Quinta, 21 Dezembro 2023 14:25

Aprovação da SecMulher reforça o compromisso da Prefeitura na luta pela equidade de gênero e no enfrentamento à violência contra as mulheres

A criação da Secretaria Municipal de Direitos e Políticas para as Mulheres (SecMulher) em Petrópolis marca um avanço significativo na promoção da igualdade de gênero e no fortalecimento dos direitos das mulheres. Essa iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura em fomentar e ampliar ações que visem à proteção

A medida, aprovada pela Câmara de Vereadores nesta terça-feira (19), representa um avanço importante na luta pela igualdade de gênero e na promoção dos direitos das mulheres. A criação da SecMulher reforça o compromisso da administração municipal em enfrentar os desafios enfrentados pelas mulheres em Petrópolis.

“A criação da Secretaria é um marco significativo em nosso compromisso contínuo com a promoção da igualdade de gênero e o fortalecimento dos direitos das mulheres. A aprovação desta medida pela Câmara de Vereadores reflete nosso empenho em avançar na luta pela igualdade de gênero e na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. Tenho certeza que a SecMulher desempenhará um papel muito importante no fortalecimento do combate à violência, reforçando nosso compromisso de fazer de Petrópolis uma cidade que respeita e promove os direitos fundamentais de todos”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

Para a secretária-chefe de Gabinete e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim), Luciane Bomtempo, que ao longo dos últimos 20 anos vem participando ativamente deste movimento, a secretaria é fruto de intensos debates e conversas dentro do conselho. “Esse processo deliberativo reflete o compromisso contínuo com a promoção da igualdade de gênero e a luta contra a violência direcionada às mulheres. A partir de 2024, a SecMulher empenhará seus esforços no fortalecimento do combate à violência, evidenciando a urgência dessa iniciativa. Nosso objetivo é fortalecer as ações, abrangendo desde programas de conscientização até a implementação de políticas públicas que promovam a equidade de gênero. Por meio da SecMulher, será possível organizar e otimizar todos os serviços voltados às mulheres, e dessa forma construir uma sociedade mais justa, inclusiva e igualitária”.
A vice-presidente do Comdim, Viviane Marques, comemorou a conquista. “É uma alegria imensa representar a sociedade civil na luta pela criação desse equipamento tão importante para nós mulheres! Tenho certeza que todos os mecanismos de atendimento às mulheres hoje em nossa cidade serão fortalecidos com SecMulher”, disse Viviane.
A ex-presidente do Comdim, Ângela Alcântara, que também vem atuando ao longo dos últimos anos no movimento pelos direitos das mulheres, também celebrou a iniciativa. “É uma vitória extraordinária! A criação da Secretaria da Mulher é o testemunho claro de anos de luta incansável e superação de desafios em nossa busca pelo verdadeiro empoderamento feminino. Cada obstáculo foi enfrentado com determinação, cada dificuldade transformada em força. Às mulheres corajosas que compõem este conselho, sejam da sociedade civil ou do governo, e ao prefeito Rubens Bomtempo, o meu profundo agradecimento”, falou.