MEDIAÇÃO COMUNITÁRIA

Flor

O uso da mediação para solucionar conflitos entre grupos humanos tem longa tradição e acompanha a humanidade, conduzindo parte dos comportamentos sociais.

A mediação passou a ser institucionalizada e tratada como procedimento/método de intervenção a partir do século 20.

A mediação comunitária tem sido percebida como uma possibilidade de promover o diálogo e a autodeterminação dos atores envolvidos, constituindo-se em um indispensável elemento para o incremento e fortalecimento da sociedade atual.

Através de políticas públicas é que o cidadão moderno participa da sociedade atual. Este processo é descrito por meio da Constituição Federal de 1988.

A mediação comunitária é diferente de outras práticas conservadoras justamente por se tratar de seu local de trabalho ser a comunidade, onde vários valores envolvem um sistema de vida. Consequentemente, demonstra sua efetividade junto a práticas de políticas públicas.

O Programa Municipal de Pacificação Restaurativa Petrópolis da Paz tem como princípio a pacificação das relações. Utiliza a negociação mediada por um terceiro da própria comunidade, empoderando-o e supervisionando-o para exercer a mediação.

Curso de formação em mediação comunitária

O Programa Municipal de Pacificação Restaurativa – Petrópolis da Paz – deu um grande passo em direção à implantação definitiva das atividades de mediação no município: qualificou diversos psicólogos e assistentes sociais da Rede Municipal – Secretaria de Assistência Social – para atuarem como mediadores comunitários.

Ministrado pela Profa. Moacyra Rocha, de Alagoas, o curso teve 20 horas de duração, contou com parte teórica, dinâmicas de grupo e foi muito bem recebido. Os participantes se sensibilizaram e abraçaram a causa da mediação comunitária, área altamente carente de pessoal especializado em ouvir, sentir empatia e se solidarizar com os diversos dramas sociais que são apresentados e que podem ser resolvidos com o auxílio de mediadores devidamente preparados.

Muitos dos participantes serão, inclusive, incorporados como parceiros do Petrópolis da Paz. Uma prova de que a mediação veio para ficar.

Nas fotos a seguir, a Profa. Moacyra entrega os certificados a alguns dos participantes do curso de mediação comunitária.

Mediação comunitária: a paz por meio do entendimento

O Programa Municipal de Pacificação Restaurativa – Petrópolis da Paz – reuniu-se com várias lideranças populares da Cidade Imperial para apresentar a mediação comunitária, iniciativa para que as comunidades tenham autonomia para resolver os próprios conflitos sem apelarem para a justiça tradicional.

Na ocasião, Elsie-Elen Carvalho, coordenadora do Petrópolis da Paz, ressaltou que a Câmara Municipal de Petrópolis aprovou por unanimidade a Lei 7.532, de 17 de agosto de 2017, que torna oficial a justiça restaurativa em Petrópolis. Por meio dela, as comunidades têm poder de decidir sobre assuntos como violência doméstica, contendas entre vizinhos, problemas relacionados a água, esgoto etc. de forma rápida e objetiva, sempre baseadas no entendimento e no diálogo. Assim, não há réus e vítimas. Todos saem ganhando, já que, com a ajuda de mediadores comunitários, os dois lados do problema são levados a encontrar soluções que sejam boas para ambos.

Além da mediação comunitária, o Petrópolis da Paz contempla também a mediação escolar e a justiça restaurativa.