Sexta, 05 Abril 2019 18:49

Programa de Petrópolis serve de inspiração para municípios vizinhos

Areal quer implementar o Defesa Civil nas Escolas com base no trabalho desenvolvido em Petrópolis

Profissionais da prefeitura de Areal estarão em Petrópolis aprendendo na prática como é o funcionamento do Defesa Civil nas Escolas. A equipe vai conhecer o trabalho desenvolvido pelos alunos do C.E.I. Jorge Rolando da Silva, no Morin, antes de participarem de uma capacitação oferecida pela Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias. Pioneiro no país e premiado nacionalmente, o programa desenvolvido nas salas de aulas da rede municipal está servindo como referência para municípios vizinhos, que planejam formas de implementar o programa em suas cidades. A visita dos agentes acontece no dia 15 de abril, a partir das 9h.

Pioneiro no país, o Defesa Civil nas Escolas insere o assunto no ambiente escolar, oferecendo a oportunidade de crianças e adolescentes desenvolverem a cultura de prevenção aos desastres de origem natural e de percepção de riscos. Em março, representantes de 18 cidades que fazem parte do Conselho Gestor de Defesa Civil das Regiões Norte e Noroeste do Estado (Cogesdec) estiveram em Petrópolis conhecendo o programa, que foi apresentado no mesmo mês no Encontro Regional de Defesa Civil Serrana, em Teresópolis, para outros 20 municípios.

No ano passado – primeiro ano da política pública – foram realizadas 170 atividades dentro do Defesa Civil nas Escolas, com a participação de 103 colégios da rede, oito particulares e um estadual. Apesar de estar em prática há pouco tempo, o programa já rendeu um prêmio para a prefeitura. O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) vai entregar um pluviômetro semiautomático e um kit educativo para serem usados dentro da política pública.