A Praça da Liberdade recebe na noite desta quinta-feira (1), o show gratuito do cantor Ivan Lins, a partir das 20h. Já a partir das 18h30, tem a Fanfarra de Natal com o Grupo Andança. A programação no Palácio de Cristal também começa hoje, a partir das 20h, com a apresentação do Coral dos Anjos. Toda a programação é gratuita.

Na sexta-feira (2), a programação tem início às 12h com os jogos da Copa de Mundo de Futebol no telão montado pela Claro na Praça da Liberdade – Coréia do Sul X Portugal. A partir das 16h, tem a transmissão de Camarões X Brasil. Também às 16h tem apresentação da Dupla do Rio na Praça.

Após a transmissão do jogo do Brasil, quem sobe ao palco é a Império de Petrópolis. Às 20h30 tem Samba de Terreira com Mayara Ferreira. O Natal Imperial é realizado pela Prefeitura, com patrocínio da Claro, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (LIC) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, e com a curadoria da Dellarte (empresa licitada pela Prefeitura, por meio do Instituto Municipal de Cultura - IMC).

A programação completa do Natal Imperial está disponível no site da Prefeitura (https://web2.petropolis.rj.gov.br/natal-imperial/).


A chegada de novos lotes da vacina contra a covid-19 está permitindo que a Prefeitura amplie o número de postos de vacinação. Assim como já acontece com a influenza, a partir da tarde desta quarta-feira (30) as doses contra o coronavírus, estarão sendo ofertados nos postos volantes montados nos terminais rodoviários do município.

No terminal do Centro, o posto volante está montado em um espaço da Casa do Trabalhador e funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 12h30 às 16h30. Os postos itinerantes, implantados nos terminais do Itamarati, Corrêas e Itaipava, funcionam neste mesmo horário, porém em dias alternados.

“Estamos acompanhando um aumento no número de casos positivos de covid-19 registrados nas últimas semanas e está claro que as pessoas que estão agravando com a doença, são aquelas que não iniciaram ou estão com o ciclo vacinal incompleto, assim como as crianças. É fundamental que todos sejam vacinados e, por isso, pedimos que pais e responsáveis levem seus filhos aos postos”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

O secretário de Saúde, Marcus Curvelo, destaca que a Divisão de Imunização da Secretaria de Saúde está com os estoques de vacinas contra a covid-19 normalizado. “Temos imunizantes para o atendimento de todos os públicos, inclusive, a Pfizer baby, destinada a bebês de seis meses até menores de três anos, assim como a Coronavac, para crianças de 3 e 4 anos. É extremamente importante que as pessoas se vacinem”, frisa Curvelo.


Confira o calendário dos Postos Volantes:

Segunda-feira a sexta-feira – Terminal Centro
Segunda-feira – Terminal Itamarati
Terça-feira – Corrêas
Quarta-feira – Itaipava
Quinta-feira – Corrêas
Sexta-feira – Itamarati/Itaipava

A reunião, que faz parte da sétima etapa de desenvolvimento do plano, foi realizada nesta terça-feira no auditório da Cervejaria Bohemia

Técnicos da Fapur, Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica da UFFRJ, apresentaram nesta terça-feira, a pesquisa feita ao longo dos últimos 11 meses e que vai nortear o trabalho de elaboração participativa de diretrizes e bases para o Plano Diretor do Turismo de Petrópolis.

Estiveram presentes a secretária de Turismo de Petrópolis, Silvia Guedon, a diretora de Turismo e Eventos, Evany Noel, além de outros representantes da Secretaria de Turismo de Petrópolis; membros do Comtur, o Conselho Municipal de Turismo; do trade turístico; da imprensa e diversas instituições ligadas ao setor na cidade.

A apresentação do trabalho desenvolvido pela Fapur, fase 7 de 10, foi dividido em duas partes. Pela manhã, os presentes tiveram acesso às informações referentes ao inventário da oferta turística, o diagnóstico quantitativo e qualitativo da demanda turística potencial, o perfil do turista que visita à cidade, a estimativa da importância do setor para a economia, em geração de empregos, além do diagnóstico situacional.

“O estudo vai nortear o planejamento, a gestão e captação de investimento para o turismo ao longo dos próximos anos. Um estudo complexo e importantíssimo para esta que é uma das nossas principais vocações”, destacou o prefeito Rubens Bomtempo.

Na parte da tarde, os presentes foram divididos em 6 diferentes grupos, formados por pessoas de diferentes setores ligados ao turismo. Com base nas informações apresentadas eles responderam ao questionário “Perfil da Demanda Desajada”. Em um segundo momento, puderam apontar os pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças.

“Foi uma ação super positiva, assim como toda reunião. As políticas públicas de turismo têm que ser construídas ouvindo quem de fato trabalha na área. Esse diálogo é fundamental para que possamos ter um turismo planejado, organizado e profissional em Petrópolis”, frisou Raquel Neves, presidente da Associação de Guias de Petrópolis.

Os grupos apresentaram brevemente as suas conclusões, em cima da análise de cada ponto. Uma fase contributiva que servirá de base para a próxima reunião, no dia 07 de dezembro, quando será elaborado e apresentado um plano de desenvolvimento da atividade turística com objetivos, estratégias, programas e projetos.

“Pudemos levantar problemas, ameaças e oportunidades que são conhecidas e merecem atenção especial. Estamos concluindo o Plano Diretor, que é algo da maior importância para que possamos entregar um turismo altamente qualificado”, salientou Gastão Reis, representante da Firjan.

Durante a elaboração do trabalho, por parte dos técnicos da Fapur/URFFJ, foram feitas duas pesquisas de campo, perfil da demanda turística, inventariação da oferta hoteleira, além de trabalhos de gabinete. A tecnologia também foi utilizada a favor. “Utilizamos o georreferenciamento para localizar as informações dentro do município. Digo que o Plano Diretor do Turismo de Petrópolis vai ser o mais moderno e em sintonia com o que a gente vislumbra hoje”, afirmou o coordenador do estudo, Joilson Cabral, que destacou ainda que Petrópolis vai lançar o Plano Diretor logo após o Plano Estratégico do Estado, com informações muito importantes e norteadoras, tanto para o desenvolvimento de políticas públicas, quanto para o trade turístico.

A próxima reunião está marcada para o dia 07 e dezembro, também do Auditório da Cervejaria Bohemia, das 9h às 18h, com 1h30 de almoço, entre 12h30 e 14h. A previsão é que o Plano Diretor do Turismo de Petrópolis seja entregue em meados de dezembro. Após será apresentado ao Comtur e enviado à Camara Municipal.

“A metodologia de pesquisa da Fapur foi apresentada ao longo destes 11 meses para os membros do Comtur, para que todos tivessem a oportunidade de tirar dúvidas. Pudemos trocar ideias a partir do que nos foi apresentado para que, de forma democrática, possamos construir um Plano Diretor de Turismo que atenda a todos”, frisou a secretária de Turismo, Silvia Guedon.

Cadastro é para quem deseja ingressar na rede e será feito pelo site da Prefeitura

Começa nesta quinta-feira (1), o prazo para a pré-matrícula para alunos que desejam ingressar na rede municipal de ensino. A inscrição pode ser feita no site de Matrícula da Prefeitura até o dia 15 de dezembro. O cadastro é para a pré-escola (3º ao 5° períodos da Educação Infantil) ao nono ano do Ensino Fundamental e também para a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O resultado da pré-matrícula da rede municipal será divulgado no site da Prefeitura no dia 23 de janeiro de 2023. A efetivação da matrícula deverá ser feita na própria unidade escolar, nos dias 1, 2 e 3 de fevereiro do ano que vem.

Para a efetivação da matrícula é preciso levar os seguintes documentos originais e cópias: Certidão de Nascimento, documento de identidade e do CPF do aluno; declaração escolar constando a situação do aluno para o ano subsequente ou Histórico Escolar original; Carteira de Identidade e CPF do responsável; comprovante de residência atualizado; duas fotos em formato 3x4; carteira de vacinação atualizada; comprovante do tipo sanguíneo e fator RH (Lei Municipal n.º 7216, de 27 de agosto de 2014); cartão do Auxílio Brasil (caso seja beneficiário); Cartão do SUS e parecer clínico específico para alunos da Educação Especial.

Pré-matrícula para a EJA também poderá ser feita nas unidades escolares

Além do site da Prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br), a pré-matrícula para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) também pode ser feita nas unidades escolares (de escolha do aluno ou aluna). O prazo para o cadastro começa nesta quinta-feira (1) e vai até 15 de dezembro.

Na rede municipal de ensino, 12 unidades contam com a EJA. São elas: E.M. Bataillard, E.M. Governador Marcello Alencar, E.M. Rosemira de Oliveira Cavalcanti, E.M. Prefeito Jamil Sabrá, Liceu Municipal Carlos Chagas Filho, E.M. Monsenhor João de Deus Rodrigues, E.M. Johann Noel, E.M. Professora Maria Campos da Silva, E.Mza. Hercília Henriques Moret, E.Mzda. Moyses Furtado Bravo, E.P. São Pedro de Alcântara e Casa da Educação Visconde de Mauá. O cadastro deve ser feito no horário de funcionamento de cada escola.