Sexta, 05 Abril 2019 11:11

134 alunos recebem atendimento integral na EM Senador Mário Martins

Unidade é uma das 15 escolas da rede municipal que oferecem ensino diferenciado

Língua Portuguesa, Matemática, Artes, Inglês, Iniciação Científica, Saúde e Vida e Corpo e Movimento. Essas são as atividades oferecidas para os 134 alunos da EM Senador Mário Martins, escola no Caxambu, que passou a atender integralmente os alunos da unidade escolar nesse ano de 2019. A EM Senador Mário Martins é uma das 15 escolas que oferecem o atendimento que proporciona atividades diferenciadas, mais refeições na escola e um ambiente seguro. Em toda a rede municipal já são 1.668 alunos beneficiados com a educação integral.

A educação em tempo integral está prevista no Plano Nacional de Educação. O investimento na educação em tempo integral coloca Petrópolis no rumo certo, porque o Plano Nacional estipula que, até 2025, pelo menos 50% dos alunos da rede precisam estar em escolas de tempo integral. Essa mudança na rede municipal vem acontecendo gradativamente. Em 2017, eram quatro escolas que ofertavam esse tipo de atendimento, agora, em 2019, a prefeitura aumentou esse número para 15.

A EM Senador Mário Martins foi toda preparada para atender os alunos de forma integral: salas temáticas foram criadas, criando ambientes mais interessantes e confortáveis para as crianças. “Temos salas de arte, iniciação científica, inglês e outros espaços que foram ajustados para receber os alunos. A dinâmica é diferente. Os estudantes visitam as salas de acordo com a oficina, o que torna o aprendizado mais interessante e a permanência na escola mais atrativa”, explicou a orientadora da EM Senador Mário Martins, Monique Lima.

A diretora da EM Senador Mário Martins, Maria Elisabete Cabral, destaca ainda as atividades mais apreciadas pelos alunos. “Eles estão amando as aulas de inglês e também gostam muito da oficina de Corpo e Movimento. Os profissionais que vieram trabalhar na escola são muito bons. Acreditamos que a educação integral pode ter um reflexo positivo no aprendizado pedagógico”, afirmou.

Bete, como é conhecida a diretora, conta ainda sobre a mudança na rotina da escola. “Todos nós estamos nos adaptamos a essa nova realidade, o aprendizado é diário e a aceitação da comunidade foi muito boa. A mudança foi boa principalmente para as mães que precisam trabalhar e não tinham onde deixar os filhos. Agora, elas sabem que eles estão na escola e aprendendo coisas novas”, contou.

Na EM senador Mário Martins, os 134 alunos – matriculados do 4º período da educação infantil até o 5º ano do ensino fundamental - entram 7h30 e saem 16h. Na escola eles têm acesso a quatro refeições: desjejum, lanche da manhã, almoço e lanche da tarde. É uma escola que se tornou integral nesse ano, mas, já está se tornando referência no atendimento por causa das boas práticas.

Adiel Lima, de 10 anos, é aluno do 5º ano e adora as aulas de matemática. “Gosto muito da escola e poder ficar mais tempo com os professores foi uma mudança legal. Estou aprendendo mais coisas com eles”, contou.

15 escolas oferecem atendimento integral

Passaram a atender de forma integral em 2019 as escolas: EM Johan; EM Luiz Carlos Soares; EM Senador Mário Martins (Caxambu); EM Monsenhor Cirillo Calaon (Jardim Salvador) e EM Magdalena Tagliaferro (Castelo São Manoel).

Além das cinco novas escolas que passarão a atender de forma integral em 2019, já oferecem esse tipo de atendimento as unidades escolares: Ana Mohammad (Sargento Boening), Soroptimista (Pedras Brancas), Leonardo Boff (Duarte da Silveira / Contorno), Colégio Gunnar Vingren (Valparaíso), Professor Nilton São Thiago (Nogueira), São Francisco de Assis (Moinho Preto), São João Batista (Duarte da Silveira), Dom Pedro de Alcântara (BR-040). Além dessas, duas escolas oferecem atendimento integral a partir de projetos distintos: Escola Santo Antônio do Vale do Cuiabá / Padre Quinha e o Centro Educacional Comunidade São Jorge.

Os pais que quiserem informações sobre o funcionamento das escolas que funcionam integralmente podem procurar o Departamento de Inspeção Escolar da Secretaria de Educação – 2246-8675.