A Defesa Civil de Petrópolis contabilizou 8 registros de ocorrência por conta da forte chuva da noite de terça-feira (28/2). Os índices pluviométricos chegaram a 74,2 milímetros (estação Bingen/Cemaden BR), 69,8 mm (Bingen/Inea) e 65,6 mm (Quitandinha/Cemaden RJ). Mesmo com índice considerável de chuva, não houve vítimas nas oito ocorrências registradas.

A Defesa Civil continua monitorando e poderá emitir alertas a qualquer momento. Para esta quarta-feira (1º), há previsão de céu parcialmente nublado, com pancadas de chuva moderada a partir da tarde.

Confira o balanço atualizado:

4 registros de ocorrências de alagamento que atingiram imóveis - Bairros: Bataillard, Quitandinha e Centro

1 registro de ocorrência de destelhamento - Bairro: Quitandinha

1 registro de ocorrência de queda de árvore - Bairro: Duarte da Silveira

1 registro de ocorrência de avaliação de muro - Bairro: Centro

1 registro de ocorrência de deslizamento sem atingir imóvel - Bairro: Mosela

Estágio Operacional:
Observação

Índices pluviométricos:
Maiores acumulados em 24h:
- Bingen - Geo: 74,2 mm (CEMADEN BR)
- Bingen: 69,8 mm (INEA)
- Quitandinha - Geo: 65,6 mm (CEMADEN RJ)

Situação atual:
Céu claro a parcialmente nublado e sem chuva

Condição para as próximas horas:
Céu parcialmente nublado e pancadas de chuva moderada a partir da tarde.

Recomendações:
Evite áreas alagadas e fique atento aos sinais de deslizamentos. Em caso de emergência, ligue 199.

 

O secretário de Fazenda, Paulo Roberto Patuléa, apresentou na Câmara o balanço das contas da Prefeitura referentes ao 3º quadrimestre de 2022. A apresentação foi na tarde desta quarta-feira (28).

Ele falou sobre o aumento do orçamento do município em 2023 (+ 29% quando comparado com o de 2022); o aumento do IPM (Índice de Participação dos Municípios), de 1,903 para 5,404, em 2022, e de 1,444 para 4,916, em 2023; a regulamentação do Imposto de Renda retido na fonte nos bens e serviços pagos pela Prefeitura; entre outras ações.

“Quando assumimos a Prefeitura, em dezembro de 2021, encontramos a máquina de arrecadação destruída. Logo depois disso, vivemos os 2 maiores desastres das chuvas da história de Petrópolis. Não havia qualquer espaço para aumento de tributos. Pelo contrário, renunciamos IPTU e taxa de coleta de lixo dos imóveis atingidos pelas chuvas e também dos imóveis alugados por beneficiários do aluguel social”, disse Patuléa.

Nesse cenário muito ruim do ponto de vista orçamentário, a Prefeitura precisava reerguer as contas do município.

“E foi o que aconteceu. Os números estão aí e mostram isso. Nós conseguimos. Entramos em 2023 com um orçamento 29% maior do que o que encontramos em 2022”, disse o secretário.

A principal medida que possibilitou esse ganho nas contas públicas foi o recálculo do IPM no fim de 2022. Fruto do trabalho da Prefeitura junto ao preenchimento da Declan (Declaração Anual para o IPM) pelas empresas.

“Mais de R$ 500 milhões não foram recebidos por Petrópolis nos anos anteriores. Por omissão dos agentes públicos na época. Se tivessem acompanhado os Declan, e se houvesse fiscalização, isso não teria acontecido. A volta do prefeito Rubens Bomtempo salvou a saúde financeira de Petrópolis”, disse Patuléa.

Participaram da audiência na Câmara os vereadores Gil Magno, Lé França, Domingos Protetor, Mauro Peralta, Hingo Hammes e Octavio Sampaio, além da equipe da Secretaria de Fazenda, acompanhando o secretário.

 

Na manhã desta terça-feira (28), o prefeito Rubens Bomtempo, anunciou o inicio das obras de contenção e reconstrução na rua Paulino Guimarães e na rua Peroni Américo, no Chácara Flora. Vias que foram duramente atingidas pelas chuvas do início do ano passado. As intervenções preveem a construção de muros de contenção, canais de drenagem e reconstrução de servidão.

Acompanhado pelo vice-prefeito, Paulo Mustrangi, secretários de governo, do vereador Léo França, técnicos da empresa responsável pelas obras no local, e moradores da região, o prefeito explicou o inicio das intervenções, esclareceu as dúvidas dos moradores e agendou reuniões e vistorias com os moradores para monitorar e fiscalizar as intervenções. “Toda fase de construção do projeto da obra foi feita com a participação dos moradores. Agora, vamos continuar juntos acompanhando e fiscalizando as intervenções”, ressaltou Bomtempo.

As intervenções que tiveram início nesta terça-feira (28), serão executadas pela empresa Engecad , e realizadas com recursos da linha de crédito obtida pela Prefeitura na Caixa Econômica Federal, com R$ 80 milhões para recuperação de encostas. “Não teríamos condições de realizar essas e outras obras sem o crédito conquistado e liberado com muita agilidade pela Caixa”, disse o prefeito.

 

Para comemorar o sesquicentenário do nascimento do Pai da Aviação, a Prefeitura, por meio do Instituto Municipal de Cultura (IMC), está abrindo cadastro para produtores culturais e artistas apresentarem projetos sobre Santos Dumont. Os interessados devem se inscrever até o 31 de março pelo link: https://shre.ink/cVIp.

“Estamos organizando uma série de atrações para comemorar essa data tão importante para a cidade. A ligação de Petrópolis com Santos Dumont é muito forte. A Encantada é visitada por milhares de pessoas anualmente projetando Petrópolis, movimentando o turismo e a economia, e fortalecendo nossa história”, ressaltou o prefeito Rubens Bomtempo.

A comemoração acontece no dia 20 de julho de 2023, e vai se estender por todo o mês. “Queremos incentivar a realização de programação cultural em homenagem ao nosso herói nacional. Para isso, queremos conhecer os melhores projetos para apoiar na captação de patrocínio seja municipal, estadual, federal ou privado”, disse a presidente do IMC, Diana Iliescu.