Governo municipal recebe cônsul do Japão no Rio e reforça parceria cultural, técnica e cientifica
O governo municipal recebeu neste sábado (21.05) o cônsul geral do Japão no Rio de Janeiro, Ken Hashiba, e o vice-cônsul Hiroki Muya, além de representantes da Bunka-Sai, evento que homenageia a colônia japonesa em Petrópolis. A reunião teve como objetivo estreitar os laços e reforçar a troca de experiências culturais, técnicas e científicas.
Durante a visita, os representantes do consulado japonês no Rio de Janeiro puderam conhecer mais sobre o município que foi o primeiro do país a receber uma representação diplomática japonesa, em 1897.
“É importante reforçar essa parceria e encurtar essa distância. Vamos fomentar no município ainda mais as tradições japonesas e promover intercâmbios culturais, técnicos e científicos. Estamos marcando reuniões de trabalho para estabelecer vínculos mais fortes com o governo japonês e construir uma agenda institucional”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.
Além do objetivo de manter viva a história da imigração japonesa na cidade e reforçar a permanência do Bunka-Sai no município, o cônsul destacou a importância de estreitar relações com o município de Petrópolis. “Espero desenvolver novas áreas de cooperação com Petrópolis”, disse o cônsul, que ressaltou o interesse nas relações de intercâmbio e parcerias com o município. “Vamos aprofundar pontos que possam favorecer parcerias nas áreas da economia, turismo e principalmente da cultura”, frisou.
O coordenador de articulação Institucional do município, Rafael Simão, destacou a importância de um estreitamento nas relações com o Japão que, através de sua grande colônia no país, mantém um histórico de relações positivas nos mais variados campos de atuação. “Eu acredito que o Japão tem muito a nos ensinar. Vamos trocar experiencias e agregar valores e conhecimento. Essa parceria vai proporcionar que engenheiros, geólogos, educadores e arquitetos do município conheçam os métodos japoneses", explicou o secretário.
Prefeitura abre sindicância para apurar morte de Maria Thereza
Município presta apoio para familiares e equipe do CEI Carolina Amorim
A Secretaria de Educação abriu sindicância (processo 22.815/2022) no primeiro horário desta segunda-feira (23), para apurar a morte da menina Maria Thereza Vitorino Ribeiro. "A Prefeitura é a maior interessada em apurar o caso. Não mediremos esforços para entender o que de fato ocorreu", disse o prefeito Rubens Bomtempo.
A secretária de Educação, Adriana de Paula, manifestou pesar e solidariedade. “Ficamos todos muito abalados, mas precisamos seguir fortes para prestar apoio à família e aos profissionais da Educação”, disse.
Psicólogos conversam com família e equipe do CEI
A Prefeitura decretou luto oficial de três dias e acompanha a família de Maria Thereza desde o primeiro momento. Equipes das secretarias de Saúde e de Educação se mobilizaram para prestar apoio psicológico aos familiares.
Na quarta-feira (25), equipe fará uma roda de conversa com a equipe do CEI Carolina Amorim, promovendo atendimento psicológico para os servidores da unidade.
Na quinta-feira (26), haverá reunião com os pais. Em respeito ao luto, as atividades serão retomadas após quatro dias.
Entenda o caso
Maria Thereza, de um ano, estudava no Centro de Educação Infantil (CEI) Carolina Amorim, em Cascatinha. Ela se engasgou enquanto ingeria uma fatia de maçã. Após atendimento imediato na unidade, ela foi levada para a UPA do mesmo bairro e, transferida posteriormente para internação na UTI neonatal do Hospital Alcides Carneiro. Maria Thereza morreu neste domingo (22).
Prefeitura determina criação de protocolo de atendimento de urgência e emergência em escolas e creches
Grupo de trabalho intersetorial será criado para estabelecer parâmetros
A Prefeitura determinou, nesta segunda-feira (23), a criação de um grupo de trabalho para criar protocolos de atendimentos em casos de urgência e emergência no atendimento aos alunos da rede municipal de ensino.
"Precisamos estar cada vez mais atentos para minimizar os riscos dentro das salas de aula das nossas escolas e creches municipais. Por isso, estamos tomando um conjunto de medidas para garantir a segurança das nossas crianças", disse o prefeito Rubens Bomtempo.
A Prefeitura já havia iniciado contato com o curso de Enfermagem da Universidade Estácio de Sá com o objetivo de realizar uma parceria de capacitação dos profissionais da Educação, efetivando a Lei Lucas - que trata dos primeiros-socorros para estudantes. O município também trabalha na regulamentação e consolidação da lei federal.
O grupo de trabalho vai contar com as secretarias de Educação, Saúde, Assistência Social e Defesa Civil, além da Procuradoria-Geral do Município e da CPTrans.
Comutran já tem nova composição
Os 11 representantes da sociedade civil no Conselho Municipal de Transportes (Comutran) foram eleitos no último sábado (21). A eleição e a posse foram durante a Conferência Municipal de Trânsito e Transportes, no Centro de Cultura Raul de Leoni, no Centro.
O mandato desses membros é de um ano. Na eleição, 201 moradores de Petrópolis votaram.
"Foi um dia importante para a mobilidade urbana e para a participação popular de Petrópolis. A cidade elegeu os seus representantes para as reuniões do Comutran, que debaterão junto com o poder público os rumos e as políticas para o trânsito e o transporte da cidade", disse o diretor-presidente da CPTrans, Jamil Sabrá.
Na abertura da conferência, Sabrá fez um balanço das ações da CPTrans desde dezembro. Ele citou: os 920 veículos retirados das ruas (sendo 528 em decorrência das chuvas de fevereiro e março); as 823 placas de sinalização produzidas; a anulação da prorrogação do contrato com a Sinalpark para a operação do estacionamento rotativo; entre outras medidas.
Em seguida, a consultora Patrícia Araújo, especialista em centros de controle, gestão operacional para empresas de transporte público e mobilidade urbana, fez uma palestra sobre como as tecnologias podem contribuir para uma mobilidade mais humana.
11 eleitos para representar a sociedade civil no Comutran
• Jorge Lisboa
• Rafael Bragato Braga
• Guilherme Freitas Gomes
• Uilian Cavadas de Faria
• Marcos Paulo Luciano
• Cássia Nilce dos Santos Hammed
• Associação Faculdades Católicas Petropolitanas (UCP)
• Janaína Alves Vieira Bernardino
• OAB - Petrópolis/RJ · Subseção
• Jarbas Braga Neto
• Jorge de Botton
Prefeitura aciona a Justiça para garantir o retorno de 100% da frota dos ônibus
A Prefeitura, por meio da Procuradoria-Geral do Município, encaminhou ofício à Justiça (4ª Vara Cível de Petrópolis) requerendo o retorno imediato de 100% da frota de ônibus do sistema municipal de transporte público coletivo. A solicitação tem o apoio do Ministério Público estadual (MPRJ), que já se posicionou em juízo de forma semelhante.
"A pandemia diminuiu, todas as atividades econômicas foram retomadas, as aulas voltaram. Então não há justificativa para o sistema de transporte público da cidade não operar com 100% da frota. Fora isso, a cláusula que previa a redução da frota já não está valendo. Então, a Prefeitura está também recorrendo à Justiça para garantir que a população possa contar com o sistema funcionando em sua plenitude", disse o diretor-presidente da CPTrans, Jamil Sabrá.