Sexta, 05 Abril 2019 11:15

Urgência do Hospital Alcides Carneiro passa por obras

Equipe técnica da Secretaria de Saúde e direção do hospital acompanharam os atendimentos dos pacientes

As obras no setor de urgência do Hospital Alcides Carneiro estão avançando e foram vistoriadas pela equipe técnica da Secretaria de Saúde e direção da unidade, que também acompanharam o funcionamento dos setores do hospital nesta quinta-feira (04.04). Todas as dependências foram visitadas e o encaminhamento dos pacientes foi acompanhado. O hospital conta no momento com 254 pacientes internados, dos quais 48 são da maternidade. De quarta-feira até a manhã desta quinta, 13 partos e 19 cirurgias foram realizadas.

Além das obras na urgência o hospital recebe a maior intervenção de sua história com a aplicação de R$ 13 milhões, parceria com a Faculdade de Medicina de Petrópolis/Fase para vários setores, principalmente maternidade e pós-cirúrgico.

O hospital está funcionando muito bem. As pessoas estão sendo bem atendidas. O retorno dos pacientes é muito positivo. A prefeitura investe quase 40% do orçamento do município da saúde.

A visita da equipe técnica teve início pelo setor de urgência, que passa por reformas para adequações de normas da vigilância sanitária. Também esteve no Centro de Imagem que  realiza mensalmente cerca de cinco mil exames, entre os quais tomografias, ressonâncias magnéticas, ultrassonografias, raios x, mamografias entre outros.

Pela maternidade, a equipe acompanhou o atendimento das pacientes que já tiveram seus bebês nos últimos dias e das que já estavam em trabalho de parto. Mensalmente são realizados cerca de 300 partos na unidade, que passa por reforma para a ampliação da maternidade. Ainda no primeiro semestre serão concluídas as obras, feitas com parte dos recursos obtidos através de parceria com a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FASE), que destina cerca de R$ 13 milhões ao hospital.

As intervenções visam a criação de mais 20 leitos e quatro salas de parto, do tipo PPP (pré-parto, parto e pós-parto); o centro obstétrico e a ampliação de mais três leitos de UTI. Com esse acréscimo, o hospital passará a contar com 20 leitos de UTI cirúrgicos.

O hospital tem avançado na qualidade do atendimento da população e na capacidade técnica, reestruturando os leitos e a dinâmica de atendimento, para ser uma referência na cidade e complementando a rede.