A Prefeitura de Petrópolis está oferecendo, em seu Balcão de Empregos na internet, 76 oportunidades de trabalho em empresas do município. Para participar dos processos de seleção, os candidatos devem fazer o cadastramento de seus currículos no site do Balcão de Empregos entre segunda-feira (12) e sexta-feira (16).

O Balcão de Empregos é um serviço da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, por meio do Departamento de Trabalho e Renda (Detra). Todos os candidatos concorrem nos processos seletivos, desde que atendam aos requisitos exigidos pelos empregadores. As empresas têm responsabilidade integral pelo recrutamento e pelas contratações.

Veja as oportunidades desta semana:

Atendente de Agência – ambos os sexos - de 18 a 40 anos / Ensino Médio e experiência na função – 2 vagas

Apontador de Mão de Obra - masculino - de 20 a 40 anos / Ensino Fundamental e experiência de 2 anos na função – 1 vaga

Auxiliar Administrativo – ambos os sexos - de 20 a 35 anos / Ensino Médio e experiência de 2 anos na função – 1 vaga

Auxiliar Administrativo – ambos os sexos - de 21 a 45 anos / Ensino Médio e experiência na função -1 vaga

Auxiliar de Limpeza - masculino - de 30 a 45 anos / Ensino Fundamental e experiência de 1 ano na função – 1 vaga

Auxiliar de Manutenção - masculino - de 20 a 55 anos / Ensino Fundamental e experiência de 1 ano na função – 5 vagas

Auxiliar de Produção - masculino - de 28 a 55 anos / Ensino Fundamental, cursos específicos na área e experiência de 1 ano na função – 5 vagas

Auxiliar de Serviços Gerais – ambos os sexos - de 22 a 55 anos / Ensino Fundamental e experiência na função – 3 vagas

Auxiliar de Serviços Gerais (Pessoa com Deficiência) – ambos os sexos - de 18 a 65 anos / Ensino Fundamental e experiência de 1 ano na Função – 1 vaga

Bombeiro Hidráulico - masculino - de 25 a 40 anos / Ensino Fundamental e experiência de 2 anos na função – 1 vaga
Carpinteiro – masculino - de 30 a 50 anos / Ensino Fundamental e experiência de 2 anos na função – 1 vaga

Chefe de Cozinha – ambos os sexos - de 22 a 45 anos / Ensino Médio e experiência de 1 ano na função – 2 vagas

Eletricista – ambos os sexos - de 30 a 45 anos / Ensino Fundamental e experiência de 2 anos na função – 1 vaga

Estagiário de Engenharia – ambos os sexos - de 20 a 28 anos / Ensino Superior e experiência de 1 ano na função – 1 vaga

Fiscal de Caixa – ambos os sexos - de 25 a 50 anos / Ensino Médio e experiência de 2 anos na função - 1 vaga

Garçom – ambos os sexos - de 22 a 45 anos / Ensino Médio e experiência de 1 ano na função – 3 vagas

Lancheiro – ambos os sexos - de 20 a 45 anos / Ensino Médio e experiência de 1 ano na função – 1 vaga

Mecânico – masculino - de 18 a 50 anos / Ensino Médio e experiência de 2 anos na função – 1 vaga

Montador de Móveis - masculino - de 20 a 55 anos / Ensino Médio e experiência na função – 1 vaga

Motorista de Caminhão – ambos os sexos - de 25 a 45 anos / Ensino Fundamental, CNH cat. C e experiência na função – 10 vagas

Motorista de Ônibus Rodoviário - masculino - de 27 a 65 anos / CNH cat. D e experiência de 2 anos na função – 5 vagas

Motorista de Ônibus Urbano - masculino - de 27 a 65 anos / CNH cat. D e experiência de 2 anos na função – 5 vagas

1/2 Oficial de Armador - ambos os sexos - de 20 a 45 anos / Ensino Fundamental e experiência de 2 anos na função – 1 vaga

1/2 Oficial de Carpinteiro – ambos os sexos - de 20 a 50 anos / Ensino Fundamental e experiência de 2 anos na função – 1 vaga

Operador de Caixa - feminino - de 20 a 45 anos / Ensino Médio e experiência de 2 anos na função – 2 vagas

Porteiro - masculino - de 20 a 50 anos / Ensino Médio e experiência de 1 ano na função – 2 vagas

Preparador de Tintas - masculino - de 30 a 55 anos / Ensino Fundamental e experiência de 1 ano na função – 8 vagas

Recepcionista - feminino - de 22 a 45 anos / Ensino Médio e experiência de 1 ano na função – 2 vagas

Técnico em Segurança do Trabalho - masculino - de 25 a 60 anos / Ensino Superior e experiência de 2 anos na função – 1 vaga

Técnico Instalador – ambos os sexos - de 18 a 44 anos / Ensino Médio, CNH Cat. B e experiência na função - 4 vagas

Vendedor – ambos os sexos - de 21 a 65 anos / Ensino Médio e experiência na função – 2 vagas

A Prefeitura e o Conselho Municipal de Controle Social (CMACS) do Fundeb elegeram os novos membros para o mandato de quatro anos. A eleição aconteceu na Casa da Educação Visconde de Mauá nesta quinta-feira (8).

Foram eleitos os conselheiros titulares e os suplentes, para as seguintes representações: diretores das escolas públicas; estudantes da educação básica pública; pais de alunos da educação básica pública; organizações da sociedade civil; escolas do campo e escolas quilombolas.

A posse dos novos integrantes do CMACS do Fundeb será em fevereiro, quando acontece a próxima reunião do conselho.

 

Mais que misturar ingredientes e criar sabores, a gastronomia é capaz de transformar vidas. Foi acreditando nisto que, a Prefeitura de Petrópolis firmou em agosto uma parceria com a Coca-Cola e a organização Gastromotiva, para promover uma iniciativa de habilitação profissional em gastronomia. Nesta quinta-feira (08), 30 alunos receberam o diploma de Formação em Cozinha, durante cerimônia realizada no Hotel Grão-Pará, no Centro.

A iniciativa tem como objetivo utilizar a gastronomia como ferramenta de inclusão de jovens com 18 anos ou mais, com renda familiar de até três salários mínimos no mercado de trabalho.

O curso teve duração de três meses, com aulas práticas e teóricas de cozinha, entre lições de cidadania, higiene, segurança alimentar e postura profissional.

O prefeito Rubens Bomtempo destacou a contribuição do curso para o desenvolvimento profissional dos participantes. “É muito gratificante ver a emoção dos alunos no momento dessa diplomação. A gastronomia abre muitas chances de geração de renda, sobretudo porque o curso está sintonizado com o atendimento do turismo, uma vocação de Petrópolis. Vamos continuar incentivando iniciativas com esta, capacitando novos profissionais e qualificando cada vez mais o nosso mercado de trabalho”, afirma.

Para o fundador e diretor-executivo da Gastromotiva, David Hertz, o curso ensina mais do que técnicas de Cozinha. “Preocupamo-nos em agregar valores como o compromisso sustentável, cidadania, integridade, transparência e a importância do trabalho em equipe. Os alunos de hoje serão os professores e os cidadãos conscientes de amanhã”, explica.

Um dos momentos mais marcantes da cerimônia foi o depoimento de duas alunas, que muito emocionadas agradeceram a todos os envolvidos, e relataram a paixão pela cozinha.

“Gratidão por essa linda oportunidade em nossas vidas. Esse foi um grande passo para a realização dos nossos sonhos. Será uma abertura de portas em nossas vidas, porém, sem dúvida, foi uma abertura de consciência incrível. Um grande despertar para todos nós que participamos desse processo. Eu sempre amei cozinhar, e nos dias mais tristes, eu ia para a cozinha e ali eu encontrava um sentido para continuar sorrindo. Obrigada a todos que proporcionaram essa conquista”, contou Renata Quaresma.

A aluna Viviane Pinho, destacou a esperança que o curso trouxe para sua vida. “Hoje concluímos um ciclo de aprendizado e conhecimento, que não foi fácil. Assim como eu, muitos travaram muitas batalhas para conseguir chegar até aqui. Quero agradecer a todos que nos proporcionaram a oportunidade de estar aqui hoje. Essa conclusão não é só minha, é de todos que me ajudaram. Nossa caminhada apenas começou”, relatou.

Representantes da Prefeitura, do Conselho Municipal de Turismo, do trade turístico e demais instituições ligadas ao setor, se reuniram na quarta-feira, 07, para mais uma fase de elaboração participativa do Plano Diretor de Turismo de Petrópolis 2023-2030, a oitava de dez.

Nesta etapa, técnicos da Fapur, a Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica da UFRRJ, apresentaram os dados consolidados do resultado do trabalho de grupo, realizado na reunião do dia 29. Com as informações em mãos, os presentes fazer análises e elaborar o Plano de Desenvolvimento Turístico, que será consolidado pela equipe da Fapur.

O encontro, no auditório escola da Cervejaria Bohemia, contou ainda com a participação do prefeito Rubens Bomtempo, dos vereadores Marcelo Chitão e Gil Magno, representante do poder legislativo no Comtur, além do secretário de Desenvolvimento Econômico Marcelo Soares e do subsecretário de Fazenda Alexsander Luis da Silva.

“Essa é uma demanda muito importante para a cidade, que está sendo construída de forma democrática, com a participação de todos. Desta forma, com união, diálogo e ouvindo os anseios de todos os envolvidos no turismo, vejo que estamos no caminho certo para efetivarmos a renovação do nosso Plano Diretor de Turismo”, destacou o prefeito Rubens Bomtempo.

Para que o Plano se torne realidade, é necessária ainda a apresentação, análise e aprovação junto ao Conselho Municipal de Turismo e a aprovação por parte da Câmara de Vereadores. Durante o encontro, o vereador Gil Magno, garantiu celeridade. “Assim que o Plano chegar às nossas mãos, ele será levado ao plenário em regime de emergência. Este trabalho é primordial, faz parte da locomotiva da nossa economia, que é alavancada pelo turismo”, garantiu o vereador.

Ainda como parte do cronograma da Fapur, será realizado um minicurso para transferência da metodologia. Desta forma, é possível fazer todo o acompanhamento, avaliação e atualização do Plano Diretor do Turismo, ao longo dos próximos 7 anos.

“Estamos dando mais um passo na consolidação desta ferramenta tão essencial para o desenvolvimento turístico da nossa cidade, para captar investimentos para o setor e profissionalizar, cada vez mais, o turismo de Petrópolis”, finalizou a secretária de Turismo, Silvia Guedon.

 

A solenidade de entrega das premiações dos 58º Jogos Estudantis Unificados de Petrópolis (Jeups), realizado pela Prefeitura, aconteceu nesta quinta-feira (08), no Teatro Mecanizado do Palácio Quitandinha. Cerca de 800 alunos das 27 escolas públicas e particulares que participaram das competições acompanharam o evento. Além da entrega de troféus para os primeiros três colocados de cada uma das modalidades e categorias disputadas, também foram premiados os atletas e profissionais de educação física destaque e entregues os Troféus Superação e Fair Play (jogo limpo).

Os jogos coletivos e individuais em sete modalidades, como futsal, handebol, vôlei, basquete, xadrez, levantamento de peso olímpico (LPO) e tênis de mesa, aconteceram durante todo o mês de novembro. As competições foram organizadas pela Secretaria de Esportes e Lazer e realizados nas quadras do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) Caxambu, Serrano Futebol Clube, Escola São Tomás de Aquino e Casa da Educação Visconde de Mauá.

“Os jovens precisam estar inseridos e serem incentivados a pratica esportiva e atividades físicas. Os Jeups já são tradicionais na cidade e muito aguardados por estudantes e atletas que, mais uma vez demonstraram força, determinação e tiveram um excelente desempenho tanto esportivo quanto social. Chegamos ao momento das premiações extremamente felizes e já ansiosos para o próximo ano”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

Este ano, as novidades das premiações foram os troféus Superação, entregue a Escola Municipal Professora Maria Campos da Silva e Fair Play, ao Colégio Bom Jesus São José. “O Troféu Superação é destinado a escola que demonstra melhor resultado, espírito de participação e motivação durante os jogos. Já a escola que na proporcionalidade de jogos obteve o menor número de cartões, advertências e melhor conduta esportiva, recebe o Troféu Fair Play”, explica o secretário de Esportes, Rafael Simão.


"Essa participação dos alunos e de profissionais de educação é de grande importância, assim como o incentivo das famílias de todos os estudantes para o desenvolvimento da nossa sociedade, da nossa juventude. É gratificante chegar a esse momento e perceber que todo o trabalho realizado, principalmente pela Secretaria de Esportes, valeu a pena", disse a secretária de Educação, Adriana de Paula.

"Os Jeups tem um importante papel na formação dos alunos, não só na área da saúde, mas na parte social também. Durante os jogos, tivemos importantes relatos dos pais, inclusive sobre a mudança de hábitos alimentares e o sono dos filhos. Para o ano que vem, já estamos preparando um evento ainda mais grandioso e com novidades”, adianta o gerente da Secretaria de Esportes, André Fernandes.

Premiações

Atletas Destaque do Jeups:

Thiago Ananias (Colégio Apogeu São Tomás de Aquino)
Valentina Lemos (Colégio Bom Jesus São José)
Maria Eduarda Rocha Caruso (Colégio Bom Jesus Canarinhos)

Professores de Educação Física Destaque

Marcelo Olimpio - Colégio Apogeu São Tomás de Aquino

Marcelo Porrete - CEFET

Leandro Laranja - Colégio Estadual Princesa Isabel


Premiação Geral:

Terceiro Colocado - Colégio Bom Jesus São José.
Segundo Colocado - Colégio Apogeu São Tomás de Aquino
Primeiro Colocado - Escola Colégio Bom Jesus Canarinhos

Troféu Superação – Escola Municipal Professora Maria Campos Da Silva

Troféu Fair Play (Jogo Limpo) – Colégio Bom Jesus São José

 

A Prefeitura chegou à marca de 100 obras de resposta às chuvas de fevereiro e março. Desse total, são 43 já concluídas, 10 em andamento, 19 já contratadas e 28 já autorizadas.

As 43 já concluídas tiveram como foco o restabelecimento da cidade, devolvendo a mobilidade nos principais corredores e vias de Petrópolis.

“Naqueles dias após os desastres, o funcionamento da cidade ficou comprometido. Corredores e vias importantes estavam com o trânsito impedido, o que prejudicava inclusive as ações de resposta do poder público. Era difícil se deslocar pela cidade. Hoje a Prefeitura já conseguiu devolver a mobilidade à cidade”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

Vencida essa etapa, o foco da Prefeitura agora está nos principais pontos dos desastres do início do ano: Morro da Oficina e Vila Felipe. Para lá, as intervenções serão de grande porte.

“Com a liberação dos recursos da linha de crédito obtida junto à Caixa Econômica Federal, nós poderemos fazer obras de grande porte e complexas nas regiões mais atingidas pelas chuvas. No Morro da Oficina, as obras preveem barreiras, taludes e drenagens. E toda a fase de projetos está sendo feita com participação popular. Temos nos reunido com as comunidades constantemente para discutir os projetos”, disse Bomtempo.

Obras concluídas

Das 43 obras já concluídas, foram:

• 23 contenções em margem de rio: Avenida Barão do Rio Branco, com 6 obras; Avenida General Marciano Magalhães (Morin), com 4 obras; Rua Bingen (Bingen), com 3 obras; Avenida Piabanha; Avenida Roberto Silveira (Centro); Capitão Paladini (São Sebastião); Ponte de Corrêas; Ponte do Carvoeiro (Moinho Preto); Rua Afrânio Melo Franco (Quitandinha); Rua Coronel Veiga; Rua General Rondom (Quitandinha); Rua Pedro Vogel Sobrinho (Castrioto); e Rua Saldanha Marinho (entre Duas Pontes e Praça Pasteur).

• 9 contenções para recomposição de rua: Rua Alagoas (Quitandinha); Rua Barão de Águas Claras (Caxambu); Rua Belinha Cavalcanti (Caxambu); Rua do Encanto (Centro); Rua Frei Ciríaco (Valparaíso); Rua Juvenal Amaral (Vila Felipe); Rua Salvador da Costa Alves (Fazenda Inglesa); Rua Stephan Zweig (Moinho Preto) e Travessa Frederico Karl (Vila Felipe).

• 6 obras de recuperação de rede de drenagem e de pavimento: Estrada do Paraíso (Castelânea); Rua Eduardo de Moraes (Vila Felipe); Rua Jacinto Rabelo (Vila Felipe); Rua Juvenal Amaral (Vila Felipe); Travessa Goitacazes (Vila Felipe); e um sexto contrato para obras em diversos pontos da cidade.

• Além disso: obras de tapa-buracos; recuperação do telhado do Hospital Municipal Dr. Nelson de Sá Earp; restabelecimentos de guarda-corpos pela cidade; desmonte de rochas; e construção de ponte de pedestres na Rua Augusto Silva (Estrada da Saudade).


Espaço será devolvido à Mitra após obras de contenção no NIS ou locação de outro imóvel

O prefeito Rubens Bomtempo e o bispo diocesano, Dom Gregório Paixão, se reuniram na manhã desta quarta-feira (7), no Palácio Sérgio Fadel. A reunião, pedida pelo bispo diocesano, foi para tratar sobre vários assuntos pertinentes à cidade. Entre as questões abordadas, está o prédio da Unidade de Atendimento Temporário (Unat).

O prédio é de propriedade da Mitra Diocesana e, por conta das catástrofes climáticas de fevereiro e março, passou a abrigar moradores em situação de rua que eram atendidos pelo Núcleo de Integração Social (NIS), no Alto da Serra, que foi atingido por deslizamentos de terra.

Durante a reunião, Bomtempo anunciou várias medidas, como a criação de um plano de contingência para garantir uma convivência harmônica entre os moradores do entorno e as pessoas assistidas até que o prédio seja entregue. “O direito de todos será garantido. Vou convocar uma reunião com o secretário de Assistência Social, a Guarda Civil Municipal e outros atores importantes”, disse o prefeito.

Bomtempo também falou sobre o esforço da Prefeitura para reativar o NIS - as obras de contenção e a consequente liberação pela Defesa Civil têm prazo estimado de 90 a 120 dias.

"Vamos debater a construção de um plano para a devolução do prédio, em curto espaço de tempo, levando em conta os direitos humanos das pessoas que lá estão assistidas, com todo o cuidado", disse o prefeito Rubens Bomtempo, destacando que a Prefeitura se compromete a realizar a manutenção e obras de recuperação necessárias para o prédio, caso seja preciso.

O encontro também contou com a presença da secretária-chefe de Gabinete, Luciane Bomtempo.


Motoristas são informados sobre pontos seguros em caso de possibilidade de inundação

A Prefeitura iniciou, nesta quinta-feira (8), a instalação das placas de sinalização das ilhas de segurança no corredor da Rua Coronel Veiga. Com isso, os motoristas serão orientados sobre quais são as áreas seguras em caso de inundações, e sobre a necessidade de permanecer nestes locais até a água baixar.

O prefeito Rubens Bomtempo destacou que o Plano de Contingência prevê uma série de medidas para ampliar a prevenção aos desastres. “A instalação de ilhas de segurança, cancelas eletrônicas e sirenes têm o objetivo de criar uma nova camada de proteção. Isso se soma à maior dragagem da história da cidade, que é realizada em sete pontos simultâneos hoje; à limpeza e instalação de retentores nos bueiros; e a comunicação direta entre a Defesa Civil e as comunidades, com o fortalecimento dos Nudecs”, disse.

O secretário de Proteção e Defesa Civil, Gil Kempers, lembrou que as equipes técnicas estiveram em campo para fazer as últimas adequações do projeto, que inclui outras medidas. “Além da sinalização vertical, o asfalto está sendo revisado nos locais mapeados para a sinalização horizontal, que está prevista para os próximos dias”, disse.

O protocolo de inundações

A medida é parte do Protocolo de Inundações, criado pela Defesa Civil e contido no Plano de Contingência para o verão 2022/2023. O documento também prevê sinalização horizontal sobre as ilhas e instalação de cancelas eletrônicas em três pontos: Ponte Fones, Duas Pontes e o entroncamento entre as ruas Washington Luiz e Rocha Cardoso, na altura da UPA. As cancelas - que serão instaladas nos próximos dias - e um sistema de sirenes - já instalado - serão acionados no caso de previsão de inundação no corredor do Rio Quitandinha.

O acionamento das sirenes e das cancelas é feito a partir do monitoramento das câmeras do Cimop e de análise sobre os acumulados pluviométricos na cabeceira do Rio Quitandinha, a partir de estudo feito pela equipe técnica da Defesa Civil.

Outras ações

Com o objetivo de fortalecer as políticas públicas para o setor, a Prefeitura criou o Conselho Municipal de Defesa Civil neste ano. Entre as atribuições do conselho será decidir o uso dos recursos do Fundo Municipal de Defesa Civil – regulamentado pela Prefeitura também neste ano.

Para todo o ano de 2022, a gestão anterior do município definiu um orçamento de cerca de R$ 200 mil para a Secretaria de Defesa Civil. Já para 2023, a atual gestão está orçando, somente para o Fundo de Defesa Civil, R$ 1,5 milhão – recursos que terão uso decidido pelo Conselho Municipal de Defesa Civil.

O fortalecimento dos Nudecs também é prioritário para o município. Treze Núcleos Comunitários de Defesa Civil foram ativados – agora, são 21 em funcionamento, atendendo a 72 regiões.

Obras

Além destas medidas, a Prefeitura chegou à marca de 100 obras de resposta às chuvas de fevereiro e março. Desse total, são 43 já concluídas, 10 em andamento, 19 já contratadas e 28 já autorizadas. As 43 já concluídas tiveram como foco o restabelecimento da cidade, devolvendo a mobilidade nos principais corredores e vias de Petrópolis. Com a liberação dos recursos da linha de crédito obtida junto à Caixa Econômica Federal, o foco agora está nos principais pontos dos desastres do início do ano: Morro da Oficina e Vila Felipe. Para lá, as intervenções serão complexas e de grande porte.

Com o objetivo de garantir a participação popular e a aproximação da população, os Conselhos Locais de Saúde do Brejal e Araras, já estão em formação. Os primeiros conselheiros representantes da sociedade civil, moradores de ambas comunidades, foram eleitos durante a realização dos Fóruns de Saúde realizados nas regiões. A comunidade do Vale das Videiras já está concluindo o processo e os nomes dos novos conselheiros serão publicados nos próximos dias no Diário Oficial do Município.

“Sempre defendemos a participação popular, pois entendemos que o diálogo, em especial, sobre as decisões relacionadas a Saúde são fundamentais para a implementação de políticas públicas que, de fato, façam a diferença na vida da população de cada região. Assim como todos os conselhos locais e municipais, estes também têm caráter deliberativo”, explica o prefeito Rubens Bomtempo.

Os membros dos conselhos locais de saúde, de acordo com o secretário de Saúde, são formados por cinquenta cento por usuários do SUS da área de abrangência, enquanto outros 25% por trabalhadores da equipe de Saúde do PSF local e os outros 25% por representantes da administração pública indicados pelo poder Executivo.

Em Petrópolis, já foram instituídos os Conselhos Locais das comunidades Primeiro de Maio, em Madame Machado, Vila Rica, em Pedro do Rio e Amazonas, no Quitandinha.

“Através dos conselhos locais é possível ampliar o debate, principalmente desse setor tão importante para toda a população que é a Saúde. Isso porque, entendemos a realidade e as necessidades de cada comunidade e assim é possível buscar programas e projetos que contribuam para melhorar o atendimento dos usuários do sistema”, disse o secretário de Saúde, Marcus Curvelo.

A partir desta segunda-feira (12), os petropolitanos passam a contar com mais dois pontos fixos de vacinação contra a covid-19. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, está preparando as salas de imunização das UBSs de Araras e do Alto Independência com o intuito de facilitar o acesso da população. Em ambos os postos, serão disponibilizados os imunizantes para todos os públicos acima dos cinco anos de idade.

Na UBS de Araras, a vacina será aplicada de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 15h30, enquanto no Independência a nova sala irá funcionar das 8h30 às 16h30. “Temos realizado uma série de medidas para levar a vacina para mais perto da população. Criamos a vacinação itinerante, implantamos postos volantes nos terminais, realizamos mobilizações nas escolas, entre outras ações importantes, como a busca ativa realizada pelas agentes de saúde nas comunidades. Nosso objetivo é garantir que todos, principalmente as crianças, sejam imunizados e, para isso, também contamos com o engajamento de pais e responsáveis”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

Com a criação dos novos postos, para o secretário de Saúde Marcus Curvelo, a Prefeitura está facilitando a assistência e atendimento à população dessas regiões. “Aumentar cada vez mais a cobertura vacinal é o nosso foco, principalmente das doses de reforço. O Independência, por exemplo, é um bairro populoso e Araras é uma comunidade mais distante dos outros postos. Levar a vacina para lá vai facilitar o acesso de todos os públicos que moram naquela área”, destaca Curvelo.