MEDIAÇÃO ESCOLAR - DOCUMENTOS E ARTIGOS

Comunicação não violenta em sala de aula

Na sociedade em que vivemos, a violência é evidente. Ela pode interferir nos nossos relacionamentos, pode ocorrer em nosso meio de trabalho, pode ser disseminada nas redes sociais ou mesmo pode acabar causando divisões inexistentes. No entanto, nós realmente precisamos conviver com a ela?


Cartilha de Mediadores

Esta cartilha tem como objetivo a implantação da cultura da paz no ambiente das escolas municipais.


Diálogos e Mediação de Conflitos nas Escolas - Guia Prático para Educadores

A educação é transformadora por excelência. Inicialmente, pelo conhecimento acumulado e difundido na relação pedagógica entre professor e aluno, e, ao mesmo tempo, construído nos passos aligeirados dos acontecimentos históricos.


A educação em crise e o contra-ataque da violência nas escolas

Muitas questões contribuem para a violência nas Escolas, além da desigualdade de classes na Sociedade Brasileira. Uma delas é o princípio de autoridade que se perdeu na juventude atual, por conta dos desgovernos no poder que só visam o bem estar de si mesmos e de suas famílias. Isso compromete a formação intelectual dos nossos jovens, uma vez que se instala o caos educacional no ambiente Escolar. Nesse caos, se exige possibilitar condições, para que esses jovens sejam ouvidos e entendidos em suas manifestações e comportamentos agressivos. O que se vê hoje por parte dos educadores é um grande conflito entre a teoria e o que de fato acontece na prática desse ambiente educacional.