Programa Petrópolis da Paz forma primeira turma de
mediadores da rede municipal

Flor

“Quando o programa começou na minha escola, eu não entendia bem o que elas queriam dizer com mediação. Com as palestras, dinâmicas, brincadeiras e todas as atividades, eu fui entendendo que a mediação poderia me ajudar em várias coisas. O programa me ensinou a conversar e não brigar e isso fez muita diferença em casa com meus 10 irmãos. Era bem complicado, e hoje até eles lidam melhor com as diferenças quando começo a aplicar tudo o que eu aprendi”, foi assim que a aluna de 13 anos, da Escola Municipal Governador Marcelo Alencar, Isabel Roani Santana Ferreira contou sua experiência com o Programa Municipal de Pacificação restaurativa Petrópolis da Paz.

Nesta sexta-feira (07.12) alunos de três escolas da rede municipal de ensino participaram no Palácio de Cristal, da formatura da primeira turma de mediadores escolares de Petrópolis. A ação faz parte do Programa Municipal de Pacificação Restaurativa Petrópolis da Paz em parceria com a Secretaria de Educação, desde 2017, após uma iniciativa do prefeito Bernardo Rossi, através da Lei n° 7.532.

“Hoje é um dia especial para toda a rede municipal de ensino, pois formamos a primeira turma de estudantes de mediadores do estado. A troca foi muito grande durante todo esse ano. Os alunos nos ensinaram bastante. Nosso programa passou das escolas para as famílias chegando até as comunidades. Mediação é amor, é semear a paz nas escolas e nos lares”, destacou a coordenadora do Petrópolis da Paz, Elsie-Ellen Carvalho.

Durante todo o ano letivo alunos, docentes, profissionais, responsáveis, representantes da comunidade, além de voluntários estiveram envolvidos em atividades que promovem a paz social e a inclusão, com o curso de Introdução a Mediação Escolar. Participaram do curso estudantes do 6ª ano, com idades de 12 a 15 anos, da EM Liceu Carlos Chagas, EM Amélia Antunes Rabello e EM Governador Marcelo Alencar.

“Durante o curso, os alunos desenvolveram habilidades sócio emocionais, introdução a ferramentas de mediação de conflitos, além da parte prática com teatro, muitas dinâmicas e muita prática da cultura de paz. Uma honra participar deste momento único para o nosso município, com todos os olhares voltados para o desenvolvimento das nossas novas gerações! É um privilégio fazer parte deste grupo”, destaca a pedagoga e psicóloga e responsável pelo Departamento da Mediação Escolar, Vanessa Siqueira.

A diretora da Escola Municipal Governador Marcelo Alencar, Bianca Tamancoldi Lutz, contou que durante todo o ano foi visível observar a mudança do comportamento dos alunos. “Nós tínhamos uma turma complicada no aspecto de relacionamentos e após a implantação do programa na escola, os alunos começaram a resolver as questões com conversas, procurando entender e ajudar o outro. A mudança foi grande durante o projeto e agora eles estão motivados a mediar” pontuou a diretora.
Estiveram presentes na formatura a coordenadora do Gabinete da Cidadania, Anna Maria Rattes; a coordenadora de projetos da Secretaria de Educação, Alessandra Souza Carvalho e o coordenador da Coordenadoria da Infância e da Juventude, Wesley Barreto.