Terça, 02 Abril 2019 18:53

Alunos do CEI Hermínia Matheus participam de caminhada no Dia Mundial do Autismo

“Você é especial, não existe outro igual. Deus fez você assim: diferente de mim”. A frase é parte da música que os alunos do CEI Herminia Matheus cantaram nessa terça-feira (02.04) durante uma caminhada realizada para comemorar o Dia Mundial do Autismo, celebrado anualmente em 2 de abril. A atividade contou com a participação especial do aluno Matheus, de 4 anos, que chegou no CEI em fevereiro, conquistou avanços importantes no desenvolvimento e é o xodó do Centro de Educação Infantil.

Durante a caminhada os alunos saíram do CEI, foram até a praça do bairro e retornaram para a instituição. A atividade contou com a participação de funcionários, pais e responsáveis pelos 117 alunos matriculados no CEI. Segundo a diretora do CEI Hermínia Matheus, Carla Corrêa, a mensagem que o CEI quis passar para comunidade foi de que ser diferente é normal.

“É normal e nós temos que respeitar essas diferenças. O nosso Matheus é um exemplo. Chegou no CEI sem falar. Aos poucos fomos trabalhando dentro com ele e hoje já fala, canta, usa o banheiro e interage com os amigos. São mudanças que fazem toda a diferença no desenvolvimento dele e nós temos orgulho de participar e presenciar cada passo. Nosso Matheus é um orgulho para todos nós”, disse a diretora.

A mãe de Matheus, Cristiane Satty Oliveira, confirma as a evolução do menino. “Como mãe, sempre tive muito receio de como ele ficaria na creche. Mas, me surpreendi muito com a evolução tão rápida do Matheus. Antes ele tinha dificuldades em manter contato físico com as pessoas, abraçar e, hoje, ele é outra criança. Ele ama o CEI, as tias e eu consigo ver a alegria dele quando encontra os amigos”, contou Cristiane.

Cristiane agradeceu a iniciativa da direção do CEI em realizar uma caminha nesse dia tão especial para as famílias dos autistas. “É uma demonstração de carinho. Nos sentimos abraçados na rede municipal. Quando conto para as outras mães sobre a evolução do meu filho e falo que ele estuda em uma unidade pública, eu falo com orgulho. Reconheço o amor, carinho e o cuidado que esses funcionários têm com todas as crianças e isso fez toda a diferença para o meu filho. É uma alegria enorme poder falar sobre as mudanças positivas do Matheus”, acrescentou Cristina.

Atendimento especializado

O autismo, ou Transtorno do Espectro do Autismo (como foi tecnicamente denominado pelo DMS-5, o Manual de Diagnóstico e Estatística dos Transtornos Mentais) é um transtorno neurológico caracterizado por comprometimento da interação social, comunicação verbal e não-verbal e comportamento restrito e repetitivo. A rede municipal de Educação atende 212 alunos diagnosticados com autismo – 50 na educação infantil e 162 no ensino fundamental. Os alunos são acompanhados pelo Departamento de Educação Especial da Secretaria de Educação. Oficinas extracurriculares também são oferecidas aos alunos no Centro de Referência em Educação Inclusiva João Pedro de Souza Rosa.

“O primeiro passo é o atendimento das famílias no setor para o cadastro para orientações e inserção das crianças nas salas de recursos multifuncionais. Em seguida, fazemos contato com as escolas dando a devolutiva acerca das observações feitas durante o atendimento e orientações sobre estratégias pedagógicas para o desenvolvimento dos alunos em sala regular”, explica a diretora do Departamento de Educação Especial, Bianca Caetano.