Estão abertas as inscrições para o processo de eleição do Conselho Municipal da Alimentação Escolar (CAE). O cadastro deve ser feito no site da Prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br) por meio do link: https://web2.petropolis.rj.gov.br/ccm/cae/. Os interessados devem se inscrever até o dia 30 deste mês.

No ato da inscrição, o interessado deve anexar cópias da Identidade (RG) ou Carteira Nacional de Trânsito (CNH); CPF; comprovante de residência (três meses anteriores à publicação do edital, que ocorreu em outubro); documento comprobatório para a representação que deseja concorrer e a ficha de cadastro do representante/candidato (disponível no edital). Os candidatos que não conseguirem anexar os documentos deverão entregá-los em envelope lacrado na Secretaria de Educação (Praça Visconde de Mauá, 193), até o término do período de inscrições e aos cuidados da Comissão Eleitoral.

No dia primeiro de dezembro será publicado no site da Prefeitura, o nome dos candidatos inscritos em cada representação. A eleição ocorrerá depois da realização da conferência, no dia seis de dezembro, às 13h na Casa dos Conselhos e Comissões Augusto Ângelo Zanatta, na Avenida Koeler, número 260, no Centro (prédio anexo a sede da Prefeitura).

Serão eleitos conselheiros titulares e os suplentes, para as seguintes representações dentro do CAE: um representante indicado pelo Poder Executivo; dois representantes de entidades de trabalhadores da educação e de discentes; dois representantes de pais de alunos; dois representantes indicados por entidades civis organizadas e um membro de comunidade quilombola. Os membros têm mandato de quatro anos, podendo ser reeleitos.

As inscrições para os integrantes do Conselho Municipal de Controle Social (CMACS) do Fundeb já estão abertas. O link está disponível no site da Prefeitura (https://web2.petropolis.rj.gov.br/ccm/fundeb/). O cadastro deve ser feito até o dia 30 deste mês.

Os interessados em participar do processo eletivo deverão anexar cópias da Identidade (RG) ou Carteira Nacional de Trânsito (CNH); do CPF; do comprovante de residência emitido nos três meses anteriores à publicação do presente edital, que foi publicado em outubro; do documento comprobatório para a representação que deseja concorrer. Os candidatos que não conseguirem anexar os documentos deverão entregá-los em envelope lacrado na Secretaria de Educação (Praça Visconde de Mauá, 193), aos cuidados da Comissão Eleitoral.

Serão eleitos os conselheiros titulares e os suplentes, para as seguintes representações: um representante dos diretores das escolas públicas; dois representantes dos pais ou responsáveis de alunos; um representante dos estudantes; dois representantes de organizações da sociedade civil; um representante das escolas do campo; um representante das escolas quilombolas.

A eleição acontece no dia oito de dezembro, às 14h na Casa dos Conselhos e Comissões Augusto Ângelo Zanatta, na Avenida Koeler, número 260 (prédio anexo a sede da Prefeitura). A votação será em cédula eleitoral, onde constará a relação de todos os candidatos inscritos e homologados.

O prefeito Rubens Bomtempo autorizou, nesta semana, a abertura de licitação para a reforma da ruína do Parque Natural Municipal de Petrópolis (Ipiranga). Estão previstos cerca de R$ 1,5 milhão de recursos próprios para a recuperação total do espaço.

O novo espaço vai ser um centro administrativo do parque, com secretaria, sala para guias de trilhas, banheiros, lanchonete, loja, sala de reuniões, gestão ambiental, amigos do parque e sala multimídia.

“Será um novo salto de qualidade que daremos para o parque. Uma obra com duração prevista de 5 meses e que enfim vai recuperar aquela ruína, uma demanda antiga da cidade. Conseguimos neste ano reestruturar as finanças do município, o que possibilitou que autorizássemos nesta semana esta licitação”, disse o prefeito Rubens Bomtempo

As obras promoverão a recuperação total da ruína, com revestimentos, esquadrias, instalações e cobertura novos. O objetivo, além de valorizar o parque, é permitir que o local seja cada vez mais um espaço de convivência de moradores da cidade e turistas.

O parque

O Parque Natural Municipal de Petrópolis (Ipiranga) conta com 16,7 hectares com estágio avançado de Mata Atlântica. São duas trilhas para caminhada de dificuldades baixa e moderada, com extensões de 800m e 830m, respectivamente, no trajeto de ida e volta. Além disso, oferece um amplo espaço de contemplação da natureza, com mesas e bancos disponíveis para refeições e outras atividades.

O Parque Natural funciona diariamente, das 7h às 17h.

Petrópolis é o primeiro município da região serrana a implantar o atendimento de urgência com motos

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Petrópolis vai poder contar a partir de agora, com o apoio de duas motos, conhecidas como motolâncias, adquiriras pela Prefeitura. Esse atendimento irá diminuir o tempo resposta nos atendimentos, principalmente os mais graves. A entrega foi realizada na manhã dessa quinta-feira (02), pelo prefeito Rubens Bomtempo e pelo secretário de Saúde, Marcus Curvelo, na sede do SAMU, na Avenida Barão do Rio Branco. Petrópolis é o primeiro município da Região Serrana a implantar esse tipo de atendimento.

Os atendimentos realizados pelas motolâncias vão ocorrer sempre em dupla. As motos serão pilotadas por técnicos de enfermagem ou enfermeiros, após acionamento dos médicos da Central de Regulação 192.

As motocicletas são equipadas com materiais necessários para fazer o atendimento pré-hospitalar (APH), tanto clínico quanto de trauma. Entre os equipamentos estão cilindro de oxigênio, desfibrilador, oxímetro, talas de imobilização e medicamentos.

“Estamos trabalhando para agregar mais valor ainda ao SAMU. Essa equipe tão dedicada e empenhada em salvar vidas. Esses veículos vão garantir ainda mais agilidade ao socorro de vítimas em situações que exigem rápido atendimento, principalmente em vias congestionadas e lugares de difícil acesso. Com isso, o tempo de deslocamento e atendimento será reduzido, diminuindo o índice de mortes, sequelas, complicações e tempo de internações”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

Apresentação das instituições, volta olímpica e acendimento da pira marcaram a abertura dos 58º Jogos Estudantis Unificados de Petrópolis (Jeups), realizada pela Prefeitura, na manhã desta quinta-feira (3), na quadra do Serrano Futebol Clube. Com a adesão de 27 escolas públicas e privadas, as competições foram iniciadas com a modalidade futsal masculino e feminino, na categoria 18 anos.

“Os Jeups já são tradicionais e totalmente voltados para os esportes estudantis do município. Incentivar cada vez mais os nossos jovens é o nosso objetivo, pois, além de contribuir para a saúde e uma melhor qualidade de vida, a realização dessas atividades também contribuem na formação de cidadãos e de seres humanos melhores”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

O secretário de Esportes, Rafael Simão, comandou o evento e além de destacar a importância da realização dos Jeups. “O esporte é importante para todos, principalmente porque colabora com o desenvolvimento dos nossos jovens e, no caso dos Jeups, ainda contribui para a aproximação tanto das instituições de ensino, sejam elas públicas ou privadas, quanto dos próprios alunos. Ou seja, promove a inclusão social”, disse, acrescentando que, para o próximo ano, a intenção do prefeito Rubens Bomtempo, é fazer um evento ainda maior e incluir novas modalidades nas competições.

“É gratificante estar aqui hoje e ver as escolas interagindo nas atividades esportivas. Com essa parceria entre educação e esporte, são os nossos alunos que saem ganhando. A participação e alegria de todos valem muito mais do que vencer a competição”, disse a secretária de Educação, Adriana de Paula.

Além dos secretários de Esportes e de Educação, o secretário de Administração, Ramon Mello; e a presidente do Instituto Municipal de Cultura, Diana Iliescu, além do presidente do Serrano Futebol Clube, Alexandre Beck, o China, acompanharam a abertura dos jogos.

Nesta sexta-feira (4), acontece mais uma rodada de futsal masculino, na categoria 18 anos. Os jogos serão realizados no Centro de Iniciação aos Esportes (CIE), no Caxambu. Serão 16 jogos, com a participação de 32 escolas. A primeira partida está marcada para às 9h.

 A 34ª edição da feira de negócios turísticos vai de hoje, 3, a 6 de novembro.

Começa hoje a edição 2022 da Festuris, uma das mais tradicionais feiras do turismo brasileiro e da América do Sul. A feira oferece a oportunidade para promoção de produtos e iniciativas do turismo nacional e internacional, divulgação de destinos, lançamento de tendências do mercado, posicionamento de marcas em diferentes segmentos, geração intensa de negócios entre os participantes e muito mais. Em 2021 foram mais de oito mil participantes e 10 mil reuniões de negócios agendadas, além de 450 jornalistas e influenciadores e mais de 20 países participantes.

A cidade de Petrópolis será representada pela Secretaria de Turismo – TurisPetro, por meio da secretária Silvia Guedon, da diretora de Turismo e Eventos Evany Noel e da Assessora de Promoção Turística Dalva Ribeiro.
“Vai ser mais uma grande oportunidade de apresentar Petrópolis para operadores de turismo de todo o Brasil e também de outros países” destacou o prefeito Rubens Bomtempo. No mês de setembro, a cidade esteve presente também na ABAV Expo 2022, realizada em Olinda, Pernambuco.

Como foi na ABAV, Petrópolis terá um espaço no stand da Secretaria de Estado de Turismo (Setur/RJ), junto com outros municípios do estado do Rio, como Niterói, Miguel Pereira, Campos dos Goytacazes, Itatiaia, Angra dos Reis e o Rio Convention Bureau. “Vamos representar a região serrana do Rio de Janeiro no evento, levando toda a beleza e pluralidade da nossa cidade como destino turístico”, reforçou a secretária de Turismo, Silvia Guedon.

Petrópolis é um destino turístico categoria A do Mapa do Turismo Brasileiro, elaborado pelo Ministério do Turismo, que apresenta atrações e circuitos do interesse de públicos diferenciados. “É sempre um grande prazer apresentar a nossa cidade. Temos muito orgulho de Petrópolis, sua história, belezas naturais e arquitetônicas, gastronomia e toda a nossa cultura”, frisou a Assessora de Promoção Turística, Dalva Ribeiro.

A feira é dividida por temáticas, com objetivo de melhor atender aos profissionais e visitantes, que vão em busca de novidades nas áreas de Tecnologia para o Turismo, Turismo de Saúde, Cultural, Rural, Ecoturismo, Turismo Religioso e Esotérico, Turismo LGBT+, entre outros. “Vamos levar para a Festuris, ainda o Calendário de Eventos 2023, falar do nosso Natal Imperial, que começa no próximo dia 30, divulgar nossos produtos e Circuitos Turísticos e trocar experiências” ressaltou a Diretora de Turismo e Eventos, Evany Noel.

A 34ª Festuris vai de hoje até 6 de novembro, no Serra Park, em Gramado, no Rio Grande do Sul. A cerimônia de abertura vai ser no Palácio dos Festivais, no Centro de Gramado/RS, às 19h30.

Boletim meteorológico da Defesa Civil mantém previsão de tempo com instabilidade para esta quinta-feira (3) e continuidade da chuva de forma fraca a moderada, porém abaixo do volume dos últimos dias. Com isso, a tendência é de diminuição dos acumulados nas últimas 24h.