Segunda, 08 Abril 2019 17:05

Alterações no trânsito começam às 16h30

As alterações de trânsito começam nesta segunda-feira (08.04) a partir das 16h30. As mudanças, em caráter de experimental, ocorrem até às 19h30, de segunda a sexta-feira. A intenção é testar alternativas para diminuir o impacto do alto número de veículos na cidade – dois para cada três habitantes. As intervenções estão previstas nas Ruas Paulino Afonso, Montecaseros, 13 de Maio, Avenida Ipiranga e Praça da Liberdade.

Equipes com agentes de trânsito e guardas civis serão disponibilizados para orientar os motoristas, apontar as novas rotas e direcionar os veículos durante as três horas em que o trânsito se mantiver alterado. O horário foi definido com base no grande fluxo de veículos que trafegam pelas ruas do Centro.

Uma das alterações mais impactantes será na Rua Paulino Afonso, onde o estacionamento rotativo existente será suprimido a partir do número 230 até o cruzamento com a Rua Montecaseros. O local irá ganhar uma faixa seletiva exclusiva para ônibus nesse trecho, do lado direito da via. Ao mesmo tempo, serão dispostas grades na Montecaseros, impedindo a conversão à esquerda em determinados trechos, como na saída da Praça Oswaldo Cruz – o retorno deverá ser feito pelas ruas Frei Rogério e Frei Luiz. A Montecaseros será colocada em mão única no sentido bairro, no trecho da saída da Paulino Afonso até o cruzamento da Rua Francisco Manoel.

Na 13 de Maio serão disponibilizadas grades no meio de pista para possibilitar a fluidez do trânsito no sentido Barão do Rio Branco e Bingen, impedindo conversões à esquerda, fazendo que o trânsito não fique atravancado em ambas as pistas por conta do cruzamento. A recomendação é que os motoristas façam os retornos para conseguir acessar seus locais. Ainda na 13 de Maio, agentes de trânsito ficarão posicionados controlando as faixas de pedestres. Além disso, o estacionamento na Avenida Ipiranga será moralizado.

No entorno da Praça da Liberdade também haverá intervenções: agentes de trânsito irão controlar o trânsito de seus acessos, principalmente na ponte com a Rua Roberto Silveira, no sentido Centro e Monsenhor Bacelar – o que acaba afetando na retenção da Avenida Koeler e na saída da Dr. Nelson de Sá Earp, onde também terá agente na faixa de pedestres.

Confira as mudanças:

- Rua Paulino Afonso: supressão de estacionamento rotativo e criação de faixa seletiva para ônibus à direita a partir do número 230, até a Rua Montecaseros.

- Rua Montecaseros: gradis para impedir conversões à esquerda e mão única entre a Paulino Afonso e o cruzamento da Rua Francisco Manoel.

- Ruas Frei Luiz e Frei Rogério: utilizadas para retorno.

- Rua 13 de Maio: gradis para impedir a conversão à esquerda e posicionamento de agentes nas faixas de pedestres.

- Avenida Ipiranga: moralização do estacionamento ao longo da via.

- Praça da Liberdade: acessos controlados por agentes de trânsito.