Mais 60 vagas em empresas no Balcão de Empregos da Prefeitura
A Prefeitura de Petrópolis está oferecendo, em seu Balcão de Empregos na internet, 160 oportunidades de trabalho em empresas do município. Para participar dos processos de seleção, os candidatos devem fazer o cadastramento de seus currículos no site do Balcão de Empregos da Prefeitura, entre esta segunda-feira (26) e a sexta-feira (30).
O Balcão de Empregos é um serviço da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, por meio do Departamento de Trabalho e Renda (Detra). Todos os candidatos concorrem nos processos seletivos, desde que atendam aos requisitos exigidos pelos empregadores. As empresas têm responsabilidade integral pelo recrutamento e pelas contratações.
Veja as oportunidades desta semana:
Almoxarife - masculino - de 21 a 60 anos / Ensino Fundamental e experiência de 1 ano na função – 1 vaga
Apontador de Mão de Obra - masculino - de 20 a 40 anos / Ensino Fundamental e experiência de 2 anos na função – 1 vaga
Auxiliar Administrativo – ambos os sexos - de 20 a 35 anos / Ensino Médio e experiência de 2 anos na função – 1 vaga
Auxiliar Administrativo – ambos os sexos - de 21 a 45 anos / Ensino Médio e experiência na função – 1 vaga
Auxiliar de Manutenção – masculino - de 20 a 55 anos / Ensino Fundamental e experiência de 1 ano na função – 5 vagas
Bombeiro Civil – ambos os sexos - de 25 a 55 anos / Ensino Médio e experiência de 1 ano na função – 1 vaga
Bombeiro Hidráulico – masculino - de 25 a 40 anos / Ensino Fundamental e experiência de 2 anos na função – 1 vaga
Capoteiro de Veículos - masculino - de 25 a 65 anos / Ensino Fundamental e experiência de 1 ano na função – 1 vaga
Customer Operations Associate – ambos os sexos - de 25 a 50 anos / Ensino Superior e experiência de 2 anos na função – 1 vaga
Eletricista – ambos os sexos - de 30 a 45 anos / Ensino Fundamental e experiência de 2 anos na função – 1 vaga
Encarregado Civil – ambos os sexos - de 30 a 45 anos / Ensino Superior e experiência de 2 anos na função – 1 vaga
Estagiário de Engenharia – ambos os sexos - de 20 a 28 anos / Ensino Superior e experiência de 1 ano na função – 1 vaga
Estagiário de Engenharia Civil – ambos os sexos - de 18 a 50 anos / Ensino Superior – 2 vagas
Fiscal de Caixa – ambos os sexos - de 25 a 50 anos / Ensino Médio e experiência de 2 anos na função – 1 vaga
Jovem Aprendiz – masculino - de 18 a 21 anos / Ensino Médio – 1 vaga
Lancheiro - masculino - de 18 a 50 anos / Ensino Fundamental e experiência de 2 anos na função – 1 vaga
Local Delivery Manager LAM – ambos os sexos - de 18 a 40 anos / Ensino Superior e experiência na função – 1 vaga
Motorista de Ônibus Rodoviário - masculino - de 27 a 65 anos / CNH cat. D e experiência de 2 anos na função – 5 vagas
1/2 Oficial de Armador – ambos os sexos - de 20 a 45 anos / Ensino Fundamental e experiência de 2 anos na função – 1 vaga
1/2 Oficial de Carpinteiro – ambos os sexos - de 20 a 50 anos / Ensino Fundamental e experiência de 2 anos na função – 1 vaga
Pedreiro - masculino - de 21 a 60 anos / Ensino Fundamental e experiência na função – 3 vagas
Pedreiro – ambos os sexos - de 35 a 45 anos / Ensino Fundamental e experiência de 1 ano na função – 4 vagas
Pedreiro (conhecimento em marruá pedra) – ambos os sexos - de 35 a 50 anos / Ensino Fundamental e experiência de 2 anos na função – 1 vaga
Porteiro - masculino - de 20 a 50 anos / Ensino Médio e experiência de 1 ano na função – 2 vagas
Preparador de Tintas – masculino – de 30 a 55 anos / Ensino Fundamental e experiência de 1 ano na função – 8 vagas
Servente - masculino - de 18 a 45 anos / Ensino Fundamental e experiência na função – 2 vagas
Servente - masculino - de 25 a 40 anos / Ensino Médio, CNH cat. B e experiência de 1 ano na função – 1 vaga
Servente – ambos os sexos - de 19 a 40 anos / Ensino Fundamental e experiência na função – 3 vagas
Service Desk Analyst – ambos os sexos - de 18 a 50 anos / Ensino Superior e experiência na função – 2 vagas
Recepcionista - feminino - de 22 a 45 anos / Ensino Médio e experiência de 1 ano na função – 2 vagas
Técnico em Segurança do Trabalho – ambos os sexos - de 30 a 50 anos / Ensino Médio e experiência de 2 anos na função – 1 vaga
Técnico em Segurança do Trabalho – ambos os sexos - de 22 a 50 anos / Ensino Médio e experiência na função – 1 vaga
Ampliação de exames reduz filas em quase 50% no Hospital Alcides Carneiro
As filas de exames de imagem como ressonâncias magnéticas, endoscopias e histeroscopia caíram, respectivamente, 40%, 48% e 30%, em apenas oito meses, no Centro de Imagem do Hospital Alcides Carneiro. Os números representam o atendimento de 4.307 pessoas no período. A maioria delas, inclusive, aguardavam há quase dois anos a realização dos procedimentos.
“Essas reduções nas filas são os resultados de uma série de ações que implementamos na unidade com o objetivo de reduzir as filas, como a ampliação de ofertas. As ressonâncias magnéticas, por exemplo, passaram a ser feitas também à noite e na madrugada de segunda a sábado, além de outros dois turnos extras aos domingos”, explica o prefeito Rubens Bomtempo.
De acordo com o secretário de Saúde, Marcus Curvelo, nas filas de espera havia, desde 2019, 12 pessoas aguardando a realização de endoscopias, outras 52 pelas histeroscopias e cinco esperavam as ressonâncias. “São exames importantes para estabelecer vários diagnósticos e possibilitam uma melhor análise de diversas doenças. À medida que ofertamos mais laudos, aceleramos o início dos tratamentos. Estamos garantindo esse direito aos nossos pacientes”, disse o secretário de Saúde, Marcus Curvelo.
“No mês de abril, por determinação do prefeito Rubens Bomtempo, foi realizada uma auditoria nas filas de diversos exames. Na ocasião, verificamos que apenas na fila para realização de ressonâncias magnéticas, havia mais de cinco mil pacientes aguardando. Já conseguimos reduzi-la para 2.259 pessoas, o que representa uma queda de 40%”, conta o diretor presidente do Serviço Social Autônomo do Hospital Alcides Carneiro (Sehac).
Agentes Comunitários de Saúde e de Combate a Endemias já receberam o 14º Salário
Às vésperas das festas de fim de ano, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Combate a Endemias (ACE) do município têm um motivo a mais para comemorar. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, efetuou o pagamento do 14º salário dos 399 servidores das áreas. O “incentivo financeiro adicional”, foi creditado nas contas na quinta-feira (22).
“O trabalho desses agentes é fundamental, pois são eles que estão em contato direto com a população e prestam um serviço importante, principalmente nos períodos mais difíceis que enfrentamos este ano. Eles receberam uma média de 95% sobre o valor do piso salarial, ”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.
“Os agentes aguardavam com ansiedade o pagamento da gratificação, paga através de repasses federais, do Ministério da Saúde, destinados ao município já com esta finalidade. Importante destacar que, este ano, realizamos a equiparação salarial desses servidores ao piso nacional”, conta o secretário de Saúde, Marcus Curvelo.
Aprovados no concurso público da Educação começam a ser convocados
Os novos professores da Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental da primeira turma de convocados no concurso Educação realizaram essa semana os exames admissionais. Ao todo, já foram convocados 506 candidatos aprovados no concurso público promovido pela Prefeitura.
“Queremos começar o ano letivo de 2023 com os professores dentro da sala de aula. Em 2022, tivemos muitos desafios na Educação, mas foi com muita responsabilidade, união e comprometimento que conseguimos avançar em pautas importantes. Para 2023, vamos avançar ainda mais e desenvolver projetos que vão qualificar ainda mais o ensino público da nossa cidade”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.
Ao todo foram abertas 877 vagas - sendo 352 para cargos de nível médio (educador de Educação Infantil e secretário escolar) e 525 para os de nível superior (professores). Do total de vagas, 220 foram destinadas a pessoas com deficiência, negros e indígenas.
Prefeitura inaugura nova Brinquedoteca no HAC e entrega mais de R$ 1 milhão em novos equipamentos
Crianças internadas no Hospital Alcides Carneiro contam, agora, com um espaço totalmente dedicado a elas. Isso porque, o prefeito Rubens Bomtempo entregou, na manhã desta quinta-feira (22) a Brinquedoteca Rita de Cassia de Macedo Godoy. Um espaço lúdico, humanizado e de acolhimento, que quebra as rotinas hospitalares. No mesmo momento, a unidade também recebeu mais de R$ 1,3 milhão em equipamentos, como novos respiradores, roteadores de grande porte e mais um veículo para realizar a logística do hospital, assim como das três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do município.
“Esse novo local vai cumprir diversas funções, inclusive, como apoio escolar para as crianças que estiverem internadas. Mais uma vez, estamos apostando na intersetorialidade trazendo a educação para dentro do hospital com uma equipe pedagógica. O espaço também vai acolher a mãe que estiver acompanhando o seu filho. Enfim, estamos em um hospital mais humano que, além de cumprir sua função social, atua ainda na parte emocional das pessoas”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.
“Este é um momento emocionante. A nova brinquedoteca só fortalece o papel do hospital tanto como instituição quanto como com o cuidado com os pacientes. O governo municipal presa pelo ser humano, principalmente, as mulheres e crianças. Por isso, por meio de uma parceria com a educação, trouxemos os pedagogos para a brinquedoteca. Essa intersetorialidade, inclusive, vem dando bons resultados em outros setores da saúde e no HAC não será diferente”, disse o secretário de Saúde Marcus Curvelo.
A secretária-chefe de Gabinete, Luciane Bomtempo, destacou o comprometimento da gestão com a retomada do HAC. “Apenas neste ano, foram inúmeras as conquistas do HAC para o atendimento, principalmente, das mulheres e das crianças, como a inauguração do banco de leite, por exemplo. Foi um importante avanço em um sonho antigo. Chegamos ao HAC em dezembro do ano passado e, em apenas um ano, estamos conseguindo fazer com que voltasse para o caminho certo”, disse Luciane Bomtempo.
O diretor-presidente do Sehac, Ricardo Patulea, lembrou que a atual gestão retomou o projeto, que já havia sido inaugurado em 2016, porém, foi descontinuado. “Desta vez, ela chega de forma ainda mais marcante para fechar o ano de 2022. Quando chegamos na unidade, há um ano, encontramos muitos problemas, que foram sendo enfrentados e superados, até chegarmos a esse momento. Essencial agradecer a todos os funcionários, sem exceção, que se dedicaram e se empenharam para garantir a retomada do nosso hospital”, disse o diretor presidente do Sehac, Ricardo Patuléa.
Além do vice-prefeito Paulo Mustrangi e da secretária de Educação, Adriana de Paula, Letícia e Miguel, filhos da enfermeira Rita de Cassia Freitas de Macêdo, que dá nome a nova brinquedoteca, acompanharam a inauguração do espaço. O secretário de Saúde, Marcus Curvelo e o diretor presidente do Serviço Social Autônomo do Hospital Alcides Carneiro (Sehac) Ricardo Patuléa, a diretora da UNIFASE, Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves e do vereador Marcelo Lessa, assim como funcionários e convidados.
Verão: comunidades participam de seminário da Defesa Civil para ações de prevenção
Palestras e oficinas práticas reforçam a cultura da resiliência, em ação de preparação para período de chuvas
Palestras, oficinas práticas e uma série de orientações sobre as ações que as comunidades podem tomar para estarem mais preparadas para as chuvas de verão: com este foco, a Prefeitura realizou o evento “Petrópolis Resiliente: preparAÇÃO para o verão 2023”. Durante o evento, as equipes técnicas da Defesa Civil e o grupo SOS Serra dialogaram com representantes dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudecs) e esclareceram dúvidas.
O prefeito Rubens Bomtempo participou do encontro, e destacou que o diálogo direto com as comunidades é um dos eixos do Plano de Contingência para o verão 2022/2023. “Para a Prefeitura, isso tem um significado muito importante. Os moradores precisam estar orientados, pois há uma série de medidas que podem ser tomadas por eles próprios, na ponta”, disse.
Durante o evento foram realizadas palestras pela equipe técnica da Defesa Civil, tratando sobre os temas “Sistema de alerta e alarme”, “Protocolo de inundações”, “Sensores caseiros”, “Noções de meteorologia”, "Percepção de risco geológico", além da participação do capitão do Bombeiro Militar de Minas Gerais, Leonardo Farah, integrante do Grupo Humus – que, por meio da SOS Serra, parceira da Defesa Civil, levou aos convidados o tema: “Quanto vale uma vida- ações simples que salvam vidas”.
“Ações para atuação no momento do desastre são atitudes que a própria comunidade consegue fazer sem depender do auxílio de equipes de resgate como o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil ou a Polícia Militar. A comunidade desenvolve este trabalho a partir de ações previamente simuladas, como a construção de pluviômetros, a sinalização de rota de fuga, a sinalização de área segura para ficar, todos esses tipos de ações voltadas para prevenção e resposta que não envolva a necessidade de equipes de resgate especializada.”, disse o Capitão do Bombeiro Militar, Leonardo Farah.
As oficinas práticas foram sobre a confecção de pluviômetros. Também houve um espaço para facilitar o cadastramento da população para receber mensagens de alerta por SMS e para apresentar as redes colaborativas de voluntariado, a fim de apoiar a cidade em uma situação de emergência ou desastre. O evento contou ainda com a exposição dos mapas com as rotas de fuga nos cinco distritos – ação desenvolvida pelos técnicos da Defesa Civil em conjunto com integrantes dos Nudecs.
“Este é um evento muito importante porque trabalha o consciente de cada um. Através das ações de preparação para o enfrentamento às chuvas do próximo verão, construímos o consciente coletivo, tão importante no momento de emergência na cidade. É muito importante que todos saibam o que fazer no momento de necessidade e assim, juntos, consigamos salvar vidas e tornar Petrópolis uma cidade com senso comum de resiliência”, disse o secretário de Proteção e Defesa Civil, Gil Kempers.
Prefeitura vai trocar 300 abrigos de ônibus por toda cidade
Novos equipamentos terão placa solar, iluminação, tomada USB e wi-fi
A Prefeitura vai instalar, a partir de fevereiro, novos abrigos de ônibus em vários pontos da cidade. Os equipamentos estão sendo adquiridos pela Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans) e devem começar a ser instalados em fevereiro de 2023. Ao todo, serão 300 novos abrigos de ônibus.
Os primeiros protótipos serão instalados entre a Praça Dom Pedro e a Rua da Imperatriz (em frente a agência do Bradesco) em outro local ainda a ser definido pela CPTrans. Além do design moderno, os novos abrigos terão wi-fi, placa solar, iluminação e tomada USB. Os equipamentos também contam com as laterais e os fundos em acrílico, garantindo mais conforto e segurança aos usuários.
“São abrigos modernos, com tecnologia e que vão dar mais conforto para os usuários. Temos o compromisso em melhorar o sistema do transporte público, que passa também pela modernização dos abrigos de ônibus”, disse o prefeito Rubens Bomtempo. O projeto já foi apresentado ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
A intenção é instalar em torno de 20 abrigos por mês, em vários pontos da cidade. “Os atuais pontos de ônibus têm as laterais e os fundos vazados, sem nenhum conforto ao usuário do transporte público. Além disso, muitos equipamentos são velhos e não comportam a demanda de passageiros que aguardam pelo ônibus”, comentou o presidente da CPTrans, Fernando Badia.