Prefeitura mapeia agentes culturais do Independência e Alto da Serra
Cerca de 70 agentes culturais das regiões do Independência e Alto da Serra foram mapeados pela Prefeitura, por meio das equipes do Instituto Municipal de Cultura (IMC). O levantamento fez parte do programa Nosso Bairro, que leva ações integradas da Prefeitura para as comunidades.
“Com esse mapeamento vamos conseguir inserir esses artistas nas nossas políticas públicas de cultura, apoiando ações que eles já estejam realizando e criando novas oportunidades. Temos uma cena cultural muito atuante na cidade e grande parte está nas comunidades”, disse a secretária de Cultura, Diana Iliescu.
Entre as ações que a Prefeitura irá promover é um concurso de fotografia nas comunidades do Alto da Serra e Independência. “O objetivo é desenvolver o sentimento de pertencimento dos moradores e valorizar a ação desses artistas locais”, comentou a secretária de Cultura.
Prefeitura reconhece Nudecs e garante política pública de proteção nas comunidades
Decreto dá autonomia aos Núcleos Comunitários de Defesa Civil, garantindo continuidade do trabalho
A Prefeitura deu mais um passo para fomentar e ampliar a política de proteção e resiliência no município: decreto publicado no Diário Oficial do dia 24 de fevereiro reconhece a atuação dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil, os Nudecs. Na prática, é a garantia de que os grupos continuarão exercendo seu papel fundamental para ser um canal de prevenção às catástrofes e comunicação entre os moradores, independente da gestão.
O prefeito Rubens Bomtempo lembra que, quando sua última gestão terminou, em 2016, havia 30 Nudecs ativos nas comunidades. “Quando a atual equipe da Defesa Civil chegou à secretaria, apenas o núcleo do Vale do Cuiabá estava em funcionamento. Retomamos esse trabalho e, hoje, temos 26 Nudecs, que atendem a 77 comunidades. Esse trabalho tem que ser permanente, pois a prevenção começa em cada pessoa, em cada comunidade. O decreto reconhece os Nudecs como ferramenta importante, principalmente em períodos mais críticos. A cultura da resiliência começa em cada um de nós”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.
O texto que garante os Nudecs como uma atividade perene do município reconhece o trabalho nas comunidades - em especial as que são mapeadas como de risco - que preparam moradores para situações de emergência, além de promoverem atividades de sensibilização e mudança nos hábitos.
Cabe à Secretaria de Proteção e Defesa Civil organizar e promover os núcleos, oferecendo cursos de capacitação aos voluntários. A área de abrangência será definida pela secretaria e pelo Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil, levando em consideração o Plano Municipal de Redução de Riscos e a Política Municipal de Proteção e Defesa Civil.
O secretário de Defesa Civil, Gil Kempers, destaca a importância de representantes próximos aos moradores, que são como ferramentas importantes na cultura de resiliência e na estruturação de uma rede de proteção eficiente. “O decreto garante autonomia, a Defesa Civil de Petrópolis continuará auxiliando e capacitando os membros dos Núcleos Comunitários para possíveis situações de emergência futuras”, disse o tenente-coronel.
Conheça os Nudecs
Os Nudecs foram instituídos em Petrópolis durante a gestão do prefeito Rubens Bomtempo, a partir do ano de 2002. Na gestão atual, Petrópolis ampliou o espaço da contribuição da comunidade. Os núcleos são responsáveis por ajudar a preparar os moradores locais para situações de emergência, promover atividades de conscientização coletiva e mudança nos hábitos que possam evitar e/ou reduzir ocorrências de desastres, conforme o conhecimento adquirido em reuniões constantes com integrantes da Defesa Civil e no Conselho de Defesa Civil – criado pela atual gestão, no ano passado.
Petrópolis se prepara para receber a 34ª Bauernfest, a segunda maior festa alemã no Brasil
O evento, um dos mais tradicionais da cidade, será realizado entre os dias 23 de junho e 09 de julho
Falta pouco mais de 3 meses para a Bauernfest 2023, a Festa do Colono Alemão, e Petrópolis está nos preparativos para o evento, um dos mais importantes do calendário oficial da Cidade.
Este ano, a festa será realizada entre os dias 23 de junho e 9 de julho, com novidades: a ampliação para os distritos, que também vão se vestir de preto, vermelho e amarelo, para celebrar a colonização e os costumes germânicos presentes na cultura petropolitana.
“A nossa tradicional Bauernfest chega a sua 34ª edição e vamos fazer com que ela chegue a lugares mais distantes do Centro Histórico para que todos possam desfrutar deste que é um grande evento, não só para Petrópolis, mas para todo o Brasil”, destacou o prefeito Rubens Bomtempo.
Além do Palácio de Cristal e da Praça da Liberdade, pontos já tradicionais, os bairros de Cascatinha, Nogueira, Pedro do Rio e Posse, também estarão dentro da programação. O Centro de Cultura Raul de Leoni e o Museu Casa do Colono, ponto turístico que retrata e preserva a identidade germânica em Petrópolis, também vão receber a 34ª Bauernfest. Ao todo, serão mais de 200 atrações espalhadas por toda a cidade, entre apresentações de bandas tradicionais germânicas, grupos folclóricos de dança, corais, orquestras, teatro, recreação infantil, entre outras.
“Pensamos em uma programação que leve lazer e muito da tradição cultural germânica aos petropolitanos, visitantes e turistas, além de prestar homenagem aos colonizadores alemães que contribuíam para a fundação de Petrópolis”, ressaltou a presidente do Instituto Municipal de Cultura, Diana Iliescu.
A Bauernfest é um evento consolidado no Brasil e que atrai turistas de várias partes para curtir a festa, realizada no inverno, período de alta temporada para o turismo e de baixas temperaturas no termômetro que, junto com todo o cenário, somam para trazer o clima da Alemanha para Petrópolis. Claro que, para reforçar, tem ainda a gastronomia. Barracas com comidas tradicionais, como salsichão, croquetes, sanduíche de pernil, entre outras delícias. Para acompanhar, as cervejas artesanais de Petrópolis que, obviamente, não poderiam ficar de fora.
“A Bauernfest ajuda a aquecer ainda mais o turismo neste período de alta temporada, movimentando hotéis, pousadas, restaurantes e toda a cadeia produtiva ligada ao turismo. É um evento que traz alegria e cores para a nossa cidade, ao mesmo tempo que celebramos a nossa colonização”, frisou a secretária de Turismo, Sivia Guedon.
Na edição de 2022, realizada fora de época, em agosto, foram comercializados 4.800 quilos de salsichão, 50 mil litros do chope oficial da festa e outros 14 mil de cervejarias artesanais de Petrópolis. A ocupação hoteleira chegou a 88,83% no 1º distrito, no último fim de semana de festa, de acordo com levantamento feito pelo Disque Turismo.
“Este ano, o trade espera bater os números de 2022. A Bauernfest este ano retorna à sua data ‘original’ e temos boas expectativas quanto à ocupação da rede hoteleira, a movimentação da gastronomia e o trabalho de prestadores de serviço em geral”, disse o presidente do Petrópolis Convention & Visitors Bureau, Fabiano Barros.
Para mais informações sobre a Bauernfest 2023, demais eventos e atrativos de Petrópolis, basta entrar em contato com o Disque Turismo, por meio do 0800-0241516 ou pelo WhastApp (24) 2237-3321. Funcionamento segunda a sábado, das 9h às 17h, e domingo e feriados, das 9h às 14h.