SOBRE
Desde os primórdios da Humanidade que são utilizadas substâncias psicoativas – aquelas que alteram o funcionamento do Sistema Nervoso Central -, diminuindo, aumentando ou perturbando a atividade cerebral.
O uso, abuso e a dependência destas substâncias têm se expandido, sob diversos aspectos ao longo da história, inclusive com uma variedade cada vez maior daquelas produzidas laboratorialmente,
Na atualidade após o advento da Internet, onde as informações circulam numa velocidade intensa, um grande número de pessoas vem tendo acesso ao conhecimento e aquisição de substâncias psicoativas; drogas lícitas e ilícitas.
Porém é também sabido e facilmente observável que o contato e iniciação do uso, está mais precoce e abusivo. E é muito tênue a linha entre o uso, o abuso e a dependência, que se instaura com facilidade.
As pesquisas e descobertas, baseadas em evidências científicas, apontam para alguns fatores que predispõem o indivíduo a tornar-se dependente, quais sejam: fatores genéticos, psicológicos e sociais.
Sabe-se que as crianças e adolescentes, assim como as mulheres, estão frequentemente muito expostos e vulneráveis à experimentação e, por conseguinte, aumentando o consumo, rapidamente tornando-os dependentes.
Portanto, segundo documento expedido na XX ª Assembleia Extraordinária da ONU (Viena -2000) a temática dos problemas relacionados ao uso, abuso e dependência de substâncias psicoativas são de RESPONSABILIDADE COMPARTILHADA.
Missão
Reduzir, com prevenção, o uso abusivo de álcool e outras drogas, bem como transtornos do exagero, de forma a promover melhoria na qualidade de vida emocional na qualidade de vida emocional da sociedade; influenciando políticas públicas e educacionais através do fornecimento de informações e ferramentas científicas, estabelecimento de parcerias e convênios adequados.
Visão
A coordenadoria irá implementar os 7 pilares (prevenção nas empresas, trânsito, síndrome alcoólica fetal/SAF, suicídio, políticas públicas e capacitação) na sua estrutura a fim de ser vista como efetiva referência no tema e tornar-se uma secretaria municipal de prevenção e cuidado, ampliando sua influência para o estado e demais unidades federais do Brasil num prazo máximo de 02 anos.
Valores
- Acolhimento
- Respeito à diversidade humana
- Confiança
- Aceitação
- Serenidade
- Equilíbrio emocional
- Oratória
- Amor pelo que faz
- Responsabilidade nas decisões