Horários especiais nas semanas do Natal e do Ano Novo

As feiras livres da cidade funcionarão com horários diferenciados neste fim de ano. Como o Natal e o Ano Novo cairão em domingos, não haverá a tradicional feira do Alto da Serra nesses dias.

Já para os dias que antecedem os feriados (quintas-feiras, sextas-feiras e sábados), haverá feiras no Centro, na Praça Pasteur, no Bingen, no Hortomercado, na Rua Francisco Manoel, no Quitandinha e no Valparaíso.

Veja abaixo a programação divulgada pela Prefeitura:

Quinta-feira (dias 22 e 29)

• Praça Pasteur: das 6h às 13h30
• Bingen (Rua Henrique Raffard): das 6h às 13h30
• Hortomercado Municipal José Carneiro Dias (Itaipava): das 8h às 15h

Sexta-feira (dias 23 e 30)

• Rua Francisco Manoel: das 6h às 13h30
• Quitandinha (em frente à Comdep): das 6h às 13h30
• Hortomercado Municipal José Carneiro Dias (Itaipava): das 8h às 15h

Sábado (24 e 31)

• Centro (Rua Souza Franco): das 6h às 17h (horário estendido)
• Valparaíso: das 6h às 13h30
• Hortomercado Municipal José Carneiro Dias (Itaipava): das 8h às 15h

Domingo (25 e 1º)

• Sem feira



Após passar por reforma, o fraldário do Terminal Rodoviário do Centro foi reaberto pela Prefeitura, na manhã desta quarta-feira (21). A sala, que estava fechada desde o mês passado, ganhou pintura, mobiliário e decoração. Além do local para troca das fraldas dos bebês, o espaço também conta com uma área para as mamães que quiserem amamentar e local para as crianças desenharem e pintarem.

“Esse espaço foi inaugurado em 2016 e foi pensado para dar privacidade e conforto para quem frequenta o terminal diariamente. O local foi todo reformado e agora está adequado e com privacidade”, disse a secretária Chefe de Gabinete e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Luciane Bomtempo.

Helida Pires Paixão, mãe do pequeno Henry (de 1 ano e seis meses) elogiou a iniciativa. “É importante ter um espaço assim. Já utilizei outras vezes porque não tem outro lugar aqui por perto para trocar a fralda das crianças. Também vamos poder amamentar aqui ao invés de amamentar dentro do ônibus. Que agora todos cuidem do espaço”, comentou.

O fraldário funciona diariamente, das 6h às 20h30 e faz parte das obras de revitalização do Terminal Rodoviário do Centro. Os banheiros femininos já foram reformados, assim como o telhado (que ganhou calhas novas). As televisões também foram consertadas e já estão em funcionamento.

“Estamos fazendo obras emergenciais no Terminal do Centro para garantir a segurança e oferecer mais conforto para quem frequenta o local diariamente. Outras ações também serão realizadas, não apenas no Terminal do Centro, mas também nos outros terminais de Corrêas e Itaipava”, disse o presidente da CPTrans, Fernando Badia.

 

A proximidade do Natal fez com que a Prefeitura reorganizasse a fiscalização do comércio ambulante irregular. Com uma presença ostensiva da Guarda Civil nas ruas do Imperador e 16 de Março, já é perceptível a redução de ambulantes irregulares na região nos últimos dias.

Entre as novas medidas adotadas, estão: a presença constante do ônibus de monitoramento da Guarda Civil na Rua do Imperador; o inspetor de dia da Guarda Civil despachando do ônibus; o aumento do número de guardas civis na região (16 homens por dia); e a ronda diária de fiscais da Secretaria de Fazenda, incluindo fins de semana.

“Esse trabalho de fiscalização é uma ação conjunta. Os fiscais da Secretaria de Fazenda fazem as rondas sempre acompanhados pelos nossos guardas civis. Além disso, a presença mais ostensiva da Guarda Civil inibe o comércio irregular”, disse o secretário de Serviços, Segurança e Ordem Pública, Almir Schmidt.

Para otimizar essa fiscalização, a Prefeitura vem conversando com outros atores envolvidos. Nesta semana, na sede da Prefeitura, no Palácio Sérgio Fadel, secretários de governo, guardas civis e fiscais da Prefeitura se reuniram com vereadores, representantes do comércio e da Polícia Militar.

“Definimos que faremos reuniões constantes sobre esse tema. O comércio ambulante irregular é um problema complexo e que exige muito diálogo, para avançarmos cada vez mais. Nos últimos 4 dias, já tivemos nas ruas um resultado positivo. Mas seguiremos conversando, para buscar melhorar o nosso trabalho”, disse o coordenador Especial de Articulação Institucional, Rafael Simão.

Prática prejudica o comércio regular

Como explicou o secretário de Fazenda, Paulo Roberto Patuléa, o comércio ambulante irregular na época do Natal é uma situação comum às grandes e médias cidades brasileiras, e em Petrópolis não é diferente.

Uma prática que prejudica o comércio regular, que paga impostos e contribui para a geração de empregos formais.

“Estamos intensificando a fiscalização e sempre de uma forma muito humana, sem truculência. Em um primeiro momento, orientamos aquelas pessoas a não venderem produtos ali de forma irregular, sob o risco de perderem suas mercadorias. E foi o que aconteceu com quem insistiu no erro. Na segunda abordagem, os produtos já foram apreendidos”, disse Patuléa.

 

A Prefeitura de Petrópolis decretou ponto facultativo nos dias 23 e 30 de dezembro. Desta forma, as repartições públicas estarão fechadas entre os dia 23 e 25 de dezembro e 30 e 1° de janeiro.

Na saúde, as unidades básicas e postos de saúde também estarão fechados. Abrem normalmente as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Cascatinha, Itaipava e Centro (que está funcionando no Hospital Municipal Nelson de Sá Earp); o Pronto Socorro Leônidas Sampaio, no Alto da Serra; os Serviços de Pronto Atendimento da Posse e Pedro do Rio; o setor de urgência do Hospital Alcides Carneiro; e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, Samu.

Para quem vai deixar as compras para a última hora, os Polos de Moda da Rua Teresa e de Experiências da Rua 16 de Março, vão funcionar em horário normal no dia 24, das 9h às 18h. Para as lojas do Bingen a abertura é facultativa. A Feirinha de Itaipava vai estar aberta das 10h às 18h. No dia 25 as lojas da Rua Teresa e 16 de Março vão estar fechadas. Já a Feirinha de Itaipava funciona das 13h às 20h.

Os pontos turísticos administrados pela Prefeitura de Petrópolis, como o Museu Casa do Colono, Museu Casa de Santos Dumont e os Parques Municipal Prefeito Paulo Rattes, Cremerie e Parque Natural Municipal Padre Quinha, além de outros como Museu Imperial e Sesc Quitandinha, terão horários de funcionamento diferenciados e, em alguns casos, estarão fechados.

No dia 24, véspera de Natal, e 31, véspera de Ano Novo, o Museu Casa de Santos Dumont terá entrada gratuita, das 10h às 13h. Para visitar, basta retirar o ingresso na bilheteria.

O Natal Imperial segue até o dia 08 de janeiro e, durante este fim de semana, o Palácio de Cristal e a Casa do Papai Noel, nos jardins do Palácio de Cristal, vão estar abertos no dia 24 das 9h às 17h e no dia 25, de 13h às 20h. No dia 31 o funcionamento será das 9h às 18h e dia 1° de janeiro de 2023, das 13h às 20h. A programação completa do Natal Imperial está no site https://web2.petropolis.rj.gov.br/natal-imperial/.

Confira abaixo dias e horários de funcionamento destes e dos demais pontos turísticos entre os dia 24 e 26 de dezembro e 31 de dezembro e 02 de janeiro de 2023. Para outras informações, consulte o Disque Turismo, por meio dos telefones 0800 024 1516, (24) 2246-9462 ou WhatsApp: (24) 2237-3321.



O tradicional show do Coral Integração acontece na noite de quinta-feira (22), na Catedral São Pedro de Alcântara. O evento, gratuito, tem início às 20h e faz parte da programação do Natal Imperial, realizado pela Prefeitura, com patrocínio da Claro, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (LIC) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, e com a produção da Dellarte (empresa licitada pela Prefeitura, por meio do IMC).

Onze corais e mais de 100 vozes fazem parte do Coral Integração. No repertório estão músicas tradicionais natalinas como: É nascido o menino Deus, Bate o Sino e Noite Feliz. O Coral será regido por vários maestros e tem Marco Aurélio Lischt como organista. O órgão de tubo da Catedral São Pedro de Alcântara será usado na apresentação.

Fazem parte do Coral Integração: Coral dos Canarinhos de Petrópolis e Coral das Meninas Cantoras dos Canarinhos de Petrópolis (maestro Marco Aurélio Lischt); Coral da Universidade Católica de Petrópolis (UCP - maestro Antônio Gastão); Coral Laus Deo (maestro Marcelo Vizani); Coral de Petrópolis (maestro Rodrigo D’Ávila); Coral do Centro de Artes Suzuki (maestrinas Fátima Brasil e Celina Maydana); Coral da Primeira Igreja Batista de Petrópolis (maestrina Glaucia Kobi Rangel); Coral Pró Tempore (maestro Paulo Afonso dos Santos Filho); Coral Cant’ Voz (maestro Raphael Macedo); Coral Voz Imperial (maestrina Mary Rios) e Coro Bienias & Prim (maestro Breno Mendes).

Serviço:
Data: 22 de dezembro
Horário: 20h
Local: Catedral São Pedro de Alcântara
Evento gratuito