Segunda, 01 Abril 2019 11:13

Prefeitura aumenta oferta de atividades físicas para crianças e adolescentes

Importante para o desenvolvimento dos jovens, o esporte vem ganhando mais espaços nos bairros

Importante para o desenvolvimento motor, cognitivo, físico e social de crianças e adolescentes, o esporte ganha cada vez mais espaco nos bairros da cidade. É com o programa Agita Petrópolis que o governo municipal vem aumentando a oferta de atividades físicas gratuita para os jovens, com aulas de vôlei, basquete, futsal, futebol society e artes marciais nas comunidades. Além disso, o Circuito Imperial de Lazer se tornou permanente na Rua do Imperador aos domingos e vai ganhar uma edição especial em Itaipava: em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, no dia 7 de abril, as atividades voltadas para o público infantil também serão realizadas no Parque Municipal.

A infância é a fase da vida mais importante para se estabelecer hábitos saudáveis. Segundo estudo coordenado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil terá 11,3 milhões de crianças obesas em 2025. Nas últimas quatro décadas, o índice de obesidade entre meninos saltou de 0,93% para 12,7%. Entre as meninas, o crescimento foi menor, mas ainda assim elevado: passou de 1,01% em 1975 para 9,37% em 2016. Com as atividades oferecidas nas comunidades dentro do Agita Petrópolis, o município quer andar na contramão desses números alarmantes.

No Meio da Serra e no Pedras Brancas, a prefeitura oferece turmas de futsal e no Siméria e Contorno são aulas de futebol society. Na Estrada da Saudade, o basquete e o vôlei acontecem na Fábrica do Saber. Já no Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), que fica no Caxambu, são oferecidas aulas de futsal, vôlei, handebol, basquete, basquete 3x3, jiu-jitsu, muay thai, karatê e capoeira. Em abril, o Parque Municipal também vai ganhar um núcleo do Agita Petrópolis com aulas de futebol society.

Outra novidade é o Circuito Imperial de Lazer, que se tornou permanente na Rua do Imperador aos domingos. O trecho entre a Praça Dom Pedro e o início da Rua Marechal Deodoro fica disponível para atividades físicas e de lazer de 9h às 14h. No dia 7 de abril - data em que é comemorado o Dia Mundial da Saúde - o circuito também será oferecido em Itaipava, no Parque Municipal. Graças a uma parceria com o Sesc Rio, acontecem atividades com bambolês, corda e de iniciação esportiva.

“Além das atividades oferecidas para as crianças, neste dia também teremos um aulão de ritmos para os adultos, com aferição de pressão e de glicose. A Academia da Saúde em Itaipava também vai participar do evento, com atividades para os idosos. Vai ser um dia para toda a família, agregando bastante no lazer dos petropolitanos”, explica Leandro Kronemberger, superintendente de Esportes e Lazer, destacando que a ação da prefeitura também conta com o apoio da Pé de Vento, Unopar, Universidade Cruzeiro do Sul e da Unimed.

"Precisamos incluir, cada vez mais, os nossos jovens no esporte. A prática esportiva é um importante fator de integração na idade infantil. Por meio dela, as crianças melhoram a autoestima, aprendem a conviver em grupo e até a desenvolver características de liderança. Vamos aumentar a oferta nas comunidades ainda neste ano", garante Leandro.

A prefeitura também volta a realizar neste ano o Festival das Comunidades – programa itinerante pelas quadras comunitárias da cidade. O governo municipal mantém parcerias com projetos sociais e trabalha de maneira integrada entre as pastas, oferecendo diversas modalidades esportivas nos PSFs, nas Academias da Saúde e nas Escolas Municipais.

Os interessados em participar podem procurar a sede da Superintendência de Esportes e Lazer da cidade, que fica no Centro de Cultura Raul de Leoni, na Praça Visconde de Mauá, no Centro ou fazer contato com a unidade pelo telefone: 2233-1218.