Sexta, 05 Abril 2019 18:54

Charreteiros terão ajuda da Prefeitura para abrir negócios, voltar ao mercado de trabalho e requalificar profissionalmente

A Prefeitura está reunindo os charreteiros – atividade de tração animal encerrada com 117 mil votos da população em um plebiscito – para uma apresentação das ações que o poder público vai desempenhar para que eles tenham uma nova atividade econômica.  Na terça-feira (09.04), de 10 às 17h, no Espaço Empreendedor, na Barão do Rio Branco, órgãos públicos e parceiros vão estar disponíveis para atender individualmente cada família. Intermediar vagas para o mercado formal, ajudar a abrir negócios e acessar financiamentos, requalificar profissionalmente, estágios em empresas e formação educacional serão oferecidos aos charreteiros e seus dependentes.

CIEE, Secretaria de Educação, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Secretaria de Serviços e Ordem Pública, Secretaria de Assistência Social e AgeRio vão ter representantes no Espaço do Empreendedor para explicar e dar acesso imediato ao que os charreteiros desejarem. Este é o primeiro atendimento e, posteriormente, de acordo com o que for escolhido, haverá seqüência até que o serviço seja concluído.

O convite aos charreteiros está sendo feita várias formas: por telefone, com correspondência entregue em mãos e ainda por email.

Em uma das ações, os charreteiros serão apoiados na formação de currículos e envio a empresas, com a prefeitura intermediando a busca de vagas – de acordo com o perfil de cada um.  Já há charreteiros que se anteciparam e recorreram à prefeitura para vagas em empresas de transporte urbano, inclusive.

Os charreteiros também podem optar em uma cessão de comércio ambulante e representantes da Secretaria de Serviços e Ordem Pública (SSOP) participarão deste encontro já para mostrar como funciona a concessão. O Detra também irá apresentar, com parceria com o Sebrae, como abrir seu próprio negócio e ainda como se tornar Microempreendedor Individual (MEI), atividade que vem se desenvolvendo no município.

Outra ação é intermediar junto a Agência de Fomento do Estado do Rio de Janeiro (Age-Rio) microcrédito que pode chegar a R$ 15 mil (divididos em várias etapas conforme o negócio for evoluindo).

A Prefeitura também coloca à disposição dos charreteiros e suas famílias o Ensino de Jovens e Adultos (EJA) para quem quiser melhorar sua formação educacional, completar estudos e ainda ter uma melhor qualificação para o mercado de trabalho. Vagas de estágio serão oferecidas por meio do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) aos filhos de charreteiros.

Também serão oferecidas vagas de informática, nível básico, nos Centros de Inclusão Digital (CIDs) e educação orçamentária no Centro de Excelência e Referência Tecnológica (CERT) podendo ser aberta uma turma especial.

A partir deste encontro, de apresentação, os charreteiros passam a ser atendidos individualmente pelos setores.

Ações oferecidas aos charreteiros:

• Intermediação junto às empresas para vagas de trabalho formal
  • Cessão de licença para comércio ambulante
  • Licenças de Microempreendedor Individual (MEI)
  • Microcrédito (até R$ 15 mil) pela AgeRio
  • Curso para abertura de negócios pelo Sebrae
  • Vagas de estágio no CIEE
  • Matrículas no Ensino de Jovens e Adultos (EJA)
  • Formação em informática básica nos CIDs
  • Formação em educação orçamentária no CERT

ONG pode ficar com cavalos

A Fórum Animal, organismo que reúne 117 ONGs de atenção aos animais, já assinalou que quer ficar com os cavalos que faziam o trabalho nas vitórias da cidade.  A possibilidade de adoção também está sendo apresentada aos charreteiros e a prefeitura vai intermediar para que seja feita de forma legal. São 37 animais que seguiriam para santuários e não seriam mais usados em trabalho de tração.