Guarda Comunitária

Imprimir

gcUma parceria entre o Ministério das Comunicações, a Prefeitura de Petrópolis (RJ) e a Guarda Civil da cidade proporcionaram a implantação de um telecentro comunitário, reinaugurado no município em 2011. O centro de informática faz parte do projeto “Guarda Comunitária – Incluindo e aproximando”.

Segundo os coordenadores, guardas municipais Jorge Miranda e Marcelo Chaves, o objetivo é levar inclusão digital para essa comunidade, onde são oferecidos cursos gratuitos de introdução à informática, digitação, internet e editores de texto, planilha e apresentação, dentre outros.

Fora dos horários dos cursos, os moradores têm acesso gratuito à internet e podem realizar pesquisas na rede mundial de computadores, monitoradas pelos guardas municipais.

Assim que foi implantado, em 2009, o telecentro de Petrópolis contava com equipamentos obsoletos, recebidos por doação e recondicionados para serem utilizados. Em fevereiro deste ano, os equipamentos antigos foram substituídos por estações doadas pelo Governo Federal.

Desde a sua reinauguração, no início do ano, o projeto já formou 72 moradores nos cursos de informática básica. Deste total, 49 alunos formaram-se no último dia 14 de abril. A formatura contou com solenidade realizada em uma escola municipal do bairro com a presença do prefeito Paulo Mustrangi e demais autoridades municipais.

“O projeto foi maravilhoso para cada um de nós que estamos nos formando. Tivemos professores dedicados. Muitos pensaram em desistir, mas eles nos incentivaram. Temos que agradecer, mas também cuidar e incentivar nossos filhos, amigos, vizinhos, netos a fazerem o curso. Começamos com máquinas simples e agora estamos com um laboratório bem equipado. A primeira imagem que se vê do nosso bairro nos jornais é de coisas ruins, mas as coisas estão mudando e precisamos mostrar isso”. A declaração foi dada Flávio Roberto de Andrade, orador da turma na cerimônia de formatura.

Guarda Comunitária do Vale do Carangola

gc carangola

O núcleo da Guarda Comunitária do Vale do Carangola conta com cursos de informática, inglês, espanhol, iniciação musical e educação física. Realiza também rondas periódicas nas escolas locais intervindo em diversas situações, dentre elas, conduções ao Conselho Tutelar, palestras e patrulhamento ostensivo visando sempre a prevenção.

Neste núcleo foram certificados mais de 50 alunos nos diversos cursos. Nos horários de uso livre a comunidade tem acesso liberado e assistido para consultas diversas na internet, totalizando mais de 1.500 acessos durante o ano de 2011.

Galeria de Fotos: galeria

Guarda Comunitária do Alto Independência

gc alto

Atendimentos: aproximadamente 500
Moradores que concluíram os cursos regulares: 63
Ginastica laboral: 10
Eventos realizados no núcleo: 04
Total de moradores inscritos: 963
Medidas Socioeducativas: 03 concluídas e 02 em andamento
Programas atendidos pelo Núcleo através de parcerias: Ong Multijovem e Projovem Urbano.

Quantidade de vagas para o 1º semestre de 2012:
• 80 para Informática básica;
• 20 para inclusão digital;
• 30 para Espanhol;
• 15 para Inglês;
• 15 para ginástica laboral.

Galeria de Fotos: galeria

justica comunitaria p

Pronasci

banner-petro2

 

Ouvidoria

insignia ouvidoria

Corregedoria

corregedoria

Upa 24 hs

upa

desarmamento g