Intervenções complexas e de grande porte começaram nesta segunda-feira (30)

Na manhã desta segunda-feira (30), o prefeito Rubens Bomtempo, anunciou o início das obras complexas e de grande porte na Vila Felipe. As intervenções complexas preveem barreiras dinâmicas, drenagens, demolições de blocos rochosos soltos, reconstrução das servidões, além da reorganização do fluxo das águas pluviais, nas servidões da Rua Jacinto Rabelo – dentre elas, a Rua João Rodrigues Batista e a Servidão Geovane Santos. Vias que foram duramente atingidas pelas chuvas do início do ano passado.

Acompanhado por secretários de governo, do vereador Léo França e moradores da região, o prefeito explicou o inicio das intervenções, esclareceu as dúvidas dos moradores e agendou reuniões e vistorias com os moradores para monitorar e fiscalizar as intervenções. “Toda fase de construção do projeto da obra foi feita com a participação dos moradores. Foram várias reuniões, além de visitas técnicas para chegarmos ao projeto final. Agora, vamos continuar junto com os moradores acompanhando e fiscalizando as intervenções”, ressaltou Bomtempo.

As intervenções que tiveram inicio nesta segunda-feira(30), serão executadas pela empresa Petrovias, e realizadas com recursos da linha de crédito obtida pela Prefeitura na Caixa Econômica Federal, com R$ 80 milhões para recuperação de encostas. “Não teríamos condições de realizar essas e outras obras sem o crédito conquistado e liberado com muita agilidade pela Caixa”, disse o prefeito.

Moradora do local há mais de 20 anos, Elisangela Lopes, contou sobre a expectativa para o inicio das obras. “Estamos todos com muita esperança. Todos nós queremos retornar para nossas casas, nossa história, nossa vida. Estamos muito felizes com a reconstrução do bairro. Viemos aqui hoje para acompanhar com muita emoção esse inicio das obras. Pouco depois da tragédia, nós ficamos muito estressados, foi muito difícil, mas agora entendemos melhor, estamos acompanhando de perto e vendo que tudo tem muita burocracia, que muita coisa leva tempo para acontecer, infelizmente. Quero agradecer o prefeito por estar olhando pela gente e pelo bairro, disse.

Na ocasião, o prefeito também anunciou o inicio das obras na Rua Paulino Guimarães, previstas para primeira quinzena de fevereiro.

A Prefeitura, por meio do programa ”Nosso Bairro”, continua transformando a realidade das ruas na região do Independência. Cerca de 10 locais estão recebendo as obras de pavimentação asfáltica, melhorando a qualidade de vida dos moradores.

Além disso, a secretaria de Obras está realizando a operação tapa-buraco em toda a região do Independência.

“Estamos aqui para trazer melhorias e garantir mais conforto, dignidade, mobilidade e segurança para os moradores. Temos muito trabalho pela frente ainda”, disse o Prefeito Rubens Bomtempo.

Moradores comemoraram o asfaltamento das vias. “Nosso bairro estava esquecido, isso é fato. Quando chegava essa época de chuva, formavam-se muitas poças de lama. A gente ficava com medo de acidentes, principalmente com as crianças e idosos. Agora fica mais fácil sair com minha avó que é bem idosa. Estou bem contente com essas obras, com tudo que está sendo feito”, disse a moradora Claudia Rodrigues.

O morador Antônio também comemorou a chegada do asfalto. “Estou muito feliz. Agora a gente não vai mais tropeçar em pedras soltas no meio da rua”, celebrou o aposentado.

As intervenções na região tiveram inicio na Rua Antônio Medeiros, e seguiu pelas ruas: José Lino; Rua D; Rua Ângelo João Brand; Rua Leonor Maia; Vila do Princípe; Vila Independência; Rua José Chaves; Cantão; e Rua Vista Alegre.


78 toneladas de alimentos já chegaram ao depósito da Gerência Escolar da Secretaria de Educação

Arroz, macarrão, leite em pó, arroz integral, fórmula infantil, verduras, legumes, frutas, lombo suíno, patinho e peito de frango são alguns dos itens da merenda escolar que a Prefeitura está licitando. O investimento de quase R$34 milhões é para um contrato de 12 meses. As licitações estão marcadas para o dia sete de fevereiro.

Esses alimentos que serão licitados se somam às 78 toneladas de itens da merenda escolar que já chegaram ao depósito da Gerência de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação. “Sabemos da importância de uma alimentação de qualidade nas escolas e o quanto isso faz diferença na vida dos nossos alunos e alunas. O ano letivo começa na próxima semana, com as escolas oferecendo comida de qualidade para as crianças e adolescentes”, ressaltou o prefeito Rubens Bomtempo.

As 78 toneladas de alimentos são divididas em 20 itens. Do depósito da Gerência de Alimentação Escolar os produtos são levados para as escolas já esta semana. “As aulas começam no dia seis de fevereiro, por isso toda essa logística de transporte começa antes para que as unidades possam se preparam e se organizarem”, explicou a secretária de Educação, Adriana de Paula.



Durante 15 dias, as equipes da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans) realizaram várias ações no Independência como parte do programa Nosso Bairro. Foram substituídos 10 abrigos de ônibus, substituição e instalação de 28 placas de trânsito; além da sinalização em três quilômetros de vias.

“O Nosso Bairro foi criado para que a população sinta que a Prefeitura está na comunidade, fazendo as intervenções, iniciando os projetos e abrindo esse diálogo aberto com os moradores. Estamos de perto ouvindo as demandas da população e ajudando a criar uma nova realidade para o Independência”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

Também foram pintadas nove faixas de pedestres e 20 lombadas. “Além disso, intensificamos a proibição de estacionamento irregular em locais que atrapalham o fluxo de veículos, em especial, do transporte urbano. E as ações continuam no Independência, com a substituição de mais placas e revitalização da sinalização em alguns pontos”, disse o presidente da CPTrans, Fernando Badia.

A região do Independência também recebeu seis ônibus seminovos como parte do acordo da empresa com a Prefeitura em renovar a frota do transporte público. O Nosso Bairro é um programa da Prefeitura que leva ações integradas das secretarias para as comunidades.