina Bessa
20h Reggae com Felipe Monteiro e Jahir Soares

O programa Concilia Petrópolis foi oficialmente aberto nesta quarta-feira (16), às 12h, na Casa dos Conselhos Municipais Augusto Ângelo Zanatta, no Centro. Agora, os contribuintes já podem ir lá (ou na Subsecretaria de Fazenda, em Itaipava) e ficar em dia com suas obrigações com o município.

A abertura oficial do Concilia Petrópolis foi feita por 5 secretários de governo: Paulo Roberto Patuléa (Fazenda), Miguel Barreto (Procuradoria Geral do Município), Ramon Mello (Administração), Silvia Guedon (Turismo) e Thiago Gibrail (Controle Interno).

Eles conversaram com os atendentes que atuarão no programa. Falaram sobre a importância do Concilia Petrópolis para a cidade e da importância do bom atendimento, com atenção e respeito, aos contribuintes que participarem do programa.

“Este trabalho que começa hoje é muito importante para a Prefeitura, que passará a ter mais recursos para investir na cidade, e muito importante para o cidadão, que terá condições favoráveis para quitar suas dívidas com o município”, disse o procurador geral do município, Miguel Barreto.

Até o dia 20 de dezembro, de segunda-feira a sábado, o contribuinte poderá quitar suas dívidas com o município. Dívidas de IPTU, ISS, ITBI e outros impostos e taxas municipais. Dependendo do número de parcelas, os descontos de juros e multas podem chegar até a 100% (no caso do pagamento em cota única).

Uma das contribuintes que participaram do programa neste primeiro dia foi Dilma das Graças. Ela parcelou em 50 vezes o débito que possui com o município.

“Foi ótimo. Foi muito bem atendida. Estou satisfeita. Um alívio poder resolver, porque agora posso deitar a cabeça no travesseiro e dormir sossegada”, disse Dilma das Graças.

Serviço:

Quando

• Até o dia 20/12

Horários

• De segunda a sexta-feira, das 12h às 19h
• Aos sábados, das 8h30 às 13h

Onde

• Centro: Casa dos Conselhos Municipais Augusto Ângelo Zanatta (Avenida Koeler, 260, na sede da Prefeitura)
• Itaipava: Parque Municipal Prefeito Paulo Rattes (na entrada do parque, na Subsecretaria de Fazenda)

Quarta, 16 Novembro 2022 14:42

Festa Afro Ubuntu terá mostra de cinema

Exibições, gratuitas, começam nessa quinta-feira, dia 17

Petrópolis celebra a 10º edição da Festa Afro Ubuntu, promovida pela Prefeitura e pelo Conselho Municipal de Proteção à Igualdade Racial (Compir), com uma vasta programação cultural, incluindo shows, espetáculos e performance. E esta edição tem o apoio do Sesc RJ com sessões de cinema, que começam nesta quinta-feira (17).

O Cine Sesc acontecerá no Sala de Cinema Humberto Mauro, no Centro de Cultura Raul de Leoni, com exibições gratuitas. Estão na programação: Mostra Cinema e Negritude, Mostra Decolonizando o Pensamento e V Mostra Sesc de Cinema.

Confira a programação:
17 de novembro, quinta-feira, 19h
A rainha Nzinga chegou de Isabel Casimira Gasparino / Junia Torres. Brasil. 2019. 74 min. Documentário. 10 anos.
Antigos reinos, com suas coroas, séquitos e guardas, seus cosmos singulares, (re) existem hoje nas terras alhures das minas gerais. Três gerações de rainhas e uma travessia de volta, em visita aos domínios da mítica rainha Nzinga, e às terras dos reis do Congo, Angola, pelos descendentes da eterna Rainha da Guarda de Moçambique e Congo Treze de Maio, Isabel Casimira, presença central deste filme.

18 de novembro, sexta feira, 19h
Memórias afro-atlânticas de Gabriela Barreto. BA / Brasil. 2019. 76 min. Documentário. Livre.
"Memórias afro-atlânticas" segue os passos do linguista afro-americano Lorenzo Turner (1890-1972) em suas pesquisas conduzidas pela Bahia no início da década de 1940. Durante meses de trabalhos em terreiros de candomblé de Salvador e do Recôncavo Baiano, Turner produziu preciosos registros em áudio e fotografias, em que retratou a experiência linguística e musical de personalidades religiosas como Mãe Menininha do Gantois, Joãozinho da Goméia e Manoel Falefá. Ao apresentar imagens e sons raros, o documentário revisita os terreiros de candomblé registrados por Turner quase oitenta anos depois em busca de memórias e remanescentes ainda vivos.

A Prefeitura de Petrópolis está oferecendo, em seu Balcão de Empregos na internet, 110 oportunidades de trabalho em empresas do município. Para participar dos processos de seleção, os candidatos devem fazer o cadastramento de seus currículos no site do Balcão de Empregos entre esta quarta-feira (16) e a sexta-feira (18).

O Balcão de Empregos é um serviço da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, por meio do Departamento de Trabalho e Renda (Detra). Todos os candidatos concorrem nos processos seletivos, desde que atendam aos requisitos exigidos pelos empregadores. As empresas têm responsabilidade integral pelo recrutamento e pelas contratações.

Veja as oportunidades desta semana:

Ajudante de Cozinha - masculino - de 25 a 55 anos / Ensino Médio e experiência na função – 1 vaga

Atendente de lojas e mercados – ambos os sexos - de 18 a 55 anos / Ensino Médio e conhecimento básico em Corel – 1 vaga

Auxiliar de Cozinha – ambos os sexos - de 22 a 50 anos / Ensino Médio e experiência de 1 ano na função – 2 vagas

Auxiliar de Lanchonete – ambos os sexos - de 18 a 50 anos / Ensino Fundamental e experiência na função - 1 vaga

Auxiliar de Limpeza – ambos os sexos - de 22 a 45 anos / Ensino Médio e experiência de 1 ano na função – 2 vagas

Auxiliar de Produção – ambos os sexos - de 22 a 55 anos / Ensino Médio e experiência de 1 ano na função - 3 vagas

Auxiliar de serviços gerais - masculino - de 25 a 55 anos / Ensino Fundamental e experiência de 1 ano na função – 2 vagas

Balconista – ambos os sexos - de 18 a 55 anos / Ensino Médio e conhecimento básico em Corel – 1 vaga

Barman – ambos os sexos - de 22 a 45 anos / Ensino Médio e experiência de 1 ano na função – 1 vaga

Chefe de Confeitaria – ambos os sexos - de 22 a 50 anos / Ensino Médio e experiência de 2 anos na função – 2 vagas

Chefe de Cozinha – ambos os sexos - de 22 a 45 anos / Ensino Médio e experiência de 1 ano na função – 1 vaga

Cozinheiro Geral – ambos os sexos - de 20 a 50 anos / Ensino Fundamental e experiência na função – 3 vagas

Cozinheiro – ambos os sexos - de 25 a 50 anos / Ensino Fundamental, experiência na função e conhecimento em comida italiana será diferencial – 4 vagas

Cozinheiro de Restaurante – ambos os sexos - de 30 a 50 anos / Ensino Médio, cursos específicos na área e experiência de 1 ano na função – 2 vagas

Garçom (serviço de vinhos) - ambos os sexos - de 22 a 45 anos / Ensino Médio, cursos específicos na área e experiência de 1 ano na função – 1 vaga

Lavador de veículos – ambos os sexos - de 18 a 40 anos / Ensino Médio e experiência de 1 ano na função – 3 vagas

Mecânico - Masculino - de 18 a 60 anos / Ensino Fundamental e experiência de 1 ano na função -1 vaga

Mecânico de motores à Diesel - Masculino - de 25 a 55 anos / Ensino Fundamental e experiência de 1 ano na função – 5 vagas

Motoboy - Masculino - de 20 a 40 anos / Ensino Médio, CNH cat. AB e experiência na função – 1 vaga

Motorista de Caminhão – ambos os sexos - de 25 a 45 anos / Ensino Médio, CNH cat. D e experiência na função – 9 vagas

Motorista de Furgão ou Veículo Similar – Masculino - de 30 a 50 anos / Ensino Médio e experiência de 1 ano na função – 1 vaga

Motorista de ônibus urbano – ambos os sexos - de 25 a 59 anos / Ensino Fundamental, CNH Cat. D e experiência de 1 ano na função – 15 vagas

Oficial de Manutenção - Masculino - de 18 a 70 anos / Ensino Médio, curso específico na área e experiência na função – 1 vaga

Operador de Caixa - Feminino - de 35 a 50 anos / Ensino Médio e experiência na função – 10 vagas

Operador de Loja – ambos os sexos - de 18 a 65 anos / Ensino Médio e experiência na função – 5 vagas

Operador de Loja – Masculino - de 25 a 45 anos / Ensino Médio e experiência na função – 10 vagas

Operador de Retorcedeira - ambos os sexos - de 22 a 55 anos / Ensino Médio e experiência de 1 ano na função – 6 vagas

Pizzaiolo - Masculino - de 25 a 55 anos / Ensino Médio e experiência na função – 1 vaga

Torneiro Mecânico - Masculino - de 30 a 60 anos / Ensino Médio e experiência de 2 anos na função – 1 vaga

Vendedor – ambos os sexos - de 18 a 38 anos / Ensino Médio, conhecimento em Informática e experiência na função – 3 vagas

Vendedor de Comércio Varejista - Masculino - de 25 a 55 anos / Ensino Médio e experiência na função – 1 vaga

Vendedor Externo – ambos os sexos - de 29 a 55 anos / Ensino Médio e cursos específicos na área – 1 vaga

Vendedor Externo – ambos os sexos - de 18 a 38 anos / Ensino Médio, conhecimento em Informática e experiência na função – 1 vaga

Vigia - Masculino - de 22 a 55 anos / Ensino Médio e experiência de 1 ano na função – 3 vagas

Atendente de Lanchonete (Pessoa com Deficiência) – ambos os sexos - de 18 a 50 anos / Ensino Fundamental, experiência na função e possuir laudo atestando deficiência que permita a realização das atividades com segurança – 1 vaga

Auxiliar de Produção (Pessoa com Deficiência) – ambos os sexos - de 22 a 55 anos / Ensino Médio, experiência de 1 ano na função e possuir laudo atestando deficiência que permita a realização das atividades com segurança – 4 vagas