Sexta, 05 Abril 2019 18:53

Mais uma escola da rede municipal recebe o Programa de Pacificação Petrópolis da Paz

A Escola Municipal Germano Valente no Centro da cidade, recebe pela primeira vez as ações do Programa Municipal de Pacificação Restaurativa Petrópolis da Paz. Os encontros que começaram no mês de março, irão perdurar por todo o ano, quando os alunos e docentes estarão envolvidos com atividades que promovem a paz social e a inclusão. As reuniões acontecem uma vez por semana, com o objetivo de buscar soluções para os conflitos e mudança por meio da educação.

As escolas Municipais Governador Marcelo Alencar, Amélia Antunes Rabello e Liceu Carlos chagas já recebem a mediação escolar, onde os estudantes desenvolvem habilidades sócio emocionais, introdução a ferramentas de mediação de conflitos, além da parte prática com teatro, dinâmicas e prática da cultura de paz. O programa acontece em parceria com a Secretaria de Educação, desde 2017, através da Lei n° 7.532.

Este ano o programa irá atender também crianças com 6 anos de idade, para que a cultura da paz já comece a ser trabalhada e ampliada não só nas escolas, mas também nas comunidades.

“As turmas formadas no ano passado, estão envolvidas nas ações que desempenharão na escola este ano para semeadura da cultura de paz. Vamos semear e sabemos que a colheita é certa, mas ainda vamos regar e cuidar muito para que floresça”, frisou a pedagoga e psicóloga e responsável pelo Departamento da Mediação Escolar, Vanessa Siqueira.

Cursos do Programa Petrópolis da Paz

No dia 09 de abril começa o curso mediação escolar, atendendo ao plano municipal de educação. O curso atende a membros de equipe gestora, como diretor e orientador da rede municipal.

O curso online de introdução à Mediação de conflitos também está disponível através do www.ead.petropolis.rj.gov.br

“Estamos muito felizes com a adesão da rede e acreditamos que trocaremos muitas experiências que contribuirão para a construção da cultura de paz”, disse a pedagoga e psicóloga e responsável pelo Departamento da Mediação Escolar, Vanessa Siqueira.