Parceria com o Japão

Imprimir

parceria japao 230x136Petrópolis faz parte, desde 2013, de um projeto internacional voltado para a prevenção de desastres naturais: o projeto Gestão Integrada de Desastres Naturais (Gides).

O projeto é uma parceria entre o governo brasileiro e a Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) e tem o objetivo de reduzir desastres naturais nos municípios de Petrópolis, Nova Friburgo e Blumenau (SC), por meio de manuais produzidos por técnicos japoneses.

O Gides envolve, no Brasil, órgãos federais, estaduais e municipais. Em Petrópolis, o projeto é coordenado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Proteção e Defesa Civil.

Desde 2013, há um constante intercâmbio técnico entre os dois países. A Prefeitura tem garantido e incentivado a participação de Petrópolis nessa troca de experiências com o Japão, para que os engenheiros, geólogos e arquitetos do município conheçam os métodos japoneses para a prevenção de desastres naturais.

O secretário de Proteção e Defesa Civil, Rafael Simão, e seis técnicos da Prefeitura já viajaram ao Japão. E dezenas de técnicos japoneses já estiveram em Petrópolis, conhecendo a Defesa Civil e as áreas de risco do município. Todas as viagens custeadas pela Jica.

Em fevereiro de 2016, técnicos da Jica, da Prefeitura e dos governos estadual e federal apresentaram, em um evento em Petrópolis, a primeira versão dos manuais, fruto de três anos de parceria.

Os manuais são divididos em quatro eixos: mapeamento de risco; planejamento urbano; alertas antecipados; e obras de reabilitação e prevenção.

Está prevista ainda a realização de um simulado de desastres naturais em uma comunidade de Petrópolis, promovido pela Prefeitura e pela Jica. Na ocasião, essa primeira versão dos manuais será testada, para que possa ser aperfeiçoada.

A parceria com a Jica terá, ao todo, quatro anos de duração.