Segunda, 08 Abril 2024 15:47

Saque FGTS é liberado para as áreas atingidas pelas chuvas

A Caixa Econômica Federal atendeu, nesta sexta-feira (5), à solicitação da Prefeitura.

Então, já está confirmado: os moradores das localidades atingidas pelas chuvas de março em Petrópolis já podem solicitar o saque do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Via aplicativo de celular ou em uma agência bancária (veja as orientações mais abaixo).

É o Saque Calamidade: modalidade de saque prevista pela Caixa para cidades que tenham sofrido desastre natural. O valor do saque será o saldo disponível na conta do FGTS do trabalhador na data da solicitação (limitado a R$ 6.220).

“É uma vitória importante para a cidade. As famílias que sofreram com as chuvas de março poderão fazer esse saque, o que vai ser uma ajuda importante para recompor os prejuízos que tiveram”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

O secretário de Defesa Civil, Rafael Simão, destacou os trâmites seguidos pelo município para que o benefício pudesse ser concedido.

“Desde o dia 23, dia da decretação da situação de emergência, estivemos em conversa com o Ministério Público Federal e a Caixa Econômica. Mandamos toda a documentação necessária. E solicitamos que a liberação fosse por localidade, e não por rua, para facilitar o processo. É importante destacar a celeridade e o compromisso da Caixa Econômica e a atuação do procurador Charles Stevan da Mota, do Ministério Público Federal, que foram fundamentais nesse processo”, disse Simão.

Como solicitar o saque do FGTS

Via aplicativo FGTS

1. Ao acessar o APP FGTS, clique na opção “Meus Saques”
2. Escolha a opção “Outras Situações de Saques”