Quarta, 18 Janeiro 2023 12:39

IPTU pode ser pago pelo Pix

 

O morador de Petrópolis tem mais uma facilidade para pagar o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) deste ano: o Pix. Tanto no carnê impresso quanto na 2ª via emitida pela internet, há um QR Code para fazer o pagamento dessa forma.

“Essa foi uma inovação que trouxemos para a Prefeitura em 2022. Petrópolis foi um dos municípios que saíram na frente nesse sentido, passando a receber os impostos municipais via Pix. É uma conquista já consolidada na cidade, e neste ano de 2023 o morador mais uma vez poderá pagar o IPTU dessa maneira”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

O pagamento via Pix pode ser feito até a data de vencimento. Vencido o prazo, o morador deve usar o código de barras.

“O morador tem até esta sexta-feira, dia 20, para pagar o IPTU em cota única com 10% de desconto. Não dá para perder essa oportunidade”, disse o secretário de Fazenda, Paulo Roberto Patuléa.

2ª via do carnê

Para aproveitar esse desconto de 10%, o morador tem 3 opções: usar o carnê que recebeu pelos Correios; emitir a 2ª via do carnê pela internet (no site da Prefeitura: www.petropolis.rj.gov.br); ou emitir a 2ª via nos 17 polos de atendimento montados pela Prefeitura.

Os postos funcionam de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Veja abaixo os endereços:

Postos de atendimento

• 24 de Maio (Secretaria de Desenvolvimento Econômico – Rua 24 de Maio, 2)
• Araras (Escola Paroquial Santa Bernadete – Estrada Bernardo Coutinho, s/n)
• Bingen (Escola Municipal Johann Noel - Rua Bingen, 843)
• Cascatinha (Escola Municipal Fábrica do Saber – Rua Machado Fagundes, 269)
• Centro (Centro de Cultura Raul de Leoni - Praça Visconde de Mauá)
• Centro (Inpas – Rua Alencar Lima, 35, salas 101 a 115)
• Centro (Secretaria de Fazenda – Avenida Koeler, 260)
• Coronel Veiga (Escola Municipal Prefeito Jamil Sabrá - Rua Coronel Veiga, 1.130)
• Corrêas (Escola Municipal Professor Josemar Contage - Rua Castro Alves, 80)
• Independência (Escola Municipal Alto Independência - Rua Leonor Maia, 1.670)
• Itaipava (Parque Municipal Prefeito Paulo Rattes - Estrada União e Indústria, 10.000)
• Itamarati (Escola Municipal Rosemira Cavalcanti - Rua João de Farias, s/n)
• Mosela (Escola São Judas Tadeu – Rua Mosela, 1.445)
• Nogueira (Escola Municipal Professor Nilton São Thiago - Avenida Leopoldina, 561)
• Pedro do Rio (Escola Municipal Monsenhor João de Deus - Rua Doutor Barros Franco, s/n)
• Posse (CEI Ângela Maria da Conceição Silva - Estrada União e Indústria, 33.666)
• Retiro (Liceu Municipal Carlos Chagas Filho - Avenida Barão do Rio Branco, 2.053)

Quarta, 18 Janeiro 2023 12:37

Prefeitura inicia obra do CEI Águas Lindas



A comunidade de Nogueira vai ganhar um Centro de Educação Infantil (CEI). O anúncio foi feito pelo prefeito Rubens Bomtempo nesta terça-feira (17). O CEI Águas Lindas vai atender cerca de 100 crianças de 0 a 3 anos. O imóvel estava fechado e abandonado desde 2017 e a previsão é que seja inaugurado no segundo semestre deste ano.

“Este espaço estava abandonado e dentro de seis meses vamos devolver à comunidade esse local que é tão importante para os moradores e para as crianças. Também vamos reformar a quadra, que ficará acoplada ao Centro de Educação Infantil”, disse o prefeito Rubens Bomtempo durante visita às obras ao lado da secretária de Educação, Adriana de Paula e do vereador Júnior Coruja.
“É uma ótima notícia estar aqui hoje e ver que a obra está andando. A comunidade merece ter um CEI de qualidade para atender as nossas crianças”, comentou o vereador Júnior Coruja. Para 2023, a previsão é da abertura de quase 300 vagas com a inauguração de outros três centros de Educação Infantil no Bonfim, Vale das Videiras e Itaipava, já no mês de março. “Para os próximos meses, a previsão é de abertura de outro CEI em Nogueira e mais um no Alto da Serra”, completou a secretária de Educação, Adriana de Paula.

 

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU recebeu mais uma remessa de equipamentos para melhorar a qualidade dos atendimentos prestados à população. O prefeito Rubens Bontempo fez a entrega de novos aspiradores portáteis, monitores multiparâmetros e cardioversores com desfibriladores externos automáticos para equipar as ambulâncias básicas e viatura avançada do serviço.

“Além desses aparelhos, também foram adquiridos novos monitores cardíacos, marcapassos, sensor de têmpera, monitoria de pressão arterial e oximetria. São equipamentos de última geração. Esses investimentos são fundamentais, não só pra melhorar a qualidade, mas para darmos uma resposta mais eficaz a população”, disse Bomtempo.

“Os novos equipamentos já estão em funcionamento nas viaturas do SAMU. São aparelhos importantes, que permitem, inclusive, fazer uma série de acompanhamentos, sobre as condições de uma vítima. Nosso objetivo é continuar avançando e melhorando, cada vez mais, a Saúde dos petropolitanos”, disse o secretário de Saúde, Marcus Curvelo.

O coordenador do Samu, Cláudio Morgado, destaca que a chegada dos aparelhos significa um salto de qualidade nos serviços prestados, principalmente porque aumentam as chances de sobrevida de uma vítima.

 

A Prefeitura está disponibilizando um novo número para atendimento da população. Por meio de mensagens de texto pelo Whatsapp, o usuário poderá esclarecer dúvidas e conhecer todos os serviços disponibilizados pela Secretaria de Saúde. O novo menu pode ser acessado através do número (24) 99326-6925.

Através do número, é possível obter informações sobre agendamentos através do Consulta Fácil, acompanhar os números da vacinação contra a covid-19 no município, conhecer toda a rede de saúde e notícias. Já os servidores municipais poderão, ainda, obter informações do Núcleo de Medicina do Trabalho.

A ferramenta foi criada para que a população tenha melhor conhecimento dos serviços que estão recebendo da rede de saúde. “Esse canal facilita o acesso a informações aos atendimentos em saúde na nossa rede pública. Está mais fácil obter esclarecimentos, pois nosso assistente virtual oferece um menu integrado e interativo, com as principais demandas da população”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

“O menu já existia, porém, em outro formato e era disponibilizado no mesmo número por onde os cidadãos recebiam a confirmação sobre agendamento de exames e consultas marcados pelas unidades da rede saúde. Agora temos um número exclusivo para o serviço de “chatbot - assistência virtual. Com um serviço específico, a utilização da ferramenta fica mais fácil para o usuário”, explica o secretário de Saúde, Marcus Curvelo.

 

Devido ao evento “Festival de Verão”, o Parque Municipal Prefeito Paulo Rattes, em Itaipava, funcionará no domingo (22) das 7h às 16h.
Na segunda-feira (23), o parque funciona normalmente.

 

O prefeito Rubens Bomtempo anunciou uma mudança na composição do governo: o advogado Marcus São Thiago é o novo coordenador Especial de Articulação Institucional.

Rafael Simão, que vinha acumulando interinamente 2 secretarias (Articulação Institucional e Secretaria de Esportes), ficará agora dedicado exclusivamente à Secretaria de Esportes.

O anúncio foi feito na segunda-feira (16), durante reunião do secretariado no Independência, na abertura do programa Nosso Bairro.

“O Marcus São Thiago é um companheiro histórico, com uma vivência muito grande, com uma formação ideológica clara. Nós vamos ganhar muito com a presença do Marcus no nosso cotidiano. Ele já foi secretário de diversas pastas, conhece a máquina pública e vai contribuir muito para acelerar os fluxos internos e no diálogo com outras instituições”, disse Bomtempo.

Cargos ocupados em outras gestões

Nas outras gestões de Bomtempo, Marcus São Thiago já ocupou os cargos de secretário de Administração, secretário de Governo, presidente da Fundação de Cultura e Turismo e procurador-geral do município.

“Chego à Prefeitura não para fazer um favor, mas para servir, que é a função do servidor público. Eu parabenizo toda a equipe do governo por tudo o que foi feito no último ano. O que vocês operaram de dezembro de 2021 pra cá foi um milagre”, disse São Thiago para o secretariado, referindo-se ao período com 2 desastres das chuvas e às contas públicas desequilibradas que foram herdadas pela atual gestão.

Atenção ao esporte

A mudança, além de trazer um nome forte e experiente para o governo, busca fortalecer a Secretaria de Esportes.

“Será um ano importante para o esporte da cidade. Isso porque, com o reequilíbrio das contas públicas que conseguimos fazer em 2022, o orçamento da Secretaria de Esportes terá um aumento de 78%, passando de R$ 1,5 milhão para R$ 2,6 milhões. E agora o Simão poderá focar nessa área, que ganhará um novo patamar neste ano”, disse Bomtempo.